Página inicial

Quebra de Padrão

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Quebra de Padrão:

Arquivos:
As últimas:
 

maio 19, 2020

Podcast Arte Contemporânea: da casca ao caroço na Abact

O podcast da ABACT – Associação Brasileira de Arte Contemporânea, o ‘Arte Contemporânea: da casca ao caroço’, apresenta conteúdos exclusivos com entrevistados representantes de galerias de arte associadas, artistas e outros profissionais do circuito de arte. A cada quinze dias será lançado um novo episódio e entre os temas que serão abordados há discussões relacionando a arte ao atual momento que o mundo se encontra, de necessidade de isolamento social, já que este universo tem tido um papel fundamental neste processo de reclusão do indivíduo.

Próximos episódios do mês
27/05 – Revisitando a exposição “Febre Amarela” de Vivian Caccuri


2º episódio discute as ações das galerias no período de isolamento social

Bruna Bailune, diretora da Galeria Aura, e Alexandre Gabriel, sócio diretor da galeria Fortes D'Aloia & Gabriel, falam sobre o que cada um tem feito para sobreviver no período de isolamento social.

Bruna Bailune aborda seus esforços neste momento sob a perspectiva de uma galeria jovem (a Aura atua na capital paulista desde 2017). Além de cursos com preços acessíveis e encontros virtuais às sextas-feiras, a galerista ressalta a participação no P.art.ilha, um grupo de galerias que, por meio de ações online coordenadas, busca manter os profissionais que atuam no setor artístico ativos. "Foi a partir de conversas em grupo com várias galerias, em que todas colocaram suas questões, compartilharam suas dificuldades, que a gente conseguiu pensar numa estratégia comercial mais interessante", detalha Bruna.

No segundo bloco do episódio, Alexandre Gabriel comenta sobre o processo de criação do online viewing room da exposição AAA - Antologia de Arte e Arquitetura, realizada em parceria com a Bergamin & Gomide. "É o momento de pensar em outros formatos e eu acho que formatos em parceria são essenciais. Estamos tratando da sobrevivência de todo um ecossistema praticamente. Tem toda uma rede de profissionais que estão por trás de uma exposição e que você não percebe, mas que tem seu sustento por meio da produção de arte", diz Alexandre Gabriel.

1º episódio discute papel das produções artísticas em meio a uma pandemia

A artista Mariana Palma e a diretora da galeria Casa Triângulo, Camila Siqueira, abordam como a indústria de arte contemporânea tem se reinventado no ambiente digital de forma a se manter ativa mesmo com a paralização de feiras e fechamento de portas de galerias e museus. Além disso, o episódio traz uma discussão sobre a importância das produções artísticas em momentos áridos, como o que estamos vivendo com a pandemia da covid-19, que acabam sendo uma ajuda às pessoas em casa, que estão mais propícias por conta do isolamento a ter desânimo, falta de interesse e criatividade para enfrentar o dia a dia.

Posted by Patricia Canetti at 10:11 AM