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junho 5, 2008

CONCINNITAS N. 11

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CONCINNITAS N. 11 - Revista do Instituto de Artes da UERJ

Preço: R$ 25 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 19,2 x 23,1 cm
Nº páginas: 208
Impressão: capa 3 cores e miolo com caderno de ilustrações colorido (4 cores).
Peso: 453 g

Autores: Afonso Luz, Alexandre Costa, Cezar Bartholomeu, Claudia Valladão de Mattos, Cristina R.Campos, Eliane Coster, Elisa de Magalhães, Fernanda Marinho, Fernanda Pequeno da Silva, Francini Barros, Inês de Araújo, Léo Morais, Márcio Seligmann-Silva, Marina P. de Menezes, Martha Rosler, Nelson Ricardo, Paul Bohannan, Raphael Fonseca, Renata Reinhoefer F. França, Roberto Corrêa dos Santos, Sheila Cabo Geraldo
Organização: Sheila Cabo Geraldo
Editora: Sheila Cabo Geraldo


Sumário
Dossiê
Cristina R. Campos Corpo pintado: arte e tradição xavante
Eliane Coster Poética e religiosidade na fotografia contemporânea do candomblé
Elisa de Magalhães Eu é um outro / Eu é o outro: questões de influências artísticas na arte contemporânea brasileira.
Fernanda Pequeno da Silva O apocalipse como hipótese?
Francini Barros Andarilho - impulso e trivialidade
Inês de Araujo Desfazer como fazer
Marina P. de Menezes A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes.
Nelson Ricardo Cruzando o espaço intermediário.

Artigos
Roberto Corrêa dos Santos Artaud / O Rosto
Cezar Bartholomeu PassagejPanoramasjGaleriejVariétés
Márcio Seligmann-Silva Quando a teoria reencontra o campo visual – Passagens de Walter Benjamin
Alexandre Costa A promessa de Prometeu e o dilema de Sísifo: a tragédia do conhecimento e sua transgressão pela arte.
Claudia Valladão de Mattos Arquivos da memória: Aby Warburg, a história da arte e a arte contemporânea.
Fernanda Marinho A simbologia cristã e pagã no início do Quinhentos italiano: um estudo de caso.

Traduções
Paul Bohannan O artista e a crítica em uma sociedade africana.
Martha Rosler Vídeo: expandindo o momento utópico.

Resenhas
Sheila Cabo Geraldo Documenta 12 e 52ª Bienal de Veneza: pensamentos sobre a modernidade
Afonso Luz Unidade provisória
Renata Reinhoefer F. França Arte dissolve sólido
Raphael Fonseca A ârvore e a girafa: sobre exibir filmes e liberdade
Lêo Morais Tropicâlia Brasilis os carnavais de Fernando Pinto

Apresentação

ROBERTO CONDURU

Como seu nome indica, Concinnitas vem-se constituindo como espaço de encontros e cruzamentos de diversos olhares, característica que se reforça nesta edição, a atravessando por inteiro, Essa tônica ampliou-se recentemente em suas parcerias: além do suporte da Faperj para aquisição de equipamentos, o apoio de Furnas Centrais Elétricas S. A" por meio de seu programa de patrocínio cultural, está sendo fundamental para aperfeiçoar o processo de produção da revista.

Na 11ª edição, em vez de um tema, a editoria optou por publicar um dossiê multitemático, um conjunto de textos derivados de algumas das dissertações de mestrado feitas pela primeira turma do Programa de Pôs-Graduação em Artes do Instituto de Artes da UERJ. Cristina R. Campos, Eliane Coster, Elisa de Magalhães, Fernanda Pequeno da Silva, Francini Barros, Inês de Araujo, Marina P. Menezes e Nelson Ricardo abordam temas variados pintura corporal indigena, fotografia, candomblé, ensino de arte, arte contemporânea -, desenvolvidos nas três linhas de pesquisa que constituem o Programa.

O conjunto de temas abordados na seção de artigos livres também é bem diversificado, em função de colaboraçôes provenientes de diferentes regiões do Brasil que Concinnitas recebe, avalia e publica. Sobressai de imediato o texto de Márcio Seligmann-Silva, da Unicamp, sobre Passagens, obra-chave de Walter Benjamin, que acaba de ser traduzida e publicada no Brasil. Para dialogar com esse texto, convidamos o artista Cezar Bartholomeu a produzir um ensaio nas célebres passagens parisienses. Além dos textos de Alexandre Costa, Cláudia Valladão de Mattos e Fernanda Marinho sobre as relações entre conhecimento e arte, pintura quinhentista italiana, Aby Warburg e arte contemporânea, há o ensaio Artaud / O Rosto, de Roberto Corrêa dos Santos.

Na seção de traduções, que procura disponibilizar reflexões relevantes ainda não publicadas em português, há neste número um artigo de Paul Bohannan, antropólogo recentemente falecido, sobre a necessidade de juizo crítico na análise da dita arte primitiva e um texto já considerado histórico de Martha Rosler sobre o video e sua historiografia.

Temos ainda uma alentada seção de resenhas, começando com a análise feita por Sheila Cabo Geraldo, editora de Concinnitas, das últimas edições da Documenta de Kassel e da Bienal de Veneza; há leituras de eventos, publicações e obras feitas por Afonso Luz, do Ministério da Cultura, Renata Reinhoefer F. França, Raphael Fonseca e Léo Morais, discentes e ex-estudantes do Instituto de Artes da UERJ: do mestrado em Artes, do bacharelado em História da Arte e do curso de extensão (aperfeiçoamento) para carnavalescos que o Instituto promoveu no primeiro semestre de 2007, em parceria com o Centro Cultural José Bonifácio, da Secretaria das Culturas da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Assim, seguindo uma tradição brasileira, especialmente carioca, o volume acaba em samba.

Esperando que essa diversidade encontre múltiplos ecos, desejamos a todos, boa leitura e reflexões.

Posted by João Domingues at 12:25 PM

CONCINNITAS N. 10

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CONCINNITAS N. 10 - Revista do Instituto de Artes da UERJ

Preço: R$ 25 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 19,2 x 23,1 cm
Nº páginas: 160
Impressão: capa 3 cores e miolo com caderno de ilustrações colorido (4 cores).
Peso: 357g

Autores: Alexandre Vogler, Aurora Fernández Polanco, Carmen Navarrete Tudela, Cristina Ribas, Daniela Labra, Dária Jaremtchuk, Jaime Vindel, Javier Hernando Carrasco, José Miguel G. Cortés, Josu Larrañaga Altuna, Juan Vicente Aliaga, Lídice Matos, Loreto Alonso, Maria Iñigo Clavo, Sheila Cabo Geraldo, Yayo Aznar Almazán
Organização: Sheila Cabo Geraldo
Editora: Sheila Cabo Geraldo


Sumário
Dossiê arte e política
Josu Larraiiaga Altuna Acerca de la condición política de lo artístico en la sociedad del conocimiento.
José Miguel G. Cortés Identidad, género y espacio urbano
Juan Vicente Aliaga Polifonías discordantes: sobre la significación de las micropolíticas en las prácticas artísticas y culturales
Aurora Fernández Polanco Resonancias: arte y vida. Una lectura de Jacques Ranciêre
Javier Hernando Carrasco Activismo ecologico y arte medioambiental: el caso de César Manrique
Yayo Aznar Almazán y Maria liiigo Clavo Arte, política yactivismo
Carmen Navarrete Todo arte es político. Representaciones de lo político y políticas de la representación.

Notas sobre feminismo y globalización
Dária Jaremtchuck Ações políticas na arte contemporânea brasileira
Sheila Cabo Geraldo Qual política: microagências artístico-historiográficas

Artigos
Jaime Vindel Claves teóricas para la comprensión del arte conceptual y del conceptualismo argentino.
Lidice Matos Arte é este comunicado agora - Paulo Bruscky e a crítica institucional

Ensaio de artista
Alexandre Vogler Fé em Deus / Fé em Diabo

Resenhas
Loreto Alonso Ganarse la vida
Daniela Labra Zexe.net - Canal motoboy
Cristina Ribas Invenção de multidão


Apresentação

SHEILA CABO GERALDO

O dossiê da edição que agora trazemos a público trata da relação entre Arte e Política, uma relação implícita no processo de modernidade artística, mas que se vem colocando no foco dos debates mais acirrados das últimas décadas, sobretudo quando as definições, tanto de arte como de política, passam a sofrer necessário processo de redefinição na chamada sociedade do conhecimento. Os textos que compõem este debate foram apresentados no seminário Lo político desde el arte, que aconteceu em maio de 2006, na cidade de Madri, coordenado pelo artista, professor e pesquisador Josu Larranaga Altuna, como parte do projeto de pesquisa Arte y política - Argentina, Brasil, Chile y Espana, 1989-2004, e foram gentilmente cedidos por seus autores, a quem agradecemos.

Convidamos para compor este número o artista Alexandre Vogler, que preparou a capa e o ensaio "Tridente de Nova Iguaçu". O trabalho aqui publicado é o desdobramento da intervenção realizada em agosto de 2006, no município de Nova Iguaçu, que podemos considerar uma espécie de reverberação das ações desenvolvidas no grupo Atrocidades Maravilhosas, de que participou em 2000/2001, deflagrando intervenções com cartazes lambe-lambe na cidade do Rio de Janeiro e em São Paulo, e provocando reações e conflitos, o que também aconteceu no caso de 2006. Os cartazes colados em São Paulo, Fé em Deus / Fé em Diabo, compõem a capa desta edição. Acreditamos que sua inserção possa ser mais uma contribuição para o debate que o dossiê apresenta, já que a relação entre Arte e Religião constitui-se parte da discussão que envolve Arte e Política.

Publicamos, também, neste número o artigo que recebemos de Jaime Vindel, assim como o de Lidice Matos, que certamente ampliam o tema do debate, mostrando outras leituras sobre arte contemporânea na Argentina e no Brasil.

Como coroamento da publicação, apresentamos as resenhas solicitadas especialmente para este número a Loreto Alonso, Daniela Labra e Cristina Ribas, que as prepararam em tempo recorde. Ficamos muito gratos por isso.

Posted by João Domingues at 12:22 PM

CONCINNITAS N. 9

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CONCINNITAS N. 9 - Revista do Instituto de Artes da UERJ

Preço: R$ 25 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 19,2 x 23,1 cm
Nº páginas: 208
Impressão: capa 2 cores / miolo 1 cor (pb).
Peso: 441 g

Autores: Antonio Vargas, Carlos Eduardo Comas , Carlos Nóbrega, Collin Rowe, Daniela Vicentini, Danrlei de Freitas Azevedo , Ernst Bloch, Fabiola Silva Tasca, Felipe Ferreira, Felipe Scovino, Guilherme Wisnik, José Da Costa, Kátia Maciel, Leila Danziger, Luis Andrade, Luiz Cláudio da Costa, Malu Fatorelli, Marcelo Campos, Marco Aurélio Brandt, Paulo Mendes da Rocha, Ricardo Basbaum, Rogerio luz, Tom Vanderbilt, Yve-Alain Bois
Organização: Sheila Cabo Geraldo
Editora: Sheila Cabo Geraldo


Sumário
Dossiê arte e arquitetura
Carlos Eduardo Comas O céu brasileiro de Siza
Yve-Alain Bois Cubístico, cúbico e cubista
Malu Fatorelli O espaço entre as imagens: ensino de arte/obra de arte
CoUin Rowe Da arquitetura conceitual
Guilherme Wisnik O 'informe' a partir de Matta-Clark e Rem Koolhaas
Tom Vanderbilt Cidade circuito

Ensaio de artista
Paulo Mendes da Rocha MNBA

Dossiê desdobramentos, redes e Labirintos
Luiz Cláudio da Costa Arte como tecnologia: do fazer ao pensar
Carlos Nóbrega Arte como um campo de interações
Ricardo Basbaum O artista como pesquisador
Luis Andrade Póslítico_artecnologia
José Da Costa A cena de Os Sertões: imagens em rede e recepção corporal
Rogerio Luz Arte da rede e arte do labiri nto
Kátia Maciel Cinema e presença - notas sobre a exposição Mantenha distância

Artigos
Felipe Scovino As multiplicidades de uma (re)existência na recente produção artística brasileira: o corpo entre o jogo e a guerrilha
Daniela Vicentini Waltercio Caldas: pensar arte, acordar lugares
Danrlei de Freitas Azevedo Aparência pop - uma leitura a partir da Teoria Estética de Adorno
Marco Aurélio Brandt Fotografia: como funciona?
Antonio Vargas A influência do mito do herói na aceitação das práticas artísticas
Fabiola Silva Tasca A intervenção como meio - considerações sobre certas práticas artísticas contemporâneas

Tradução
Ernst Bloch Educação formativa, manejo da forma, ornamento

Resenhas
Marcelo Campos Olho d'água: gestualidade e autoficções na arte de Efrain Almeida
Leila Danziger Séculos de melancolia
Felipe Ferreira A cidade do samba


Apresentação

SHEILA CABO GERALDO

Para abrir este número de Condnnitas, a editoria organizou um dossiê sobre arte e arquitetura. Como escreve Paul Vi riLi o, 1 ao analisar o processo de constituição da modernidade, Walter Benjamin2 entendera que, como a fotografia e o cinema, a arquitetura fornecia a matéria essencial para a forma coletiva, nova e revolucionária da arte. Enquanto espaço construído e habitado, o espaço arquitetõnico moderno não seria apenas o espaço do material e da aparência, mas aquele que se constituiria enquanto imagem simultânea, que se abre a todos os níveis de experiência, desde a visual e a tátil até a que envolve o processo de rememoração e despertar, implícitos no ser da arte, como o pensador identificara ao estudar as Passagens de Paris, construídas no século XIX.

Para constituir o dossiê, então, foram selecionados artigos que, em seus diversos aspectos, debatem a arte e a arquitetura como relações e sintomas do moderno e do contemporâneo. Publicamos, então, os textos dos arquitetos, críticos e historiadores da arquitetura Carlos Eduardo Comas, Collin Rowe e Guilherme Wisnik, assim como os dos críticos e teóricos da arte e da arquitetura YveAlain Bois e Tom VanderbiLt. Ainda integrando o dossiê, publicamos o texto da artista e arquiteta Malu Fatorelli, que trata a arquitetura como espaço implícito no pensamento artístico.

Apresentamos, como ensaio de artista, o projeto que o arquiteto Paulo Mendes da Rocha desenvolveu para a readequação do Museu Nacional de Belas Artes, em 2005, projeto que, apesar de não executado, é um exemplo das relações que o tema do dossiê aborda.

Enquanto colaboração para o debate em torno da arquitetura, publicamos, ainda, o artigo "Educação formativa, manejo da forma, ornamento", do filósofo e teórico da arte Ernst Bloch, uma referência no debate sobre a arte e a arquitetura enquanto utopia moderna e, por que não, contemporânea.

Este número conta também com o dossiê "Desdobramentos, redes e labirintos", cujos textos foram apresentados no evento Rio Cena Contemporânea pelos artistas e pesquisadores luiz Cláudio da Costa, Carlos Nóbrega, Ricardo Basbaum, luis Andrade, José Da Costa, Rogerio luz e Kátia MacieL.

Completam a publicação os artigos que recebemos dos ensaístas

Felipe Scovino, Daniela Vicentini, Danrlei de Freitas Azevedo, Marco Aurélio Brandt, Antonio Vargas e Fabíola Silva Tasca, assim como as resenhas dos pesquisadores e professores Marcelo Campos, leiLa Danziger e Felipe Ferreira, cujo a colaboração agradecemos.

Posted by João Domingues at 12:17 PM