Página inicial

Quebra de Padrão

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Quebra de Padrão:

Arquivos:
As últimas:
 

abril 12, 2020

Rede Ubias lança chamada para receber ensaios sobre o mundo pós-Covid-19

A rede Ubias (Institutos de Estudos Avançados Baseados em Universidades, na sigla em inglês) está com chamada aberta para receber ensaios sobre o tema “Como o mundo irá/deverá mudar? A crise do corona como um desafio interdisciplinar” (“How will/should the world change? The corona crisis as an interdisciplinary challenge”). Poderão participar pesquisadores de todas as áreas e países.

Os artigos serão publicados no site da Ubias, na página em inglês do IEA e no blog “Interdisciplinarity”, administrado pelo ZiF – Center for Interdisciplinary Research, da Universidade de Bielefeld. Os textos devem ter, no máximo, 10 mil caracteres, incluindo espaços, serem escritos em inglês e enviados até o final de maio para os emails zif@uni-bielefeld.de ou ubiasnetwork@gmail.com. Se o conjunto do material recebido for considerado de alta qualidade, é possível que gere posteriormente uma publicação da Ubias.

Sobre o tema

Segundo a coordenação da Ubias, a situação provocada pelo novo coronavírus desafia não apenas o controle de doenças e a capacidade de administrar crises: deve ter impactos de longo prazo e alcance nos Estados, sociedades e cooperação internacional.

“Há crescentes indicadores de que o mundo será diferente depois desta crise e que a globalização será questionada em muitas áreas. De acordo com essas observações, a crise do corona deve marcar um momento de virada. Em tempos de grandes incertezas, a ciência é solicitada a olhar para o futuro e oferecer um discurso racional sobre como reagir à situação”, avalia a carta da chamada.

A rede de IEAs

A Ubias é composta atualmente por 41 membros, que representam 44 institutos de estudos avançados, todos ligados a universidades. Guilherme Ary Plonski, vice-diretor do IEA, é o coordenador para o biênio 2018-2020. A rede tem como objetivo a troca de experiências e a realização de pesquisas conjuntas. Para essa chamada, a Ubias atua em parceria com o ZiF.

Fonte: Instituto de Estudos Avançados da USP

Posted by Patricia Canetti at 3:11 PM