Página inicial

Livraria do Canal

 

A Livraria on line:

- como comprar

- como vender

Pesquise na livraria:

Arquivos:
As últimas:
 

agosto 7, 2006

Poesia Visual, de Silvio Zamboni

poesia visual capa do livro.jpg

Poesia Visual

Preço: R$ 50 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 17 x 24 cm
Nº páginas: 94
Impressão: P&B
Peso: 414 g
Edição: Editora Plano


Poesia Visual

Reunião de trabalhos do artista desde 1989, este livro expõe relação íntima e, às vezes, conflituosa entre a palavra e a visualidade. Duchamp, no Livro I, ilustra bem a inquietação com que Silvio Zamboni observa a arte contemporânea. Discursivismo alude, não sem ironia, à necessidade de essa arte buscar apoio no verbal para expressar-se.

No Livro II, talvez o mais provocativo, letras se abrem em diferentes direções para explorar o espaço. Tornam-se ondulantes. Em trânsito, contorcem-se, experimentando etapas da evolução a novos signos. Ao se esgarçarem em outras configurações, surpreendem. Formas geométricas podem apresentar sugestões orgânicas ou ideogramáticas ou... quem sabe?

A tensão reside em contrapor à estabilidade visual da estrutura fechada da letra que existe na mente do observador a transformação em movimento caótico, fantasmagórico, falsamente descontrolado.

Falso, sim. Pois o Livro II apenas parece gestual. O trabalho do artista não é impulsivo. Silvio mantém certa margem de controle sobre aquilo que opera. Para ele a computação não constitui novo paradigma. É apenas uma ferramenta.

O Livro III, anarquista, é um esculacho. O alvo: os projetos de pesquisa? As instituições da área? A arte contemporânea? O Livro IV, por sua vez, é o resultado de um percurso pelos meios: brotou poema, teve versão em vídeo e veio integrar livro que é manifestação crítica, mas bem-humorada, de certo desconforto perante os rumos da arte na era tecnológica.

Ligia Cademartori
Drª em Teoria da Literatura

Posted by João Domingues at 1:05 PM | Comentários(1)
Comments

Bacanaa!

Posted by: Gaaabi at outubro 27, 2008 3:24 PM
Post a comment









Remember personal info?