Página inicial

Tecnopolíticas

 
Pesquise em
Tecnopolíticas:

Arquivos:
As últimas:
 

outubro 1, 2004

E-mail secreto faz sucesso na Rússia e na China

Matéria originalmente publicada no sítio Informática Terra, no dia 1º de outubro de 2004.

E-mail secreto faz sucesso na Rússia e na China

Um novo sistema de e-mail direto, que as autoridades não conseguem acessar, está se tornando popular entre consumidores da Rússia, China e Vietnã. A informação foi dada hoje pelos criadores do serviço.

No ar há seis dias, o Jeftel.com permite que pessoas em qualquer país se comuniquem por e-mail com outros usuários do serviço, sem passar por provedores internos ou servidores externos, de modo similar à troca de arquivos que acontece em serviços como o KaZaA.

A Jeftel afirma que nenhuma cópia dos e-mails fica guardada e que a codificação a e autenticação adicionais tornam impossível que uma pessoa que não seja o destinatário leia a mensagem.

"Embora tenhamos visto grande interesse por parte de pessoas no Reino Unido, Estados Unidos, França, Espanha e Nova Zelândia, foram os países com maior controle governamental que nos surpreenderam", disse Robert Barr, chefe de desenvolvimento da Jeftel.com.

Na semana passada, milhares de usuários de e-mail na Rússia, China, Cazaquistão, Arábia Saudita e Vietnã se cadastraram para usar o novo sistema. Curiosamente, várias unidades do governo britânico também demonstraram interesse pelo serviço, que custa 25 libras.

"Acho que, no fim das contas, todo mundo tem algo a esconder", disse Barr.

Agência Reuters

Posted by João Domingues at 6:13 PM