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agosto 30, 2007

Catálogos MAMAM: Rosângela Rennó

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Catálogos MAMAM: Rosângela Rennó

Preço: R$ 17 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 16 x 20cm
Nº páginas: 40
Impressão: offset, 4 x 4 cores
Peso: 135g
Edição bilíngüe: português/inglês
Texto: Moacir dos Anjos
Tradução: Paul Webb
Projeto gráfico: Zolu design
Fotos: Flávio Lamenha
Exposição: 14 de setembro a 16 de novembro de 2006
Organização: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM, Prefeitura do Recife


Fragmento do texto Mesmo diante da imagem mais nítida, o que não se conhece ainda, de Moacir dos Anjos

O meio expressivo usado por Rosângela Rennó em seus trabalhos
é, quase sempre, a fotografia, embora se valha, por várias vezes, de texto ou vídeo. Raramente, porém, a artista fotografa. Prefere ater-se ao vasto inventário de imagens já existentes e encontráveis em qualquer parte, investigando, de modos os mais diversos, os seus possíveis e instáveis significados na organização da vida em comum, quer no campo do conflito, quer no do afeto. Ha pressuposto, nesse procedimento, não apenas o fato de que fotografias são arquivadas, mas também o intento de desvelar a ética que comanda a produção e o usa dessas tantas imagens. Sem a pretensão de certeza que o discurso cientifico reivindica - procedendo, antes, à sua abertura ao que é incerto -, elabora uma arqueologia e uma genealogia da fotografia, situando-a como parte integrante de um sistema de saberes e valores que ancora formas de poder em sociedade, as definidas como as difusas. Talvez a principal estratégia utilizada para tanto seja apresentar as fotografias que coleota em lugares distintos - e que escolhe por motivos variados - de uma maneira que cause estranhamento a quem as olhe, ainda que sejam conhecidas ou banais: é quando tornadas opacas por esse deslocamento que essas imagens podem, afinal, ter seus sentidos renovados. Tendo se valido, no inicio de sua trajetória, das fotografias que mais Ihe estavam disponíveis (as suas e as de seus familiares), e ao lançar-se à pesquisa do corpo extenso de imagens produzidas por outros - instituições ou indivíduos - que concede ao seu projeto, contudo, maior potência e foco.

Posted by João Domingues at 2:41 PM