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novembro 21, 2005

GLOBAL número 5

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GLOBAL número 5

Preço: R$6 + correio
Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 20,5 X 27,5 cm
Nº páginas: 56
Peso: 176g
Autores: Alessandra Giovanella, Leonardo R. Palma, Lúcia C. Dalmaso, Rodrigo F. de Cristo, Alexandre do Nascimento, Brian Holmes, Gerardo Silva e Telma Lilia Mariasch, Michael Hardt, Newton Goto, Non Gratas Pass, Paolo Virno, rés-do-chão, Ricardo Aquino, Rodrigo Guerón, Tatiana Roque, Vera Vital Brasil, Zé Colmeia


Sumário

Trânsitos

Para um novo pacto - Giuseppe Cocco
Deu branco na mestiçagem - Liv Sovik
Fosso da normalidade democrática - Paulo Domenech Oneto
Direito de morar, direito de viver - Entrevista com Ivanete, coordenadora do MSTC, por Samantha Longoni
Reduzir Danos - Pedro Gabriel Delgado
Saúde em comum - Francis Sodré


Dossiê Arquivos da ditadura

Esquecer a dor, não as razões da dor - Tatiana Roque
Ao encontro da memória - Entrevista com Carlos Lafforgue por Gerardo Silva e Telma Lilia Mariasch
Sem medo dos arquivos - Telma Lilia Mariasch
Micropolítica do afeto - Entrevista com Vera Sílvia Magalhães por Newton Goto
A vida que insiste em resisti r- Vera Vital Brasil


Conexões Globais

A política e a felicidade - Paolo Virno
Uma viagem à China - Michael Hardt


Maquinações

Os museus na era do workfare generalizado - Brian Holmes
From: Artur Barrio, to: rés-do-chão - Entrevista de Artur Barrio por rés-do-chão.
Implosão de muros e paredes do museu - Ricardo Aquino
Desfile Fashion Real - Coletivo Non Gratas Pass
A potência revolucionária do desejo - Rodrigo Guerón
Garganta Fecunda - Alessandra Giovanella, Leonardo R. Palma, Lúcia C. Dalmaso, Rodrigo F. de Cristo
Ano da igualdade racial - Alexandre do Nascimento


Quadrinhos

Adão: o homem que virou projeto - Zé Colmeia

Posted by João Domingues at 12:03 PM

GLOBAL número 4

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GLOBAL número 4

Preço: R$5 + correio
Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 20,5 X 27,5 cm
Nº páginas: 56
Peso: 176g
Autores: Alexandre Curtiss, Alexandre do Nascimento, Antonio Lancetti, Caio Márcio Silveira, Denilson Lopes, Écio de Salles, Fabiane Borges e Rafael Adaime, Fabio Goveia, Feabio Malini, Francisco de Guimaraens, Franklin Coelho, Gerardo Silva, Jaime de Castro Filho, Jeroen Klink, Leonora Corsini e Margareth Hisse, Luis Carlos Fridman, Moa, Paolo Gurisatti,Pedro Cláudio Cunca Bocayuva, Renata Bernardes, Ricardo Rosas, Tatiana Wells e Ricardo Ruiz, Ricardo Sapia, Sandro Mezzadra, Saskia Sassen


Sumário

Trânsitos

Liberdade Chacinada - Ricardo Sapia
Lições da derrota de Marta em São Paulo - Antonio Lancetti
Controle dos pobres - Alexandre do Nascimento


Apesar deles

Resistir, produzir, interagir - Écio de Salles
Drogas: porquê legalizar - Francisco de Guimaraens
Universidade: vamos fazer essa reforma - Alexandre do Nascimento
Descontrole da comunicação: Feabio Malini
Anti-corpos para a saúde disciplinar - Leonora Corsini e Margareth Hisse


Dossiê Desenvolvimento Local

A proposta da Expo Brasil - Caio Márcio Silveira
O local à deriva - Gerardo Silva
Cidades para além do Estado - Saskia Sassen
Entre o arranjo e o paradoxo - Paolo Gurisatti
Acumulação e sistema público de apoio ao desenvolvimento local - Franklin Coelho
Tecendo a sociabilidade e o desenvolvimento em Santa Teresa - Renata Bernardes
Os limites da metrópole - Jeroen Klink
A cidade ainda resiste - Pedro Cláudio Cunca Bocayuva


Conexões Globais

Argentina Insurgente - entrevista com o coletiv Situaciones - Sandro Mezzadra
Gente à deriva - Luis Carlos Fridman


Quadrinhos

Mendigo - Moa


Universidade Nômade

Quem irá nos defender quando o ensino vira negócio? - Jaime de Castro Filho (pseudônimo)


Maquinações

Pos bichas - Denilson Lopes
"Anda povo! vai pra rua!" - Fabiane Borges e Rafael Adaime (Catadores de Histórias)
Digitofagizando - Ricardo Rosas, re-mixado por Tatiana Wells e Ricardo Ruiz
Cine Falcatrua, uma experiência acadêmica no mundo do cinema - Alexandre Curtiss
Saiba mais sobre o Cine Falcatrua - Fabio Goveia

Posted by João Domingues at 12:03 PM

GLOBAL número 3

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GLOBAL número 3

Preço: R$5 + correio
Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 20,5 X 27,5 cm
Nº páginas: 56
Peso: 176g
Autores: Adriano Pilatti, Alexandre do Nascimento, Ava Patrya Yndia Iracema Gaitán Rocha, Cecília Cotrim, Étienne Balibar, Gerardo Silva, Giuseppe Cocco, Hamilton Garcia, Ivana Bentes, Michael Hardt, Nilson Primitivo, Norman Solomon, Osvaldo Saidón, Pier Paolo Pasolin, Raúl Sanchez, Romaric Sulger Büel, Ronald Duarte, Simone Michelin, Tarja Preta/Leonardo, Tatiana Roque


Sumário

Trânsitos

As razões do dissenso petista - Hamilton Garcia
Entre a fuga e a escravidão - Adriano Pilatti
A nova cidade partida - Romaric Sulger Büel
"Os direitos humanos não nos farão abençoar o capitalismo!" - Giuseppe Cocco
A arte de governar - Tatiana Roque
Intelectuais orgânicos - Ronald Duarte


Dossiê Pasolini

Exposição Pasolini e a carne - Michael Hardt
Hierarquia - Pier Paolo Pasolini
O filme "Dramática" - Ava Patrya Yndia Iracema Gaitán Rocha
"Kryzto não mora na kruz" - Ivana Bentes


Conexões Globais

No rastro do "efeito Zapatero" - Raúl Sanchez
"Arbeit Macht Frei" - Gerardo Silva
Universalidade da Causa Palestina - Étienne Balibar
Uso e abuso - De Attica a Abu Ghrai - Norman Solomon


Quadrinhos

Balada Perdida Tarja Preta/Leonardo


Universidade Nômade

Reforma universitária: a proposta do MEC - Alexandre do Nascimento
Pelo fim do velho corporativismo - Giuseppe Cocco


Maquinações

Encontro de esquizoanálise - Osvaldo Saidón
Cinema Crime - Nilson Primitivo
Nós contemporâneos rés-do-chão açúcar invertido - Cecília Cotrim
O efêmero que se prolonga - Simone Michelin

Posted by João Domingues at 12:03 PM

GLOBAL número 2

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GLOBAL número 2

Preço: R$5 + correio
Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 20,5 X 27,5 cm
Nº páginas: 56
Peso: 176g
Autores:Alexandre do Nascimento, Angela Detanico, Carlos Contente, Daniel Castanheira (Grupo Hapax), Écio de Salles, Ericson Pires (Grupo Hapax), Fabiane Borges, Francis Sodré, Gilmar Rodrigues, Giuseppe Cocco, Graciela Hopstein, Hermano Viana, Horacio Tarcus, Inés Fernández, Ivana Bentes, Jailson de Souza e Silva, Jairo Nicolau, Jô Gondar, Joel Birman, Julia Rodrigues, Leonora Corsini, Marisa Nogueira Greeb, Maurício Rocha, Mauro Sá Rego Costa, Patricia Fagundes Daros, Pedro Cláudio Cunca Bocayuva, Peter Pál Pelbart, Silvio Mieli, Tatiana Roque, Toni Negri.

Sumário

Trânsitos

Toma lá, dá cá
Jairo Nicolau
A queda da Parmalat e os "bond people"
Giuseppe Cocco
Direitos dos estrangeiros no Mercosul
Leonora Corsini e Patricia Fagundes Daros

Acontecimento Negri

Quando há um só mundo, aonde vão as viagens?
Maurício Rocha
Campo de luta
Jailson de Souza e Silva
"Não creio que exista algo como o inconsciente"
Jô Gondar
Negri e os Estados Gerais da Psicanálise
Joel Birman
Comunismo da imanência
Peter Pál Pelbart
Negri, Stédile, uma conversa
Silvio Mieli
Negriana
Ericson Pires e Daniel Castanheira (Grupo Hapax) entrevistam Toni Negri

Conexões Globais

Olhos noutra Europa
Tatiana Roque
O poder constituinte na Bolívia
Pedro Cláudio Cunca Bocayuva
Entre a velha e a nova esquerda
Horacio Tarcus
O mercado de Bonpland - Ocupação e reconstrução do espaço público
Inés Fernández

Quadrinhos

Paraíba Ninja
Carlos Contente

Trabalho/Arte

Intermitentes
Tatiana Roque
Software livre ou morte!
Hermano Viana
Ocupação de espaços, almas e sentidos
Fabiane Borges
Participarás
Angela Detanico e Julia Rodrigues
Imaginário Periférico
Mauro Sá Rego Costa
Rio-Buenos Aires, zonas de turbulência e invenção
Ivana Bentes

Universidade Nômade

A universidade estatal é pública?
Alexandre do Nascimento
Loucos pela universidade
Francis Sodré

Maquinações

A realidade da imagem argentina
Graciela Hopstein
Inquietação e fúria
Écio de Salles
Nasce uma política de grupos
Marisa Nogueira Greeb
Pirataria
Gilmar Rodrigues

Posted by Patricia Canetti at 12:03 PM | Comentários (1)

GLOBAL número 1

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GLOBAL número 1

Preço: R$5 + correio
Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 20,5 X 27,5 cm
Nº páginas: 64
Peso: 199g
Autores:Alejandro Suero, Alexandre do Nascimento, André Gorz, Antonio Negri, Caio M. Silveira, Celso Athayde, César Altamira, Charles Feitosa, Coletivo Comungos, Eloar Guazzelli, Felipe Coelho, Fernando Santoro, Gerardo Silva, Giuseppe Cocco, Ivana Bentes, Jailson de Souza e Silva, Joel Birman, Liliane da C. Reis, Marco Aurélio Garcia, Martin Bergel, Mauro Sá Rego Costa, Mulheres Sem Terra, MV Bill, Projeto Esquizomídia, Ricardo Sapia, Roberto Zanini, Tatiana Roque, Thomas Schaffroth, Valter A. Rodrigues.

Sumário:

Trânsitos

A política global do governo Lula
Entrevista com Marco Aurélio Garcia por Antonio Negri
Lula: governo nacional ou política global?
Giuseppe Cocco
Traição? Pode ser, e daí?
Tatiana Roque
Tortura e memória
Tatiana Roque
Palavras, palavras e palavras
Alexandre do Nascimento
Carta a Senhora Juíza Ellen
Mulheres Sem Terra
Crônica da conjuração baiana
Coletivo Comungos, Projeto Esquizomídia
A favela imaginária da classe média
Jailson de Souza e Silva
A paz sem voz não é paz, é medo
Giuseppe Cocco
A invasão de São Bernardo: a luta dos "sem" e o Estado de Direito
Ricardo Sapia e Giuseppe Cocco
Espaço e diferença: quando morar é um ato de resistir
Charles Feitosa

Universidade Nômade

Por uma Universidade Nômade
Manifesto
O superior e o inferior
Fernando Santoro
A universidade fora da sala de espelhos
Felipe Coelho
Democracia na universidade passa pela internet e pelo rádio
Mauro Sá Rego Costa

Conexões Globais

Trabalho sem medida
Entrevista com André Gorz por Thomas Schaffroth
Sangue brasileiro no cemitério iraquiano
Roberto Zanini
A Argentina na era K
Alejandro Suero
Ares de justiça
Gerardo Silva
Argentina: entre a política do controle e a organização dos movimentos
César Altamira
Balanço sobre movimentos na Argentina
Martin Bergel

Quadrinhos

Não vão conseguir destruir um povo
Eloar Guazzelli

Maquinações

"A solução vai vir de nós para nós"
Entrevista com MV Bill por Ivana Bentes
Efeito Cufa, comunicando a favela
Celso Athayde
A esquerda e o susto do cavalo do dragão
Valter A. Rodrigues
A política no psicanalisar
Joel Birman
A Expo Brasil Desenvolvimento Local e a potência dos territórios
Caio M. Silveira e Liliane da C. Reis

Posted by Patricia Canetti at 12:03 PM

GLOBAL número 0

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Revista Global-Brasil

A Revista Global-Brasil é parte de uma rede de ativismo transnacional que conecta ativistas, artistas, professores, intelectuais, empresários, trabalhadores, estudantes com uma outra visão das dinâmicas da globalização.

Sintonizada com os movimentos globais, de Seattle ao Fórum Social Mundial, com as redes locais de ativismo (pré-vestibulares para negros e carentes, movimento hip-hop, coletivos de artistas), a Revista Global está associada ao Global Project italiano e à Global em espanhol.

Com uma proposta estética criada com a colaboração de artistas brasileiros, busca-se provocar um diálogo entre imagem e texto, a partir de materiais produzidos por artistas, fugindo um pouco da imagem-verdade do jornalismo para criar uma possibilidade de "imagem-arte-interferência".

Como parte da sua linha editorial, a revista se propõe a:

1 - identificar e dar visibilidade aos movimentos que se originaram e se fortaleceram a partir da globalização;

2 - revelar e caracterizar as experiências da globalização denominadas know-global (distintas das experiências no-global);

3 - pensar e intervir nos processos de manutenção das desigualdades, sobretudo no que diz respeito à produção de saber e cultura e ao acesso ao ensino superior;
4 - investigar as práticas estéticas que se determinam na fronteira entre cultura e política; entre arte e vida.

A Global faz parte da Rede Universidade Nômade, uma rede de professores, estudantes, pré-vestibulares e movimentos culturais que querem pensar a produção do conhecimento de dentro para fora e de fora para dentro dos "muros" das universidades.


GLOBAL número 0

Preço: R$5 + correio
Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 20,5 X 27,5 cm
Nº páginas: 32
Peso: 105g
Autores: Alexandre do Nascimento, Anderson Sá, Antonio Negri, Dario Azzellini, Denise de Sant'Anna, Ericson Pires, Gianfranco Bettin, Giuseppe Caccia, Giuseppe Cocco, Ivana Bentes, John Holloway, Leonardo Palma, Luca Casarini, Marco Bascetta, Michael Hardt, Naomi Klein, Peter Pál Pelbart, Rodrigo Chavez, Ruben Espinosa, Sapienza Pirata, Suely Rolnik, Tatiana Roque.

Sumário:

Crônicas Globais

Democracia Global, América Latina
Michael Hardt
Soberania Imperial e Guerra
Antonio Negri
Saberes y democracia
Marco Bascetta

Brasil

A Democracia é produtiva
Giuseppe Cocco
O acontecimento Lula
Suely Rolnik
A estética da fome, made in favelas
Ivana Bentes
Partilhas e fomes brasileiras
Denise de Sant'Anna

Argentina

Argentina, diciembre 2002
Ruben Espinosa

Venezuela

A nossa luta é uma luta global
Dario Azzellini entrevista Rodrigo Chavez

Lutas

Una lucha por la dignidad!
John Holloway
La extensión europea y la restricción de los derechos
Sapienza Pirata
O movimento e a produção criativa de realidades
Leonardo Palma
Resistências
Tatiana Roque
Risco de arte: resistências
Ericson Pires
Minha História
Anderson Sá
Ação afirmativa
Alexandre do Nascimento
Um efeito sobre a vida
Luca Casarini entrevista Naomi Klein
Teatro e loucura
Peter Pál Pelbart
Os "novos municípos"
Giuseppe Caccia/Gianfranco Bettin

Posted by Patricia Canetti at 12:03 PM

Alfabeto Visual

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ALFABETO VISUAL, de RUBENS PILEGGI SÁ

Esse livro é a compilação de textos dos três primeiros anos da coluna ALFABETO VISUAL (setembro de 1999 a dezembro de 2002), sobre arte contemporânea, escritos semanalmente no jornal Folha de Londrina e agora no CanalContemporâneo, também.

O que se destaca nesse livro é o debate sobre arte contemporânea no momento mesmo em que ela está se fazendo, sendo que seu autor, também artista, participa como agente desse processo em que as mediações realizadas no circuito da arte, como as questões de curadoria, crítica, museus, galerias e mercado são colocadas em discussão diante das estratégias de uso do espaço como territórios em que arte e vida buscam fundir-se.

"E, como não poderia deixar de ser, Rubens Pileggi nos oferece seu alfabeto Visual como 'acorde dissonante diante do jornalismo diário' - que recebemos com muito prazer e ouvidos atentos. Está, portanto, na região de recepção do do olho-ouvido a riqueza e a singularidade da coletânea de escritos aqui reunidos".

Ricardo Basbaum - trecho do prefácio

trecho: O Artifício da criação

Passar os olhos pela superfície da página, fazendo com que todo o mecanismo de atenção se volte para o próprio corpo do leitor. Tocar seu pensamento por chaves que abram portas para a passagem ao salão da imaginação. Para que, com a ferramenta das idéias, outras proposições sejam colocadas em circulação. Palavras inventadas para multiplicar as possibilidades da leitura, para se conectarem ao que, aqui, procura expandir e contaminar, atravessando suavemente e delicadamente toda a matéria sensível que pode ser tocada pela percepção de algo à nossa volta. No caso, à nossa frente, o toque das palavras.

Formato fechado: 15,5 X 32cm
Nº páginas: 149
P&B c/ imagens
Peso: 360g
Atrito Art Editora
Patrocínio: Lei de Incentivo à Cultura de Londrina

Preço: R$ 25 + correio
Como comprar:clique aqui para se informar

Posted by Patricia Canetti at 12:03 PM

Concinnitas N. 5

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CONCINNITAS - Revista do Instituto de Artes da UERJ
Número 5, ano 4, Dezembro 2003

Preço: R$20 + correio
Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 19 x 23cm
Nº páginas: 208
Peso: 442g
Autores e artistas: Alberto Cipiniuk, Aldrin Moura de Figueiredo, Alexandre Sá, Antonio Manuel, Arlindo Machado, Fernanda Pequeno, Gustavo Schnoor, Leila Danzinger, Luis Andrade, Milton Machado, Robert Kudielka, Rradial, Vera Beatriz Siqueira, Vera Lins, Walter Benjamim e Yobenj Bayona
Visite a página da revista.

Veja os títulos por ordem alfabética de autores com as conexões para os seus respectivos resumos:

Para lá do aparente - uma pequena reflexão sobre a história social da arte
Alberto Cipiniuk
Doutor em História da Arte pela Universidade Livre de Bruxelas. Professor do Instituto de Artes da Uerj e do Departamento de Artes e Design da Puc-Rio
Veja o resumo.

O vernissage da história: Antonio Parreiras, Benedito Calixto e Theodoro Braga em Belém do Pará, 1903-1908
Aldrin Moura
Doutor em História. Professor do Departamento de História da Universidade Federal do Pará.
Veja o resumo.

After the end of Art2 - uma quase-resenha
(After the End of Art, Arthur Danto)

Alexandre Sá
Artista plástico - Poeta - Professor de Artes - Graduado em Educação Artística (História da Arte) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestrando da Escola de Belas Artes da UFRJ.
Veja o resumo.

Portfolio
Antonio Manuel
Veja na página da revista.

O Filme-Ensaio
Arlindo Machado
Doutor em Comunicação e professor da ECA-USP e da PUC-SP. Autor, entre outros, dos livros A Ilusão Especular, A Arte do Vídeo, Máquina e Imaginário, Pré-cinemas & Pós-cinemas, A Televisão Levada a Sério, O Quarto Iconoclasmo e El Paisaje Mediático.
Veja o resumo.

Um Evang'Hélio Pagão - Helio Oiticica e a arte dessacralizada das galeras
Fernanda Pequeno
Graduanda em Educação Artística pela UERJ. Foi bolsista do Departamento Cultural da mesma Universidade.
Veja o resumo.

O Maneirismo no Brasil
Gustavo Schnoor (Homenagem)
Veja o resumo.

Notas sobre um 'terreno baldio'
Leila Danzinger
Artista plástica. Professora do Departamento de Artes e Design da UFJF. Doutora em História Social da Cultura pela PUC-Rio.
Veja o resumo.

RIO 40º Fahrenheit
Luis Andrade
Artista hipermídia, mestre em linguagens visuais (EBA/UFRJ) e professor-assistente do Instituto de Artes/UERJ.
Veja o resumo.

Sexo, drogas e teoria
Milton Machado
Artista plástico e pesquisador PhD in Fine Arts pelo Goldsmiths College, Universidade de Londres. Professor Adjunto da Escola de Belas Artes EBA-UFRJ, Departamento de História e Teoria da Arte
Veja o resumo.

O equívoco de Pissarro - Sobre o desaparecimento da imagem da natureza na arte do século 20
Robert Kudielka
Universität der Kunst Berlin e autor, com Bridget Riley, de Paul Klee: The Nature of Criation: Works 1914-1940, 2002.
Veja o resumo.

Sucessão de Fatos
RRadial (Alexandre Vogler, Luis Andrade e Ronald Duarte) e Concinnitas (Sheila Cabo) entrevistam Antonio Manuel
Veja o resumo.

Individualidade e cultura: apreensão crítica das poéticas de Goeldi, Segall e Iberê Camargo
Vera Beatriz Siqueira
Doutora em História Social pela UFRJ e professora de História da Arte no Instituto de Artes da UERJ.
Veja o resumo.

O que se recusa a qualquer solução. Erwin Panofsky, Idea: a evolução do conceito de belo.
Vera Lins
Professora de Literatura Comparada da Faculdade de Letras da UFRJ
Veja o resumo.

O Estudo Rigoroso da Arte
Walter Benjamim
Traduzido do alemão por Thomas Y. Levin e do inglês por Fabiana Santos
Veja o resumo.

Gombrich, E. H. Meditações sobre um cavalinho de pau outros ensaios sobre a teoria da arte.
Yobenj Bayona
Doutorando e Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense
Veja o resumo.

Posted by Patricia Canetti at 12:03 PM | Comentários (1)

Concinnitas N. 4

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CONCINNITAS - Revista do Instituto de Artes da UERJ
Número 4, ano 4, Março 2003

Preço: R$20 + correio
Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 19 x 23cm
Nº páginas: 254
Peso: 536g
Autores e artistas: Allan Kaprov, Ana Paula Miranda, Blake Eskin, Carol Becker, Christine Mello, David Hunt, Eduardo Kac, Frank Popper, Gerfried Stocker, Gilles A. Tiberghien, Giodana Holanda, Giselle Beiguelman, Glória Ferreira, Gustavo Amarante Bomfim, Isabel Portella, Isabela Frade, Jorge Luiz Cruz, Julio Plaza, Maria Beatriz de Medeiros, Nelson Felix, Pier Luigi Capucci, Ricardo Basbaum, Simone Michelin, Ulli Allmendinger.
Visite a página da revista.

Veja os títulos por ordem alfabética de autores com as conexões para os seus respectivos resumos:

A Educação do Não-Artista, Parte I
Allan Kaprov
Tradução Carlos Klimick
Veja o resumo.

Entrevista Eduardo Coimbra
Ana Paula Miranda
Bacharel em filosofia e pós-graduanda em Filosofia Contemporânea na UERJ. Foi bolsista do Departamento Cultural - DECULT/UERJ, desenvolvendo trabalho de divulgação das exposições
Veja o resumo.

Dossiê Eduardo Kac
Criando a coelhinha colorida (GFP Bunny)

Blake Eskin
Escreve sobre arte para publicações como ARTnews e The New York Times.
Veja o resumo.

Dossiê Eduardo Kac
Coelhinha PFV

Carol Becker
Reitora da Escola do Instituto de Arte de Chicago, autora e editora de vários livros.
Veja o resumo.

Vídeo e Corpo em Tempo Real
Christine Mello
Doutoranda em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, com pesquisa sobre o vídeo no Brasil. Professora de História e Estética do Vídeo na ECA-USP; curadora de Net Art brasileira da 25ª Bienal Internacional de São Paulo.
Veja o resumo.

Dossiê Eduardo Kac
Da metáfora ao Motivo

David Hunt
Escritor de Nova York que publica regularmente na Flash Art, frieze, and art/text.
Veja o resumo.

Dossiê Eduardo Kac
A arte Transgênica de Eduardo Kac

Frank Popper
Escreve sobre arte contemporânea há quase trinta anos. Reside e trabalha em Paris, França e tem organizado várias exibições de arte e tecnologia pelo mundo.
Veja o resumo.

Dossiê Eduardo Kac
Insurreição

Gerfried Stocker
Artista, e desde 1995, Diretor Artístico do Festival Ars Electronica e Diretor Geral do Ars Electronica Center.
Veja o resumo.

Cabanas
Gilles A. Tiberghien
Tradução Alberto Cipiniuk
Veja o resumo.

Corpos interativos, telepresentes e pós-biológicos
Giodana Holanda
Artista Plástica, Mestre em Design pela PUC-Rio, Professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Veja o resumo.

Dossiê Eduardo Kac
A Coelhinha e a bioarte

Giselle Beiguelman
Professora do curso de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Desde 1998 tem um estúdio de criação digital (desvirtual - www.desvirtual.com). É editora da seção "Novo Mundo", de Trópico.
Veja o resumo.

Encontros com o outro: entrevista de Maurício Dias e Walter Riedweg
Glória Ferreira
Doutora em História da Arte, Professora da EBA-UFRJ, Co-editora da Revista Arte&Ensaios e curadora independente.
Veja o resumo.

Sobre Nada, ou quase
Gustavo Amarante Bomfim
Doutor em Filosofia pela Bergische Universität Wuppertal, Alemanha.
Veja o resumo.

Florestas: paisagem e arte na obra de Antônio Parreiras
Isabel Portella
Museóloga com especialização em História da Arte e da Arquitetura no Brasil pela PUC-Rio e mestre em História e Teoria da Arte pela EBA/UFRJ.
Veja o resumo.

O Pensamento Mestiço
Isabela Frade
Arte-educadora, Doutora em Comunicação, professora adjunta do Depto de Educação Artística e Cultura Popular/ Instituto de Artes-UERJ.
Veja o resumo.

Roteiro: Obra Invisível
Jorge Luiz Cruz
Professor do Instituto de Artes da Uerj, doutor pelo Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-São Paulo e diretor do curta-metragem A Quadrilha, 2002.
Veja o resumo.

Arte e Interatividade: Autor-Obra-Recepção
Julio Plaza
Professor Titular aposentado da Usp, artista intermedia e teórico de arte-tecnologia
Veja o resumo.

Arte e Tecnologia: Algumas pesquisas realizadas na Universidade de Brasília
Maria Beatriz de Medeiros
Universidade de Brasília
Veja o resumo.

Portfolio
Nelson Felix
Veja na página da revista.

Dossiê Eduardo Kac
As formas de vida

Pier Luigi Capucci
Ensina teoria e técnicas das novas mídias na Universidade de Roma "La Sapienza" e é redator da Domus.
Veja o resumo.

"X": Percursos de alguém além de equações
Ricardo Basbaum
Artista e escritor. Professor-assistente do Departamento de Teoria e História da Arte do Instituto de Artes, UERJ. Co-editor da revista de arte item. Participa do coletivo internacional Magnet.
Veja o resumo.

Do Mito, Media & Movimento
Simone Michelin
EBA/UFRJ (Escola de Belas Artes / Universidade Federal do Rio de Janeiro); CAIIA-STAR/UK (Center for Science, Technology and Art Research)
Veja o resumo.

Dossiê Eduardo Kac
Um pequeno salto para Alba, um grande para a humanidade

Ulli Allmendinger
Escreve sobre arte para revistas tais como New York Arts Magazine e ARTnews.
Veja o resumo.

Posted by Patricia Canetti at 12:03 PM

Concinnitas N. 3

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CONCINNITAS - Revista do Instituto de Artes da UERJ
Número 3, ano 3, Janeiro/Junho 2002

Preço: R$10 + correio
Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 19 x 23cm
Nº páginas: 185
Peso: 428g
Autores e artistas: Alice Inês de Oliveira e Silva, Amelia Zaluar, Angelica Höffler, Antonio Jardim, Eloiza da Silva Gomes de Oliveira, Flavio Terrigno Barbeitas, Gilmar de Carvalho, Henrique Garcia Sobreira, Márcio Almeida, Patricia Furlong, Rogério Luiz Moraes Costa, Sylvia Ribeiro Coutinho.
Visite a página da revista.

Veja os títulos por ordem alfabética de autores com as conexões para os seus respectivos resumos:

Os Demônios Pagodeiros de Mestre Expedito
Alice Inês de Oliveira e Silva
PhD em Antropologia Social. University of London (U.C.L.)
Veja o resumo.

Do tombamento de uma arquitetura poética
Amelia Zaluar
Professora e pesquisadora de arte popular. Autora da monografia "Casa da flor". Presidente da Sociedade de Amigos da Casa da Flor.
Veja o resumo.

O último profeta do milênio
Gilmar de Carvalho
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-São Paulo. Professor da Universidade Federal do Ceará.
Angelica Höffler
Mestranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-São Paulo.
Veja o resumo.

Ícaro e a metafísica - um elogio da vertigem
Antonio Jardim
Doutor em Poética, pela Faculdade de Letras da UFRJ. Professor de Estética e Teoria da Arte do Deart/UERJ. Professor da Faculdade de Letras da UFRJ.
Veja o resumo.

Imaginário e trabalho na Poesia de Chico Buarque de Hollanda - Operários, Prostitutas e Malandros
Eloiza da Silva Gomes de Oliveira
Doutor em Educação Brasileira pela UFRJ. Professor adjunto da Faculdade de Educação da UERJ.
Veja o resumo.

Reflexões sobre a prática da transcrição: as suas relações com a interpretação na música e na poesia
Flavio Terrigno Barbeitas
Mestre pela Escola de Música da UFRJ. Professor assistente da Escola de Música da UFMG e Violonista.
Veja o resumo.

O último profeta do milênio
Gilmar de Carvalho
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-São Paulo. Professor da Universidade Federal do Ceará.
Angelica Höffler
Mestranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-São Paulo.
Veja o resumo.

Anotações éticas e estéticas sobre a educação do educador
Henrique Garcia Sobreira
Doutor pela FACED/UFRJ. Prof. Adjunto FEBF/UERJ. Prof. Titular do Mestrado em Educação/UNIVERSO
Veja o resumo.

Superstição: deusa sem altar
Márcio Almeida
Pós-Graduado em Ciências da Religião, Instituto de Ensino Superior e Pesquisa - Inesp, Universidade do Estado de Minas Gerais.
Veja o resumo.

Portfolio
Patricia Furlong
Veja na página da revista.

Mário de Andrade e a MPB
Rogério Luiz Moraes Costa
Mestrando no Departamento de Música da ECA -USP
Veja o resumo.

Residência Nordschild - Contribuição de Gregori Warchavchick para Arquitetura Moderna no Brasil
Sylvia Ribeiro Coutinho
Professora da Escola de Belas Artes (UFRJ). Especialista em História da Arte e Arquitetura no Brasil (PUC/RJ
Veja o resumo.

Posted by Patricia Canetti at 12:03 PM

Concinnitas N. 1

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CONCINNITAS - Revista do Instituto de Artes da UERJ
Número 1, ano 1, Agosto/Dezembro 1998

Preço: R$10 + correio
Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 19 x 23cm
Nº páginas: 184
Peso: 397g
Autores e artistas: Adelia Miglievich, Andréa Bieri, Cezar Bartholomeu, Gustavo Schnoor, João Cezar de Castro Rocha, Jorge Lucio de Campos, Luiz Fernando P. N. Franco, Paulo Sgarbi, Ricardo Basbaum, Sheila Cabo Geraldo, Vitor Marinho de Oliveira, Wallace de Deus Barbosa.
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Resumos dos textos por ordem alfabética de autores:

Habermas e o pós-moderno: ciência e ficção - um primeiro ensaio
Adelia Miglievich
O debate contemporâneo põe em xeque o estatuto científico e obriga a reflexão acerca da possibilidade mesma do conhecimento. A virtude pós-moderna está, precisamente, em se constituir no maior desafio intelectual dos últimos tempos. Isso basta para que atentemos às suas críticas, responsáveis por configurar uma nova variante, a mais radical, de todas as crises da modernidade.
Opomos ao movimento pós-moderno, o "novo Iluminismo" de Habermas que inaugura a teoria crítica positiva. O frankfurtiano busca redimensionar as possibilidades de elaboração de uma teoria da racionalidade, num momento em que se assiste à propagação de uma perda generalizada das "energias utópicas", constituintes da experiência moderna.

Desinteresse e vontade em Kant, Schopenhauer e Nietzsche.
Andréa Bieri
Tendo como ponto de partida o texto de Heidegger (de seu livro Nietzsche) intitulado "A doutrina do belo em Kant. Sua interpretação errada por Schopenhauer e Nietzsche" , este artigo apresenta algumas considerações sobre a relação entre experiência estética e vontade - tema crucial da filosofia de Schopenhauer e de Nietzsche - investigando de que forma a noção kantiana de desinteresse está presente na estética de ambos.

Portfolio
Cezar Bartholomeu
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Considerações sobre a arquitetura francesa dos séc. XV e XVI
Gustavo Schnoor
O ensaio discute o uso dos conceitos de "Barroco" e de "Classicismo", para definir a arte e especialmente a arquitetura realizadas na França, ao longo do século XVII, assim como o uso dos termos "Estilo Luis XIII" e "Estilo Luis XIV", como conclusão ao tema iniciado no ensaio anterior, centrado na arquitetura francesa do século XVI.

Notas de pesquisa sobre o estudo das vanguardas no Brasil
João Cezar de Castro Rocha
Estudo do modernismo brasileiro através da retomada crítica do conceito de vanguarda. Pretende-se mostrar que tanto o modernismo quanto a vanguarda devem ser vistos como movimentos plurais. Por fim, defende-se que a reconstrução do contexto do dia-a-dia dos anos 20 é fundamental para este exercício de reavaliação.

Paisagem com um século que finda e outro que inicia: Uma apresentação de David Salle
Jorge Lucio de Campos
A falência do cânon modernista trouxe no bojo uma crescente inquietação — sem respostas claras — acerca dos efetivos parâmetros da atividade artística. Digo isso porque o acirramento de novas orientações de tratamento da questão (francamente discerníveis na atual querela entre modernos e pós-modernos) até agora não bastou para estancar uma certa sensação de impasse e, mesmo, de impotência diante do problema. Apesar de tudo, como bem lembra Howard Fox, "nunca houve na história tamanha atividade artística, tantas discussões (freqüentemente estéreis) em torno dela e tanta expectativa por parte de um público (cada vez mais ávido por soluções)".

A propósito de Eupalinos
Luiz Fernando P. N. Franco
1. Em 1970 saía Le hasard et la necéssité. O subtítulo, ensaio sobre a filosofia natural da biologia moderna, deixava clara uma dupla ousadia. As filosofias da natureza vinham de um longo período de descrédito. A biologia sinalizava com a possibilidade de dar-lhes uma versão propriamente natural. À esquerda, as reações foram furiosas. O livro era também um acerto de contas do renegado (quando do caso Lyssenko) e Nobel (1965), Jacques Monod, com ex-companheiros, raros herdeiros, muitos usurpadores do legado de Marx e, sobretudo, com o pobre Engels, autor, na penúltima década do século passado, dos manuscritos da Dialética da Natureza, uma das últimas imprudências relevantes na modalidade. A tentativa de desqualificar a provocação de Monod como pérola extemporânea do positivismo (Althusser, in Monod, p.52; Baudrillard, in Utopie, n.4 ) acabou contribuindo para uma ressurgência do gênero. O tributo que a descendência (Jacob, Serres, Morin, Atlan, Prigogine, Stenghers, Changeux) presta a Monod não é sempre isento de ambivalência. De vez em vez, ela opera o resgate de idéias mais ou menos remotas, de Lucrécio a Bergson, algumas, como as deste último, tratadas com irônica condescendência por Monod. Sincronicamente, isomorfismos parecem autorizar sinestesias e investidas interdisciplinares, impensáveis até um passado recente, contra as demarcações ciosas dos campos acadêmicos. Era inevitável que a nova safra de filosofias da natureza insistisse na teoria da evolução com ímpeto bastante para transpor a fronteira da cultura. Os resultados são irregulares. Os vislumbres de extensão às áreas humanas das aquisições da biologia parecem esbarrar ou desgarrar no obstáculo da hominização. O tema é objeto de consenso só no embaraço com que é despachado, mais como processo do que como episódio, mais continuidade do que ruptura.

Licenciatura: uma reflexão
Paulo Sgarbi
1. Introdução
O título deste texto é, para mim, uma figura de linguagem chamada redundância, isto porque a licenciatura é o espaço/tempo em que pessoas se preparam para o exercício do magistério, atividade que não consigo separar do exercício da reflexão. No entanto, ao cristalizar a idéia do título como viés da escritura, uma segunda figura de linguagem se me apareceu, de início - talvez por resistência minha inconsciente - tímida, mas crescendo e rondando meus pensamentos, interferindo nas idéias que, internamente, procurava organizar. A figura? eufemismo (lembra aquela piada: "mamãe subiu no telhado"?).

3 Textos
Ricardo Basbaum
Os três textos aqui reunidos foram escritos durante o ano de 1996, a respeito de trabalhos dos artistas Tatiana Grinberg, João Modé e Brígida Baltar, com o objetivo de acompanhar as exposições que realizaram, naquele ano, no Centro Cultural Calouste Gulbenkian. Se aproximo estes textos é porque uma série de características os inter-relacionam, estabelecendo passagens, reverberações e ressonâncias em reforço mútuo, indicando elementos de uma mesma costura a atravessar a investigação desses artistas. É produzida aqui, então, uma nova escrita tripla, a configurar um local onde Tatiana, João e Brígida podem confrontar-se, de modo interessante, produtivo, frente a alguns traços de uma certa contemporaneidade da arte. O que foi tecido e plasmado nas linhas abaixo é parte de um esforço em pensar o trabalho destes artistas, aproximando-me do que fazem por meio da articulação, da invenção e da intervenção discursiva.

A Fotografia Romântica de Marc Ferrez
Sheila Cabo Geraldo
Marc Ferrez (1843-1923) selecionou imagens que correspondem à visão oitocentista da cidade, segundo uma concepção pictórica romântica. Suas fotografias, em especial as paisagens e panoramas do Rio de Janeiro, concentram o seu foco na liricidade que os pintores, especialmente os paisagistas estrangeiros do século XIX, difundem da cidade.

Ideologia: atualizando a reflexão
Vitor Marinho de Oliveira
A ideologia sempre foi desencadeadora de discussões tão apaixonadas que Bell tentou assassiná-la nos anos 50. Fukuyama, há pouco, tentou sepultá-la definitivamente, ao decretar o fim da História. Curioso observar os paradoxos. Bell vivia o calor da Guerra Fria e Fukuyama observava os escombros do Muro. Suas idéias são produto — como sempre — de condições históricas que viabilizaram embates exatamente no campo ideológico.

Globalização e etnogênese: os "novos" índios do nordeste e sua arte
Wallace de Deus Barbosa
O estudo da globalização nas ciências sociais passou a ganhar espaço a partir de meados dos anos 80, com o predomínio inicial das perspectivas que adotaram a idéia de "sistema mundial", tal como foi concebida por Immanuel Wallerstein (1980). Na virada de nossa década intensificaram-se os estudos sobre "cultura" - convergentes com a perspectiva da globalização - caracterizando um movimento denominado por Roland Robertson (1992) de "virada cultural" que vem fortalecendo linhas de pesquisa hoje abarcadas sob o rótulo genérico de 'Cultural Studies' ou, simplesmente, 'estudos culturais'.

Posted by Patricia Canetti at 12:03 PM

Metacorpos

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METACORPOS

Preço: R$50 + correio
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Formato fechado: 21 x 26,5 cm
Nº páginas: 160
Impressão: offset, 4 x 4 cores
Tiragem: 1500 exemplares
Edição bilíngüe: português / inglês
Peso: 689g
Textos (ensaios): Lúcia Santaella, Nízia Villaça, Stella Senra, Viviane Matesco, Vitoria Daniela Bousso
Realização: Paço das Artes e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo

Sinopse:

Esta publicação insere-se na proposta editorial do Paço das Artes de criar referências teóricas sobre a arte contemporânea nacional e internacional. Além dos ensaios, o livro contém sinopses das obras que integravam a exposição Metacorpos, realizada entre 3 de novembro e 14 de dezembro de 2003, no Paço das Artes. As sinopses contextualizam a produção dos artistas Alair Gomes, Caetano Dias, Sandra Cinto, Janaina Tschäpe, Dennis Oppenheim, Patricia Piccinini, Cindy Sherman, Nan Goldin, Laura Lima e o grupo Corpo de Baile, presentes na exposição. O livro contém, ainda, grande quantidade de imagens coloridas, apresentando vistas da exposição e detalhes das obras.

Os textos do Metacorpos:

Esta mostra é oportuna para que se conheça também uma série de estudos profundos desenvolvidos por intelectuais brasileiros sobre o tema. O texto da curadora Vitória Daniela Bousso em Metacorpos fala do corpo como metalinguagem, como "re-condutor" de sentidos. Lucia Santaella avalia como este assunto é tratado desde os anos 70 até os dias de hoje. Já Nízia Villaça analisa a representação do corpo no século XX, estendendo-se até os anos 60. Stella Senra trata das abordagens sobre a pele em suportes como o cinema, expandindo sua pesquisa para o computador e vídeo. Viviane Matesco realiza uma investigação importante sobre como o corpo foi abordado por parte dos artistas brasileiros nos últimos 30 anos.

Trecho inicial do texto de Lucia Santaella: O corpo na arte: dos anos 1970 à biocibernética atual

A história da arte demonstra que o corpo humano sempre esteve, de uma maneira ou de outra, com maior ou menor intensidade, no foco de atenção dos artistas. Desde o mundo grego, a par do teatro e da dança, que são artes do corpo por excelência, também nas artes visuais as medidas perfeitas compunham o modelo abstrato de um corpo ideal. Na arte religiosa, a imagem do corpo era emanação do sagrado. Ao se desprender da religiosidade, o corpo foi encontrando na arte da escultura e da pintura, especialmente no retrato, formas privilegiadas de registro.

Não obstante sua aparição constante, particularmente nas artes do Ocidente, nada pode ser comparável à crescente centralidade do corpo nas artes a partir das vanguardas estéticas no início do século passado. Além de onipresente, no decorrer do século XX até hoje, o corpo foi deixando de ser uma representação, um mero conteúdo das artes, para ir se tornando, cada vez mais, uma questão, um problema que a arte vem explorando sob uma multiplicidade de aspectos e dimensões que colocam em evidência a impressionante plasticidade e polimorfismo do corpo humano. É o corpo como algo vivo, na sua vulnerabilidade, seu "estar no mundo", suas transfigurações, que passou a ser interrogado. Não foram poucos os fatores responsáveis por esse questionamento.

Segundo Palumbo (2000, p. 75), no curso do século XX, sobretudo dos anos 60 para a frente, o esquema conceitual da ciência moderna, elaborado por Galileu e Descartes e completado por Newton, atingiu finalmente uma crise. O conceito de natureza como ordem objetiva e causal, governada por leis que regulam os fenômenos de uma maneira determinada, tornando-os previsíveis, e o conceito de ciência como conhecimento matemático, baseado no cálculo e na medida quantitativa, evidenciaram-se contraditórios, quando relacionados com a natureza caótica, criativa e imprevisível dos sistemas vivos.

Juntamente com as artes e as ciências, também na literatura, filosofia e psicanálise as dimensões da corporalidade foram radicalmente questionadas. Depois de Foucault, com Derrida e Deleuze, a crise do sujeito e da razão abriram o caminho para um modo de pensar destinado a desconstruir a natureza unívoca do sentido e da forma, do ser e do logos. No cerne dessa crise, tratou-se também de redescobrir a natureza intensiva do corpo.

As margens instáveis entre o ego e o mundo, entre o real e o imaginário, entre o existente e o projetado fizeram do corpo um sistema de interações e conexões. Como matéria do vivido, o corpo tornou-se foco privilegiado para a atividade constante da modificação e adaptação por meio da troca de informação com o ambiente circundante. Esse caráter mutável do corpo em transição perene, sistema auto-organizativo com capacidade de responder à mudança, produzindo mudança, entra em sintonia com um mundo em que os fluxos, movimentos e conexões acentuam-se cada vez mais.

Para muitos autores, este estado de coisas resultou, sobretudo, da aceleração das descobertas científicas e tecnológicas que vem afetando profundamente nossas habilidades para observar, transformar e manipular as funções corporais e nossos conceitos do corpo. Pesquisas em campos como a farmacologia, fisiologia cerebral, tecnologia reprodutiva, doenças, próteses e a biônica levantam questões psíquicas e culturais que vão muito além dos limites meramente técnicos. As distinções entre masculino/feminino, vivo/morto, natural/artificial, corpo/descorporificação, eu/outro, autônomo/controlado, orgânico/inorgânico estão sendo crescentemente erodidas. Quais são os limites naturais do corpo quando o humor, a força, a energia, a potência sexual e a inteligência são manipulados por drogas? Quais são as fronteiras do corpo, quando se faz cirurgia plástica, usa-se um aparelho de audição, um marcapasso ou um quadril artificial? (Wilson, 2002, p. 150). Enfim, o corpo foi se tornando um foco de indagações e contestações para o qual converge grande parte dos discursos culturais. Longe de estar à margem desses discursos, a arte, ao contrário, é a esfera da cultura que toma a dianteira, fazendo emergir complexidades até então insuspeitadas e que as teorias e críticas das artes buscam deslindar.

Em trabalhos anteriores (Santaella, 2003b, p. 271-298), desenvolvi o argumento de que a crescente problematização do corpo foi acompanhando pari passu as gradativas e também crescentes metamorfoses do corpo, sob efeito de suas simbioses com as tecnologias. Quer os artistas trabalhem ou não com dispositivos tecnológicos, o corpo veio se tornando objeto nuclear das artes, porque as mutações pelas quais está passando produzem inquietações que se incorporam ao imaginário cultural. Mesmo que essas mutações não sejam imediatamente visíveis e mesmo que as inquietações não sejam conscientemente apreendidas, elas têm estado no cerne da cultura há algum tempo. Um indício disso encontra-se muito justamente nas artes, pois são os artistas que sabem dar forma a interrogações humanas que as outras linguagens da cultura ainda não puderam claramente explicitar.

Posted by Patricia Canetti at 12:03 PM | Comentários (2)