Página inicial

Tecnopolíticas

 
Pesquise em
Tecnopolíticas:

Arquivos:
As últimas:
 

novembro 24, 2005

Currículos da Lista Tríplice para representação de Arte Digitais no CNPC

MARIA BEATRIZ DE MEDEIROS

Doutora em Artes e Ciências da Arte. Pós-doutora em Filosofia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa CORPOS INFORMÁTICOS (www.corpos.org) com exposições nacionais e internacionais. Vice-Presidente (2005-2006), Presidente (2003-2004) da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Coordenadora do Mestrado em Arte, UnB (2002-2004). Possui diversos artigos e livros publicados.

1989- Doutora em Artes e Ciências da Arte (Paris I- Sorbonne)
1999- Pós-Doutora em Filosofia (Collège Internatinal de Philosophie- Paris)
1992-atual- Professora do Instituto de Artes da Universidade de Brasília
2003-2005- Coordenadora do Mestrado em Arte da UnB
2002-2004- Presidente da ANPAP (Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas
2006- Vice-Presidente da ANPAP
Pesquisadora do CNPq
Consultora Ad-doc da CAPES
Coordenadora do Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos desde 1992

Formação Acadêmica

Cursos de Pós-Graduação
Pós-doutorado no Collège International de Philosophie, Paris, 1999. Bolsa VIRTUOSE/MINC.
Doutorado em Artes e Ciências da Arte. Universidade Paris I, Sorbonne. 1984-1989.
"Diplôme d'Études Approfondies" (D.E.A.) em "Tecnologia da Arte".
Universidade Paris I, Sorbonne. 1983-1984.
"Maîtrise" em Estética. Universidade Paris I, Sorbonne. 1982-1983.

Cursos de Graduação
. Licenciatura em Educação Artística. Pontifície Universidade Católica do Rio de Janeiro. 1973-l979.

Atividades didáticas e acadêmicas

1992 (99-atual) . Professora Adjunto IV, Departamento de Artes Visuais (VIS), Instituto de Artes (IdA), Universidade de Brasília. Atuação na Graduação e na Pós-graduação.
1992 a 1998; 2000 a 2004. Pesquisadora e consultora AD_HOC, CNPq, nível A2.
2000 (atual). Consultora Ad Hoc, CAPES.
1999-2000. Bolsa Virtuose do MINC, para Pós-doutorado no Collège International de Philosophie, Paris.
1994-1997. coordenadora do Seminário Avançado, Mestrado em Artes, UnB.
1994- (atual). Membro do colegiado do Mestrado em Artes, UnB e do colegiado do VIS.
2004. Representante do Instituto de Artes na Câmara de Pesquisa e Pós-graduação, Decanto de pesquisa e Pós-graduação.

Presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP): 2001-2004.

Coordenadora do Mestrado em Artes, Instituto de Artes, Universidade de Brasília: 2003-2005.

Orientações e bancas (graduação e Mestrado).

2004 . Membro de banca de defesa de dissertação (orientadora) de Mestrado em Artes, UnB, Ana Carolina de S. S. D. Mendes.
. Membro de banca de defesa de dissertação (orientadora) de Mestrado em Artes, UnB, Claudia Simas.
. Membro de banca de defesa de dissertação, Mestrado em Artes, UnB, como orientadora, Cíntia Falkenbach Rosa.
. Membro de banca de defesa de dissertação de Janete Borges Dutra.
. Membro de banca de qualificação (orientadora), Mestrado em Artes, UnB, como orientadora, Claudia Simas.
. Membro de banca de qualificação (orientadora), Mestrado em Artes, UnB, como orientadora, Ana Carolina Dantas Mendes.
. Membro de banca de qualificação (orientadora), Mestrado em Artes, UnB, como orientadora, Cíntia Falkenbach Rosa.
. Membro de banca de qualificação, e banca de defesa de dissertação de Janete Borges Dutra.
. Membro de banca de seleção de alunos para o Mestrado em Artes, UnB.
5 orientações de Mestrado em curso.
. Orientação concluída: Projeto de diplomação: Viviane Gomes de Barros; Cristiane Kaliman Donna.
2003. . Membro da comissão de seleção de candidatos a bolsa de doutorado pleno no exterior, CAPES.
. Orientação concluída: Membro de banca de defesa de dissertação, Mestrado em Artes, UnB, como orientadora, Ana Cecília Mattos Mac Dowell.
. Orientação concluída: Membro de banca de defesa de dissertação, Mestrado em Artes, UnB, como orientadora, Maria Rita de Medeiros.
. Orientação concluída: Membro de banca de defesa de dissertação, Mestrado em Artes, UnB, como orientadora, Cristiane Herres Terraza.
. Membro de banca de qualificação, como orientador, de Rita Medeiros.
. Membro de banca de qualificação, como orientador, de Cristiane Herres Terraza.
. Membro de banca de qualificação, como orientador, de Ana Cecília Mac Dowell.
2002 . Orientação concluída: Márcia Soares de Almeida: "POÉTICA CORPORAL: Uma reflexão sobre as possibilidades do corpo nômade em dança".
. Orientação de 4 projetos de diplomação em Bacharelado em Artes Visuais, VIS-IdA, UnB.
2001 . Orientação de 3 projetos de diplomação em Bacharelado em Artes Visuais, VIS-IdA, UnB.
. Participação em 1 banca de dissertação de Mestrado em Artes, UnB.
. Participação em 1 banca de diplomação em Bacharelado em Artes Visuais, VIS-IdA, UnB.
. Orientação concluída: Alice Stefânia Curi: "Performance em tele-presença"
. Participação em 1 banca de diplomação em Artes Visuais.
2000 . Participação em 1 banca de dissertação de Mestrado em Artes, UNICAMP.
. Orientação de Projeto de diplomação em Artes Visuais (2 alunos), orientação de Projeto de diplomação em Licenciatura em Educação Artística (1 aluno).
1999 . Orientação concluída: Thérèse Hoffmann Gatti Rodrigues: "O papel: suporte para textos e imagens"
. Orientação concluída: Murilo Aragão de Oliveira: "Interatividade remissiva"
1998. Banca de Projeto de diplomação de Educação Artística (2 bancas sendo uma como orientadora), Projeto de diplomação em Artes Plásticas (1 banca como orientadora)

Orientação de bolsistas de Iniciação científica

2004: 3 bolsista IC-CNPq; 2 bolsistas PIBIC UnB.
3 bolsistas de permanência- UnB- para atividades da presidência da ANPAP.
2003: 1 bolsista IC- CNPq, 2 bolsista IC-PIBIC UnB.
2002: 1 bolsista IC- CNPq, 1 bolsista IC-PIBIC UnB.
2001: 1 bolsista IC- CNPq, 1 bolsista IC-PIBIC UnB, 1 Bolsista de Apoio Técnico.
2000: 1 bolsista IC- CNPq, 1 bolsista IC-PIBIC UnB.
1997-98: 3 bolsistas IC-PIBIC UnB, 1 Bolsista de Apoio Técnico..
1996-97: 4 bolsistas IC-PIBIC UnB, 1 Bolsista de Apoio Técnico..
1996: 3 bolsistas IC-PIBIC UnB.
1995-96: 7 bolsistas IC-PIBIC UnB,1 Bolsista de Apoio Técnico..
1994-95: 1 bolsista IC-PIBIC UnB.
1994: 1 bolsista IC-PIBIC UnB.
1993-94: 4 bolsistas IC-PBIC-UnB, 2 bolsista IC-CNPq.

Outras bancas na UnB

2004, 2003, 2002, 2000. Vestibular específico, Departamento de Artes Visuais: banca de entrevista, dia 22/05/2000 de 8 às 12 e de 14 às 18 horas. UnB.
1998. Banca de concurso para vaga de professor assistente na área de Licenciatura/Arte e tecnologia, VIS/IdA.
1998, 1997, e 1996. Banca de seleção de candidatos aos cursos de Graduação do VIS (Vestibular específico)
2004, 2002, 2001, 1997, 1996 e 1994. Banca de seleção de candidatos ao curso de Pós-Graduação em Artes, IdA, UnB. 1997- Presidente.

Participações em bancas, comissões de seleção e consultorias externas.

2004 . Banca de defesa de tese de doutorado de Maria de Fátima Borges Burgos, Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília.
2000-atual. Parecerista Ad Hoc para a CAPES, diversos.
2000-2004. Parecerista Ad Hoc, CNPq, diversos.
2002. Membro da comissão de seleção do Projeto Prima Obra 2002-2003, FUNARTE, Brasília.
2001 (entrevista em Porto Alegre) e 2003 (análise de projetos em Brasília). Membro da comissão de seleção de bolsistas de Doutorado no exterior, CAPES,
2000. Comissão de seleção de bolsas APARTES/CAPES/Ministério da Educação, área: fotografia e cinema, abril de 2000.
2000. Consultora AdHoc, CNPq.
2000. membro da Comissão julgadora de Dissertação de Mestrado da aluna Rita de Cássia S. B. Gusmão em 24 de março de 2000. UNICAMP, Instituto de Artes.
1996. Membro da Comissão de seleção do Projeto Prima Obra 97, FUNARTE, Brasília.

Coordenação de Encontro

2004. Coordenadora geral do "XIII Encontro Nacional da ANPAP: Arte em pesquisa: especificdades". Projeto financiado pelo CNPq, CAPES, FAP-DF e UnB. 124 palestrantes.

2004. Coordenadora geral do "Coletivo do Mestrado em Artes: COMA 1". Brasília. Apoio: Departamento de Artes Visuais e Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, UnB.

2003. Coordenadora geral do "XII Encontro Nacional da ANPAP e III Encontro Internacional Arte e Tecnologia". Projeto financiado pelo CNPq, CAPES, UnB, CCBB, Embaixada da Espanha, Embaixada do Canadá, entre outros. 4 convidados internacionais, 12 nacionais, 86 trabalhos apresentados.

2001. Coordenadora geral do "II Encontro Arte e Tecnologia na Cultura Contemporânea". Projeto financiado pelo CNPq, CAPES e UnB. 3 convidados internacionais, 9 convidados nacionais. 47 trabalhos apresentados.

Palestras e Conferências

2005. "Corpos Informa'ticos: Poéticas atuais", III Congresso de Estética e História da Arte, Pós-graduação em Estética e Históra da Arte, MAC/USP, SP.
2004 . "Arte na rede mundial de computadores", Rede Nacional de Artes Visuais, FUNARTE, Escola de Artes Visuais, Rio de Janeiro.
. "Trabalho em grupo", com Cyntia Carla (IC-CNPq). IV Encontro Arte e Tecnologia, CCBB, Brasília.
. "A inserção de Santa Catarina no cenário nacional da pesquisa em Arte". Evento: Pesquisa, Arte e Tecnologia. UDESC-ANPAP.
. "Corpos Informáticos". Evento: Pesquisa, Arte e Tecnologia. UDESC-ANPAP.
. Mesa-redonda: Novas tecnologias nas Artes visuais. Implicações na formação de público e de futuros profissionais", com as professoras doutoras Diana Domingues e Yara Guasque. Evento: Pesquisa, Arte e Tecnologia. UDESC-ANPAP.
. "Arte de la Performance en telepresencia", Encuentro de Estética e Teoria de la Artes: Real/Virtual, Universidade Nacional de Ensino a Distância, Madrid. Trabalho publicado em Anais em cd-rom.
. Paper: "Performance em telepresença", palestra proferida por Carla Rocha. Comunnity, Performance, Bryant College, Rhode Island, EUA.
2003 . Palestra "Performance e novas tecnologias comunicacionais", Fórum Internacional de Arte Contemporânea "Limites: rupturas e desdobramentos", organização: Universidade Federal de Minas Gerais, 35o festival de Inverno da UFMG, Diamantina.
. Palestra: "Telepresença e Corpos Informáticos", no Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) 2003, British Council, São Paulo.
2002 . Palestra "Telepresença" no evento "Poéticas digitais e o corpo biocibernético", PUC-SP.
. Palestra "Performance e Tecnologia", Projeto "Tubo de ensaios", evento "Genesis de Performances", 21/01 a 26/01/2202, DEA/UnB, amphi 9.
. Palestra e participação em mesa-redonda "Arte, novas tecnologias. Perspectivas brasileiras", "RePerCuTe" (Reflections on Performance, Culture and Technology), UCLA, USA.
. Palestra "Vídeo-arte" no Departamento de Artes, Universidade de Belém.
. Palestra "Arte e Novas tecnologias" no Núcleo de Artes, Belém.
. Palestra "Performance em telepresença. Corpo, Descorporificação" no IX Congresso Internacional de Semiótica, Kassel, Alemanha. Apoio FINATEC.
. Entrevista para o Kunstbar Kanal, canal de televisão da Documenta de Kassel.
. Setembro- Palestra "Performance e contemporaneidade", Faculdade Dulcina de Moraes, Brasília.
2001 . Palestra "Arte, educação e tecnologia", III Seminário Integrado de Arte-educação, 27 de outubro. Espaço Cultural 508 Sul.
. Palestra "Performance em telepresença", Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, FNAC/MIS, São Paulo.
. Palestra "Performance in telepresence", 7th Performance Studies Conference, 7th PSi, Mainz, Alemanha. Apoio CAPES.
2000 . Palestra "Teleperformance", Congresso "Performative Sites. Intersecting Art, Technology and Body", Penn State University, Philadelphia, Estados Unidos.
. Palestra: "web-arte: corpos.org", Festival Internacional de Linguagem Eletrônica", Museu da Imagem e do Som, São Paulo, SP.
. Palestra "O 'nós originário", Seminário Avançado, Mestrado, Instituto de Artes.
1999 . Palestra "www. corpos.org", Invenção (Itaú Cultural)/CaiiA-Star/Leonardo, São Paulo.
. Palestra "www. corpos. org" (pronunciada por Carla Rocha), II Bienal do Merco Sul, Porto Alegre.
. Conferência "Corpos Informáticos", Rencontres d'Arts Electroniques, Rennes, França.
. Conferência "Informatic Bodies", Performance Studies International", Aberystwyth, Inglaterra.
(trabalho aceito) "New Means and the Teaching of art", INSEA, 30th World Congress, Austrália.
1998 . Palestras: "Arte contemporânea e Novas Tecnologias" e "Vídeo-arte", Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Rio de Janeiro
. Palestra "Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos", Temple University, Philadelphia, USA.
. Seminário: "Arte contemporânea", Galeria da Caixa, CEF, Brasília.
. Seminários: "Questões permanentes da relação arte-tecnologia", 30/04/98; "A condição Pós-moderna, segundo Jean-François Lyotard", 20/07/98; "Stephen Hawking/Ilya Prigogine", 03/08/98, "A conferência 'Art and consciousness at the post-biological era", 31/08/98, Seminário Avançado, Mestrado em Artes, UnB.
. Palestra: "Extended bodies and the consciousness of metaphor", Caiia-STAR, 2a conferência internacional, Newport, Inglaterra (abstract publicado e texto na íntegra aguardando publicação), agosto de 1998. (Atividade apoiada pela CAPES-PROAP)
. "Paper" aprovado (não-proferido) no 30th congresso Internacional do INSEA: International society of aducation trought art, Austrália.
. Palestra: "Novos meios e o ensino da Arte, XI Congresso Nacional da Federação dos Arte-educadores do Brasil, FAEB, ASAE, UnB, FEDF, FCDF, Brasília. (aguardando publicação dos Anais), Setembro de 1998.
. Coordenadora da Mostra de vídeos britânicos, Departamento de Artes Visuais/ departamento de Artes Cênicas, UnB.
1997 . Encontro: "Questões contemporâneas", palestra: "Da atualidade da linguagem artística: Performance", Itaú Galeria, Brasília.
. Palestra: "Transdisciplinaridade", e organizadora de Grupo Temático: "Artes Plásticas", Seminário Integrado de Arte-Educadores do DF, ASAE-DF/FCDF/FEDF. (5 à 8 de novebro, Teatro dos Bancários, Brasília)
. Debatedora no Seminário Internacional "A Arte na condição contemporânea", UNICAMP.
. Palestra "Performance", Congresso "Art and Technology", Atlanta, Georgia, USA. Proferida por Carla Rocha e Alice Stefânia, bolsista APARTES, e bolsista AP-CNPq, respectivamente, membros do grupo CORPOS INFORMÁTICOS.
. Palestra "Performance", Temple University, Philadelphia, USA. Proferida por Carla Rocha e Alice Stefânia, bolsista APARTES, e bolsista AP-CNPq, respectivamente, membros do grupo CORPOS INFORMÁTICOS.
1996 . Palestra "CORPOS INFORMÁTICOS" proferida por Maria Luiza Fragoso e Carla Rocha, Congresso nacional da ANPAP (Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas), USP, SP.
. Palestra e mostra de trabalho em exposição no VI Congresso Int. de Semiótica, USP, SP.
Seminários: "Arte contemporânea, segundo Anne Cauquelin"; "Joseph Beuys", Mestrado em Artes, UnB.
. Palestras: "Performance", "Vídeo-arte", "Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos", "Educação Estética da Comunidade", FUNARTE, São Paulo.

Outras participações em Congressos

Participação nos 2o , 3o e 4o , 7o, 8o (2003) Congresso de Iniciação Científica com apresentação de trabalhos por bolsistas PIBIC, e participação nas 48a e 49a Reuniões anuais da SBPC com apresentação de trabalhos por bolsistas IC e AP, CNPq, e PIBIC. Os trabalhos aqui mencionados foram publicados nos respectivos Anais.

7o (2001) Congresso de Iniciação Científica- bolsista André Felipe Silva recebe prêmio pelo trabalho efetuado. Resumo publicado em Anais.

Projetos financiados

2005. FUNPE. Aquisição de equipamento.
2004. FINATEC: edital 02/2004: compra de equipamentos brasileiros no valor e R$ 1500,00.
2004. Edital 06/2004 CNPq: compra de equipamentos brasileiros no valor e R$ 8000,00.
2004. CAPES: Participação em evento científico, Estetica y teoria de las artes, UNED, Madrid.
2003. XII Encontro Nacional da ANPAP e III Encontro Internacional Arte e Tecnologia. Projeto financiado pelo CNPq, CAPES, UnB, CCBB, Embaixada da Espanha, Embaixada do Canadá, entre outros. 4 convidados internacionais, 12 nacionais, 86 trabalhos apresentados.
2002. FINATEC: Participação em evento científico, 10o Internacional Congress of the Deustche Gesellschaft fur Semiotik.
2001. II Encontro Internacional "Arte e Tecnologia na Cultura Contemporânea" tem seu projeto aprovado e financiado pelo CNPq e CAPES. Projeto também aprovado pela FAP-DF, porém a verba não foi repassada a tempo.
2000-2004. Bolsa de Produtividade em Pesquisa e bolsa de Iniciação Científica, Projeto Corpos Informáticos, CNPq. Bolsa de Iniciação Científica. Desde março de 2001: bolsa de Apoio Técnico.
2002. FINATEC: Participação em Evento Internacional: 10o Congresso Internacional de Semiótica, Kassel, Alemanha.
2001. CAPES: Participação em evento científico Internacional (7o Performance Studies Internacional, Mainz, Alemanha).
1999. Bolsa Virtuose para Pós-doutorado, Ministério da Cultura.
1998. Participação em Congresso Internacional, Newport, Inglaterra, CAPES.
1997- Pesquisador-visitante: Roland Christ. Mestrado em Artes/Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos/Fundação Athos Bulcão, CNPq.
1996/97. Projeto Integrado de Pesquisa: Arte Contemporânea. Presença e Influência das Novas Tecnologias. Corpos Informáticos; 1 bolsas de Iniciação Científica, 4 bolsas de Aperfeiçoamento, uma bolsa de Apoio Técnico e bolsa de pesquisa, CNPq.
1997/98- Prorrogação de duas bolsas de IC, 1 bolsa de ApT, 1 bolsa de pesquisa (Produtividade em Pesquisa), CNPq.
1997/98. Projeto CORPOS INFORMÁTICOS, 3 bolsas PIBIC.
1996/97. Projeto CORPOS INFORMÁTICOS, 4 bolsas PIBIC.
1996. Projeto: Professor Visitante para Seminário Avançado, Mestrado em Artes, UnB, CNPq, Profa Dra Elisa Maria Cabral, UFPA
1996. Projeto Professora Visitante para Seminário Avançado, Mestrado em Artes, UnB, Profa Dra Erika Cesar Galvão

Atividades Artísticas

Exposições individuais do Grupo de Pesquisa CORPOS INFORMÁTICOS

2002 . "macula @ corpos", Galeria da Caixa, CEF, Brasília.
1999 . Galeria Intrasite, Montreuil, França. Performance em telepresença, exposição de fotografias e mostra de vídeos.
Galeria Infoporto, Brasília. Performance em telepresença, exposição de fotografias e mostra de vídeos.
1998 . Exposição "Íncubos e Súcubos", Galeria da Caixa, CEF, Brasília.
1997 . Exposição "Incubadora", Galeria da Caixa, CEF, Brasília.
1996 . Projeto Prima Obra. FUNARTE, Brasília
. Projeto Galeria de Ocupação, sala Mário Schenberg, FUNARTE, SP (idem)

Exposições coletivas

2004. Salão de Piracicaba. Prêmio Aquisitivo da Prefeitura.
. ≥4D. Arte computacional Interativa. Centro Cultural Banco do Brasil, Brasília, 2004.
2003 . Participação de exposição coletiva "Eixo Brasília-Linha imaginária", galeria ECCO, Venâncio 2000, Brasília.
. Participação de exposição coletiva "Eixo Brasília-Linha imaginária", art Frankfurt, Frankfurt.
. Participação de exposição coletiva FILE 2003, Paço das Artes, São Paulo.
. Participação de exposição coletiva Vídeo-Brasil, São Paulo. Auditório do SESC Pompéia.
. Participação de exposição coletiva "Imagemnãoimagem", curadoria Christine Mello, galeria Vermelho, São Paulo.
. Participação no Festival Internationale du Cinéma et des Nouveaux Média, Montréal, no projeto "L'accélerateur/Fusion des codes" dirigido por Marie-Christiane Mathieu. ver www.fcmm.com em "nouveaux média", projeto "L'accélerateur/Fusion des codes."
. Participação no Nouvelles images 01 en México, no projeto "L'accélerateur/Fusion des codes" dirigido por Marie-Christiane Mathieu. Performance em telepresença e intercâmbio de animações e vídeos.
2002-2003. Participação no HERE I COME AGAIN (Flying Birdman, Spiral Jetty), performance em telepresença dirigida por Johannes Birringer, Universidade de Ohio (http://www.dance.ohio-state.edu/workshops/ips17.html). Em 24/11- "The Viral piece".
2002 . "Constelação", performance em telepresença, direção Renato Cohen, SESC, São Paulo.
. Exposição "JK. 100 anos", Conjunto Cultural da Caixa, Brasília.
2002 . Participação no CNPPQL / Clube Nacional Para Performance Queijo Leoas, Praça Portugal, Brasília.
2001 . Performance em telepresença: Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), FNAC-MIS, São Paulo.
2000 . Exposição "Athos criativos", Conjunto Nacional, Brasília.
. Exposição no Congresso Internacional Medi@terra, Athenas, Grécia.
. Exposição "Arte e Tecnologia", ANPAP, Goiânia.
. Exposição coletiva "Macunaíma. Reflexões", FUNARTE, Rio de Janeiro.
. web-arte "www.corpos.org": Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), MIS, São Paulo.
1999 . Participação na II Bienal do Merco Sul: web-arte, performance em telepresença "Dobras" e palestra. Porto Alegre.
. Exposição "Entre eu e o mundo...", Museu de Arte Contemporânea de Goiás e FUNARTE, São Paulo.
1998 . Exposição de Professores na XI CONFAEB, Foyer da Sala Villa Lobos, Brasília.
1997 . Salão MAM-Bahia, Salvador, vídeo-performance "Nebula".
. Panorama da Arte Brasileira, MAM, São Paulo, vídeo-arte de Pedro Augusto, membro do Grupo de Pesquisa CORPOS INFORMÁTICOS.
. Salão MAP Pampulha, Belo Horizonte, vídeo-arte DE Milton Marques, membro do Grupo de Pesquisa CORPOS INFORMÁTICOS.
. Salão Victor Meirelles, Florianópolis, Menção Especial do Júri, vídeo-arte de Pedro Augusto, membro do Grupo de Pesquisa CORPOS INFORMÁTICOS.
. Festival Nacional de Vídeo 5 minutos, 6 vídeos do GPCI participantes, Salvador, Bahia.
. Salão de Arte de Piracicaba, 2 vídeos do GPCI, sendo que vídeo-arte de Pedro Augusto, membro do Grupo de Pesquisa CORPOS INFORMÁTICOS, recebeu o 1o Prêmio..
. Exposição "Faculdade de ver", Itaú Galeria, Brasília
1996 . 12 artistas pesquisadores, Congresso nacional da ANPAP, Paço das Artes, S.P.
Galeria FUNARTE, Projeto Prima Obra, MINC, Brasília

Espetáculos/performances CORPOS INFORMÁTICOS

2004 . Performance em telepresença. Bryant University, Rhode Island, USA.
http://web.bryant.edu/~gallery/conference/
2002 . Espetáculo macula@corpos, Teatro do Centro da Terra, São Paulo.
1998 . Performances: "Dálmata" (Alice Stefânia, Maria Luiza Fragoso, Sheila Campos, Milton Marques), "Doll" (Alice Stefânia, direção), "Sem título", Galeria da Caixa, CEF, Brasília.
. Performances: "Cílios" (Alice Stefânia) e "Esteira" (Fred Sidou), Panorama das Artes Visuais, Espaço Cultural 508 Sul, Brasília.
1997 . Salão MAM-Bahia, Salvador, vídeo-performance "Nebula".
. "Secreções e contaminações", Espaço Cultural 508 Sul.
. "Inersos II", Espaço Cultural 508 Sul
. "Balanço", Rio Cine Festival, Museu da República, Rio de Janeiro.
1996 . "Secreções e contaminações", 12 artistas pesquisadores, Congresso Nacional da ANPAP, Paço das Artes, S.P.
. "Secreções e contaminações", Espaço Cultural 508 Sul
. "Inersos", Espaço Cultural 508 Sul
. "Inersos", FUNARTE, SP.
. "Balanço", vídeo-performance, Rodoviária de Brasília.

Publicações

- Organização (com Vera Pugliese), "Introdução" e "Apresentação", revista COMA 1, Coletivo do Mestrado em Artes. Brasília: ed. Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, 2004.
- "Performance art and digital bodies" (Corpos Informáticos) Body, space and Technology volume 3 no 2. Londres: Brunel University, 2003. ISSN 1470-9120.
http://www.brunel.ac.uk/bst/
- "Um outro início", texto que comporá o livro organizado por Wilton Garcia. Tema: O corpo. Com o organizador.
- Aisthesis. Estética, sensibilização para a estética e outras reflexões sobre a arte contemporânea. Corpos Informáticos. Livro terminado com revisores. Este livro recebeu o convite para ser publicado pela editora ARGUS, UNOCHAPECÓ. Previsão de publicação: dezembro de 2004.
- "Arte de la Performance en telepresencia", Encuentro de Estética e Teoria de la Artes: Real/Virtual, Universidade Nacional de Ensino a Distância, Madrid. Trabalho publicado em Anais em cd-rom. 2004
- Organização de livros, introdução e publicação de capítulo: A Arte Pesquisa.
. Volume 1: "Ensino e Aprendizagem da Arte. Linguagem Visual", p. 401 p.
. Volume 2: "Teoria, História e crítica da Arte", MEDEIROS, M.B. (Org.), Brasília: Dupligráfica-UnB, 2003, 352 p.
- Organização, introdução e publicação de capítulo de Anais do XII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e do III Encontro Internacional Arte e Tecnologia. ANAIS: caderno de resumos e cd-rom com trabalhos completos: A Arte Pesquisa 2003. MEDEIROS, M.B. (Org.), Brasília: Dupligráfica-UnB, 2003.
- "Arte e tecnologia: algumas pesquisas realizadas na UnB", in Concinnitas. Revista do Instituto de Artes da UERJ, ano 4, no 4, março 2003. Rio de Janeiro: UERJ. P. 53 a 69.
- Organização de livro, introdução, publicação de capítulo e de tradução: Arte e tecnologia na Cultura Contemporânea, MEDEIROS, M.B. (Org.), Brasília: Dupligráfica-UnB, 2002.
- Publicação de resumo em Anais de Congresso: "Performance em telepresença. Corpo, Descorporificação" no IX Congresso Internacional de Semiótica, Kassel, Alemanha. Aguardando publicação integral.
- Texto "Macula @ corpos", em catálogo de exposição de mesmo nome, 2002.
- Texto: "Vídeo-arte", catálogo para exposição do mesmo nome de grupo de artistas, Casa da Cultura da América Latina, CA-UnB, 2002.
- "Bordas rarefeitas da linguagem artística Performance", in "Performance, Cultura e Espetacularidade", João Gabriel Lima Cruz Teixeira (org.), n° 2, ed. UnB, 2001.
- "Corpos Informáticos. Arte contemporânea..." in Anais do VII Congresso de Inicicação Científica da universidade de Brasília, co-autoria com André Felipe Silva, 2001. p. 242.
- http://dpa.ntu.ac.uk/dpa_site/ 4 páginas publicadas no endereço citado correspondente ao "The digital performance archive", 2000.
- "Performance em telepresença", Anais da reunião regional da ANPAP, Goiânia, 2000.
- "Atualizações do homem", Anais do X Encontro Nacional da ANPAP, São Paulo, 1999.
- "Corpos Informáticos, arte contemporânea, presença e influência dos multimeios, vídeo-arte, computação gráfica", co-autora com Frederyck Sidou, 4° Congresso de Iniciação Científica da UnB, 1998. P. 354.
- "Corpos Informáticos, arte contemporânea, presença e influência dos multimeios, vídeo-arte/vídeo instalação", co-autora com Milton Marques, 4° Congresso de Iniciação Científica da UnB, 1998. P. 356.
- Texto para catálogo da exposição "Incubadora", Galeria da Caixa, CEF, 1998.
- "Novos Meios e o ensino da Arte", XI Congresso Nacional da Federação dos Arte-educadores, Brasília, 1998.
- "Corpos Informáticos, arte contemporânea, presença e influência dos multimeios, vídeo-arte, computação gráfica", co-autora com Frederyck Sidou, 3° Congresso de Iniciação Científica da UnB, 1997. P. 487.
- "Corpos Informáticos, arte contemporânea, presença e influência dos multimeios. Identidade Visual", co-autora com Katiana Donna, 3° Congresso de Iniciação Científica da UnB, 1997. P. 490.
- "Corpos Informáticos, arte contemporânea, presença e influência dos multimeios. Expressividade Humana por meio das tecnologias Audio-Visuais", co-autora com Pedro Augusto Nascimento, 3° Congresso de Iniciação Científica da UnB, 1997. P. 492.
- artigo: "Íncubus e Súcubus", in IX Encontro Nacional da ANPAP, ANAIS 97, volume II, SP, ANPAP, 1997, p. 172 a 175.
- artigo: "Corpos Informáticos. Vídeo-arte/Computação Gráfica", com Pedro Augusto Nascimento (IC), e "Corpos Informáticos. Identidade Visual", com Katiana Donna (IC), in 49a Reunião Anual da SBPC, ANAIS, volume II, Belo Horizonte, 1997, p. 207 e 210.
- artigos "Educação Estética da Comunidade para a Arte Contemporânea", e "Grupo de Pesquisa CORPOS INFORMÁTICOS", in Congresso Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, "ANPAP 10 anos", SP, ANPAP, 1996, p.184 a 187 e 260 a 261.
- Artigo: "Da atualidade da linguagem artística Performance", in Performáticos, Performance e Sociedade", TRANSE (org.), Brasília, Ed. Universidade de Brasília, 1996. São ainda de autoria do Grupo de Pesquisa CORPOS INFORMÁTICOS neste volume 15 fotografias, a diagramação do folder das atividades e cartaz do Seminário de mesmo nome.
- artigos: "Corpos Informáticos" com pesquisadores IC, Anais do II Congresso de Iniciação Científica da UnB, Brasília, UnB, 1996, p. 445 a 448.

Publicações na INTERNET

http://www.corpos.org (criação: Robiara Becker; web-master: Carla Rocha)
http://www.corpos.org/folds (web-designer: Carla Rocha; textos: MBMedeiros)
http://www.corpos.org/telepresence (web-designer: Carla Rocha)
http://www.corpos.org/quecorpo (web-designer Viviane Barros; texto MBMedeiros)
http://www.corpos.org/telepresence2 (web-designer Luis Carlos Lima Cruz e MBMedeiros)
http://www.corpos.org/teleperformance (web-designer Viviane Barros, vídeos: GPCI)
http://www.corpos.org/papers (web-designers: Carla Rocha e Suzana Curi): página sempre atualizada. Nesta página estão publicados muitos dos textos de Maria Beatriz de Medeiros em português, francês, inglês e espanhol.

http://www.geocities.com/soho/museum/9584 (web-master: Bruno Imbroisi)

http://dpa.ntu.ac.uk/dp (quatro páginas pertencentes ao Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos)

- artigo: "Arte, fotografia, novas técnicas", in "Engenho. Revista da Cultura", revista digital indexada, www.funesc.com.br, página www.funesc.com.br/engenho/textos/midi_x07.htm, 2001.

Entrevistas on line

2002. http://www.kunstbar.tv (procurar net-art, vídeo-kunst ou Bia Medeiros)
2000. http://www.agora-capacete.com.br/entrevistas005.shtml

ANPAP: www.arte.unb.br/anpapbsb
www.corpos.org/anpap

Traduções

2002. "O preço da consciência", de Bernard Stiegler, in Arte e tecnologia na Cultura Contemporânea, MEDEIROS, M.B. (Org.), Brasília: ed. Mestrado em Artes/ Dupligráfica, 2002.
2001. "Quando dizer é fazer", de Bernard Stiegler, reVISta, no 3, revista do Mestrado em Artes, UnB.
2001. "Máquinas celibatárias" de Christine Buci-Glucksmann, reVISta, no 3, revista do Mestrado em Artes, UnB.

Atividades de Extensão

2002 (em curso). Coordenadora e palestrante no curso de extensão "Arte e tecnologia", Fórum Permanente dos professores, CESPE/UnB, 30 horas.
2002. Coordenadora do curso de extensão "Para-performance", CESPE-DEX-UnB.
2001. organização de 6 cursos de extensão a serem realizados na Casa da Cultura da América Latina (os cursos foram aprovados em colegiado, porém não realizados devido a greve)
200-2002 (até maio). Coordenadora de Artes Plásticas da Casa da Cultura da América Latina: organização de mostra de vídeos espanhóis (28 a 30 de agosto). Contatos com embaixadas, artistas, universidades para a criação de acervo do Núcleo Multimídia. Participação de banca de seleção de exposições para 2002 como coordenadora.
2000. Curso: "Criação de material didático videográfico", Fórum Permanente dos Professores, CESPE/UnB, 30 horas.
Curso: "Da filosofia como compreensão da Arte em sua historicidade", Forum Permanente dos Professores, CESPE/UnB, 30 horas.
1998. Curso: "História da Arte e da Tecnologia" (24 horas), Fórum Permanente de Professores, CESPE/UnB, 30 horas.
1997. Palestra: "Arte e Novas Tecnologias", curso de extensão para técnicos-administrativos, VIS/IdA.
Curso: "História da Arte e da Tecnologia"(24 horas), Fórum Permanente de Professores, CESPE/UnB, 30 horas.

Outras atividades

2004. workshop "Performance in telepresence" por Carla Rocha (bolsista de Aperfeiçoamento Técnico, CNPq), Bryant University, Rhode Island, USA.
2004. Milton Marques, ex-bolsista de IC (1985-1988) convidado para a Bienal de São Paulo, 2004.
2004. Participa do Colóquio Internacional Jacques Derrida 2004. Pensar a desconstrução. Rio de Janeiro: Teatro da Maison de France, de 16 a 18 de agosto de 2004. Organização: UFJF.
2004. "Performance em telepresença", workshop ministrado por Carla Rocha. Community, Performance, Bryant College, Rhode Island, EUA.
2003. Membro do conselho consultivo da revista "Concinnitas", revista impressa do Instituto de Artes da UERJ.
2003. membro do conselho editorial da revista de Artes on line da UFG. www.fag.br
2003. Oficina "Performance em telepresença: uma nova linguagem" com Cyntia Carla Cunha Santos, bolsista IC-CNPq. Fórum Internacional de Arte Contemporânea "Limites: rupturas e desdobramentos", organização: Universidade Federal de Minas Gerais, 35o festival de Inverno da UFMG, Diamantina.
2002. Professora homenageada dos formandos do Instituto de Artes (2o semestre de 2001)
2000-2001- "delegate" do comitê da Performance Studies International.
2000. Curadoria da noite performática "alugam-se quartos", 04/12/00, Instituto de Artes, UnB.
2000. Entrevista para a coluna "agora", portal super11.net, em 11 de julho de 2000, entrevistador: Ricardo Basbaum. www.super11.net/artecultura/agora/entrevista-2.htm
2000. Parecerista para a revista Sociedade e Estado, Departamento de Sociologia.
2000. Cenografia para espetáculo na abertura oficial do SBPC, Teatro Nacional, Brasília.
2000. Bolsa de Iniciação Científica André Felipe da Silva, PIBIC, Projeto "Corpos Informáticos", UnB, recebe prêmio em Congresso PIBIC por CD-Rom realizado.
1998. Bolsista de Iniciação Científica Frederyck Sidou recebe prêmio Brasília de Artes Visuais.
1998. Bolsista de Aperfeiçoamento, Alice Stefânia Curi ingressa no Mestrado em Artes na UnB e recebe bolsa de Mestrado.
1998. Ex-bolsista de Aperfeiçoamento CNPq, Ana Cecília Mac Dowell, recebe bolsa APARTES, CAPES.
1996. Bolsista de Aperfeiçoamento CNPq, Carla Maria Alves da Rocha recebe bolsa APARTES, CAPES.

Feito em Brasília, 12 de novembro de 2003
Maria Beatriz de Medeiros

Vídeos premiados ou que participaram de grandes mostras artísticas, editados por bolsistas (CNPq/UnB e PIBIC) Corpos Informáticos

. 2004. "Unbrand". 36o Salão de Piracicaba.
. 1998. "*-+" (Nascimento-Morte), Milton Marques, XIV Rio Cine Festival, Rio de Janeiro
. 1997/98. "Bocaliteradas", Pedro Augusto, Panorama da Arte Brasileira, 1997/98, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife.
. 1997. "Bremeu", Pedro Augusto, e "Videonírese", Frederyck Sidou, XIII Rio Cine Festival, Museu da República, Rio de Janeiro.
"Cooper", Pedro Augusto, Referência Especial, Salão Victor Meirelles, Florianólpolis
"Schoking", 4', Milton Marques, selecionado para o Salão MAP, BH.
. 1996. "Videonírese", Frederyck Sidou, Menção Honrosa XII Mostra de vídeos de Santo André
"1o de abril de 1996", Milton Marques, selecionado para o Vídeo-Brasil
"Bocaliteradas", Pedro Augusto, 1o Prêmio Salão de Piracicaba, e convidado à participar do Panorama da Arte Brasileira, 1997/98.
"1/4", Milton Marques, selecionado para o Vídeo-Brasil
"Cor-Pós", Cleomar Rocha. Selecionado para o Guarnicê de vídeo, Maranhão, julho de
"Virtual", Alice Stephanie. Selecionado para o Salão Victor Meirelles, Florianópolis, SC
"Varrum", Carla Rocha. Selecionado para o Salão Nacional, FUNARTE, RJ
Selecionado para o Salão Victor Meirelles, Florianópolis, SC
"Palladium", Frederyck Sidou. 1o Prêmio Salão de Arte Transgressiva, Piracicaba
Selecionado para o Salão Nacional, FUNARTE, RJ
"308-213", Maria Luiza Taunay. Selecionado para o Salão Victor Meirelles, Florianópolis.


Mostras de vídeos do grupo de pesquisa realizadas

XI CONFAEB, Foyer da sala Villa Lobos, XI CONFAEB, Brasília, setembro, 1998.
Casa de Cultura Laura Alvim, Rio de Janeiro, agosto, 1997
Escola de Artes Visuais, Rio de Janeiro, janeiro 97
IV Congresso de Semiótica, São Paulo, agosto 96 (diversos vídeos selecionados)
Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, RJ, maio 96


Não atualizado:

Atividades administrativas

2002. Parecerista de processo de renovação de afastamento para Doutorado da Professora Terezinha Losada.
2001. Parecerista para prorrogação por mais 6 meses de afastamento para Doutorado da professora Elisa de Souza Martinez.
2001. Parecerista para prorrogação por mais 6 meses de afastamento para Doutorado do professor Vicente Carlos Martinez Barrios.
2000. Parecer sobre afastamento para Doutorado do professor Nelson Maravalhas.
2000. parecer para concessão de título de professor emérito para J.B. Salomon, fevereiro.
2000. Parecerista para renovação de afastamento para Doutorado da professora Elisa de Souza Martinez.
2000. Parecerista para renovação de afastamento para Doutorado do professor Vicente Carlos Martinez Barrios.
2000. Parecerista sobre concessão de Notório Saber para o professor Conrado Silva, Departamento de Música.
2000. Comissão para parecer sobre afastamento do professor Nelson Maravalhas (presidente)
2000. Comissão para parecer sobre afastamento para Pós-Doutorado do professor Geraldo Orthoff (presidente)
2000. Comissão para progressão funcional de prof. Ebnezer Nogueira (MUS).
2000. Comissão para progressão funcional de prof. Hugo Rodas (CEN).
2000. Membro de comissão para parecer sobre revalidação de diplomas de Bacharelado e Mestrado.
2000. Comissão para parecer sobre solicitação de revalidação de diploma.
1997-1998, 2000-2002 (até maio). membro efetivo do IdA na Câmara da Carreira Docente, Vice-Reitoria, UnB. Relatora de diversos processos.
2000. Representante do Instituto de Artes na comissão para elaboração do programa de Artes Visuais no P.A.S., UnB.
1997-1998, 2000-2001. Representante do Departamento de Artes Visuais no Conselho do Instituto de Artes
1998. Membro da comissão de Pós-graduação, Instituto de Artes.
1998. Análise crítica do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (Presidente da comissão), Secretaria de Educação Fundamental, Min. De Educação e Do Desporto.
1997. Relatora de Processo: Criação do Departamento de Desenho Industrial
96/98- Membro da Comissão de seleção da Pós-graduação do Mestrado em Artes, IdA, UnB.
1997. Relatora de processos de Estágio Probatório e Progressões Funcionais de docentes do VIS (de 2o 96 a 1998)
1996. Presidente da Comissão Permanente de análise das rdhs do IdA, UnB.


PATRICIA KUNST CANETTI
artista multimídia, vive e trabalha no Rio de Janeiro e São Paulo
nascida em 26 de dezembro de 1960, Rio de Janeiro, Brasil

Resumo das Atividades

2005-2006
- recebe patrocínio da Petrobras para o Canal Contemporâneo

2005
- participa, como representante das Artes Visuais e Artes Tecnológicas do Rio de Janeiro, do Seminário da Câmara Setorial de Artes Visuais na Funarte, Rio de Janeiro
- participa com o Canal Contemporâneo da Ocupação do Paço das Artes, São Paulo
- ministra palestras na Comunicação da UFRJ e no Prog:ME no Telemar no Rio de Janeiro; no blog_linguagem no SENAC e no I Simpósio Internacional do Paço das Artes em São Paulo

2004
- integra o International Advisory Board of the Digital Communities 2005 para o Prix Ars Electronica
- participa com o Canal Contemporâneo da exposição do Salão de Pernambuco, Tudo aquilo que escapa, com curadoria de Cristiana Tejo, Recife
-participa do Ars Electronica Festival com Ricardo Ruiz (midiatatica.org), patrocinados pelo NokiaTrends, com curadoria do artista Lucas Bambozzi, Linz/Austria
- participa com o Canal Contemporâneo da exposição hiPer> relações eletro // digitais, com curadoria de Daniela Bousso, no Santander Cultural, Porto Alegre
- ministra oficina sobre Arte e Informação na Rede Nacional de Artes Visuais da FUNARTE, em Curitiba
- participa das edições da exposição Heterodoxia no Dragão do Mar, em Fortaleza, na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, e na Galeria Paulo Darzé, em Salvador
- convidada pelo Ars Electronica Center, Linz, Áustria, a participar da nova categoria "Comunidades Digitais" no Prix Ars Electronica

2003
- individual "Coletiva" no Museu da República, Rio de Janeiro
- ministra oficina sobre Arte e Comunicação na Semana de Artes Visuais do Recife
- participa da exposição Heterodoxia, Espaço Cultural José Lins do Rego, João Pessoa
- co-organiza e apresenta o debate Arte e Estado na FUNARTE, Rio de Janeiro
- participa de Grande Orlândia, Rio de Janeiro
- exposição e jornal INCLASSIFICADOS, Rio de Janeiro

2001
- mostra esculturas no Terraço do Parque Lage no evento Rio-Trajetórias
- participa de Orlândia, ocupação de uma casa em obras por 44 artistas, Rio de Janeiro

2000-2005
- cria e conduz o Canal Contemporâneo

1990-2005
- desenvolve trabalhos com mosaico para o espaço arquitetônico e urbano, formando mão-de-obra e ocupando superfícies de até 100 m2

1987-1990
- trabalha e estuda em Paris/França
- freqüenta ateliês de desenho, gravura, mosaico e morfologia na École Supérieure des Beaux Arts, Prefeitura de Paris e outros

1989
- exposição coletiva - 4 Brésiliennes Contemporaines, Paris/França

1987
- trabalha e estuda em Nova Iorque, EUA

1984
- exposição Como vai você geração 80? EAV-Parque Lage, Rio de Janeiro

1982-1984
- freqüenta os ateliês de gravura do MAM, Rio de Janeiro

1980-1984
- ensina fotografia, dirige o Centro Universitário de Fotografia da PUC-RJ e é responsável pelo Projeto Universitário com o Instituto de Fotografia - INFOTO/FUNARTE, Rio de Janeiro

1978-1979
estuda fotografia na Polytechnich of Central London, Londres/Reino Unido

1976
- freqüenta o curso de fotografia do MAM, Rio de Janeiro


REJANE CAETANO AUGUSTO CANTONI
artista e pesquisadora
nascida em 3 de agosto de 1959, São Paulo, Brasil

1.1 MINI CV
Rejane Caetano Augusto Cantoni [www.rejanecantoni.com; rcantoni@uol.com.br] é artista e pesquisadora de sistemas de informação. Doutora e Mestre pelo Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP; Mestre em Visualização e Comunicação Infográficas pelo Programa de Études Supérieures des Systèmes d'Information da Universidade de Genebra, Suíça; e Vice-Diretora da Faculdade de Matemática, Física e Tecnologia da PUC-SP. Sua pesquisa focaliza a engenharia dos sistemas de realidade virtual, instalações interativas com dispositivos de aquisição e manipulação de dados em ambientes sensorizados e automação.


2. Escolaridade

Superior: Bacharel em Comunicação Social, especialização em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica: 1979 a 1982.


3. Titulação

Doutora em Comunicação e Semiótica: Arte. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Dissertação apresentada: Realidade Virtual: uma história de imersão interativa.
Orientação: Maria Lúcia Santaella Braga.
Data da defesa pública: 26.09.01.
Banca: Maria Lúcia Santaella Braga, Renato Cohen, Marcelo K. Zuffo, Gilberto Prado, Rosangela Leote.
Mestre em Sistemas de Informação (DESSI-MIRALAB). Universidade de Genebra, Suíça. [http://www.unige.ch/palmares/mars99/palmares.html]
Dissertação apresentada: A realidade virtual de Oscar Schlemmer.
Orientação: Nadia Magnenat Thalmann.
Data da defesa pública: 10. 07. 96.
Banca: Nadia Magnenat Thalmann, Daniel Thalmann, Prem Kumar Kalra.

Mestre em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Dissertação apresentada: Computação gráfica: ciência e ficção.
Orientação: Maria Lúcia Santaella Braga.
Data da defesa pública: 22.09.89.
Banca: Maria Lúcia Santaella Braga, Arlindo Machado, Paulo Laurentiz.


4. Atuação profissional

Vice-diretora da Faculdade de Matemática, Física e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005-2008.

Vice-coordenadora do curso de graduação "Tecnologia e Mídias Digitais" do Departamento de Ciências da Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003-2005.

Coordenadora da habilitação Arte e Tecnologia, do curso de graduação "Tecnologia e Mídias Digitais" do Departamento de Ciências da Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003-2005.

Professora da disciplina "Trabalho de Conclusão de Curso", do curso de graduação "Tecnologia e Mídias Digitais" do Departamento de Ciências da Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004 e 2005.

Professora da disciplina "Poéticas experimentais 4", do curso de graduação "Tecnologia e Mídias Digitais" do Departamento de Ciências da Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004 e 2005.

Professora da disciplina "Poéticas experimentais 3", do curso de graduação "Tecnologia e Mídias Digitais" do Departamento de Ciências da Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004 e 2005.

Professora da disciplina "Poéticas experimentais 2", do curso de graduação "Tecnologia e Mídias Digitais" do Departamento de Ciências da Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003, 2004 e 2005.

Professora da disciplina "Poéticas experimentais 1", do curso de graduação "Tecnologia e Mídias Digitais" do Departamento de Ciências da Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003, 2004 e 2005.

Professora da disciplina "Epistemologia, Novas Tecnologias e Criatividade 1", do curso de graduação "Tecnologia e Mídias Digitais" do Departamento de Ciências da Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002 e 2003.

Professora da disciplina "Informática 1", do curso de graduação "Tecnologia e Mídias Digitais" do Departamento de Ciências da Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.

Professora da disciplina "Comunicação Digital", do curso de graduação "Tecnologia e Mídias Digitais" do Departamento de Ciências da Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2001, 2002 e 2003.


5. Percurso Acadêmico

5.1 ATIVIDADES LIGADAS À PESQUISA

Pesquisa e desenvolvimento do projeto Labcog: Hyperapple, Petrobrás, 2003, 2004 e 2005.

Membro do comitê científico da II Conferência Brasiliense de Semiótica: PERCEPÇÃO E SEMIOSE: TRANSVERSALIDADES.
[http://www.geocities.com/absbsemiotica/2cbds/]

Membro do comitê científico do Group for Research on Artificial Cognition and Neurosemiotics. [http://www.digitalpeirce.org/group]

Membro do comitê científico do II Workshop on Computational Intelligencee and Semiotics, realizado nos dias 8 e 9 de outubro no Instituto Itaú Cultural, com o apoio da FAPESP (processo 02/06640-7).
[http://digitalpeirce.org/group/members.htm]


5.2 ORIENTAÇÕES COM BOLSA
5.2.1 Rafael Teixeira (bolsa PIBIC-CNPq, 2005-2006).
Projeto de autoria do docente: Hyperapple: sistemas de modelagem 3D
O projeto visa investigar métodos empíricos e softwares de captura, modelagem e renderização digital de dados volumétricos. A pesquisa pretende mapear os vários projetos artísticos, científicos e os atuais desenvolvimentos tecnológicos desses sistemas, de forma a destacar o estado da arte das tecnologias utilizadas no desenvolvimento de modelagem digital 3D. O projeto também prevê a elaboração de um filme demo, bem como de bibliografia específica.

5.2.2 Bruno Abner Rebelo (bolsa PIBIC-CNPq, 2005-2006).
Projeto de autoria do docente: Hyperapple: realidades aumentadas.
O projeto visa investigar as diversas propostas de sistemas de realidade aumentada (augmented reality) que possibilitam sobrepor dados computacionais à realidade física. A pesquisa pretende mapear os vários projetos acadêmicos e os aplicativos artísticos, científicos e educativos desses sistemas, de forma a destacar o estado da arte de tecnologias alternativas de interfaces humano-computador. O projeto também prevê a elaboração (teórica) de um dispositivo protótipo bem como de bibliografia específica.

5.2.3 Adriano Casanova da Rosa (bolsa PIBIC-CNPq, 1º semestre de 2005).
Projeto de autoria do docente: Ambientes inteligentes: visão computacional.
O projeto visa desenvolver um mapeamento histórico da arqueologia das máquinas e das técnicas envolvidas na criação de interfaces de detecção e de localização de objetos no espaço.

5.2.4 Fernando Sampaio Lee (bolsa PIBIC-CNPq, 2004).
Projeto de autoria do docente: Ambientes inteligentes: Bodyarchitecture.
O projeto visa pesquisar e implementar interfaces de detecção e de localização de objetos no espaço (tracking devices) baseadas em técnicas de interpretação de imagens (computer vision). A pesquisa pretende mapear os vários projetos acadêmicos e as ferramentas comerciais desses sistemas de forma a destacar quais são as técnicas necessárias para desenvolver instalações interativas (i.é, ambientes controlados pela movimentação do interator) efetivas e de baixo custo. A implementação prevê o desenvolvimento de um sistema de detecção e de localização de objetos no espaço.

5.2.5 Renata Pedrosa (bolsa CEPE-PUC, 2004).
Projeto de autoria do docente: Ambientes inteligentes: Bodyarchitecture.
O projeto visa investigar interfaces de captura de dados, via vídeo digital e dispositivos de projeção em ambientes imersivo-interativos. A pesquisa pretende mapear os vários projetos artísticos e os atuais desenvolvimentos tecnológicos desses sistemas, de forma a destacar o estado da arte das tecnologias utilizadas no desenvolvimento de vídeo-instalações interativas. O projeto também prevê a elaboração (teórico-prática) de uma vídeoinstalação interativa, bem como de bibliografia específica.

5.2.6 Roberta Corrêa Alvarenga (bolsa PIBIC-CNPq, 2004).
Projeto de autoria do docente: Ambientes inteligentes: Bodyarchitecture.
O projeto visa investigar interfaces de reconhecimento de voz que possibilitam controlar sistemas computadorizados. A pesquisa pretende mapear os vários projetos acadêmicos e as ferramentas comerciais desses sistemas de forma a destacar quais são as técnicas necessárias para desenvolver instalações interativas operadas pela voz do interator. O projeto também prevê a elaboração (teórica) de um dispositivo protótipo bem como de bibliografia específica. [http://www.robertaalvarenga.com/]


5.3 PARTICIPAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES EM CONGRESSOS E SEMINÁRIOS
I CICLO DE ENCONTROS DE EAD DO CURSO DE TECNOLOGIA E MÍDIAS DIGITAIS, realizado na PUC-SP, 05 e 19 de novembro de 2004. Participou da mesa Diálogos Acadêmicos: experiências de EaD em 3 segmentos. [http://www.pucsp.br/cce/cicloead/programa.html]

EXPOFAU, realizado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, São Paulo, 03 de dezembro de 2004. Participou da mesa Novos Rumos. [http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2004/jusp709/eventos.htm]

ACTA MEDIA 3: A-SUBJETIVIDADE, realizado no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), São Paulo, 20 de novembro de 2004. Apresentou com Daniela Kutschat a comunicação "OP_ERA: uma jornada através de dimensões paralelas e experimentos multisensoriais". [http://www.teksto.com.br/actamedia/programa.htm]

SYMPOSIUM ON VIRTUAL REALITY (SVR 2004), realizado no SENAC Centro de Convenções do campus Santo Amaro, São Paulo, 20 a 22 de outubro de 2004. Participou da mesa Cibercultura: arte, realidade virtual e ciberespaço 3. [http://www.w2comunica.com.br/clientes/senac/novo/simposio_4.pdf]

CICLO DE PALESTRAS CONTATOS COM ARTE E TECNOLOGIA, realizado no Itaú Cultural, São Paulo, 07, 21, 28 de agosto e 11 de setembro de 2004. Apresentou a comunicação "Videoinstalação? Conheça melhor esta linguagem". [http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2125&cd_materia=888]

CICLO DA MOSTRA CULTURAL HYPER>RELAÇÕES ELETRO//DIGITAIS, realizado no Santander Cultural, Porto Alegre, 30 de agosto de 2004. Apresentou a comunicação "Bioarte e as novas formas de ler e entender a arte e suas múltiplas expressões".

PROJETO COGNITUS 2: WORKSHOP DE CONSOLIDAÇÃO, realizado no Hilton Hotel, São Paulo, 09 e 10 de agosto de 2004. Apresentou o projeto "LABCOG". [http://cognitus.org.br]

4O ENCONTRO DE ARTE E TECNOLOGIA E 3ª CONFERÊNCIA BRASILIENSE DE SEMIÓTICA, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Brasília, 08 de junhu de 2004. Apresentou com Daniela Kutschat a comunicação "OP_ERA: dimensão háptica".

SIMPÓSIO INTERNACIONAL [EMOÇÃO ART.FICIAL 2.0: divergências tecnológicas], realizado no Itaú Cultural, São Paulo, 05 de julho de 2004. Apresentou a comunicação "Ambientes imersivos inteligentes" na mesa Espaços Virtuais Imersivos. [http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2352 ]

COLÓQUIO FINAL DO PROJETO COGNITUS: FERRAMENTAS COGNITIVAS PARA A AMAZÔNIA, realizado no CENPES, Rio de Janeiro, 14 de maio de 2004. Apresentou o projeto "CAVE: ambiente de realidade virtual".

STUDIO SEMINAR IN PUBLIC ART, realizado no Department of Architecture do Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, 23 de fevereiro de 2004. Apresentou a comunicação "Boundaries of intelligent: neither private nor public, but something in between".
[http://www.web.mit.edu/vap/about/news_and_events_visiting.html]

II CONFERÊNCIA BRASILIENSE DE SEMIÓTICA, realizada no Instituto de Artes-IdA (Campus da UnB), Brasília, 21 e 22 de novembro de 2003. Apresentou a comunicação "Percepção e semiose: transversalidades' e participou da mesa-redonda: Arte, imersão e semiótica com Tânia Fraga (IdA-UnB), Suzete Venturelli (IdA-UnB) e Eufrásio Prates (AIEC/ICESP, moderação). [http://www.geocities.com/absbsemiotica/2cbds/index.htm]

EVENTO CORPO E TECNOLOGIA, realizado no SENAC Centro de Comunicações e Artes, São Paulo, 30 e 31 de outubro de 2003. Apresentou a comunicação "Interfaces cérebro-computador: como construir mentes artificiais e expandir as naturais". [http://www1.sp.senac.br/HOTSITES/CCA/corpoetecnologia/prog1a.htm]

14º FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTE ELETRÔNICA-VIDEOBRASIL, painéis Investigações Contemporâneas: Corpo em deslocamento, realizado no SESC Pompéia, São Paulo, 30 de setembro a 3 de outubro de 2003. Apresentou a comunicação "Tele-Imersão: do ciberespaço para o espaço". [http://www.videobrasil.org.br/adm/layout/newsletter14.jsp?sysidlinguagem=1&syslayout=newsletter14]

FILE SYMPOSIUM 2003, realizado no Centro Brasileiro Britânico, São Paulo, 20 de agosto de 2003. Apresentou com Daniela Kutschat a comunicação "OP_ERA: uma jornada através de dimensões paralelas e experimentos multisensoriais" [http://www.file.org.br/file2003/filesymposium2003.htm]

3O ENCONTRO INTERNACIONAL DE ARTE E TECNOLOGIA, realizado na Universidade de Brasília, Brasília, 2003. Apresentou a comunicação "Ambientes Inteligentes: Bodyarchtecture e OP_ERA". [http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/1692,1.shl]

2O FÓRUM DE DEBATES DO PRÊMIO CULTURAL SÉRGIO MOTTA: ARTE DIGITAL E INTERATIVIDADE, realizado no Instituto Cine Cultural, São Paulo, 2002. Apresentou com Daniela Kutschat a comunicação "Arte-mídia".

TECNOCULTURA MÍDIAS, PROCESSOS E CULTURAS CONTEMPORÂNEAS, realizado no COS- PUC/SP, 2002. Apresentou a comunicação "Ambientes Inteligentes".

SIMPÓSIO INTERNACIONAL [EMOÇÃO ART.FICIAL], realizado no Itaú Cultural, São Paulo, 14 de agosto de 2002. Moderadora da mesa Interfaces e Ambientes Imersivos, com Elizabeth Vander Zaag (Banff Centre/Canadá), Joachim Sauter (ART+COM/Alemanha), Wolfgang Strauss (MARS/Alemanha), Suzete Venturelli (UnB/Brasil). [http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=1399 ]

10. INTERNATIONALER KONGRESS IASS-AIS INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR SEMIOTIC STUDIES, realizado na Universität Gesamthochschule Kassel, Kassel, Alemanha, de 19 a 21 de julho de 2002. Apresentou as comunicações "Intelligent environments: Bodyarchitecture and OP_ERA" e com Maria Teresa Santoro "Artificial LIFE: the heirs to Frankenstein". [http://www.semiotick.org/programm.htm]

CIBERCULTURA REFLEXOS E TENDÊNCIA, realizado no Centro de Comunicação e Artes do SENAC/SP, 18 de julho de 2001. Apresentou a comunicação "O corpo digital".

NORDIC-BALTIC SUMMER INSTITUTE FOR SEMIOTIC AND STRUCTURAL STUDIES AND 19TH ANUAL MEETING OF THE SEMIOTIC SOCIETY OF FINLAND, realizado na University of Helsinki, Imatra, Finlândia, de 12 a 21 de junho de 2000. Apresentou as comunicações "Out of the body" e "Does Matter Really Matter? From cyberspace to architecture".

INTERNATIONAL CONGRESS: THE FUTURE OF THE ARCHITECT [MIND, LAND, SOCIETY], realizado na Escola Tècnica Superior d'Arquitectura de Barcelona, Espanha, de 07 a 11 de junho de 2000. Apresentou a comunicação "Does Matter Really Matter? From cyberspace to architecture".
[http://www.edicionsupc.es/virtuals/caplln/AR10101X.htm#]

7H WORLD CONGRESS OF THE INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR SEMIOTIC STUDIES (IASS) ON 'SIGN PROCESSES IN COMPLEX SYSTEMS', realizado na Technical University de Dresden, Alemanha, de 06 a 11 de outubro de 1999. Apresentou a comunicação "Out of the body".

INVENÇÃO: THINKING THE NEXT MILLENNIUM, realizado no Centro Cultural Itaú, São Paulo, Brasil, de 26 a 29 de agosto de 1999. Apresentou o projeto "GIRA S.O.L." e a comunicação multimídia "Infobodies: unfolding and potentialities". [http://www.itaucultural.org.br/invenção/dia26i.htm]

II° SEMINÁRIO AVANÇADO DE COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA, NOVOS MODELOS DE REPRESENTAÇÃO: VIDA ARTIFICIAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (Ciclo de debates e Exposição de arte eletrônica e performance), realizado no Museu da Escultura-MUBE, São Paulo, Brasil, de 19 a 21 de agosto de 1999. Membro do comitê de organização. [http://www.pucsp.br/pos/cos/semicos/otherbod/other.htm]

I° SEMINÁRIO AVANÇADO DE COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA, FUNDAMENTOS BIOCOGNITIVOS DA COMUNICAÇÃO: BIOSSEMIÓTICA E SEMIÓTICA COGNITIVA, realizado no Itaú Cultural, São Paulo, Brasil, de 19 a 21 de agosto de 1998. Membro do comitê de organização. [http://www.pucsp.br/pos/cos/semicos/seminar1/index.html]

TALLER DE PERFECCIONAMIENTO EN EL USO ARTÍSTICO DE LA INTERNET Y MULTIMEDIOS, patrocinado pela Fundación Antorchas, no Camping Musical de Bariloche, Argentina, de 1 a 5 de dezembro 97. Apresentou o projeto para web-art "Plataforma".

SIBGRAPI'97: 10° SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA E PROCESSAMENTO DE IMAGENS, realizado no Hotel Mont Blanc, Campos de Jordão, Brasil, de 14 a 17 de outubro de 1997. Participou de mesa-redonda sobre Arte Digital.

1° SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ARTE E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO, realizado no Itaú Cultural, São Paulo, Brasil, de 07 a 09 de outubro de 1997.


5.4 PUBLICAÇÕES
5.4.1 ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS
CANTONI, R.. Tele-imersão: do espaço para o ciberespaço. Cibercultura. www.itaucultural.org.br, novembro de 2003.
[http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2014&cd_materia=57]

CANTONI, R.. Realidades alteradas. Cibercultura. www.itaucultural.org.br, setembro de 2003. [http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2014&cd_materia=45]

CANTONI, R., SANTORO, M. T. Os herdeiros de Frankenstein. Trópico. www.uol.com.br: , p.1.shl - 6.shl, 2003. [http://www.uol.com.br/tropico/ensaio_53_1617_1.shl]

CANTONI, R., SANTORO, M. T. Künstliches Leben: Frankensteins Nachkommen. Dichtung-digital. Alemanha: , v.4.Jg., n.26, 2002. [http://www.dichtung-digital.de/2002/11-10-Santoro-Cantoni.htm]


5.4.2 CAPÍTULOS DE LIVROS
CANTONI, R. . Teleinmersión: del ciberespacio hacia el espacio. In: Iliana Hernández Garcia. (Org.). Estética, ciencia y tecnología: creaciones electrónicas y numéricas. 1a ed. Bogotá, 2005, v. 1, p. 181-192.

CANTONI, R. Bodyarchitecture: the evolution of interface towards ambient intelligence. In: Ambient Intelligence: the evolution of technology, communication and cognition towards the future of human-computer interaction. Amsterdam: IOS Press, 2005, vol. 6, p. 213-218.

CANTONI, R. ; KUTSCHAT, D. . Op-Era: uma jornada através de dimensões paralelas e experimentos multisensoriais. In: Maria Luiza Fragoso. (Org.). [Maior e igual 4D] arte computacional no Brasil: reflexão e experimentação. Brasília, 2005, v. 01, p. 25-29.
CANTONI, R. . Interfaces cérebro computador: ou como construir cérebros artificiais e expandir os naturais. In: Wilton Garcia. (Org.). Corpo e tecnologia. 1a ed. São Paulo, 2004, v. , p. -.

KUTSCHAT, D., CANTONI, R.. Realidade virtual nas artes: projeto OP_ERA. In: Realidade Virtual: conceitos e tendências. São Paulo: Mania de Livro, 2004, p. 253-258.

CANTONI, R., Ambientes Inteligentes: Bodyarchitecture. In: A arte pesquisa. Brasília: Mestrado em Artes, UnB, 2003, vol.1, p. 334-338.

CANTONI, R., KUTSCHAT, D. Arte digital e interatividade. In: II Fórum de debates do prêmio cultural Sergio Motta; mídia-arte: fomento e desdobramentos. 1ed. São Paulo: Instituto Sergio Motta, 2003, p. 85-93.

CANTONI, R., FARIAS, P. L. Fora do Corpo. In: Interlab: labirintos do pensamento contemporâneo.1 ed.São Paulo : Iluminuras Ltda, 2002, p. 207-218.

CANTONI, R.., FARIAS, P. L. Fuera del Cuerpo. In: De la Pantalla al Arte Transgenico.1 ed.Buenos Aires : Libros del Rojas, 2000, v.1, p. 238-251.


5.4.3 TRABALHOS COMPLETOS PUBLICADOS EM ANAIS DE EVENTO
CANTONI, R. . Intelligent environments: Body architecture and OP_ERA. In: Deutsche Gesellschaft für Semiotik (DGS) e.V.10. Internationaler Kongress 19.-21.7.2002, 2004, Kassel. Körper - Verkörperung - Entkörperung /Body - Embodiment - Disembodiment. Kassel : Kassel University Press, GmbH 2004, 2002. p. 145-153.

CANTONI, R. ; SANTORO, M. T. . Künstliches Leben: Frankensteins Nachkommen. In: Deutsche Gesellschaft für Semiotik (DGS) e.V.10. Internationaler Kongress 19.-21.7.2002, 2004, Kassel. Körper Verkörperung Entkörperung/Body Embodiment Disembodiment. Kassel : Kassel University Press, GmbH 2004, 2004. p. 1410-1423.

CANTONI, R. . Ambientes inteligentes: Bodyarchitecture e OP_ERA. In: 3o Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2003, Brasília. A arte pesquisa 2003. Brasília : Universidade de Brasília, 2003. v. 1. p. 88-89.


5.4.4 TRABALHOS RESUMIDOS PUBLICADOS EM ANAIS DE EVENTO
CANTONI, R. Künstliches Leben: Frankensteins Nachkommen. In: Body- Embodiment- Disembodiment. Kassel: Universität Gesamthoschule Kassel, 2004. p.145 - 153.

CANTONI, R. Intelligent environments: Bodyarchitecture and OP_ERA. In: Body- Embodiment- Disembodiment. Kassel: Universität Gesamthoschule Kassel, 2004. p.145 - 153.

CANTONI, R., SANTORO, M. T. Artificial LIFE: the heirs to Frankenstein. In: Körper - Verkörperung - Entkörperung. Kassel: Universität Kassel, 2002. v.1. p.146 - 146.

CANTONI, R. . Intelligent environments. In: 10. Internationaler Kongress IASS-AIS International Association for Semiotic Studies, 2002, Kassel. Body- Embodiment- Disembodiment. Kassel : Universität Gesamthoschule Kassel, 2002. p. 47-48.

CANTONI, R., ZILINSCKI, S. A.. Does matter really matter? From cyberspace to architecture. In: Nordic-Baltic Summer Institute for Semiotic and Structural Studies and 19th Anual Meeting of the Semiotic Society of Finland. Imatra: Imatran Kansainvälinen Semiotiikan Instituutti, 2000. p.5 - 5.

CANTONI, R., ZILINSCKI, S. A. Does matter really matter? From cyberspace to architecture. In: International Congress: the Future of the Architect [MIND, LAND, SOCIETY]. Barcelona: Grup Artyplan-Artymprès, S.A., 2000, p.110 - 110.

CANTONI, R., FARIAS, P. L. Out of the body: from where to where and how. In: Nordic-Baltic summer institute for semiotic and structural studies. Imatra: Imatran Kansainvälinen Semiotiikan Instituutti, 2000, p.5 - 5.

CANTONI, R., PICAZZIO, E., ANDREW, G., FOGLIANO, F., SOGABE, M., HILDEBRAND, R., LEOTTE, R. Gira S.O.L. In: Invenção: Thinking the Next Millennium. São Paulo: Itaú Cultural, 1999, p.58 - 58.

CANTONI, R., FARIAS, P. L. Out of the body. In: 7° World Congress of the International Association for Semiotic Studies IASS-AIS on 'Sign Processes in Complex Systems'. Dresden, 1999.


5.4.5 TESES DE MESTRADO
1996. La realite virtuel. Tese de Mestrado. Orientação: Nadia Magnenat Thalmann. Universidade de Genebra (DESSI-MIRALAB), Suíça.

1989. Computação gráfica: ciência e ficção. Tese de Mestrado. Orientação: Maria Lúcia Santaella Braga. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


5.4.6 TESE DE DOUTORADO
2001. Realidade Virtual: uma história de imersão interativa. Tese de Doutorado. Orientação: Maria Lúcia Santaella Braga. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (bolsa Fapesp).

6. Produção e apresentação artística/cultural

6.1 EXPOSIÇÕES
OP_ERA: HAPTIC INTERFACE, instalação interativa, exposta na exposição Homo Ludens - Do Faz-de-Conta à Vertigem, realizada no Itaú Cultural, São Paulo, Brasil, de 12 de outubro, 20045 a 29 de janeiro de 2006.
[http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2558]

OP_ERA: HAPTIC WALL, instalação interativa, exposta na exposição TRANSMISSIONS: ICHIM 05 Digital Culture and Heritage, realizado na Cité internationale universitaire de Paris, França, 22 e 23 setembro de 2005.
[http://ichim05.ichim.org/jahia/Jahia/pid/648]

OP_ERA: SONIC DIMENSION, instalação interativa, exposta no The Beall Center for Art and Technology, University of California,

Posted by Patricia Canetti at 9:43 AM