Página inicial

Tecnopolíticas

 
Pesquise em
Tecnopolíticas:

Arquivos:
As últimas:
 

setembro 5, 2005

Microsoft compra empresa de telefonia via Internet

Microsoft compra empresa de telefonia via Internet

Matéria originalmente publicada no Terra Tecnologia, no dia 31 de agosto de 2005

O mercado de telefonia via Internet está se aquecendo. Primeiro foi a chegada do Google, com o serviço de mensagens instantâneas de texto e comunicação por voz. A Microsoft agiu rápido para reforçar sua presença neste jovem mercado e anuncia a aquisição da Teleo, uma empresa da Califórnia que permite que usuários façam telefonemas de seus computadores para telefones comuns.

A Skype é a atual líder no mercado de telefonia via Internet, também conhecido como Voice over Internet Protocol (VoIP), com 51 milhões de usuários registrados e mais de dois milhões de assinantes que pagam por serviços como correio de voz e conexões com números de telefone comuns.

Analistas que acompanham o mercado de VoIP previam há muito que a Microsoft poderia adquirir a Teleo, em parte porque o sistema da Teleo tem forte integração com produtos da empresa, como o Outlook e o Internet Explorer. Will Collins, gerente mundial de produtos de mensagem da Microsoft, disse que a empresa espera integrar as capacidades da Teleo aos seus produtos até o final de 2005. A Microsoft pode acrescentar recursos de "clique para ligar" ao Outlook ou ao Internet Explorer, de modo que os usuários possam fazer uma chamada para um determinado número simplesmente clicando sobre ele.

A Teleo também oferece opção de transferência de chamadas VoIP para um número fixo ou celular, ou para serviço de correio de voz que encaminha os recados em forma de email aos usuários. Chamadas de um computador para um telefone convencional custam 2 centavos de dólar por minuto. Os termos de seu acordo com a Microsoft não foram revelados.

Alguns meses atrás, Niklas Zennstrom, presidente-executivo da Skype, declarou no Reuters Telecoms, Media and Technology Summit que sua empresa tinha de ampliar a base de usuários o mais rápido que pudesse, porque rivais de porte muito maior certamente entrariam no mercado.

Google, Microsoft, America Online e Yahoo oferecem todos chamadas de voz entre computadores, mas não para linhas tradicionais de telefone. O Yahoo adquiriu uma empresa de telefonia via Internet chamada Dialpad há alguns meses, e planeja serviços VoIP semelhantes aos permitidos pela Teleo.

Fonte: Agência Reuters

Posted by João Domingues at 11:09 AM