Página inicial

Livraria do Canal

 

A Livraria on line:

- como comprar

- como vender

Arquivos:
As últimas:
 

agosto 7, 2006

Silvio Zamboni P&B

sz em PB capa.jpg

Silvio Zamboni P&B

Preço: R$ 50 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 24 x 21 cm
Nº páginas: 60
Capa: Brochura
Edição: Bilíngüe
Peso: 493 g
Realização: Universidade de Brasília, FAC, Fotoarte

Apresentação

Embora trabalhando nos últimos anos com fotografia, Silvio Zamboni não pode ser tido como um fotógrafo tradicional. É, antes e acima de tudo, um artista multimídia, que navega com desenvoltura nas águas que rolam da poesia visual até o vídeo... Todas as formas, todas as figuras, todas as letras são por ele retrabalhadas na tela de um computador, ferramenta que adotou para seu trabalho desde a década de 80.

Os trabalhos a serem apresentados trazem as marcas de anos de pesquisa e de trabalho artístico. Todas as obras aqui apresentadas se originam na fotografia digital. E todas sofreram modificação ao serem lidas por softwares específicos: algumas, uma leve correção da cor; outras, a inserção de elemento estrangeiro; outras ainda, rebatidas, recompostas, realinhadas, criando um jogo de faz-de-conta, embate entre o falso e o verdadeiro, a ilusão de ser o que não é, uma sombra de indagação e dúvida anuviando o olhar do interlocutor... Nem sempre o resultado deixa mostrar o grau de interferência e o nível de manipulação dos elementos constantes das fotos; aliás, raramente o faz. Fica então o suspense, a desconfiança, quase uma armadilha... mas isso não importa! As obras enquanto imagem surpreendem! Apresentadas numa seqüência de projeções, criam uma animação simples que se sofistica e se enriquece através de momentos de superposições e fusões das imagens em sucessão.

A temática mais recorrente - mas podem também aparecer elementos variados- está centrada na captura de elementos arquitetônicos como muros, janelas, soleiras, beirais, pedras, portas- . No entanto, distanciando-se das visões largas ou panorâmicas dos cartões postais, o olhar lançado se imiscui no objeto de forma intimista, afunilada, para captar o detalhe, a minudência, o específico, querendo chegar à essência das coisas - ou, no rastro da história da fotografia - , querendo "roubar a alma" dos elementos arquitetônicos de uma cidade. Colher a síntese das cidades por meio da apanha de seus detalhes e pormenores.

Não vai nisso a pretensão de um relato documental, ordenado, linear e fiel à realidade, pois a ordem pode, a qualquer momento, ser subvertida, invertida, pervertida...O inesperado, a ironia, o humor, a transgressão, a poesia estão sempre à espreita, podendo invadir o território do supostamente real para instalar aí o virtualmente verdadeiro.

Sobre o artista:

Silvio Zamboni é artista multimídea.è um dos pioneiros no uso de microcomputadores no fazer artístico. Doutor em Artes pela ECA/USP, é professor do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Entre as disciplinas que ministra, destacam-se "Arte Eletrônica" para a graduação e "Metodologia de Pesquisa em Artes" para a pós-graduação.

Publicou o livro "A Pesquisa em Artes - um paralelo entre arte e ciência", pela Editora Autores Associados. A obra já está em segunda edição, sendo a primeira datada de 1998.

Publicou também, em 2002, pela Editora Plano, um ensaio fotográfico intitulado "Pirenópolis, pedras janelas quintais" e o livro "Poesia Visual".

Foi o idealizador e o responsável pela criação da área de Artes no CNPq, instituição onde trabalhou por muitos anos. Foi também fundador e presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP.

Silvio Zamboni nasceu na cidade de São Paulo, vive e trabalha em Brasília desde 1978.

Posted by João Domingues at 1:02 PM