Página inicial

Tecnopolíticas

 
Pesquise em
Tecnopolíticas:

Arquivos:
As últimas:
 

janeiro 15, 2007

ONU descarta mudança no controle da Internet

ONU descarta mudança no controle da Internet

Matéria, originalmente publicada na seção Internet do portal Terra, no dia 15 de janeiro de 2007

A Internet deve continuar a ser supervisionada por grandes agências como a ICANN e a União Internacional das Telecomunicações (UIT), em lugar de por alguma nova "superestrutura", afirmou o novo chefe do órgão vinculado à Organização das Nações Unidas. Hamadoun Toure, que tomou as rédeas da UIT este mês, disse que a agência deveria se concentrar em questões de segurança da Internet e na redução da disparidade digital entre os países ricos e os pobres.

"Devemos todos trabalhar juntos, cada agência tem seu papel a desempenhar. Precisamos desenvolver uma melhor cooperação... e evitar a criação de uma superestrutura que seria muito controversa e muito difícil de implementar", disse Toure em entrevista coletiva.

A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), uma empresa sem fins lucrativos sediada na Califórnia, administra o sistema de endereços e nomes de domínio da Internet. Ela se reporta ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos, que em setembro passado anunciou que manteria poder de supervisão sobre a empresa por mais três anos.

Alguns críticos dizem que o governo norte-americano tem controle demais sobre a ICANN, que se tornou um importante veículo de comércio, comunicações e cultura em todo o mundo. Países como o Irã e o Brasil argumentaram que a Internet deveria ser administrada pelas Nações Unidas ou outra organização mundial.

"Não tenho intenção de assumir o controle da Internet. Não acredito que isso seja parte da missão da UIT e, como secretário geral, continuarei a contribuir para o debate sobre o controle da Internet e a fornecer assistência técnica", disse Toure, engenheiro eletricista do Mali. "Meu foco será a segurança online...", acrescentou.

Mas perguntado sobre a repressão à liberdade de expressão na Internet, inclusive na China, onde usuários da Web foram presos, Toure respondeu que "a liberdade de expressão é uma questão de edição de conteúdo, e isso não é da alçada da UIT". "A UIT não lida com o conteúdo da Internet, mas precisa estar envolvida com a segurança da rede", disse.

Além de supervisionar a numeração eletrônica, a UIT apoiará o crescimento da Internet por meio da padronização de banda larga, segurança no comércio eletrônico e sistemas de gravações de vídeo que permitirão que a telefonia celular de terceira geração (3G) seja acessível na Internet, de acordo com Toure.

Toure, que ingressou na UIT em 1999, foi eleito secretário-geral da agência em novembro, sucedendo o japonês Yoshio Utsumi. A gâencia tem 191 países membros e 640 membros vinculados ao setor privado.

Posted by João Domingues at 12:22 PM | Comentários(2)
Comments

Infelizmente a internet que até então era considerado uma solução começa se tornar um problema com tantos males, devido ao mao uso..é necessário levar informaçoes aos usuários...e segurança através de ferramentas já disponíveis no mercado...enquanto as autoridades ainda nao conseguem uma solução definitiva...a internet empresarial ou residencial pode ser controlada e ser utilizada com maior segurança através destas ferramentas...
no site www.vktecnologia.com.br existem diversas informações e ferramentas....é uma empresa especializada em controle e monitoramento da internet empresarial ou residencial...vale a pena dar uma conferida...

Victor Kuradomi

Posted by: Victor Kuradomi at junho 16, 2008 11:33 AM

Tirar o controle de internet dos servidores atuais iria requerer uma mudança estrutural muito grande que os países que estão propondo não tem interesse nem dinheiro para fazer.

Posted by: Josivaldo Freitas at outubro 14, 2008 7:13 PM
Post a comment









Remember personal info?