Página inicial

Quebra de Padrão

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Quebra de Padrão:

Arquivos:
As últimas:
 

julho 27, 2020

SOLIDARIEDADE Projeto Proteja Vidas

O Projeto Proteja Vidas, Preserve Arte reúne um grupo de voluntários profissionais brasileiros das artes visuais com o objetivo de levantar recursos para apoiar, inicialmente, 20 artistas visuais do Ceará e mais outra cota a ser revertida a uma organização civil de ações socio-culturais com foco em pessoas transvestigêneres do Estado do Ceará.

A ação se dá por meio de doações que terão como recompensa máscaras de proteção facial com impressões de desenhos de artistas apoiadores e beneficiados pelo Projeto, em edição limitada. Os dados sobre o Projeto estão no site, onde a campanha criada para financiamento coletivo via Cartase, pode ser acessada, e ao clicar em “doe agora” se é direcionado às opções de valores a contribuir e às respectivas recompensas, a serem entregues em agosto.

Entre os envolvidos no PROTEJA VIDAS, PRESERVE ARTE estão a pesquisadora e curadora de artes visuais Jacqueline Medeiros, os artistas Efrain Almeida, Junior Pimenta (co-editor da Revista Reticências), Laura Villarosa (RJ) com a colaboração da crítica, curadora independente e também editora da revista Reticências Ana Cecilia Soares, como ainda a artista Cleo do Vale do coletivo Wà e do sobralense Anderson Medeiros.

Assim, os artistas a serem beneficiados pelo Projeto Proteja Vidas, Preserve Arte, selecionados a partir de indicação de artistas locais das regiões do Cariri, Norte do Estado e de Fortaleza, não contemplados pelos editais lançados a nível estadual ou nacional, receberão o valor líquido arrecadado de forma igualitária.

Além dos beneficiados pelo Projeto, vários artistas em diversos estágios de carreira e de diferentes estados do Brasil e de Portugal foram convidados a doar uma imagem de um trabalho, inédito ou não, para compor a variedade das recompensas aos doadores. Entre os artistas que até o momento já doaram trabalhos artísticos para impressão nas máscaras de recompensas estão: Alex Cerveny (SP), Aline Albuquerque (CE), Anderson Morais (CE), Diego de Santos (CE), Efrain Almeida (CE/RJ), Elvis Almeida (RJ), Erika Verzutti (SP), Laura Villarosa (Itália /RJ), Leda Catunda (SP), James Kudo (SP), Jonas Sampaio (CE), Junior Pimenta (CE), Maria Fernanda Lucena (RJ), Rian Fontenele (CE), Rute Rosas (Porto-PT), Wà Coletivo (Cleo do Vale, Rose Severo, Shayna Moura, Élida Gomes), Zenon Barreto (CE). Outras novidades virão em breve!

“Neste momento de estagnação da atividade artística de forma presencial, e considerando o grau elevado de informalidade dos trabalhadores das artes, particularmente no estado do Ceará, é que buscamos amenizar os impactos socioeconômicos das restrições estabelecidas pela pandemia da COVID-19. Sabemos que alguns editais emergenciais importantes foram realizados, no entanto são incapazes de darem conta de um universo tão grande”, expõe Jacqueline Medeiros.

Posted by Patricia Canetti at 10:17 AM