Página inicial

Quebra de Padrão

 


novembro 2013
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Pesquise em
Quebra de Padrão:

Arquivos:
As últimas:
 

abril 30, 2010

Índice Canal Contemporâneo para o Prêmio PIPA por Coletivo Editorial do Canal

Índice Canal Contemporâneo para o Prêmio PIPA

Estamos lançando o Índice Canal Contemporâneo no Quebra de Padrão com o objetivo de usar a nossa memória coletiva para formar um contexto de pesquisa para os Indicadores Oficiais do Prêmio PIPA.

A partir de critérios objetivos relacionados ao entendimento do foco do prêmio, vamos buscar em nosso banco de dados os artistas cuja produção foi construída durante os anos 2000, com ocorrências na agenda e e-nformes do Canal, entre janeiro de 2009 e abril de 2010, e com inserção nos cenários de arte contemporânea local, nacional ou internacional.

O processo do Prêmio PIPA se difere do padrão dos salões de arte por não haver inscrições. Os artistas participantes do prêmio serão escolhidos por Indicadores: um conjunto de 30 a 50 renomados profissionais de arte contemporânea, nacionais ou estrangeiros. Os Indicadores terão como atribuição realizar, cada um, até 5 indicações de artistas brasileiros revelação para participar do PIPA.

Por tratar-se do prêmio de maior valor já destinado à arte contemporânea no Brasil, que busca justamente com isso valorizar esse segmento artístico, acreditamos poder contribuir com a ação Índice Canal Contemporâneo para ampliar a visibilidade da arte contemporânea. Com isso, pretendemos em primeiro lugar alimentar os Indicadores com a circulação de perfis de artistas com o foco do prêmio. Em segundo lugar, mas não menos importante, visamos construir um panorama para servir a própria comunidade, a educadores e ao público geral, para que este possa conhecer melhor o contexto da premiação.

Estamos convidando artistas, que preenchem os critérios mencionados acima, para se associar ao Canal e exibirem em seus perfis imagens e texto sobre os seus trabalhos. De posse desse material, publicaremos conjuntos de artistas em posts no Quebra de Padrão, com chamadas nos e-nformes, e enviaremos publicações especiais para os Indicadores. Além do material exibido pelo próprio artista em seu perfil, será possível pesquisar nos e-nformes e no formulário de busca da agenda por eventos publicados no Canal Contemporâneo. Esse conjunto reunirá um material consistente sobre a trajetória dos artistas em questão.

A ação Índice Canal Contemporâneo trará também outros grandes benefícios para a comunidade, além dos já citados até aqui.

A maior parte de nossos usuários vê o Canal apenas como um agente divulgador. Profissionais e organismos não se dão conta do acervo que estamos colecionando na rede e, menos ainda, percebem a sua potência. Infelizmente, esse entendimento limitado da internet acontece também com o nosso ministério e secretarias de cultura, que ainda não percebem a internet como patrimônio. Essa iniciativa pretende estimular o uso desse banco de dados, enquanto não temos recursos para disponibilizar ferramentas e interfaces que evidencie melhor isso (como o nosso projeto de visualizações de dados, por exemplo).

Essa iniciativa movimentará os perfis da seção Comunidade que, lincados aos nomes na Agenda de Eventos, servem como uma ferramenta permanente de visibilidade e pesquisa. Com isso, pretendemos estimular ainda mais a prática da pesquisa em nosso acervo, assim como o preenchimento dos perfis que estão no ar e também a entrada de mais perfis, com novas associações ao Canal Contemporâneo.

No ano em que completamos 10 anos, é um presente usar a nossa memória coletiva e contribuir para que esse novo prêmio atinja o seu objetivo: revelar talentos de nossa arte contemporânea.

Coletivo Editorial do Canal Contemporâneo
Ana Elisa Carramaschi
Cecília Bedê
Fábio Tremonte
Marília Sales
Patricia Canetti


Índice Canal Contemporâneo para o Prêmio PIPA (in progress)

Prêmio PIPA - conselho e critérios para indicação

Posted by Patricia Canetti at 5:53 PM | Comentários(3)
Comments

Mais uma grande iniciativa.
A verdadeira potência da internet está sendo revelada aos poucos.
Demos tempo e trabalhemos.

Posted by: Gilberto Vieira at maio 3, 2010 10:46 AM

Oiii, legal...uma coisa não ficou clara pra mim no regulamento: os finalistas vão passar por uma comissão julgadora ou serão esses 4 finalistas determinados a partir do voto geral inicial?
Seria legal se houvesse um júri para determinar os finalistas dos indicados, se não os já mais conhecidos serão sempre os mais indicados.

Seria improvável que um artista verdadeiramente "emergente" ganhasse nessas condições já que é necessário que já seja bastante conhecido para ser nomeado pela maioria dos jurados. Essa é a minha dúvida. será que alguém poderia informar melhor a respeito?

Posted by: M. at maio 13, 2010 11:25 AM

A parte os que se enquadram no foco do Prêmio Pipa,
é lamentável que tanto espaço na lista final tenha sido dado a nomes que nada tem a ver com a proposta da premiação. De fato, só constar nessa lista já seria de interesse dos 'emergentes', digamos assim. Ao invés disso, temos renomados, consagrados, artistas aposentados e até bem sucedidos arte-educadores.
De maneira geral faltou transparência a essa lista de 101 nomes, com direito a gota final, uma inclusão de última hora pra lá de estranha.

Posted by: Alessandro S. at junho 22, 2010 11:53 AM
Post a comment









Remember personal info?