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abril 27, 2012

Programa de Residências Marginalia+Lab Edição 2012: Prototipando Futuros - Inscrições e informações para o artista

Programa de Residências Marginalia+Lab Edição 2012: Prototipando Futuros

Desde sua criação -em 2009- o Marginalia+Lab vem servindo como espaço de encontros e trocas para incitar a interseção e a contaminação entre diferentes campos e disciplinas. Assumindo seu potencial de abertura à heterogênese, convidativo a diversas práticas de criação que se proponham a desconstruir os paradigmas modernos de especialização e produção, o laboratório lança a Convocatória para o Programa de Residências Artísticas a ocorrer entre junho e novembro de 2012.

Serão selecionados 4 proponentes - profissionais, amadores e entusiastas das mais diversas áreas - a partir de suas trajetórias de pesquisa e criação. Durante o período de 2 meses de cada residência, os selecionados desenvolverão propostas inéditas, heterogêneas, inusitadas, simples ou complexas, relacionadas com os modos como, hoje, arte, ciência e tecnologia são e podem ser interconectadas.

Além da seleção de residentes, esta convocatória é entendida como uma ferramenta de mapeamento das práticas criativas contemporâneas, possibilitando ao Marginalia+Lab estar aberto às demandas locais e globais de pesquisa em artes, tecnologias, técnicas, conceitos, que se proponham a discutir, criar e recriar a sociedade em que vivemos e as lógicas que a fundamentam.

Inscrições para nacionais de 27 de abril a 20 de maio;
Inscrições para estrangeiros de 27 de abril a 10 de junho;
períodos das residências: 1) de 18 de junho a 18 de agosto; 2) de 9 de julho a 9 de setembro; 3) de 13 de agosto a 13 de outubro; 4) de 10 de setembro a 10 de novembro.


Marginalia+Lab - Laboratório de Arte e Tecnologia
Av. Brasil 75 cj.03, Belo Horizonte - MG
+55-31-2514-0856 ou contact@marginalialab.com
http://marginalialab.com
http://www.facebook.com/marginalialab.bh

Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

GANHO PARA INSCRITOS: nenhum;

GANHO PARA SELECIONADOS: aos selecionados, será oferecido um pró-labore no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) referente a todo o período da residência; os selecionados que não residirem em Belo Horizonte receberão auxílio para traslado, hospedagem e alimentação durante o período da residência; as propostas serão desenvolvidas no laboratório, usufruindo de sua estrutura e com suporte de seu núcleo técnico; ações do Marginalia+Lab, como os encontros e os núcleos de pesquisa, possibilitarão o contato dos residentes com a comunidade local de artistas, pesquisadores, críticos e o público interessado; os processos e resultados alcançados durante o desenvolvimento dos projetos serão apresentados na exposição que integra a Mostra Marginalia+Lab; além da Mostra, as propostas serão difundidas em meio online, no site do laboratório e em ações de comunicação diversas;

CONTRAPARTIDA PARA SELECIONADOS: ao final do seu período de residência, o residente deverá chegar a um resultado que pode se configurar como objeto artístico e/ou registro de processo, sendo passível de exposição, exibição, disponibilização ou performance pública. Este formato final será apresentado publicamente na Mostra Marginalia+Lab;]; o desenvolvimento da proposta selecionada deverá ser documentada pelo residente em meios que lhe serão disponibilizados para este fim; o residente se compromete em participar de um Encontro no Marginalia+Lab, momento de abertura e compartilhamento de conhecimentos e processos desenvolvidos na residência; o residente concorda e se compromete em creditar o Marginalia+Lab, na condição de apoiador, nas fichas técnicas dos trabalhos desenvolvidos durante a residência em todas as divulgações e exposições envolvendo estes trabalhos e se responsabiliza por informar ao Marginalia+Lab as ocasiões destas; o residente se compromete em ceder as imagens dos trabalhos e de si próprio – produzidas durante o período da residência e Mostra Marginalia+Lab – gratuitamente e sem qualquer ônus, para usos com fins de divulgação institucional e cultural por parte dos realizadores, patrocinadores e apoiadores do evento e seus eventuais programas de fomento à cultura, em qualquer tipo de mídia e a qualquer tempo;

CUSTOS OPERACIONAIS: eventuais gastos com a inscrição e o que exceder as competências do Marginalia+Lab;

EDITAL


Programa de Residências Marginalia+Lab
Edição 2012 – Prototipando Futuros

Introdução

Desde sua criação -em 2009- o Marginalia+Lab vem servindo como espaço de encontros e trocas para incitar a interseção e a contaminação entre diferentes campos e disciplinas. Assumindo seu potencial de abertura à heterogênese, convidativo a diversas práticas de criação que se proponham a desconstruir os paradigmas modernos de especialização e produção, o laboratório lança a Convocatória para o Programa de Residências Artísticas a ocorrer entre junho e novembro de 2012.

Serão selecionados 4 proponentes - profissionais, amadores e entusiastas das mais diversas áreas - a partir de suas trajetórias de pesquisa e criação. Durante o período de 2 meses de cada residência, os selecionados desenvolverão propostas inéditas, heterogêneas, inusitadas, simples ou complexas, relacionadas com os modos como, hoje, arte, ciência e tecnologia são e podem ser interconectadas.

Além da seleção de residentes, esta convocatória é entendida como uma ferramenta de mapeamento das práticas criativas contemporâneas, possibilitando ao Marginalia+Lab estar aberto às demandas locais e globais de pesquisa em artes, tecnologias, técnicas, conceitos, que se proponham a discutir, criar e recriar a sociedade em que vivemos e as lógicas que a fundamentam.

Objeto

● Seleção de 4 participantes para o programa de residências artísticas do Marginalia+Lab no ano de 2012: dois brasileiros – um residente em Minas Gerais e outro de qualquer região do Brasil – e dois internacionais – um latino-americano e outro de qualquer região do mundo;
● Os residentes selecionados desenvolverão projetos de criação e investigação ao longo de um período de 2 (dois) meses cada, entre junho e novembro de 2012, no Marginalia+Lab;

Inscrições

Prazos

● As inscrições para os residentes nacionais estarão abertas entre 27 de abril e 20 de maio;
● As inscrições para os residentes internacionais estarão abertas entre 27 de abril e 10 de junho;
● O resultado da seleção dos residentes nacionais será divulgado no site do Marginalia+Lab, a partir do dia 29 de maio, e dos residentes internacionais, a partir do dia 20 de junho. Os selecionados serão comunicados através do email fornecido no ato da inscrição.

● O períodos das residências são: a primeira de 18 de junho a 18 de agosto, a segunda de 9 de julho a 9 de setembro, a terceira de 13 de agosto a 13 de outubro e a quarta de 10 de setembro a 10 de novembro.

Participantes

● As inscrições são abertas a qualquer pessoa física, maior de 18 anos;
● As inscrições poderão ser feitas por indivíduos ou grupos. No caso de inscrições em grupo, um dos membros deve se responsabilizar pela inscrição.

Propostas

● Sobre a natureza das propostas, consultar introdução e textos adicionais;
● As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do formulário disponível no site www.marginalialab.com.br ;
● A inscrição se compõe da apresentação de proposta a ser desenvolvida no período de residência, currículo, nota biográfica e trajetória de criação, pesquisa e atuação do proponente;

Seleção

● A comissão de seleção será composta pela equipe de curadoria do laboratório e por júri convidado;
● A seleção será feita segundo os seguintes critérios: qualidade da proposta; trajetória do proponente; adequação ao propósito e contexto desta convocatória.


Benefícios

● As propostas serão desenvolvidas no laboratório, usufruindo de sua estrutura e com suporte de seu núcleo técnico;
● Ações do Marginalia+Lab, como os encontros e os núcleos de pesquisa, possibilitarão o contato dos residentes com a comunidade local de artistas, pesquisadores, críticos e o público interessado;
● Os processos e resultados alcançados durante o desenvolvimento dos projetos serão apresentados na exposição que integra a Mostra Marginalia+Lab;
● Além da Mostra, as propostas serão difundidas em meio online, no site do laboratório e em ações de comunicação diversas;
● Aos selecionados, será oferecido um pró-labore no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) referente a todo o período da residência;
● Os selecionados que não residirem em Belo Horizonte receberão auxílio para traslado, hospedagem e alimentação durante o período da residência;
● Em caso de inscrições em grupo, somente um representante receberá os benefícios citados acima;

Obrigações

● Ao final do seu período de residência, o residente deverá chegar a um resultado que pode se configurar como objeto artístico e/ou registro de processo, sendo passível de exposição, exibição, disponibilização ou performance pública. Este formato final será apresentado publicamente na Mostra Marginalia+Lab;]
● O desenvolvimento da proposta selecionada deverá ser documentada pelo residente em meios que lhe serão disponibilizados para este fim;
● O residente se compromete em participar de um Encontro no Marginalia+Lab, momento de abertura e compartilhamento de conhecimentos e processos desenvolvidos na residência;
● O residente concorda e se compromete em creditar o Marginalia+Lab, na condição de apoiador, nas fichas técnicas dos trabalhos desenvolvidos durante a residência em todas as divulgações e exposições envolvendo estes trabalhos e se responsabiliza por informar ao Marginalia+Lab as ocasiões destas;
● O residente se compromete em ceder as imagens dos trabalhos e de si próprio – produzidas durante o período da residência e Mostra Marginalia+Lab – gratuitamente e sem qualquer ônus, para usos com fins de divulgação institucional e cultural por parte dos realizadores, patrocinadores e apoiadores do evento e seus eventuais programas de fomento à cultura, em qualquer tipo de mídia e a qualquer tempo;
● É obrigatório que os residentes internacionais providenciem seguro de saúde para o periodo de residência;


Ao inscrever, pressupõe-se que o autor da proposta, ou representante do grupo, leu e concorda com todos os termos deste regulamento.


A decisão final e o julgamento de casos omissos cabem à equipe de seleção, sem possibilidade de recurso.

Belo Horizonte, 27 de Abril de 2012.

TEXTOS ADICIONAIS

Marginalia+Lab

Em atividade desde 2009, o Marginalia+Lab se configura como um espaço aberto à experimentação, pesquisa e colaboração em práticas criativas contemporâneas. O laboratório realiza residências, workshops, pesquisas, exposições, publicações, encontros, tendo já apoiado o desenvolvimento de diversos projetos artísticos. Em 2010, recebeu a primeira edição brasileira do Interactivos?, evento internacional concebido pelo Medialab-Prado, da Espanha. O projeto integra o programa de patrocínio da Vivo, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, conjuntamente com outras iniciativas como Arte.mov e Eletronika.
O Marginalia+Lab mantém, em Belo Horizonte, um espaço próprio para a realização de suas atividades. O laboratório tem uma área de aproximadamente 120 metros quadrados, com a capacidade de abrigar atividades diversas e aberto a reconfigurações.

Sua estrutura compreende uma galeria, um hardlab, biblioteca, área de trabalho e almoxarifado com computadores, projetores, material de elétrica e eletrônica, ferramentas e material de consumo. Entre a equipe fixa de trabalho do laboratório, está um núcleo técnico de profissionais aptos a fornecer suporte às suas atividades.

As propostas desenvolvidas durante o programa de residências serão documentadas e difundidas através do site e de ações de comunicação diversas do Marginalia+Lab.

Proponentes

A convocatória para o Programa de Residências Artísticas do Marginalia+Lab, em 2012, é direcionada a profissionais de diferentes áreas e formações, interessados em desenvolver propostas de criação, experimentação e pesquisa na interseção entre arte, ciência e tecnologia.
É interesse do Marginalia+Lab promover o trabalho de uma diversidade de pessoas, não sendo necessário que o proponente tenha atuação prévia no campo das artes.

Dessa forma, o laboratório visa favorecer o livre cruzamento entre as áreas do conhecimento em práticas multi, trans, inter -disciplinares e midiáticas realizadas por amadores ou profissionais em um ambiente que deriva sua filosofia (ampla, aberta e inclusiva) de noções relacionadas ao compartilhamento e documentação de processos, produtos e conhecimentos.

Propostas

O Marginalia+Lab busca apoiar e estimular o desenvolvimento de projetos e pesquisas situadas na diluição de fronteiras entre as áreas humanas, exatas e biológicas. Esperam-se propostas que se destaquem dos contextos tradicionais de desenvolvimento em arte, ciência e tecnologia quando entendidos como domínios segregados.

Incentivando o caráter processual das pesquisas colaborativas e as práticas caseiras devedoras das culturas do faça-você-mesmo, faça-com-os-outros, da “baixa tecnologia de ponta”, da gambiarra, espera-se com esta convocatória provocar o diálogo aberto entre as áreas de uma contracultura atual que anseia pela distribuição do conhecimento através de práticas abertas à apropriação e difusão.

Deste modo, a chamada busca incentivar propostas que tensionem os modelos proprietários de se produzir arte, tecnologia e de se pensar o conhecimento. São igualmente relevantes projetos de prototipagem, utópicos ou impossíveis. Não obstante, esses temas não são restritivos. Os interessados em se inscrever são estimulados a propor sua própria perspectiva do campo.

Arte, Ciência e Tecnologia

Partindo-se do reconhecimento da arte como um campo em permanente mutação, a busca por sua definição em termos absolutos, mostra-se pouco profícua, não devendo este ser exclusivamente dominado por artistas com formações específicas e por instituições consolidadas com base em lógicas históricas e de mercado.

A ciência, por sua vez, não deve ser apreendida como um campo a ser dominado exclusivamente por cientistas e laboratórios altamente especializados e técnicos amparados por ostensivos sistemas de investimento.

Sendo assim, neste programa de residências, o paradigma da definição é substituído por aquele da proposição; proposições plurais, heterogêneas, preocupadas em explorar as relações entre esses campos e tensionar os sistemas estabelecidos.

Mapeamento

Com uma história recente, iniciada há algumas décadas, os medialabs ainda buscam entender suas potenciais funções na sociedade atual e na construção do futuro.

O Marginalia+Lab, através do mapeamento e estudo das propostas submetidas a esta convocatória, busca compreender o contexto das demandas locais e globais das práticas criativas contemporâneas.

Nesse sentido, a convocatória para o programa de residências do Marginalia+Lab se torna uma ferramenta de atualização do laboratório, permitindo a pesquisa das suas próprias funções, possíveis ocupações do seu espaço e a constante revisão de seu modelo.

O formulário de inscrição estará disponível no site www.marginalialab.com a partir do dia 27/04/2012.

Para a inscrição, além dos dados pessoais, o proponente deve submeter um arquivo de apresentação, contendo currículo, portfolio, proposta de trabalho e informações adicionais.

Posted by Guilherme Nicolau at 1:56 PM

abril 26, 2012

ABCA 2011 - Indicações ao prêmio

ABCA 2011 - Indicações ao prêmio

Os prêmios são atribuídos pelo resultado da votação dos 150 associados, em escala nacional, a partir das indicações que cada um envia para discussão e aprovação em Assembleia Geral da entidade (realizada, nesta edição, em 2 de março passado). A votação é feita por cédula rubricada com as indicações aprovadas e a apuração dos resultados é realizada por uma comissão de associados, com a participação da diretoria.

Atualmente, o prêmio contempla dez categorias (veja lista dos indicados abaixo). Além do troféu criado pelo escultor Nicolas Vlavianos, que será entregue aos premiados no dia 22 de maio, em cerimônia no SESC Vila Mariana. A ABCA põe em evidência personalidades por meio de homenagens e aponta destaques no cenário das artes plásticas.

A Associação foi criada em 1949 e o sistema de premiação em 1978, para destacar exclusivamente as artes visuais. A ABCA entrou para a história por sua presença significativa nos eventos artísticos desde a década de 1950 e teve papel na resistência ao regime militar, sob a liderança de Mario Pedrosa. Hoje é presidida por Lisbeth Rebollo Gonçalves.

Indicações

Prêmio Mario Pedrosa (artista de linguagem contemporânea)
Lenora de Barros (SP)
Nelson Felix (RJ)
Sergio Lucena (PB)

Prêmio Clarival do Prado Valladares (artista pela trajetória)
Caciporé Torres (SP)
Sérvulo Esmeraldo (CE)
Yara Tupinambá (MG)

Prêmio Paulo Mendes de Almeida (melhor exposição)
Exposição ANITA MALFATTI realizada no Museu Oscar Niemeyer – MON -, de 5 de novembro a 29 de janeiro de 2012.
Exposição JOAQUÍN TORRES GARCÍA: GEOMETRIA, CRIAÇÃO e PROPORÇÃO realizada na Fundação Iberê Camargo de 10 de setembro de 2011 a 20 de novembro de 2011.
Exposição OLAFUR ELIASSON – SEU CORPO DA OBRA realizada no SESC Belenzinho, SESC Pompéia de 01 de outubro de 2011 a 29 de janeiro de 2012 e na Pinacoteca do Estado de 01 de outubro de 2011 a 08 de janeiro de 2012.

Prêmio Maria Eugênia Franco (curadoria pela exposição)
Agnaldo Farias pela curadoria da exposição Nelson Leirner 2011-1961 = 50 anos (Galeria de Arte do SESI de 06 de setembro a 06 de novembro de 2011)
Cauê Alves pela curadoria da exposição Mira Schendel, Avesso do Avesso (Instituto de Arte Contemporânea/SP, 21 de novembro de 2010 a 27 de fevereiro de 2011)
Vera Horta pela curadoria da exposição Fernando Lemos, Lá e Cá (Pinacoteca do Estado/SP, 24 de setembro a 15 de novembro de 2011)

Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade (instituição pela programação)
BNB/ Nordeste (CE)
Caixa Cultural (SP)
Itaú Cultural (SP)

Prêmio Mário de Andrade (crítico pela trajetória)
Daysy Peccinini (SP)
Geraldo Edson de Andrade (RJ)
Mônica Zielinsky (RS)

Prêmio Gonzaga Duque (crítico pela atuação durante o ano - filiado)
Annateresa Fabris (SP)
Icléia Cattani (RS)
Lygia Roussenq Neves (SC)

Prêmio Sérgio Milliet (autor por pesquisa publicada)
João J. Spinelli pela publicação do livro Alex Vallauri: Graffiti – fundamentos estéticos do pioneiro do grafite no Brasil. São Paulo: BEI Editora, 2011.
Maria Amélia Bulhões pela publicação do livro Web arte e poéticas do território. Porto Alegre: Editora Zouk, 2011.
Weydson Barros Leal pela publicação do livro Samico. Rio de Janeiro: Editora Bem-Te-Vi, 2011

Prêmio Antônio Bento (difusão das artes visuais na mídia) Ricardo Viveiros pela revista ABIGRAF – ARTES Leonor Amarante pela revista ARTE!BRASILEIROS Liege Gonzalez pela revista DAS ARTES

Prêmio Ciccillo Matarazzo (personalidade atuante na área)
Gilberto Chateaubriand (Paris, França)
João Cândido Portinari (SP)
José Claudio da Silva (PE)


Sobre a ABCA
Criada em 1949, a ABCA é a mais antiga associação brasileira de profissionais das artes visuais. Sua fundação, no Rio de Janeiro, foi liderada pelos críticos Sérgio Milliet, seu primeiro presidente, Mário Barata, Antonio Bento e Mário Pedrosa, entre outros.

Sua finalidade é reunir os críticos, incluindo os profissionais da crítica de arte, pesquisadores, historiadores, teóricos, ensaístas, jornalistas, jornalistas culturais e professores de história da arte e de estética, brasileiros ou domiciliados no Brasil. Para isso, a ABCA realiza periodicamente seminários regionais, nacionais e internacionais, edita o Jornal da ABCA, e mantém o Arquivo e Laboratório de Crítica de Arte, onde trabalha a documentação da produção dos críticos de arte, desenvolve o estudo da história da entidade, debate a história e a prática da crítica de arte e a arte contemporânea. A associação colabora, ainda, com os poderes públicos e a iniciativa privada, por meio da participação em ações e realizações culturais de utilidade social e cultural que visam despertar e intensificar o interesse do público pela arte.

Diretoria da ABCA (2009-2012)
Presidente: Lisbeth Ruth Rebollo Gonçalves
Primeiro Vice-Presidente: Ana Cristina de Carvalho
Segundo Vice-Presidente: Ângela Ancora da Luz (Rio)
Secretária Geral: Cláudia Fazzolari
Segunda Secretária: Neide Marcondes
Tesoureiro: Carlos Souliê do Amaral
Segunda Tesoureira: Daisy Peccinini
Vice-Presidentes Regionais:
César Romero – Norte, Nordeste.
Aline Figueiredo – Centro Oeste
Maria Amélia Bulhões – Sul
Almerinda Lopes - Sudeste

Posted by Guilherme Nicolau at 10:34 AM

abril 25, 2012

Obras em Construção 2012 - Selecionados

Obras em Construção 2012 - Selecionados

O Programa Obras em Construção valoriza o processo do artista no curso do desenvolvimento de sua obra com o local, tendo como desafio, a dialética entre Arte e Patrimônio que a Casa das Caldeiras peculiarmente propicia.

O programa consiste em viabilizar espaços de Residências Artísticas propondo acompanhamento logístico, administrativo e de estruturação do projeto, fomentando um contexto de troca de conhecimentos, métodos e impressões entre seus residentes. Apóia ainda, novas pesquisas e experimentos do processo de desenvolvimento intelectual e criativo dos artistas.

A difusão dos projetos artísticos em residência será promovida através da programação TEMPO FORTE e em encontros dominicais (TODODOMINGO), onde, os artistas apresentarão ao público o andamento de suas pesquisas e reflexões. Posteriormente a este processo, os artistas apresentarão ao público o resultado final de suas obras.

Os artistas terão no contexto da residência, a oportunidade de desenvolver, workshops, oficinas e palestras para a população, permitindo uma socialização de suas pesquisas em um contexto multicultural.


Selecionados
André Leal
Bruna Rafaella Ferrer
Carolina Velasquez e Cristina Muniz
Ghawazee Coletivo de Ação
Dani Gurgel
Elenita Queiróz
Eric Barbosa
Fernanda Grigolin
Gustavo Ferro
Jude Anderson
Kadija de Paula
Lu Brites
Lucas Laender
Mariana Nacem
Mirada e Cia das Atrizes
Ricardo Napoleão e Danilo Dal Farra
Samba Rock na Veia


Detalhamento dos projetos

ANDRE LEAL - VISÕES DA CIDADE

São Paulo - Brasil, artes visuais

Resumo do projeto: A vida nas grandes cidades é um tema recorrente das artes plásticas há mais de um século e os artistas realizam análises visuais que provocam o observador a rever suas crenças em relação ao espaço construído que o cerca. em minha pesquisa reuni jovens artistas paulistanos que seguem essa tradição e a atualiza para a cidade de são paulo no começo do século XXI. como produto final de minha residência irei realizar uma exposição com tais artistas e outros que eventualmente possam se mostrar interessantes ao longo da pesquisa. durante o processo irei organizar conversas e oficinas relacionadas ao tema e tendo como objetivo, além da ampliação do debate, também o suporte teórico para que os artistas realizem suas obras.

o que vocês esperam desta residência? Espero poder desenvolver meu projeto de pesquisa e realizar eventos que iluminem tanto a produção artística dos envolvidos quanto o debate em torno da vida nas grandes cidades contemporâneas, com foco especial na cidade de são paulo e na região da casa das caldeiras, bem como ampliar a rede de colaborações possíveis por meio do convívio com outros residentes.

qual eixo você gostaria de desenvolver prioritariamente em seu projeto e qual tipo de colaboração com outros artistas e/ou pesquisadores residentes você estaria buscando? Gostaria de desenvolver me trabalho curatorial dentro da residência e gostaria de trocar informações com residentes que trabalham com temáticas similares ou afins à minha.


BRUNA RAFAELLA FERRER - ARQUEOLOGIA DO PRESENTE

São Paulo - Brasil, artes visuais

Resumo do projeto: Arqueologia do presente é uma pesquisa em artes visuais cujos elementos materiais e simbólicos de investigação são ruínas contemporâneas resultantes do processo de demolição empreendido pela construção civil na cidade de São Paulo, e registradas no período de realização da residência artística da Associação Casa das Cadeiras. A proposta é observar e problematizar os impactos sociais e estéticos no processo da atual reconfiguração da paisagem urbana de grandes cidades, como São Paulo.

O que vocês esperam desta residência? Espaço para exposição e divulgação do trabalho (via outros meios além de exposição - palestra, oficina, etc), além de troca com outros artistas/pesquisadores em residência, com o público e com a Casa das Caldeiras.

Qual eixo você gostaria de desenvolver prioritariamente em seu projeto e qual tipo de colaboração com outros artistas e/ou pesquisadores residentes você estaria buscando? Gostaria de desenvolver outras possibilidades de reverberação do projeto com a realização de oficina e palestra. Dos outros artistas/pesquisadores desejo a troca de vivências sobre a cidade que venham alimentar a produção.
www.bruna-rafaella.blogspot.com


CAROLINA VELASQUEZ E CRISTIANE MUNIZ

São Paulo - Brasil, artes visuais

Resumo do projeto: Desenvolver nossas produções através do ateliê, pesquisa e produção do tema principal de nosso processo criativo: relação arte e vida. Aplicação da oficina proposta: proporcionar um processo de individuação com a comunidade, Título da oficina – A descoberta de seu Deus interior – que se assemelha a um processo de cura através do fazer artístico, semelhante ao processo criativo vivenciado pelas duas artistas.

O que vocês esperam desta residência? Aprender, trocar, observar e aproveitar a oportunidade para mostrar e desenvolver nossos trabalhos, tornando-nos mais conscientes de nossos processos.

Qual eixo você gostaria de desenvolver prioritariamente em seu projeto e qual tipo de colaboração com outros artistas e/ou pesquisadores residentes você estaria buscando? Aplicar o fazer arte e cura de nossos processos criativos para quem se dispuser a participar. Produzir muito! Em pintura, objetos, escultura e estar abertas aos resultados que surgirem dessa experiência!
cristianemuniz.blogspot.com e carolvelasquezamerica.blogspot.com


GHAWAZEE COLETIVO DE AÇÃO - PÓLVORA

São Paulo - Brasil, área transdisciplinar

Resumo do projeto: A residência para o Ghawazee Coletivo de Ação é a oportunidade de instaurar uma zona de encontros, intercâmbios e experimentação em torno de sua prática artística que aborda a cidade, a performance, o feminino e o corpo. O projeto nasce com o objetivo geral de dar evasão às discussões que chamamos de Pólvora!, que colocam em questão o mapeamento da cidade a fim de alinhar coletivos numa política de gathering e o trabalho colaborativo através de conexões em rede, pretendendo fazer circular a produção independente criando zonas de trabalho que sejam como explosões criativas.

O que vocês esperam desta residência? Que este espaço viabilize o aprofudamento e desenvolvimento de nosso trabalho artístico através de uma zona de investigação, experimentação e troca.

Qual eixo você gostaria de desenvolver prioritariamente em seu projeto e qual tipo de colaboração com outros artistas e/ou pesquisadores residentes você estaria buscando? Pretendemos realizar, durante o período de residência, encontros inter e/ou transdisciplinares através de discussões, workshops, chás, cine-clubes, palestras e apresentações de processos criativos com convidados e colaboradores, convidando pessoas para conhecer e participar do nosso processo a fim de alimentar um território de informação e formação em torno das ações do Ghawazee.


DANI GURGEL - MÚSICA DE GRAÇA

São Paulo - Brasil, música brasileira no TODODOMINGO

Música de Graça é um podcast comandado por Dani Gurgel, que traz músicas inéditas em gravações exclusivas para download.
www.musicadegraca.com.br

www.danigurgel.com.br


ELENITA QUEIRÓZ - SILÊNCIOS HUMANOS

São Paulo - Brasil, dança-performance-vídeo

Resumo do projeto: Silêncios Humanos é um projeto de pesquisa e criação artística híbrida vídeoperformática que tem como foco o estudo e investigação das relações entre corpo, espaço e memória na construção de material cênico vídeo/coreográfico, tendo o espaço da Casa das Caldeiras como local principal de pesquisa.

O que vocês esperam desta residência? Encontrar um ambiente aberto às experimentações e que possibilite tempo/espaço de imersão criativa para o desenvolvimento da pesquisa e criação do trabalho experimental vídeo/performático “Silêncios Humanos”.

Qual eixo você gostaria de desenvolver prioritariamente em seu projeto e qual tipo de colaboração com outros artistas e/ou pesquisadores residentes você estaria buscando? Pesquisar a interface vídeo e dança num contexto de performance cênica. Busco parcerias principalmente no processo de pesquisa de tecnologias e ferramentas em arte digital, vídeo, animação e/ou live-cinema.
www.youtube.com/user/Elenitabqueiroz?feature=mhee


ERIC BARBOSA - OFICINA DE ROADIES E TÉCNICOS DE PALCO

São Paulo - Brasil, formação

Resumo do projeto: O objetivo desta residência é preparar jovens profissionais que desejam ingressar nos bastidores do mercado cultural, atuando como Roadie. Para isso, apresentamos os fundamentos básicos da profissão de Roadie, exercitamos os aspectos técnicos, além de passar inúmeras dicas peculiares à área. O projeto é realizado pela Deliberarte e conta com o apoio da Giannini Instrumentos Musicais.

O que vocês esperam desta residência? O programa visa utilizar as atividades do projeto: TODODOMINGO entre outras plataformas de eventos, como laboratório-chave para a experiência profissional. Aprimorando os estudos, técnicas e conhecimentos no setor artístico.

Qual eixo você gostaria de desenvolver prioritariamente em seu projeto e qual tipo de colaboração com outros artistas e/ou pesquisadores residentes você estaria buscando? A introdução ao universo do áudio serve também para Músicos interessados no conhecimento do funcionamento e aplicação desses equipamentos, temos o intuito de aliar o fazer artístico ao saber técnico-profissional, visamos estreitar estas frentes de trabalho, produção e pesquisa.
www.audioroadie.blogspot.com


FERNANDA GRIGOLIN - ROTUNDA

São Paulo - Brasil, video -fotografia

Resumo do projeto: Rotunda é um projeto fílmico fotográfico-documental (videoarte) de dez minutos. Ele envolve elementos ficcionais e documentais. O vídeo trará elementos do passado e do presente. O passado são os anos 20 do sec XX, mais especificamente as grandes greves operárias que paralisaram São Paulo. Rotunda irá “circundar” a espacialidade do bairro do Ipiranga, suas transformações ao longo das décadas e história dos moradores.

O que vocês esperam desta residência? Vivenciar processos colaborativos em arte contemporânea, trocar com outros artistas e ter discussões pertinentes sobre o meu processo e o processo dos demais artistas.

Qual eixo você gostaria de desenvolver prioritariamente em seu projeto e qual tipo de colaboração com outros artistas e/ou pesquisadores residentes você estaria buscando? O eixo prioritário é memória com ênfase em cidadania. Busco troca sobre o processo e sobre as escolhas estéticas e éticas.
www.fernandagrigolin.com


GUSTAVO FERRO - VALLAS

Santos - Brasil, artes visuais

Resumo do projeto: As primeiras experimentações que desdobram hoje no projeto Vallas surgiram em 2010, durante residência no Hangar em Barcelona. Experimento com barreiras de metal a construção de situações que subvertem o uso deste material, inutilizando suas funções e dando um outro sentido de sinalização e alerta. Pretendo viabilizar duas construções: 1) esculturas serrando e soldando o material entre si; 2) Trabalhar a suspensão das barreiras de metal experimentando relações com o espaço (para tal necessito previamente estudar o espaço, para saber exatamente quantas barreiras cada viga aguenta e os materiais adequados para estar viabilizando a instalação com total segurança; pressuponho: andaime, cabos de aço e assistentes como elementos básicos para a montagem).

O que vocês esperam desta residência? Conto com a produção / administração para me ajudar a conseguir entrar em contato com empresas que alugam, vendem as barreiras de metal e conseguir apoio para a realização do projeto. Assistência técnica e infra estrutura para a realização dos trabalhos.

Qual eixo você gostaria de desenvolver prioritariamente em seu projeto e qual tipo de colaboração com outros artistas e/ou pesquisadores residentes você estaria buscando? Prioritariamente gostaria de desenvolver as esculturas. Busco aproximações com artistas e pesquisadores em geral para trocar experiências e colaborar em possíveis projetos curatorias e artisticos.
www.gustavoferrocaldeiras.blogspot.com


JUDE ANDERSON - BIG BUST SURPLUS & CO

Victoria - Australia, pesquisa e artes integradas

Resumo do projeto: Colaboração a longo prazo e criação intercultural combinando instalação e performance com base no tema de superávit, a metamorfose da reciclagem. Big Bust Surplus & Co reúne artistas australianos, brasileiros, indianos e europeus cujo trabalho é formado por uma multiplicidade de perspectivas sobre o consumo e os resíduos (devorador e abandonado). Diversos vôos históricos e culturais informarão a respeito do trabalho e do processo colaborativo.

O que vocês esperam desta residência? Pesquisar ativamente e intercâmbio cultural com base no contexto cultural brasileiro contemporâneo entorno da prática de “Gambiarras”, e através desta pesquisa realisar em 2014 uma grandiosa instalação e performances no Abbotsford Convent, espaço que como a Casa das Caldeiras faz parte da Rede Européia de Espaços Culturais Patrimoniais.

Qual eixo você gostaria de desenvolver prioritariamente em seu projeto e qual tipo de colaboração com outros artistas e/ou pesquisadores residentes você estaria buscando? Pesquisar junto a artistas brasileiros iclusive com os residentes na Casa das Caldeiras cujo processo de design e estética é formado pela tradição de Gambiarras, juntamente com os escritores que encontram influenciados pela Gambiarra, por Augusto de Campos e pelo manifesto de antropofagia.
www.punctum.com.au


KADIJA DE PAULA - RESIDENCIA_EN_RED

Resumo do projeto: residencias_en_red [iberoamérica] é uma plataforma que reune 27 espaços de pesquisa, produção e exposição de arte e cultura contemporânea en 13 países ibero americanos, vinculados principalmente através de seus programas de residência. A rede se criou em 2008 através de um desejo de integração latino-americana e de um desejo afetivo de relação e trabalho conjunto entre seus membros para através dela conseguir representação e interlocução a nível micro e macro da política cultural internacional.

O que vocês esperam desta residência? Continuar com o trabalho de gestão e mediação de residencias_en_red que inclui atividades de fundraising, relacões publicas, comunicação interna e colaboração externa.

Qual eixo você gostaria de desenvolver prioritariamente em seu projeto e qual tipo de colaboração com outros artistas e/ou pesquisadores residentes você estaria buscando? Seguir desenvolvendo o trabalho de gestão e mediação de residencias_en_red [iberoamerica]


LU BRITES - A ORIGEM ANIMAL DE DEUS

São Paulo - Brasil, teatro-dança

Resumo do projeto: Montagem e circulação do espetáculo A Origem Animal de Deus. Estruturação da empresa Cavallaria, organizaçnao do material do Grupoe atualização do material na Internet.

O que vocês esperam desta residência? Sistematizar os procedimentos da Cavallaria para melhor viabilizar as realizações.

Qual eixo você gostaria de desenvolver prioritariamente em seu projeto e qual tipo de colaboração com outros artistas e/ou pesquisadores residentes você estaria buscando? Gostaríamos de estreitar a comunicação com o artista Ricardo Napoleão por termos a mesma área de interesse.
www.lubrites.com


LUCAS LAENDER - FANTASMAS NA RUA E NA ALMA

São Paulo - Brasil, intervenções artísticas urbanas-instalação-vídeo

Resumo do projeto: O projeto trata da relação simbiótica entre o indivíduo e seu meio, conduzindo para as questões referentes à memória corporal e arquitetônica como tema central. Propõe-se intervenções urbanas e site specifics a fim de abrir discussões sobre a efemeridade e o desvanecimento da memória.
O que vocês esperam desta residência? O meu objetivo é aprofundar o conhecimento acerca da sistematização da produção em arte entendendo suas etapas e ter a possibilidade de, a partir daí, desenvolver novos projetos.

Qual eixo você gostaria de desenvolver prioritariamente em seu projeto e qual tipo de colaboração com outros artistas e/ou pesquisadores residentes você estaria buscando? Gostaria de atuar no eixo da pesquisa e intervenções em sítios patrimoniais arquitetônicos e paisagens urbanas. Busco troca de informações técnicas e conceituais com os outros participantes.
www.luccalaender.wordpress.com


MARIANA NACEM - CALDEIRAS LOCOMOTIVAS

Belo Horizonte - Brasil, vídeo instalação

Resumo do projeto: Explorar as particularidades arquitetônicas da Casa das Caldeiras através de experimentos videográficos utilizando-se câmeras digitais compactas e pequenas estruturas móveis, transformando este material em uma instalacão com projeções múltiplas.

O que vocês esperam desta residência? Crescimento estético com livre experimentação do projeto, diálogo e discussões com profissionais da área e boas condições de produção para viabilização da obra.

Qual eixo você gostaria de desenvolver prioritariamente em seu projeto e qual tipo de colaboração com outros artistas e/ou pesquisadores residentes você estaria buscando?
Eixo: Vídeo, arquitetura, instalação. Colaboração: Descoberta/criação de composições sonoras, discussões sobre as relação de tempo,espaço e corpo da/na imagem videográfica.
www.ositedamari.com


MIRADA & CIA DAS ATRIZES - EPIFANIAS URBANAS

São Paulo, Brasil - dança / teatro / performance

Resumo do projeto: O projeto Epifanias urbanas é a parceria artistica de dois grupos : Núcleo Mirada e Cia das Atrizes, que utilizando-se do cotidiano e do universo feminino como paisagem poética de suas criações valer-se-ão de suas experiências e das diferentes linguagens para a criação de um desafio ou, no mínimo, um comentário poético sobre as grandes cidade. Epifanias é a busca de criar um deslocamento na rotina urbana,um momento simples que possa desvelar, a quem quiser observar, o extraordinário
contido dentro daquilo que é considerado uma banalidade dentro do
cotidiano.

O que vocês esperam desta residência? Um espaço para troca e construção artística de pequenas epifanias.

Qual eixo você gostaria de desenvolver prioritariamente em seu projeto e qual tipo de colaboração com outros artistas e/ou pesquisadores residentes você estaria buscando? O projeto é aberto para a participação de artistas de diversas áreas, sendo assim, gostaríamos de conhecer o projeto dos outros artistas da residência, para que possamos encontrar conjuntamente esse espaço para colaboração na criação.


RICARDO NAPOLEÃO e DANILO DAL FARRA - UMA PEQUENA HISTÓRIA DO MUNDO

São Paulo - Brasil, teatro físico

Resumo do projeto: Através da comédia física e do universo da comédia clássica, faremos um passeio pela história do mundo, desde o Big Bang até os nossos dias, unindo teatro, movimento e música.

O que vocês esperam desta residência? Esperamos encontrar os parceiros necessários para a concretização do projeto e que a Casa das Caldeiras seja o ponto de partida para uma longa jornada de apresentações e pesquisa.

Qual eixo você gostaria de desenvolver prioritariamente em seu projeto e qual tipo de colaboração com outros artistas e/ou pesquisadores residentes você estaria buscando? Prioritariamente, necessitamos divulgar e realizar uma oficina gratuita para selecionar atores que tenham as características do projeto. Parcerias nas áreas de : treinamento físico, cenografia, novas tecnologias para cenário e vídeo, assim como apoio para divulgação e realização de um site.
www.ricardonapoleao.com.br


SAMBA ROCK NA VEIA - SAMBA ROCK PLURAL NO TODODOMINGO

São Paulo - Brasil, Dança, música, vídeo, fotografia, artes visuais, cultura digital, patrimônio cultural, pesquisa e debate

Resumo do projeto: O projeto tem como objetivo mostrar a cultura samba rock, além dos elementos básicos já conhecidos como música e dança, com variadas formas de linguagem para as pessoas adquirirem mais conhecimento sobre essa disciplina cultural. A ideia vai de encontro com o local, onde o tradicional e o moderno se misturam, a Casa das Caldeiras. A intenção é trazer para apreciação do público arte contemporânea representada neste projeto por sarau, rinha de dançarinos, intervenções de poesia, grafite, pintura, exposição de fotos, vídeos e interatividade, e somá-las aos tradicionais shows, bailes discotecados e a dança que também estarão presentes por serem a marca registrada do samba rock.

O que vocês esperam desta residência?Espera-se a consolidação de um evento plural sobre a cultura samba rock dentro de um local também plural como é a Casa das Caldeiras não deixando de ressaltar sua importância patrimonial e histórica à cidade de São Paulo.
Qual eixo você gostaria de desenvolver prioritariamente em seu projeto e qual tipo de colaboração com outros artistas e/ou pesquisadores residentes você estaria buscando? Qualquer linguagem artística além da música e da dança em que seja possível enquadrar a cultura samba rock.

www.sambarocknaveia.com.br
sambarocknaveia.uol.com.br
sambarocknaveia.uol.com.br/sobre-nos

Posted by Guilherme Nicolau at 11:11 AM

abril 24, 2012

6º Festival de Arte Digital (FAD 2012) - Inscrições e informações para o artista

6º Festival de Arte Digital (FAD 2012)

Em um cenário em que o uso de novas ferramentas e tecnologias influencia a busca, a pesquisa e a experimentação de novas linguagens artísticas, o Festival de Arte Digital (FAD) desponta como um espaço de troca e apresentação do que vem sendo produzido nesse campo através de artistas do Brasil e do mundo. Realizado desde 2007, em Belo Horizonte (MG), o FAD é um festival de arte em mídias digitais que tem o objetivo de descobrir e apresentar ao público conteúdos artísticos desenvolvidos ou processados em alguma de suas etapas por meio da utilização de computadores, softwares, hardwares, celulares, filmadoras, câmeras digitais, dispositivos eletrônicos e/ou digitais.

Dessa forma, o festival apoia e contribui para a produção, a realização e a consolidação da arte digital no país. Durante todo o mês de setembro, os artistas selecionados por meio desse edital deverão expor seus trabalhos e ainda terão a oportunidade de estabelecer diálogo e intercâmbio cultural com o público e demais participantes do evento.

Realizado por meio das leis de incentivo à cultura, o FAD é um festival independente que recebe patrocínio da iniciativa privada. Toda a sua programação é aberta e gratuita.

inscrições até 30 de abril de 2012

FAD - Festival de Arte Digital
Belo Horizonte - MG
http://www.facebook.com/FAD2010
http://twitter.com/#!/festivalFAD ou http://www.formspring.me/festivalfad
www.festivaldeartedigital.com.br

Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais

As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

GANHO PARA OS INSCRITOS: nenhum;

GANHO PARA SELECIONADOS e ou PREMIADOS: Cachê Artístico (para todas as áreas), Transporte e Hospedagem (quando aplicável), Montagem da Obra Audiovisual ou Oficina/ Workshop (quando aplicável), Promoção e Divulgação (para todos os selecionados);

CONTRAPARTIDA PARA SELECIONADOS: Carta Acordo de participação da edição 2012 e Licenciamento de Direito de Imagem. Os selecionados que não responderem a tempo às exigências documentais nos prazos e limites estabelecidos após a confirmação da seleção, serão automaticamente excluídos do evento.

CUSTOS OPERACIONAIS: Todos os custo até a inscrição são arcados pelos artistas;


EDITAL

1 - Do Edital

O presente edital é realizado pela Tee Entretenimento & Agência, inscrita no CNPJ sob o número 04.247.611/0001-90, com sede em Belo Horizonte/MG, e suas coligadas, denominadas Comissão Organizadora, responsável pela gestão e produção de todas as etapas do 6º Festival de Arte Digital (FAD), estabelecimento dos prazos e condições para participação expostos nesse Edital e pela seleção dos profissionais da Curadoria.

2 - Do Objetivo

Em um cenário em que o uso de novas ferramentas e tecnologias influencia a busca, a pesquisa e a experimentação de novas linguagens artísticas, o Festival de Arte Digital (FAD) desponta como um espaço de troca e apresentação do que vem sendo produzido nesse campo através de artistas do Brasil e do mundo. Realizado desde 2007, em Belo Horizonte (MG), o FAD é um festival de arte em mídias digitais que tem o objetivo de descobrir e apresentar ao público conteúdos artísticos desenvolvidos ou processados em alguma de suas etapas por meio da utilização de computadores, softwares, hardwares, celulares, filmadoras, câmeras digitais, dispositivos eletrônicos e/ou digitais.

Dessa forma, o festival apoia e contribui para a produção, a realização e a consolidação da arte digital no país. Durante todo o mês de setembro, os artistas selecionados por meio desse edital deverão expor seus trabalhos e ainda terão a oportunidade de estabelecer diálogo e intercâmbio cultural com o público e demais participantes do evento.

Realizado por meio das leis de incentivo à cultura, o FAD é um festival independente que recebe patrocínio da iniciativa privada. Toda a sua programação é aberta e gratuita.

3 - Do Tema

O computador normalmente é usado como uma ferramenta genérica, que serve a propósitos tão diversos quanto escrever um simples texto ou criar e tocar uma composição audiovisual ao vivo, usando a mesma máquina. Com o surgimento de placas que podem ser ligadas a sensores e componentes eletrônicos, ou através do circuit bending, ficou relativamente fácil pra qualquer pessoa criar sua própria interface, ou objeto, ou máquina, que irá gerar o conteúdo da performance ou instalação. Ou então alterar objetos que já existem de forma que façam coisas para as quais não foram planejados, criando novas relações entre este objeto e o público.

O FAD deste ano busca artistas que estejam criando novas formas de interface e interatividade, passando ou não por um computador. Trabalhos que estejam diretamente relacionados com o tema deste ano terão prioridade, mas também serão aceitas obras que estejam ligadas a outras áreas da arte e tecnologia.

4 - Da Inscrição

Podem inscrever-se nesse edital, gratuitamente, artistas brasileiros e internacionais, em mais de uma área, na forma de inscrições individuais ou coletivas (estas representadas por um único integrante), desde que atendam as condições previstas neste documento, quais sejam:

4.1 – Inscrever-se somente pelo endereço eletrônico www.festivaldeartedigital.com.br .

Toda inscrição deverá ser efetuada por meio de formulário digital, não sendo aceitas inscrições impressas ou por e-mail. Não haverá envio de nenhum tipo de documentação ou material por correio.

4.2 – Realizar o preenchimento completo do formulário;

4.3 – Responsabilizar-se para que o material, obrigatório ou complementar, tenha uma qualidade satisfatória para a compreensão da obra por parte da curadoria. Cabe exclusivamente à Comissão Organizadora julgar a qualidade dos materiais encaminhados;

4.4 – Postar o material de apoio / complementar em sites de exibição de vídeos (vimeo, youtube, facebook, myspace, entre outros) ou na forma de links para download que não expirem.

4.5 – Menores de dezoito anos podem se inscrever nesse edital, entretanto, caso selecionados, necessitam de autorização expressa e com firma reconhecida dos pais ou responsáveis legais para participar do festival.

4.6 – Artistas que sejam funcionários das empresas patrocinadoras ou de qualquer uma das empresas que fazem parte da Comissão Organizadora do FAD 2012 não podem se inscrever nesse edital. Caso seja constatada tal irregularidade, mesmo que selecionado, o artista pode ser excluído do FAD.

ATENÇÃO: De outubro de 2011 a junho de 2012 comemora-se o Ano da Itália no Brasil (conhecido como Momento Itália-Brasil – MIB) devido a um acordo firmado entre os governos dos dois países para fortalecer os laços econômicos, políticos e culturais existentes. Uma série de atividades está prevista para ocorrer em cidades italianas e brasileiras, entre elas a 5ª edição do festival de arte digital roBOt, a ser realizado em Bologna, em Outubro. O festival italiano é parceiro do 6º Festival de Arte Digital e trabalhos que forem inscritos no FAD poderão ser escolhidos para exibição nessa edição do roBOt. O mesmo acontece para os artistas Italianos que se inscreverem no roBot, ou seja, podem ser escolhidos para participar do FAD no Brasil.

5 - Do Prazo

O Edital do FAD 2012 está aberto para inscrição de trabalhos entre os dias 5 de março e 30 de abril de 2012, impreterivelmente, observando-se as seguintes questões:

5.1 – O prazo para inscrições não será prorrogado sob nenhuma hipótese.
5.2 – Serão permitidas apenas as inscrições efetuadas até às 23h59, do dia 30 de abril de 2012.
5.3 – A Comissão Organizadora não se responsabiliza por problemas técnicos gerados em função do excesso de tráfego na página durante o período de inscrições.

IMPORTANTE:
O FAD tem previsão de realização em Setembro de 2012 em Belo Horizonte. A comissão organizadora poderá alterar a sua data a qualquer tempo mediante informação prévia.

6 - Das Áreas

Os trabalhos inscritos devem ser estritamente de cunho cultural e artístico. O FAD não é uma feira de tecnologia, apesar de envolver em sua estrutura diversos tipos de ferramentas e suportes tecnológicos e de mídia.

O FAD recebe inscrições de trabalhos que contemplem áreas artísticas e também científicas, desde que atuem dentro do segmento de novas mídias e tenham como resultado arte e cultura. Portanto, artistas e grupos culturais podem enviar trabalhos, desde que estejam em consonância com as características de cada área de atuação do FAD Edital 2012, quais sejam:

1) FAD Performance A/V (shows audiovisuais)

Considera-se performance audiovisual (A/V) projetos dedicados à apresentação artística autoral (repertório próprio), ao vivo e que envolvam a apresentação de trabalhos que utilizem áudio e imagens de forma sincronizada. Esses trabalhos podem ser apresentados por artistas solo, duplas, grupos e/ou bandas audiovisuais.

Importante: Não serão aceitos para essa categoria trabalhos não autorais e que não possuem o conceito A/V (audiovisual). Os trabalhos devem ter como resultado final um tema audiovisual desenvolvido conjuntamente.

2) FAD Galeria (instalações audiovisuais interativas)

Serão consideradas instalações A/V interativas, trabalhos que desenvolvam conteúdo artístico aliados à interação do espectador/usuário (público). O uso de ferramentas, dispositivos e tecnologia, bem como o tema, são livres.

3) FAD Laboratório (Oficinas, Workshops)

Será considerado o envio de propostas de oficinas e workshops de pequena duração com temática livre. O objetivo é que esse programa aborde o desenvolvimento e/ou treinamento para utilização de novas ferramentas de áudio e vídeo, criação de trabalhos de interação como software livres, apps (aplicativos), entre outros, para uso profissional ou não.

4) FAD Simpósio (Palestras e Ensaios))

São considerados o envio de propostas para palestras, apresentação de estudos e ensaios científicos conceituais que abordem alguma relação com o “fazer artístico”, podendo ser do aspecto teórico até a apresentação de técnicas. O tema é livre.

7 - Da Seleção

Nos trabalhos artísticos selecionados pelo FAD 2012 serão considerados os seguintes requisitos:

Conceito Artístico;
Interação;
Desenvolvimento tecnológico (já existente ou nova ferramenta);
Viabilidade de custo x viabilidade de execução;
A seleção dos trabalhos é responsabilidade da curadoria do FAD 2012. O corpo de jurados também poderá contribuir com a programação e convidar artistas para esta edição;

As decisões da curadoria são soberanas, não cabendo qualquer tipo de recurso contra o resultado do julgamento.

8 - Da Contrapartida

O FAD se compromete junto aos artistas selecionados a custear:

Cachê Artístico (para todas as áreas)
Transporte e Hospedagem (quando aplicável)
Montagem da Obra Audiovisual ou Oficina/ Workshop (quando aplicável)
Promoção e Divulgação (para todos os selecionados)

9 - Do Resultado

O resultado dos projetos e artistas selecionados será anunciado em no máximo 30 (trinta) dias após o término do edital no próprio site do FAD.

Posteriormente, os artistas e projetos selecionados serão divulgados para a imprensa e nos demais canais de informação.

10 - Dos Selecionados

Os selecionados serão comunicados via e-mail. Caso não seja possível, serão contactados por telefone.

Os selecionados irão receber o contato de um membro da produção executiva, Comissão Organizadora, para esclarecimento de detalhes dos trabalhos e efetivação de todos os documentos necessários para garantir a participação no festival.

Os documentos a serem assinados pelos artistas e grupos selecionados são: CARTA ACORDO de participação da edição 2012 e LICENCIAMENTO DE DIREITO DE IMAGEM.

Os selecionados que não responderem a tempo às exigências documentais nos prazos e limites estabelecidos após a confirmação da seleção, serão automaticamente excluídos do evento.

IMPORTANTE: CONDICIONANTES PARA OS SELECIONADOS SOBRE TRABALHOS E ARTISTAS BRASILEIROS E ESTRANGEIROS SELECIONADOS NO EDITAL

A escolha das obras é feita por meio da análise conceitual somada aos fatores de logística de transporte, custo, rider técnico proposto no ato da inscrição, materiais usados e disponibilidade de datas;

A Comissão Organizadora não se responsabiliza por qualquer custo extra, provindo de alteração no rider técnico, que o torne diferente do enviado no ato de inscrição;

No ato da inscrição, o artista deve observar os mapas e riders técnicos dos locais disponibilizados pelo FAD, e entender, e aceitar que a obra deverá estar dentro das condições destes ambientes;

Para obras inéditas o critério é o mesmo. A montagem da obra deverá seguir os critérios técnicos solicitados na inscrição. Qualquer custo extra necessário à montagem deverá ser de responsabilidade do artista, bem como as horas extras dos técnicos de produção (nesse caso, ao custo de 80 (oitenta) reais a hora-extra);

Determinados os dias e horários de montagem, em comum acordo com os artistas, o atraso da montagem não poderá acarretar na não viabilidade da exposição obra, oficina, debate ou apresentação artística. Em caso de não funcionamento de exposição obra ou não realização de oficina, debate ou apresentação artística, neste caso, o artista/palestrante/oficineiro será multado em 40% do valor destinado ao cachê estipulado para cada categoria;

Sobre a integridade física e material de artistas e obras, a Comissão Organizadora se responsabiliza apenas pela integridade física e de materiais e equipamentos no local sede do festival. É de responsabilidade de o artista prezar por sua própria segurança fora do estabelecimento. Sendo assim, os artistas e grupos selecionados para esse edital concordam que a Comissão Organizadora não será responsabilizada por suas atitudes fora do local de trabalho, devendo o artista e cidadão se enquadrar nas legislações civis, respondendo criminalmente por qualquer ato ilícito em sua estada na cidade;

A produtora executiva responsável, orientada pela Comissão Organizadora do FAD 2012, fará os translados: aeroporto / hotel, hotel / evento, evento / hotel, hotel / aeroporto. Em todos os casos, os artistas devem respeitar a escala com horários pré-determinados e propostos pela produção, levando em conta a otimização de tempo e de esforços. Os transportes não serão individuais e exclusivos e deverão atender ao maior número de pessoas envolvidas no festival. O artista tem por liberdade de escolha optar por fazer o uso de transporte da cidade como táxis, ônibus, carros particulares ou alugados, porém, a produtora e a Comissão Organizadora, nesse caso, não se responsabilizam pelos custos ou pela segurança do artista ou grupo;

As diárias de hotel incluem café da manhã. A produtora executiva contratada e a Comissão Organizadora não se responsabilizam por objetos pessoais e equipamentos, sendo de responsabilidade única e exclusiva dos prestadores de serviço de hotelaria;

O artista contará com estrutura técnica (vide rider e mapa dos espaços) e humana descrita nesse edital, como auxiliar de montagem (galeria), e/ou roadie( shows), e/ou supervisor (prod. executiva), e/ou coordenador (simpósio e oficinas) (http://www.festivaldeartedigital.com.br/2012/edital/fad_rider.pdff);

No caso das obras interativas para exposição, o artista deverá enviar um documento em formato PDF com as instruções detalhadas da montagem e desmontagem da obra, além de instruir o supervisor e o auxiliar sobre a desmontagem da obra, e a sua acomodação adequada para transporte, lembrando que o material de armazenamento e transporte deve ser o mesmo que transportou a obra até o evento, não podendo acarretar em custos extras para a produção.

Os dados para transporte de carga devem seguir as regras da legislação nacional de mercadorias, necessitando que o artista se responsabilize em retirar notas fiscais a respeito de equipamentos usados a serem transportados pela produção executiva e a Comissão Organizadora (seja por meio de transportadoras, cias. Aéreas ou Correios), sem que isso acarrete em multa junto à Secretaria da Fazenda por falha ou inexatidão das informações.

É de inteira responsabilidade do artista o fornecimento de informações de tamanho, peso e materiais a serem transportados para que a produção executiva contratada possa orçar corretamente o meio de transporte.

Quanto ao transporte de pessoas, a Comissão Organizadora estabelece as seguintes regras:

A) Origem dentro do Estado de Minas Gerais: o transporte será feito por via terrestre, através de ônibus intermunicipal;

B) Origem em demais Estados Brasileiros: o transporte será feito por via aérea;

C) Origem em demais países do mundo: o transporte será feito por via aérea, em categoria econômica;

Para todos os casos, a produção executiva contratada pela Comissão Organizadora é responsável pela logística e pelo receptivo, colocando opções de horários que possam atender ambas as partes (artista e festival), prevalecendo os horários que permitam a correta execução do cronograma do FAD e menores tarifas de transporte aéreo ou terrestre.

O pagamento de artistas brasileiros será feito em moeda nacional (R$, Reais) seguindo as regras abaixo descritas:

A) Para instalações – ao término da montagem

B) Para palestras e oficinas – no dia e término da oficina do artista

C) Para shows e performances – no dia e término da apresentação

Após a seleção, artistas que atenderem aos critérios descritos deverão concordar em assinar os contratos respectivos à sua participação, além de termo de acordo de direito de uso de imagem para DVD e catálogo do FAD. Somente serão considerados efetivados como participantes do Festival os artistas que assinarem seus contratos, no prazo de 10 (dez) dias úteis.

Após esse período, serão considerados “não elegíveis a participação”, e a Comissão Organizadora terá o direito de selecionar outro inscrito para a vaga;

A produção do evento não se responsabiliza e não terá nenhum vínculo pela contratação de terceiros por parte do artista para a ajuda na construção de suas obras, performances, shows ou debates.

Além disso, caso haja a necessidade, o artista deverá informar e solicitar autorização à produção executiva para que esse terceirizado trabalhe;

A Comissão Organizadora não arcará com custos de ligações telefônicas móveis ou fixas (mesmo que seja para a produção executiva), estacionamento, refeições e demais serviços não previstos em contrato;

No caso de não apresentação artística por qualquer motivo, esgotadas as possibilidades de reagendamento ou acordo, a Comissão Organizadora decidirá sobre o pagamento do cachê acordado;

No caso de obras expositivas que estejam desabilitadas por qualquer motivo técnico, de programação ou de adaptação por mais de 05 (cinco) dias, será automaticamente suspensa de exposição e o artista deverá ressarcir ao festival à proporção do seu cachê artístico subtraído os dias em que a obra ficou desligada ou fora de atuação;

Obras que envolvam programação específica para serem habilitadas diariamente deverão possuir manual em PDF e também impressos, e encadernados, a serem entregues à produção executiva e técnicos para que estes tenham em mãos à qualquer tempo.

Sobre Trabalhos e Artistas Estrangeiros Selecionados no Edital

Para os artistas estrangeiros, acrescentam-se as seguintes regras:

É exigido que todos contratem algum tipo de seguro pessoal internacional de viagem, no valor mínimo de 30 mil euros e que cubra eventualidades como morte, atendimento hospitalar, dentário e demais procedimentos médicos;

Para artistas norte-americanos, ou de países que não possuam acordos diplomáticos com o Brasil, é exigido que se retirem os vistos de trabalho ou trabalho temporário, de acordo com as exigências das legislações entre os dois países envolvidos. No caso da não obtenção desse quesito no prazo viável de logística estipulado para cada artista (caso a caso), o mesmo estará desqualificado para a participação desta edição;

Serão pagos em moeda nacional do país sede do evento (no caso, em Reais brasileiros), convertidos no dia do pagamento, tendo como base a bolsa de valores brasileira BM&F BOVESPA e cotação do dólar comercial. O valor será pago integralmente e exclusivamente no Brasil, sem adiantamentos e transferências internacionais seguindo a seguinte regra:

A) Para instalações – ao término da montagem

B) Para palestras e oficinas – no dia e término da oficina do artista

C) Para shows e performances – no dia e término da apresentação

Consideração Final

Situações não relacionadas ou previstas nesse documento serão analisadas caso a caso pela Comissão Organizadora, prevalecendo definições que remetem aos objetivos principais desse edital e do Festival de Arte Digital.

Posted by Guilherme Nicolau at 12:28 PM