Página inicial

Livraria do Canal

 

A Livraria on line:

- como comprar

- como vender

Pesquise na livraria:

Arquivos:
As últimas:
 

março 3, 2010

O Olhar Repetido - Reprodutibilidade e Arte Contemporânea, de Monica Mansur

Capa_Olhar.jpg

O Olhar Repetido - Reprodutibilidade e Arte Contemporânea

Monica Mansur

Preço: R$25 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 15cm x 21cm
Nº páginas: 157
Capa: brochura
Impressão: preto e branco
Tiragem: 1500 exemplares
Peso: 234g
Edição: Binóculo, 2008
Realização: Monica Mansur e Binóculo Produção e Editora

Sinopse
A intenção do trabalho é traçar o esboço para uma teoria sobre como a reprodutibilidade mecânica (leia-se repetição da imagem) determina uma ação, uma presença intelectual, em grande parte das artes plásticas (visuais) produzidas em nossos dias. E, consequentemente, estabelece um padrão advindo da experiência do modo de olhar do homem ocidental, a um só tempo detectado, evidenciado e reforçado pelo aparecimento dos meios mecânicos de reprodução.

Sumário
Prefácio da 1ª Edição
Apresentação
Introdução
A dimensão essencial do olhar: a reinvestida da aura
Conceitos e ações para a teoria da reprodutibilidade
Depois da pop art: a consciência de uma irredutível reprodutibilidade
Conclusão
Referências Bibliográficas
Lista de Ilustrações

Apresentação
O texto foi escrito, inicialmente, como minha dissertação para obtenção do título de Mestre no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A orientação foi de Glória Ferreira e banca de defesa de tese composta por Luiz Camillo Osório e Paulo Venâncio Filho.

Dois anos mais tarde, resolvi transformá-lo num formato e linguagem mais palatáveis, imaginando que poderia contribuir para aumentar o interesse sobre a arte contemporânea junto a um público mais amplo. Reescrevi o texto em um ano e meio e levei mais alguns até conseguir publicá-lo. Neste meio tempo, meu trabalho como artista se modificou, na verdade ampliou-se, mas nunca deixou de lidar com as questões que apresento aqui. Então, se a fotografia e os meios digitais passaram a integrar de forma mais contundente o leque de procedimentos no meu trabalho, isto só fez somar-se aos meios de impressão que materializam o meu processo e pensamento artísticos. Ela também (a fotografia) se solidificou como o ponto básico nas discussões apresentadas neste texto, como ferramenta fundamental tanto no fazer como no pensar arte, hoje.

Assim, na visualidade contemporânea, já há muito se entende que a repetição da imagem, seja através do que seja, continua crescendo de tal forma que a percepção da própria repetição é tão tênue quanto a percepção da imagem...(Monica Mansur)

Sobre o autor
Monica Mansur nasceu no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Graduada pela FAU/UFRJ em 1980, freqüentou a EAV/Parque Lage por alguns anos, onde iniciou sua carreira como gravadora com o desaparecido mestre José Lima, em cujo atelier passou a trabalhar desde final do ano de 1989 até 1992. Começou a expor individualmente neste mesmo ano (1989), quando também foi Novíssimos do IBEU. Nos anos 90, participou de inúmeros salões no Brasil e no exterior e continuou a expor individual e coletivamente, com destaque para exposições nos EUA, Espanha, Áustria, Colômbia, São Paulo, Curitiba, Florianópolis. Cursou a pós-graduação em História da Arte e Arquitetura no Brasil da PUC/RJ e obteve o título de Mestre pelo PPGAV/EBA/UFRJ em 2000. Atua em diversos coletivos, concebeu e coordena vários projetos em grupo, dentre eles o Projeto Dialeto (desde 1996 até hoje), o Atelier Rio Comprido (encerrou em 2005), o Coletivo Buraco de Fotografia, o Espaço Figura. É representada, com exclusividade em São Paulo, pela Valu Oria Galeria de Arte. Sua obra é citada em artigos e pesquisas internacionais, publicações brasileiras e pode ser visto no site www.monicamansur.com

Posted by Patricia Canetti at 10:55 AM