Página inicial

Blog do Canal

o weblog do canal contemporâneo
 


fevereiro 2016
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29          
Pesquise no blog:
Arquivos:
As últimas:
 

fevereiro 22, 2016

Claudio Cretti na Oswald de Andrade, São Paulo

A Oficina Cultural Oswald de Andrade abre seu programa de exposições de 2016 com uma mega exposição do artista Claudio Cretti, um dos maiores nomes da escultura contemporânea no Brasil. Intitulada Mesa Posta, a exposição, que tem abertura em 24 de fevereiro, de 2016, às 19h, ocupa as duas salas expositivas, além do espaço externo do histórico prédio do Bom Retiro. Curada por Paula Borghi, a mostra contempla três séries de trabalhos inéditos que traduzem seu interesse entre as relações da escultura, do objeto e do corpo humano.

O fio condutor da mostra é a ação instalação monumental “Onde Barro a Casa o Corpo”, uma performance criada com quatro toneladas de argila, na qual quatro artistas manipulam o material e constroem sobre seus pés casulos de tamanhos e alturas diferentes, criando uma topografia intimista.

Em outra sala, Cretti exibe dezenas de peças da série “Trago”, em dimensões variadas. São peças escultóricas de caráter minimalista, criadas em 2014, que trazem uma curiosa mescla de materiais, como borracha, madeira, osso, cachimbos e piteiras, entre outros.

O terceiro trabalho, “Paragem”, proporciona o descanso e o convívio no espaço externo da Oswald de Andrade. É uma escultura de madeira em grande dimensão, que reproduz a estrutura de uma casa de construção simples, presente em qualquer cidade brasileira. A estrutura foi acrescentada a uma outra, tornando-se um banco para se sentar.

A exposição “Mesa Posta” também contempla outra veia do artista, com um recorte sobre seu trabalho com professor desde os anos 1990, que por meio de oficinas e encontros, visa discutir a escultura e seus desdobramentos performáticos. Uma ação educativa ocorre no decorrer de toda exposição. A Oficina “A Escultura, o Objeto e o Espaço Contemporâneo”, que ocorre entre 2 e 30 de março, quartas-feiras, às das 14h às 16h30, está com inscrições abertas desde já. A mostra ainda contempla uma conversa aberta entre o artista, a curadora Paula Borghi e o curador Tiago Mesquita, em 16 de abril, às 15h, quando é lançado o catálogo da exposição.

Posted by Patricia Canetti at 12:35 PM