Página inicial

Tecnopolíticas

 
Pesquise em
Tecnopolíticas:

Arquivos:
As últimas:
 

outubro 13, 2004

Uso de software livre gera economia de até 97%

Matéria originalmente publicada no JB Online, no dia 8 de outubro de 2004.

Uso de software livre gera economia de até 97%

Agência Brasil

Uma comparação de custo entre softwares mostra uma economia de 97% quando é utilizado software livre em relação a softwares similares de propriedade privada. O dado está na pesquisa do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), divulgada ontem, que analisou 88 órgãos públicos que estão com seus sistemas em processo de migração de softwares privados para softwares livres.

Segundo a pesquisa, que leva em consideração o período de setembro de 2003 até setembro de 2004, a utilização de software livre em 15 órgãos do governo federal gerou uma economia de R$ 28,5 milhões em licenças desde outubro de 2003, quando esse sistema começou a ser implantado nos órgãos.

De acordo com a ITI, além de reduzir os gastos com licenças e a remessa de royalties para o exterior, o software livre permite que os usuários se apropriem das tecnologias e incentiva o país a conquistar autonomia na área de tecnologia da informação. Hoje, 91 órgãos do Governo, entre eles todos os ministérios, já têm aplicações em software livre.

Para Sérgio Amadeu, presidente da ITI, o que está em disputa é a possibilidade de países em desenvolvimento alcançarem autonomia na área de tecnologia da informação em relação aos países desenvolvidos. "Na verdade, o que estamos discutindo é modelo e política de desenvolvimento. Há aqueles que querem bloquear o desenvolvimento e bloquear a situação. Ao congelar essa situação, você congela o fluxo de riqueza", analisa Amadeu.

Nos próximos meses um software livre de gestão e gerência, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Itautec e a Universidade Católica de Brasília, será lançado para uso de administrações municipais que não tenham recursos para adquirir os softwares comerciais.

Posted by João Domingues at 3:11 PM | Comentários(1)
Comments

E quem disse que Matrix Reloaded, Matrix Revolution e Kill Bill 1 e 2 são bons exemplos a serem citados???Pelo amor de Deus, dêem qualquer outro nome a essas "coisinhas feitas por amor ao video game", mas esqueçam de chamar isso de arte.

Posted by: Bruna at janeiro 9, 2005 10:17 AM
Post a comment









Remember personal info?