Página inicial

Tecnopolíticas

 
Pesquise em
Tecnopolíticas:

Arquivos:
As últimas:
 

maio 25, 2006

Roteiro Conexões Tecnológicas - Questionário

CONEXÕES TECNOLÓGICAS
Conexões Tecnológicas foca a revolução digital, propondo aprofundar discussões em torno da inovação tecnológica, da produção cultural e da democratização da informação. O formato é inovador. Buscando um ambiente fértil para a troca de idéias, realiza um encontro com palestrantes de diferentes áreas e utiliza a Internet como um espaço experimental para pesquisa e discussão on-line - um espaço informacional coletivo.

26 de maio de 2006, sexta-feira, de 9 às 18 horas, no Senac Lapa Scipião, Rua Scipião 67, São Paulo - SP

Concepção e organização: Patricia Canetti, Priscila Arantes e Renata Motta
Realização: Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, Senac São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Apoio digital: Canal Contemporâneo
Patrocínio: Telefônica e Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura

ROTEIRO
Conforme revela o nosso parágrafo de apresentação, buscamos em nosso fórum não apenas tratar as questões relacionadas à revolução digital, mas também experimentar as convergências midiáticas na criação de novos formatos para eventos tradicionais. Com uma pesquisa realizada por alunos do Senac, um questionário enviado aos palestrantes e uma pré-discussão iniciada online, temos o objetivo de criar um ambiente mais fértil ao debate entre palestrantes, debatedores e participantes no fórum presencial.

SUMÁRIO
Os linques deste roteiro ora levam para este documento, ora para o Fórum do Canal ou para a internet

Programação, temas e participantes

Resumos das palestras e biografias

Respostas ao questionário do Canal / Juliana Monachesi

Temas centrais das palestras e textos pesquisados no fórum on-line

Discussão no fórum on-line: Interfaces Críticas e A Caosmose do PCC


RESPOSTAS AO QUESTIONÁRIO DO CANAL / JULIANA MONACHESI

Agrupadas por perguntas:
1. Em poucas palavras, o que o advento da internet modificou na sua vida pessoal e profissional?
2. Em que termos a "democracia digital" pode ser considerada uma realidade, na sua opinião?
3. Como a arte foi afetada pela "revolução digital"?
4. A informação ganhou outro significado no contexto da cultura digital?
5. Quais os três sites que você não passa um dia sem visitar?

Agrupadas por entrevistado no fórum on line:
"a ciência é copyleft avant la lettre", resposta de André Lemos
"somos links que se relacionam com outros links", resposta de Hernani Dimantas
"em breve teremos intensos infomovimentos de arte", resposta de João Antônio Zuffo
"artistas manejam o tempo como um volume programável", resposta de Karin Ohlenschläger
"informação e lixo hoje são coisas muito próximas", resposta de Lucas Bambozzi

volta ao sumário


1. Em poucas palavras, o que o advento da internet modificou na sua vida pessoal e profissional?

André Lemos
Modificou completamente, desde a minha prática profissional como professor e pesquisador de Universidade, como enquanto usuário comum. Acho mesmo que na minha profissão estamos saindo da idade média agora . O ideal de todo trabalho científico é a circulação do conhecimento, a citação múltipla e cruzada, as influências de teorias, métodos, visões... A ciência é copyleft "avant la lettre". A internet potencializa o que é próprio do fazer científico: circulação de obras, pesquisadores, alunos, circulação de informações as mais diversas, acesso planetário a livros, papers, filmes, fotos, áudio... Em um país como o Brasil, onde não temos nem livrarias nem bibliotecas equipadas, a internet é uma dádiva e modificou completamente não o fazer ciência em sua essência, pelo menos não totalmente, mas o acesso à produção científica e a pesquisadores ao redor do mundo.

Hernani Dimantas
o maior impacto veio com a banda larga que modificou a relação de acesso à informação. Com o acesso discado o computador dava a impressão de mediar as informações, pois conectava-se e desconectava-se à medida das necessidades. Com a banda larga o computador passou a mediar as conversas em rede.

João Antonio Zuffo
A revolução da "internet", na minha opinião, está apenas no início. A quantidade de informação disponível tornou obsoletas todas as enciclopédias impressas e a própria "Wikipedia" não consegue acompanhar o ritmo.
É claro que é necessário selecionar a informação e verificar o rigor e a precisão de sua fonte, porém, hoje, gasto pelo menos duas horas diárias na busca de informações e não consigo acompanhar e ler todos os meus e-mails.
Sem dúvida, a vida pessoa e profissional é profundamente afetada, grande parte do meu trabalho, atualmente, é feito em casa, coisa impensável 30 anos atrás.

Karin Ohlenschläger
Profissionalmente mudou muito: o livre acesso e a circulação da informação que antes requeria meses de trabalho, deslocamentos e viagens, eu o posso realizar agora em questão de segundos ou horas. Também se facilitou muito o trabalho à distância, as colaborações e os modos e alcances da comunicação e participação em projetos.
Pessoalmente tanto mudou que estou vivendo com um pé na rede e com o outro em terra, quero dizer, muitas vezes estou fisicamente presente, mas virtualmente ausente e com a mente em outros lugares. Isto é maravilhoso no sentido em que amplia nosso campo de ação, ainda que às vezes também possa ser desgarrador.

Lucas Bambozzi
Modificou drasticamente. Tanto para lados positivos quanto negativos. Não conseguiria viver de meu trabalho sem o acesso às redes. O negativo é que trabalho muito mais, sem ver necessariamente algo se concretizando, me esvaindo pelos buracos da rede. E mais recentemente observo a grande diferença entre ter acesso [em ações voluntárias] e estar conectado em tempo integral [onde há uma pressão para que se responda de forma não-voluntária a demandas externas].

volta

2. Em que termos a "democracia digital" pode ser considerada uma realidade, na sua opinião?

André Lemos
A democracia não é uma realidade nem fora da internet. Ela é um conceito normativo, algo que buscamos como um ideal, como o Bem, a Verdade, o Belo, a Liberdade. A democracia não existe em sua plenitude, mas em sua imperfeição do real, na nossa construção atual. Na internet ainda não há evidências de que possamos falar de uma democracia virtual. Várias experiências falharam ao redor do mundo. Mas temos potências micro-políticas muito interessantes. Evidentemente a internet potencializa a troca informativa, o contato entre pessoas, a formação de agrupamentos ou comunidades, mas não há necessariamente engajamento político, troca de informações visando uma comunicação plena para além da troca informativa mais imediata ou hedonista. Esta comunicação plena (ideal, improvável e normativa também), só se daria pela razão exercitada em busca de um consenso sobre o bem comum. Isso não existe nem na internet, nem fora dela. Devemos buscar, efetivamente, formas de dinamizar o debate público e não apenas o voto on-line, seja pela internet, por celulares ou por terminais.

Hernani Dimantas
Não gosto do termo democracia digital. Acho mais pertinente tratarmos da descentralização do poder catalisada pela conexão. Acredito que muitas vozes podem se elevar e que essas diversas vozes podem impactar o agenciamento coletivo e, assim, inflluenciar a microfísica do poder.

João Antonio Zuffo
A democracia digital ainda não é realidade hoje, mas sem dúvida será em pouco tempo, não só pela queda de custo dos computadores de mesa e de comunicação em faixa larga, mas também no sentido de que o computador pessoal tornar-se-á tão indispensável às pessoas como o telefone celular.

Karin Ohlenschläger
A democracia digital segue sendo um assunto pendente. Só poderá existir se desaparecer a brecha digital e a desigualdade de acesso à informação e à educação. Segundo os últimos dados da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI) de Túnez, "15% da população mundial, residente nos chamados países do Norte, controla mais de 85% de todos os recursos em telecomunicações. Em relação à conectividade, apenas um país, Estados Unidos, controla 50% de todos os servidores de Internet". Resta-nos muito trabalho pela frente, já que a rede tem um enorme potencial para a transformação das práticas sociais de base.

Lucas Bambozzi
Há uma falsa idéia de acesso a meios digitais de informação. Por mais que tenham se expandido, ainda há massas totalmente alheias a esse contexto.

volta

3. Como a arte foi afetada pela "revolução digital"?

André Lemos
Desde as décadas de 60 e 70 os artistas têm se interessado pela fusão arte-telecomunicação e, com o surgimento da informática, houve uma radicalização dessa fusão. Formas artísticas novas surgem com as tecnologias digitais, como a arte robótica, a web ou net arte, a arte em espaços virtuais... assim como formas canônicas, como a música, a dança, o teatro, a pintura. O mais importante, ao meu ver, é a possibilidade de ampliação, tanto dos formatos, como daqueles que podem hoje se apropriar das tecnologias de comunicação e informação para produzir arte. Os três pilares da cibercultura -a saber, liberação da emissão, conexão generalizada por redes telemáticas e reconfiguração de formatos midiáticos e instituições sociais- possibilitam novas formas de apropriação resultando em uma maior possibilidade de construção e fruição coletiva de obras. Estamos vendo isso em trabalhos colaborativos em rede, em formas de escrita em celulares e em blogs, em produção de fotos, vídeos e filmes... As novas tecnologias democratizam o acesso aos meios de produção e fruição artística.

Hernani Dimantas
Uma sociedade em rede é caracterizada por um rizoma do conhecimento. Somos links que se relacionam com outros links. A arte, nesse sentido, tende a absorver a cultura do remix, do copyleft, onde a autoria é apenas uma referência de uma rede de produção.

João Antonio Zuffo
A revolução nas comunicações, sem dúvida, está afetando profundamente o conceito de arte, embora isto ainda não seja percebido pela maioria das pessoas. Muitos artistas antes completamente desconhecidos estão começando a expor suas obras de artes em seus blogs pessoais, provocando uma interatividade em nível planetário, até agora inédita. Sem dúvida, em breve teremos intensos infomovimentos de arte.

Karin Ohlenschläger
Na era da informática e das telecomunicações, as novas práticas artísticas encontram possibilidades de expressão e experimentação sem precedentes. Não se trata apenas da incorporação de novas ferramentas, mas de trabalhar com novos conceitos, linguagens e dinâmicas relacionadas com a construção social da realidade.
Muitos dos atuais projetos artísticos são efêmeros e intangíveis. Não se materializam sobre tela, pedra ou metal, uma vez que se visualizam em suportes como vídeo, multimídia e outros dispositivos interativos. Os artistas plantam mundos fluídos e mutáveis; constroem com ondas e partículas, com algoritmos de crescimento ou com códigos genéticos. Trabalham com entidades híbridas e evolutivas. Concebem suas obras para espaços dinâmicos e imersivos. Manejam o tempo como um volume programável com distintas densidades. Conectam e relacionam diversos planos da realidade, abarcando desde as escalas nanométricas da bioengenharia até as macroestruturas tecnoeconômicas das atuais dinâmicas globais. Hoje em dia, a arte explora as estruturas caóticas ou os sistemas complexos. O artista participa na concepção de novos modelos que conectam os processos locais de convivência com as dinâmicas globais da comunicação.

Lucas Bambozzi
Acho que a arte que me interessa é afetada sempre pelo contexto à nossa volta. Prefiro ver essa chamada revolução digital como uma série de impactos que se produzem localmente, em contextos distintos, produzindo questões e embates igualmente distintos. Quando um artista acerta sua mira para pontos de conflito [entre o contexto tecnológico-digital e a subjetividade, por exemplo], direcionando nossa atenção para a produção simbólica ligada a determinadas urgências, isso geralmente produz interesse e nos afeta.

volta

4. A informação ganhou outro significado no contexto da cultura digital?

André Lemos
Informação, como diz Gregory Bateson, da escola de Palo Alto, é a "diferença que faz uma diferença". Informar é sempre dar nova forma a algo ("in-formare"). Assim, na era da liberação da emissão, da circulação em rede e da reconfiguração da indústria cultural massiva, o que estamos vendo é um novo valor da informação como circulação, agregação de criatividade e colaboração. Estamos vendo isso nos blogs, nos sistemas P2P, no movimento dos softwares livres, nos podcasts, nas diversas formas da arte eletrônica contemporânea. Informação hoje é mais do que "in-formare". Trata-se de "de-formare", pela criação, pela extinção do valor da cópia, pela apropriação e pela circulação.

Hernani Dimantas
No contexto da cibercultura, as tecnologias da informação e comunicação entram no pensamento humano da mesma forma que as ciências entraram no contexto do modernismo. Apontar para a informação passou a ser uma característica de uma sociedade hiperconectada. A cibercultura rompe com a metafísica padrão liberando além do conhecimento as noções de tempo, espaço e do ser.

João Antonio Zuffo
A informação em larga escala, só limitada pela capacidade de nosso cérebro em absorvê-la, está, sem dúvida, revolucionando toda a convivência social, inclusive nossos costumes políticos, embora represente também uma enorme ameaça à privacidade.

Karin Ohlenschläger
A informação é a matéria-prima da cultura digital. Não é a quantidade de informação, mas antes a qualidade dela que nos nutre e que aporta crescimento e riqueza intelectual, emocional e material. É importante que aprendamos a utilizá-la, processá-la e transformá-la em alimento e conhecimento. É importante humanizar a conectividade, deslocar ou ampliar seu desenvolvimento desde os entornos mercantil ao âmbito social e cultural.

Lucas Bambozzi
Acho que sim. Passou a ser mais descartável, menos acreditada [não que antes fosse mais fidedigna]. O fluxo de notícias via RSS ou os blogs vem produzindo um outro tipo de leitor. Por outro lado, informacão e lixo hoje são duas coisas muito próximas. Tanto os filtros subjetivos [nós mesmos] como os spam-blockers têm dificuldade em distinguir uma coisa da outra.

volta

5. Quais os três sites que você não passa um dia sem visitar?

André Lemos
O Google, o meu blog Carnet de Notes (já que escrevo quase que diariamente) e o sites de informação nas áreas de tecnologia como o NYT, BBC, The Guardian, Wired, Libé, entre outros.

Hernani Dimantas
www.google.com
www.novae.inf.br
www.bloglines.com

João Antonio Zuffo
A variedade de sites que acesso é muito grande e não existem sites específicos que visito diariamente, a não ser, obviamente, o "google" e correlatos, com caminho de acesso intermediário a outros sites.

Karin Ohlenschläger
www.google.com, www.wikipedia.org e, por questões de trabalho, www.medialabmadrid.org.

Lucas Bambozzi
Não diria que acesso diariamente, pois depende das urgências ou procuras de cada dia. A maior parte das informações que me interessam chega várias vezes ao dia por e-mail e não via browser, como as listas Nettime, Crumb New Media Curating, Coro, Rhizome, Digitofagia, Vjbr, Canal Contemporâneo, e-flux etc.

Diria que, além desses, freqüento muito:
- www.we-make-money-not-art.com [blog de uma garota belga que compila informações sobre arte e tecnologia]
- www.google.com [difícil de assumir algo tão óbvio]
- o raio de algum site de Internet Banking!

volta
volta ao sumário

Posted by Patricia Canetti at 11:25 AM