Página inicial

Livraria do Canal

 

A Livraria on line:

- como comprar

- como vender

Pesquise na livraria:

Arquivos:
As últimas:
 

agosto 5, 2009

Revista Arte&Ensaios nº 18

a&e 18 - capa - 72 dpi.jpg

Revista Arte&Ensaios nº 18 (2009)

Preço: R$ 42 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Ano de publicação: 2009
Formato fechado: 24x19cm
Nº páginas: 200 pp
Ilustrações em cores e/ou p&b: capa + caderno de 8 pp. em cores; restante em P&B
Organização: PPGAV-EBA/UFRJ
Editora: PPGAV-EBA/UFRJ


Sumário

Apresentação

No território da fronteira
Entrevista com Dias & Riedweg

Artigos
Imaginário Periférico: impasses, propostas e principais questões - Renata Gesomino
A arte de Konstantin Christoff: possibilidades do estudo de uma região do norte de Minas Gerais e sua relação com a estética do grotesco - Maria Elvíra C. Christoff
Jeff Wall e a imagem quase transparente na fotografia contemporânea - Leonardo Ventapane
Cindy Sherman - retardo infinito - Cezar Bartholomeu
Na fronteira da pintura e do teatro: Tadeusz Kantor e Valère Novarina - Ângela Leite Lopes
As decorações carnavalescas cariocas, um breve histórico - Helenise Guimarães

Colaborações
Limites do tempo - Vera Beatriz Siqueira
O desvio de Cildo Meireles: um modo de estar no mundo contemporâneo - Sylvia Ribeiro Coutinho
Vem cá minha Teresa... - Marta Lúcia Pereira Martins
A comunidade inventada da Puente México, Tijuana: participação e acolhimento no projeto de arte pública de Felipe Barbosa e Rosana Ricalde na fronteira entre dois mundos - Luiz Sérgio de Oliveira

Homenagem
Vida ativa
Glória Ferreira e Sonia Gomes Pereira

Reedição
Da Antropofagia à Tropicália - Carlos Zilio

Temáticas
Sucessos e fracassos quando a arte muda - Allan Kaprow
Refazendo passaportes: o pensamento visual no debate sobre multiculturalismo - Néstor García Canclini
A arte e o 11 de setembro - Arthur C. Danto
Repensando o Ocidente - A. Raghuramaraju

Página Dupla
Alvo fácil: jogue a bomba aqui - Ronald Duarte

Resenhas
Caminhos da arte popular. O vale do Jequitinhonha - Rosza vel Zoladz
Nova Arte Nova - Felipe Scovino
Cildo Meireles - Rodrigo Krul
Estética relacional - Luciano Vinhosa
As ilhas sonham - Marisa Flórido César


Texto de Apresentação

Agradecemos aos artistas Maurício Dias e Walter Riedweg a capa e a entrevista concedida à equipe de Arte & Ensaios 18. Sua produção estabelece laços de interesse com a temática desta edição, "fronteiras". Igualmente somos gratas a Paulo Herkenhoff por sua participação especial nesta conversa com os artistas.

A presente edição, fruto do trabalho dedicado da equipe editorial, composta pelos estudantes do PPGAV, mantém a singular estrutura que caracteriza nossa revista. A todos que participaram de sua organização, nossos agradecimentos.

As pesquisas dos discentes e docentes do programa, na seção Artigos, revelam o interesse de aprofundamento e amplitude dos estudos no âmbito de nossa pós-graduação. Compondo a seção Colaboradores, estudiosos e pesquisadores de diferentes universidades debruçam-se sobre questões e artistas brasileiros, oferecendo oportunidade de diálogo.

As traduções apresentadas reúnem um corpo singular de pensadores cujas abordagens transitam pela temática "fronteiras"; Atlan Kaprow preocupa-se com os limites da arte e educação; Canclini conduz seu estudo a partir da tríade produção artística, identidade e transnacionalização; Arthur Danto debate a pertinência de a prática artística dar conta da realidade da vida, explorando as motivações do fatídico 11 de setembro; o pensador indiano Raghuramaraju problematiza o termo Ocidente e seus sentidos na modernidade, envolvendo a discussão do colonialismo, identidade e alteridade. Esperamos que tais contribuições favoreçam abordagens críticas e amplas da cultura e da arte contemporâneas.

Na Página Dupla, damos visibilidade ao artista Ronald Duarte, com trabalho de 2008, fruto da Bolsa Iberê Camargo, realizado no Museu Serralves, no Porto, Portugal.

Quanto às resenhas, além da análise de publicações de interesse, contemplamos a seção com abordagens críticas de mostras recentes: A Nova Arte Nova, no CCBB, Rio de Janeiro (2008); Cildo Meirelles, na Tate Modern, Londres (2008/2009) e a X Bienal de Havana, em abril de 2009.

Finalmente, presidiu a escolha do texto da Reedição, Da Antropofagia à Tropicália, o duplo interesse de homenagear Carlos Zilio e manifestar reconhecimento a sua produção intelectual. Nele, Zilio aponta a centralidade da obra de Hélio Oiticica, lugar de tensão da emergência da contribuição brasileira para o campo da arte, com formulação marcada pela confluência da herança dadaísta e da arte construtiva. Trata-se de escrito de relevância para os estudiosos da cultura brasileira, publicado originalmente pela editora Brasiliense, cuja autorização para a inclusão nesta edição agradecemos.

Nesta homenagem, endossamos as palavras de Glória Ferreira e de Sonia Gomes Pereira, no destaque ao papel desse artista/intelectual no âmbito da produção e reflexão sobre a arte e a formação do artista. Estamos certas de que sua aposentadoria da UFRJ neste 2009, apenas mudou o lugar de onde continuará contribuindo com o PPGAV.

As Editoras

Posted by Ana Maria Maia at 5:07 PM