Página inicial

Tecnopolíticas

 
Pesquise em
Tecnopolíticas:

Arquivos:
As últimas:
 

maio 11, 2009

Laurie Anderson entrou pelo Cubo no Festival STRP

cubo.gif
Laurie Anderson, também participando do festival, experimenta o Infinito ao cubo (The Infinite Cubed) de Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti no Festival STRP (fotos Leonardo Crescenti)

Espaço sem-fim em um cubo reflexível gigante

Crescenti e Cantoni mostraram os seus trabalhos em todo o mundo, mas a sua contribuição para este ano para o STRIP marca sua estréia na Holanda.

Imagine um cubo de 3 x 3 x 3 metros, coberto de espelhos e equilibrado sobre quatro molas 25 centímetros acima do solo e atado a todos os tipos de cabos e polias. Entrar no cubo é como entrar em uma alienante, caleidoscópica experiência. A profusão de imagens espelhadas vem a você de todos os ângulos, mesmo de fora. Se você se mover, o cubo inclina-se em direções diferentes, dependendo do seu movimento. Usando a combinação do seu peso, seus movimentos, os espelhos e da estrutura, você essencialmente experimenta um espaço sem-fim, que desafia toda lógica matemática.

O Festival STRP é um dos maiores festivais de arte e tecnologia na Europa e o mistura de música, arte e tecnologia o torna único. O programa multidisciplinar atrai uma vasta audiência. O foco durante o fim de semana de abertura em 2009 é impacto e experiência, enquanto a segunda parte concentra-se em investigar com mais profundidade, surpreendendo e acalmando. Além do festival, a Fundação STRP também organizou o 5MM (museu de cinco minutos) em cooperação com o Espaço de Arte Eindhoven MU.

Porquê STRP?

Stripe (fita), strip (tira), sssttttrrrrrppp: você pode pronunciar de qualquer forma que quiser, mas você pode estar se perguntando o que exatamente isso significa. Você não está sozinho; nós ainda somos perguntados muitas vezes sobre o seu significado. STRP vem de Strijp, o nome do local industrial onde se realiza o Festival STRP. A localização Strijp-S é uma enorme zona industrial aonde a Philips iniciou-se com praticamente todos os seus inventos revolucionários no século passado. Este é o lugar onde o cassete de áudio, o CD e sistema de vídeo 2000 nasceram. Além de todos esses avanços tecnológicos, Strijp-S também foi palco de uma sincera revolução criativa. Philips trabalhou em estreita colaboração com um número considerável de artistas e deu-lhes a oportunidade de realizar os seus sonhos usando a tecnologia mais recente. Mesmo então Strijp-S foi um grupo de formação criativo em que arte e tecnologia estavam fundidos.

Depois que a Philips deixou o lugar, era preciso encontrar um novo uso para Strijp-S. A solução foi desenvolver um espaço para o centro urbano criativo de Eindhoven: "A Cidade Criativa '. E que melhor lugar para hospedar o STRP Festival do que as antigas instalações da Philips, onde foram gastos décadas em experimentações com a arte e tecnologia.

Vale a pena conhecer a programação da 3ª edição do STRP que aconteceu na Holanda de 2 a 13 de abril de 2009.

Posted by Patricia Canetti at 9:13 AM