Página inicial

Livraria do Canal

 

A Livraria on line:

- como comprar

- como vender

Pesquise na livraria:

Arquivos:
As últimas:
 

agosto 7, 2006

Poesia Visual, de Silvio Zamboni

poesia visual capa do livro.jpg

Poesia Visual

Preço: R$ 50 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 17 x 24 cm
Nº páginas: 94
Impressão: P&B
Peso: 414 g
Edição: Editora Plano


Poesia Visual

Reunião de trabalhos do artista desde 1989, este livro expõe relação íntima e, às vezes, conflituosa entre a palavra e a visualidade. Duchamp, no Livro I, ilustra bem a inquietação com que Silvio Zamboni observa a arte contemporânea. Discursivismo alude, não sem ironia, à necessidade de essa arte buscar apoio no verbal para expressar-se.

No Livro II, talvez o mais provocativo, letras se abrem em diferentes direções para explorar o espaço. Tornam-se ondulantes. Em trânsito, contorcem-se, experimentando etapas da evolução a novos signos. Ao se esgarçarem em outras configurações, surpreendem. Formas geométricas podem apresentar sugestões orgânicas ou ideogramáticas ou... quem sabe?

A tensão reside em contrapor à estabilidade visual da estrutura fechada da letra que existe na mente do observador a transformação em movimento caótico, fantasmagórico, falsamente descontrolado.

Falso, sim. Pois o Livro II apenas parece gestual. O trabalho do artista não é impulsivo. Silvio mantém certa margem de controle sobre aquilo que opera. Para ele a computação não constitui novo paradigma. É apenas uma ferramenta.

O Livro III, anarquista, é um esculacho. O alvo: os projetos de pesquisa? As instituições da área? A arte contemporânea? O Livro IV, por sua vez, é o resultado de um percurso pelos meios: brotou poema, teve versão em vídeo e veio integrar livro que é manifestação crítica, mas bem-humorada, de certo desconforto perante os rumos da arte na era tecnológica.

Ligia Cademartori
Drª em Teoria da Literatura

Posted by João Domingues at 1:05 PM | Comentários (1)

Silvio Zamboni P&B

sz em PB capa.jpg

Silvio Zamboni P&B

Preço: R$ 50 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 24 x 21 cm
Nº páginas: 60
Capa: Brochura
Edição: Bilíngüe
Peso: 493 g
Realização: Universidade de Brasília, FAC, Fotoarte

Apresentação

Embora trabalhando nos últimos anos com fotografia, Silvio Zamboni não pode ser tido como um fotógrafo tradicional. É, antes e acima de tudo, um artista multimídia, que navega com desenvoltura nas águas que rolam da poesia visual até o vídeo... Todas as formas, todas as figuras, todas as letras são por ele retrabalhadas na tela de um computador, ferramenta que adotou para seu trabalho desde a década de 80.

Os trabalhos a serem apresentados trazem as marcas de anos de pesquisa e de trabalho artístico. Todas as obras aqui apresentadas se originam na fotografia digital. E todas sofreram modificação ao serem lidas por softwares específicos: algumas, uma leve correção da cor; outras, a inserção de elemento estrangeiro; outras ainda, rebatidas, recompostas, realinhadas, criando um jogo de faz-de-conta, embate entre o falso e o verdadeiro, a ilusão de ser o que não é, uma sombra de indagação e dúvida anuviando o olhar do interlocutor... Nem sempre o resultado deixa mostrar o grau de interferência e o nível de manipulação dos elementos constantes das fotos; aliás, raramente o faz. Fica então o suspense, a desconfiança, quase uma armadilha... mas isso não importa! As obras enquanto imagem surpreendem! Apresentadas numa seqüência de projeções, criam uma animação simples que se sofistica e se enriquece através de momentos de superposições e fusões das imagens em sucessão.

A temática mais recorrente - mas podem também aparecer elementos variados- está centrada na captura de elementos arquitetônicos como muros, janelas, soleiras, beirais, pedras, portas- . No entanto, distanciando-se das visões largas ou panorâmicas dos cartões postais, o olhar lançado se imiscui no objeto de forma intimista, afunilada, para captar o detalhe, a minudência, o específico, querendo chegar à essência das coisas - ou, no rastro da história da fotografia - , querendo "roubar a alma" dos elementos arquitetônicos de uma cidade. Colher a síntese das cidades por meio da apanha de seus detalhes e pormenores.

Não vai nisso a pretensão de um relato documental, ordenado, linear e fiel à realidade, pois a ordem pode, a qualquer momento, ser subvertida, invertida, pervertida...O inesperado, a ironia, o humor, a transgressão, a poesia estão sempre à espreita, podendo invadir o território do supostamente real para instalar aí o virtualmente verdadeiro.

Sobre o artista:

Silvio Zamboni é artista multimídea.è um dos pioneiros no uso de microcomputadores no fazer artístico. Doutor em Artes pela ECA/USP, é professor do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Entre as disciplinas que ministra, destacam-se "Arte Eletrônica" para a graduação e "Metodologia de Pesquisa em Artes" para a pós-graduação.

Publicou o livro "A Pesquisa em Artes - um paralelo entre arte e ciência", pela Editora Autores Associados. A obra já está em segunda edição, sendo a primeira datada de 1998.

Publicou também, em 2002, pela Editora Plano, um ensaio fotográfico intitulado "Pirenópolis, pedras janelas quintais" e o livro "Poesia Visual".

Foi o idealizador e o responsável pela criação da área de Artes no CNPq, instituição onde trabalhou por muitos anos. Foi também fundador e presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP.

Silvio Zamboni nasceu na cidade de São Paulo, vive e trabalha em Brasília desde 1978.

Posted by João Domingues at 1:02 PM