Página inicial

Blog do Canal

o weblog do canal contemporâneo
 


julho 2020
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
Pesquise no blog:
Arquivos:
julho 2020
junho 2020
maio 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
fevereiro 2017
janeiro 2017
dezembro 2016
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
abril 2016
março 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
dezembro 2015
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
janeiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
setembro 2012
agosto 2012
junho 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
novembro 2011
setembro 2011
agosto 2011
junho 2011
maio 2011
março 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
junho 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
maio 2009
março 2009
janeiro 2009
novembro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
maio 2008
abril 2008
fevereiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
agosto 2007
junho 2007
maio 2007
março 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
agosto 2004
junho 2004
maio 2004
abril 2004
março 2004
janeiro 2004
dezembro 2003
novembro 2003
outubro 2003
agosto 2003
As últimas:
 

julho 26, 2020

Online Viewing Room: Juliana Cerqueira Leite na Triângulo, São Paulo


Juliana Cerqueira Leite . Hotel Marajoara - Visita Guiada [Guided Tour] from Casa Triângulo on Vimeo.

Em Hotel Marajoara, Juliana Cerqueira Leite apresenta uma série de esculturas, réplicas de urnas, desenhos e colagem digital que propõem diálogo com as urnas produzidas pelas culturas dos povos originários até a perda desta prática em consequência da colonização. Para estas culturas, o corpo é o que permite a identidade humana da alma. a alma, por sua vez, perdendo seu corpo na morte, poderia encarnar em outro animal num perigoso processo de transformação. Neste processo, as urnas funcionavam como objetos agentes que fixavam e transformavam a alma do ancestral.

A obra de Juliana Cerqueira Leite está engajada com a história da arte figurativa, reformulando a representação para refletir volição na forma. Sua prática explora noções de controle sobre matéria e a tradução física do corpo sobre desejo e vontade, investigando como a forma é produzida através de intenção repetida. Primeiramente uma escultora, Juliana faz uso de processos e materiais esculturais tradicionais enquanto rompe com a sintaxe visual histórica da representação figurativa. A artista utiliza atividades físicas rigorosas, tais como cavar, rolar, escalar e cair, para resolver questões esculturais, também se aproximando desses temas através do desenho, da fotografia e do vídeo. A prática de Juliana Cerqueira Leite une performance e escultura para representar a mutabilidade física no centro da existência cotidiana.

Acessar o Online Viewing Room

Juliana Cerqueira Leite, 1981, é uma escultora brasileira que vive entre Nova Iorque e São Paulo [is a Brazilian sculptor based in New York and São Paulo]. Exposições individuais selecionadas [Selected solo exhibitions]: Convergence, Alma Zevi Gallery, Venice, Italy (2020); Orogenesis, National Archaeological Museum, Naples, Italy (2019); Dividual, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brazil (2018); BLOOM, T.J.Boulting, London, UK (2017) e [and] Positional, Casa Triângulo, São Paulo, Brazil (2013). Exposições coletivas selecionadas [Selected group exhibitions]: New York Meets Tbilisi: Defining Otherness, curadoria de [curated by] Nina Mdivani, Assembly Room, New York, USA (2020); Sette Opere per la Misericordia, Pio Monte della Misericordia, Naples, Italy; Sick & Desiring, with Zoë Claire Miller, Bergen Assembly 2019, Hordaland Kunstsenter, Bergen, Norway; Dear Amazon: The Anthropocene, Ilmin Museum of Art, Seoul, Korea (2019); The Female Gaze, Kunsthaus Erfurt, Erfurt, Germany; In Practice: Another Echo, Sculpture Center, Long Island City, New York, USA (2018); Antarctic Pavilion, Venice Biennale, Venice, Italy; 1st Antarctic Biennale, Antarctica (2017); The Measure of Our Travelling Feet, Marres Contemporary Art Center, Maastricht, Netherlands; 5th Moscow International Biennale for Young Art, Moscow, Russia (2016); Vancouver Biennale, Vancouver, Canada (2014). Prêmios recebidos incluem [Awards received include]: Pollock-Krasner Foundation Grant (2019) e [and] Furla Art Prize pela sua contribuição na [for her contribution to the] 5th Moscow International Young Art Biennial (2016).

Posted by Patricia Canetti at 1:11 PM