Página inicial

Livraria do Canal

 

A Livraria on line:

- como comprar

- como vender

Pesquise na livraria:

Arquivos:
As últimas:
 

janeiro 27, 2010

Revista Arte&Ensaios nº 19

a&e.jpg

Revista Arte&Ensaios nº 19

Preço: R$ 42 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Ano de publicação: 2009
Formato fechado: 24x19cm
Nº páginas: 200 pp
Ilustrações em cores e/ou p&b: capa + caderno de 8 pp. em cores; restante em P&B
Organização: PPGAV-EBA/UFRJ
Editora: PPGAV-EBA/UFRJ

Sumário

Apresentação

Em outra vida acho que fui arquivista
Entrevista com Paulo Bruscky

Artigos
Uma prática urbana entre outras. Enquanto o artista bebe água, a obra acontece - Fabrício Carvalho
Espaços virtuais: cantos, no 4, de Cildo Meireles: estudo de caso de uma metodologia de conservação e restauro de arte contemporânea - Humberto Farias
A chama como experiência meditativa na cena teatral - Almir Ribeiro da S. Filho
Emygdio de Barros: o poeta do espaço - Glória Chan
Cultura visual porta adentro e a construção de um olhar decorativo no século 19 - Marize Malta
Digitally Born ou de volta para o futuro - Simone Michelin

Colaborações
A poética da memória e o efeito-arquivo no trabalho de Leila Danziger - Luiz Cláudio da Costa
Campo/evento/arquivo, as possibilidades do arquivo atual como exposição problemática de (algumas) obras contemporâneas - Cristina Ribas
Furor de arquivo - Suely Rolnik
O reviramento do sujeito e da cultura em Hélio Oiticica - Tania Rivera

Dossiê Warburg
Organização Cezar Bartholomeu, Aby Warburg, Giorgio Agamben

Reedição
Introdução à leitura de Winckelmann - Gerd Bornheim

Temáticas
Um passeio pelos monumentos de Passaic, Nova Jersey - Robert Smithson
“Eu não trabalho com símbolos.” Joseph Beuys, a experiência e a construção da lembrança - Jean-Philippe Antoine
Arquivos da Arte Moderna - Hal Foster
Atlas de Gerhard Richter: o arquivo anômico - Benjamin Buchloh

Página Dupla
Interface I, Janela no MNBA - Carlos Azambuja

Resenhas
O projeto do Renascimento - Ana Cavalcanti
A filosofia de Andy Warhol - Louise D.D.
Arquivo contemporâneo - Ivair Reinaldim
Jardim da Oposição - Guilherme Bueno
2 em 1 - Kenny Neoob
Felipe Cohen – Colagens - Sérgio Bruno Martins


Texto de Apresentação

“Em outra vida acho que fui arquivista”, diz Paulo Bruscky, artista entrevistado de Arte & Ensaios 19, deixando clara sua afinidade com o tema Arquivo, em foco nesta edição. Bruscky é também autor da capa Ensaio, especialmente desenhada para a revista. A ele nossos agradecimentos!

Na seção Artigos, mestres recém-formados pelo PPGAV – EBA/UFRJ analisam questões de interesse para a arte: as práticas artísticas nos espaços urbanos, o problema da conservação e restauração de arte contemporânea, a natureza do acontecimento teatral e sua relação com o espectador, a produção pictórica de Emygdio de Barros e as práticas da psiquiatria. Marize Malta e Simone Michelin, professoras do Programa, oferecem ao leitor oportunidades de reflexão. Marize elabora o conceito de “olhar decorativo” articulando sua pertinência para os estudos do mobiliário e objetos domésticos, no campo da cultura visual. Simone analisa os procedimentos e estratégias de sua produção de artista.

O tema Arquivo desdobra-se na seção de colaborações, com artigos de pesquisadores de diversas universidades brasileiras. Luiz Cláudio da Costa aborda o “efeito-arquivo” na arte contemporânea. A artista Cristina Ribas articula ideias sobre a constituição do campo da arte. Suely Rolnik traz para a discussão a micro e a macropolítica nas intervenções artísticas. Expondo a síntese entre sujeito e objeto realizada por Hélio Oiticica, o artigo de Tânia Rivera chega em boa hora – 2009 marca os 50 anos do neoconcretismo.

O Dossiê Warburg é composto por uma primorosa seleção de pranchas do Atlas Mnemosine, pela introdução ao Atlas escrita pelo próprio Aby Warburg e por um texto de Giorgio Agamben. É relevante para o adensamento das discussões contemporâneas acerca da transdisciplinaridade e da relação imagem/historiografia.

A reedição de “Introdução à leitura de Winckelmann”, de Gerd Bornheim, pensador falecido em 2002, constitui texto de referência para os estudiosos da arte. Nosso reconhecimento ao autor e nossos agradecimentos à família de Gerd Bornheim por autorizar a publicação.

Textos de Robert Smithson, Jean-Philippe Antoine, Hal Foster e Benjamin Buchloh compõem a seção Temáticas. De 1967, o relato de Smithson sobre uma visita à cidade de Passaic e o registro de seus antimonumentos permanecem intensos e instigantes. Agradecemos a Pedro Süssekind a versão em português e a Cecilia Cotrim a cuidadosa revisão. Mais recentes, os outros artigos apresentam valioso repertório sobre o tema Arquivo. A relação de Beuys com a memória é abordada por Antoine, enquanto os discursos críticos desde Baudelaire a Walter Benjamin são tema de Foster. O texto de Buchloh encerra essa seção, dialogando com o dossiê Warburg, ao tratar de outro Atlas de imagens – o do artista Gerhard Richter – relacionando-o ao Atlas de Warburg.

A referência a um lugar de memória, o Museu Nacional de Belas Artes, reaparece na página dupla com trabalho de Carlos Azambuja, artista e professor do Programa.

Resenhas de livros e exposições complementam esta edição, fruto da dedicação e do
entusiasmo da equipe de Arte & Ensaios, à qual somos igualmente gratas.

As Editoras

Posted by Cecília Bedê at 3:15 PM