Página inicial

Livraria do Canal

 

A Livraria on line:

- como comprar

- como vender

Pesquise na livraria:

Arquivos:
As últimas:
 

agosto 4, 2009

Revista Arte&Ensaios nº 15

a&e 15 - capa - 72 dpi.jpg

Revista Arte&Ensaios nº 15 (2007)

Preço: R$ 42 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 24x19cm
Nº páginas: 216 pp.
Ilustrações em cores e/ou p&b: capa + caderno de 8 pp. em cores; restante em P&B.
Organização: PPGAV-EBA/UFRJ
Editora: PPGAV-EBA/UFRJ

Sumário

Apresentação

A desconstrução dessas "certezas"
Entrevista com lole de Freitas

Artigos
Como se existisse a humanidade - Marisa Flórido César
Como fazer cinema sem filme? - Livia Flores
As narrativas fotográficas de Marcel Gautherot: estudo visual do guerreiro alagoano e do bumba-meu-boi maranhense - Patrícia Pereira Peralta
Cotidiano e cultura no Rio de Janeiro na década de 1950: os cinejornais da Agência Nacional - Renata Vellozo Gomes
Arquitetura moderna brasileira e as experiências de Lúcio Costa na década de 1920 - Ana Slade
Imagens migrantes - Janaina Garcia

Colaborações
O Ateliê livre de gravura do MAM-Rio 1959/1969: projeto pedagógico de atualização da linguagem - Maria Luisa Luz Tavora
Exercícios estéticos de ampliação de espaço e liberdade - Maria Luiza Tristão de Araújo
A estética fenomenológica de Merleau-Ponty - Rosa Werneck
A utopia expressionista de Kandinsky - Sheila Cabo Geraldo
Instauração: um conceito na filosofia de Goodman - Noéli Ramme
A ironia e suas estratégias na obra de Cildo Meireles - Felipe Scovino
Arte contemporânea brasileira nas fronteiras do pertencimento - Marcelo Campos
Off register. o retrato por Andy Warhol - Fernanda Lopes Torres
Universos paralelos: Paul Klee e Mira Schendel - Beatriz Rocha Lagoa
Compreender é julgar - Entrevista de Danièle Cohn a Glória Ferreira e Cezar Bartholomeu

Homenagem
Jean Baudrillard - enigmas e paradoxos da imagem na era do simulacro - Rogério Medeiros

Reedição
Modelos europeus na pintura colonial - Hannah Levy

Temáticas
Gênese de uma pintura de Paul Gauguin: manifesto e auto-analise de um pintor - Dario Gamboni
Buren sobre Ryman, Moritz sobre Winckelmann: a crítica constitutiva da história da arte - Roland Recht
Estúpida - Yve-Alain Bois
Arte e política - Ana Mendieta
Táticas para viver da adversidade. O conceitualismo na América Latina - Mari Carmen Ramírez
Francastel e Panofsky: o espaço como problema - Jean Duvignaud

Página Dupla
Carlos Murad

Resenhas
O documentário de Eduardo Coutinho: cinema, televisão e vídeo - Beatriz Pimenta
Auto Retrato - exposição na Fundação Serralves - Márcia Valéria Teixeira Rosa Manet: uma mulher de negócios, um almoço no parque e um bar - América Cupello
O fim da história da arte - Mauro Trindade
Escritos de artistas - anos 60/70 - Isabela Pucu


Texto de Apresentação

Passados 14 anos de seu primeiro número, a revista Arte & Ensaios publica, pela primeira vez, duas edições num só ano: a de número 14, realizada em parceria com o centro de pesquisas TrAIN-Transnational Art, Identity and Nation, da University of the Arts London (UAL), e a de número 15 agora lançada. A partir de 2008, Arte & Ensaios será semestral, periodicidade que estava em projeto desde 2005. Sua linha editorial, porém, permanece igual, sendo mantida a estrutura de suas seções.

Com capa e entrevista de lole de Freitas, este número dá continuidade à publicação de depoimentos atuais de importantes artistas brasileiros. Agradecemos à artista, que recebeu Arte & Ensaios em seu ateliê, falando sobre seu trabalho e sua participação na 12a edição da Documenta de Kassel. Estendemos nossos agradecimentos a Ana Linnemann, que participou da conversa como convidada.

Na seção Artigos, divulgamos as pesquisas de mestres e doutores recentemente formados pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trata-se de amostra das dissertações e teses realizadas no âmbito das linhas de pesquisa do PPGAV – EBA/UFRJ. A arte como relação ao mesmo tempo hostil e hospitaleira é o tema de Marisa Flórido, que repensa a noção de comunidade estética. Ana Slade escreve sobre projetos ecléticos e neocoloniais de Lúcio Costa, realizados no período que antecede sua produção moderna. Com abordagens diversas, cinema e fotografia estão presentes nos textos de Livia Flores, Janaina Garcia, Patrícia Peralta e Renata Vellozo Gomes.

Agradecemos a Danièle Cohn, cuja entrevista a Glória Ferreira e Cezar Batholomeu integra a seção Colaborações. Com satisfação, publicamos nessa mesma seção cinco artigos de pesquisadores vinculados ou formados em reconhecidas e diferentes instituições, e quatro de autoria de pesquisadores ligados a nossa Pós-Graduação. Todos apresentam pontos de vista originais e análises significativas, contribuindo para a reflexão sobre a arte moderna e contemporânea nos contextos brasileiro e internacional.

O sociólogo e filósofo francês Jean Baudrillard, falecido em 2001, é homenageado em artigo de Rogério Medeiros que destaca a influência de seu pensamento sobre a vida intelectual francesa e internacional ao longo de 40 anos.

"Modelos europeus na pintura colonial", texto de Hannah Levy publicado originalmente em 1944 pelo Sphan, foi escolhido para a reedição devido a sua relevância para os historiadores da arte no Brasil colonial.

O imaginário e o questionamento da cultura aceita, a interação entre arte e política, a possibilidade de compreender e julgar a arte, a relação da arte com a história são temas que permeiam os artigos das diversas seções dessa edição. Diálogos não previstos acontecem, como o que se percebe entre "A ironia e suas estratégias na obra de Cildo Meireles", colaboração de Felipe Scovino, e "Táticas para viver da adversidade. O conceitualismo na América Latina", artigo de Mari Carmen Ramírez publicado em Temáticas. Esta última seção poderia receber o título "Entre prática e teoria - diálogos entre artistas e teóricos". Interessa-nos discutir como as práticas artísticas não se deixam aprisionar em teorias ou molduras estéticos; e como os historiadores da arte procuram atuar frente a essa capacidade dos artistas em surpreender e escapar de esquemas e rótulos. Nossos agradecimentos a Dario Gamboni, Roland Recht, Yve-Alain Bois e Mari Carmen Ramírez, cujos textos inéditos no Brasil e ora traduzidos compõem essa seção, juntamente com a declaração proferida por Ana Mendieta em 1982 e o artigo de Jean Duvignaud, de 1914. Falecido este ano, o professor Duvignaud é homenageado pela profa. Rosza vel Zoladz em depoimento que publicamos ao final das Temáticas.

Agradecemos a Carlos Murad, artista e professor do PPGAV, cujo trabalho é exposto na Página dupla. Por fim, a seção de resenhas cumpre a função de apresentar e avaliar criticamente o conteúdo de livros ou exposições recentes.

Graças ao trabalho da equipe editorial e, em especial, à generosa colaboração de Glória Ferreira, acreditamos que a presente edição da Arte & Ensaios responde bem ao desafio de manter o nível de excelência que trouxe reconhecimento à publicação.

A editora.

Posted by Ana Maria Maia at 5:13 PM