Página inicial

Livraria do Canal

 

A Livraria on line:

- como comprar

- como vender

Pesquise na livraria:

Arquivos:
As últimas:
 

junho 23, 2010

Concinnitas – Revista do Instituto de Artes da UERJ – Número 16


capa_16.jpg


Concinnitas – Número 16

Tipo de publicação: Semestral
Preço: R$ 25.00 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 192 x 231mm
Peso: 200g
Nº páginas: 208 páginas
Ilustrações em cores e/ou p&b: capa colorida / miolo p&b com de imagens colorido

Capa e Ensaio do artista Romuald Hazoumé. A boca do Rei (detalhe), sem data. Foto do artista.

Articulistas: Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, Ana Hupe, Antônio Rogério da Silva, Felipe Abdala, Guilherme Bueno, Jens Baumgarten, Karl Enenkel, Leidiane Carvalho, Luciana M. Silveira, Maria Adélia Menegazzo, María Amalia García, Maria Berbara, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Mauro Trindade, Patricia Camera, Paula Braga, Raphael Fonseca, Regina de Paula, Roberto Conduru, Romuald Hazoumé, V. Y. Mudimbe, Viviane Matesco, Yayo Aznar

Organização: Sheila Cabo Geraldo

Editora: Sheila Cabo Geraldo

Sumário

Apresentação

Dossiê desequilíbrio de afetos: arte e dor
Apresentação - Maria Berbara
Abordagens sobre a iconografia da violência e da dor - Jens Baumgarten
Cega obsessão de Yasuzo Masumura - Ana Carolina de Moura Delfim Maciel
Martírios do corpo feminino: Orlan e Hannah Wilke - Raphael Fonseca
A dor de Catarina de Siena, Teresa de Ávila e Madalena Pazzi nas artes visuais - Maria Berbara
A interpretação do Mestre de Petrarca - Karl Enenkel

Ensaio - Romuald Hazoumé

Apresentação - Roberto Conduru

Tradução
A invenção da África - V. Y. Mudimbe

Artigos | Articles
Palestina: cuando ver es perder el centro - Yayo Aznar
Fotografia no cenário artístico brasileiro - Patricia Camera e Luciana M. Silveira
O professor de arte na esfera da inclusão em classes regulares - Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
O branco suprassensorial de Hélio Oiticica - Paula Braga
Não-habitável [SSCC] - Regina de Paula
Tensiones entre tradición e innovación - María Amalia García
Conceitos à deriva - Antônio Rogério da Silva e Mauro Trindade
A vida: outro modo de usar- Maria Adélia Menegazzo

Resenhas
Mil trilhas - Guilherme Bueno
Escultura como lugar, contato e pensamento - Viviane Matesco
As mulheres de Sophie Calle - Ana Hupe
7a Bienal do Mercosul - Grito e escuta - Felipe Abdala e Leidiane Carvalho


Apresentação
Sheila Cabo Geraldo
Editora

Nossa capa reproduz um detalhe da instalação A boca do rei, de Romuald Hazoumé, artista que nasceu e vive no Benim. A instalação, uma recriação de um navio negreiro, revela de maneira forte a forma poética com que Hazoumé traduz a relação entre África e Ocidente. Com uma organização quase que obsessiva de máscaras feitas pela manipulação de vasilhames plásticos utilizados para transportar gasolina da Nigéria para a cidade de Porto Novo, no Benim, tanto se refere ao passado de aviltação explícita do homem e do continente, quanto ao presente, em que a situação é outra, mas semelhante. O transporte de gasolina na fronteira, que gira a engrenagem da sobrevivência, é ainda objeto de registros fotográficos do artista, que também reproduzimos no ensaio encartado no corpo desta edição. Nas fotos, nas instalações e nas máscaras, que são, ainda, mostradas isoladas, como o próprio artista diz, sob a força de Fá, estão concentrados tanto a tradição Yorubá como o cotidiano vivido, marcado eventualmente pelo símbolo de uma das grandes indústrias de petróleo, deixado ali para que não nos deixemos levar por uma mitificação cultural. A capa, assim como a oportunidade de edição desse ensaio, devemos ao pesquisador em arte das relações entre a África e o Brasil, Roberto Conduru, que a partir de um contato com o artista organizou as imagens e assinou o texto que as apresenta.

Não diretamente ligado ao ensaio de artista, mas de alguma maneira o completando, publicamos a tradução que a pesquisadora Daneila Kern fez do texto A invenção da África, do pensador angolano Valentim Yves Mundimbe.

Esta edição publica também, como colaboração, o dossiê Desequilíbrio dos afetos: arte e dor, com artigos dos pesquisadores Jens Baumgarten, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, Raphael Fonseca, Karl Enenkel e Maria Berbara, que organizou o dossiê. Como escreveu Berbara, os artigos são reflexões sobre as maneiras como a dor pode se relacionar com o processo e a manifestação artística.

Concinnitas tem recebido, ainda, como colaboração, inúmeros artigos e ensaios de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, dentre os quais publicamos os de Yayo Aznar, Patricia Camera e Luciana M. Silveira, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Paula Braga, Regina de Paula, María Amalia García, Antônio Rogério da Silva e Mauro Trindade e Maria Adélia Menegazzo.

Finalizando esta edição, trazemos a público a resenha que a pesquisadora Viviane Matesco fez sobre o livro Ser crânio, de George Didi-Huberman, e a que o professor Guilherme Bueno preparou sobre a exposição Rumos, do Itaú Cultural, assim como a resenha de Ana Hupe sobre a exposição Cuide de si, de Sophie Calle, e a que nos enviaram Felipe Abdala e Leidiane Carvalho sobre a 7ª Bienal do Mercosul.

Posted by Marília Sales at 6:49 PM