Página inicial

Livraria do Canal

 

A Livraria on line:

- como comprar

- como vender

Pesquise na livraria:

Arquivos:
As últimas:
 

janeiro 25, 2007

Revista Arte&Ensaios nº 13

a&e 13 - capa - 300 dpi.jpg

Revista Arte&Ensaios nº 13 (2006)

Preço: R$ 25,00 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 24x19cm
Nº páginas: 248 pp
Ilustrações em cores e/ou p&b: capa + caderno de 8 pp. em cores; restante em P&B
Organização: PPGAV-EBA/UFRJ
Editora: PPGAV-EBA/UFRJ


Sumário

Apresentação

Que história é essa?!
Entrevista com Carlos Zilio

Artigos
A obra de arte na era de sua reprodutibilidade turística - Alexandre Sá
O belo e o sublime românticos nas paisagens de mundos virtuais online - Martha Werneck Esplendor e sigilo: o Brasil na cartografia portuguesa dos séculos XVI e XVII - André Monteiro de Barros Dorigo
Read Me, Ready Me: a caixa preta do ser em tempo real - Ricardo Maurício
Os pintores de letras: um olhar etnográfico sobre as inscrições vernaculares urbanas - Marcus Dohmann
A importância do uso na preservação da obra de arquitetura - Cyro Corrêa Lyra

Colaborações
Salões Oficiais de Arte no Brasil - um tema em questão - Angela Ancora da Luz
Kosuth com Freud - Imagem, psicanálise e arte contemporânea - Tania Rivera
Uma conversa com José Damasceno - Sandra Vieira Jürgens
Formalismo e Modernidade - Guilherme Bueno
Lances de Hubert Damisch. Pensando a arte na história - Ernst van Alphen
Por um último Ring-Gespräch - Catherine Bompuis
Da prática da arte às outras práticas. O papel da arte na produção de realidades - Luciano Vinhosa

Homenagem
Linguagens Visuais - 10 anos

Dossiês
Instituições de arte no Brasil - relatos de experiências
Interface

Reedição
Salão de 1879 - Ângelo Agostini

Temáticas
Os espaços discursivos da fotografia - Rosalind Krauss
Entrevista a Harald Szeemann 6/2000 - Carolee Thea
Abertura da cilada: a exposição pós-moderna e Magiciens de Ia Terre - Thomas Mc Evilley
Um meio à procura de sua forma as exposições e suas determinações - Katharina Hegewich
Do indício ao índice ou da fotografia ao museu - Daniel Soutif

Página Dupla
Simone Michellin

Resenhas
Art since 1900 - Alexandre Sá
Dada - Cezar Bartholomeu
Poética(s) dos Fluxus: algumas considerações - Daniela Mattos
Marcia X: clichês - Felipe Scovino
Tropicália: uma revolução na cultura brasileira - Michael Asburry
Escritos de Artistas nos Anos 60/ 70 - Patrícia Guimarães
Prague Biennale 2 Expanded painting / acción directa - Pedro Meyer
Big Bang: destruição e criação na arte do século 20 - Sheila Cabo
Le mouvement des images - Art et Cinéma - Valéria Faria


Apresentação

Revista universitária, considerada referência para a pesquisa em artes visuais no Brasil, Arte&Ensaios chega a sua 13a edição, ocasião em que seus editores responsáveis, Glória Ferreira e Paulo Venancio Filho, se despedem, após nove edições, iniciadas em 1997.

Com capa e entrevista do artista e professor Carlos Zilio, este número de Arte&Ensaios dá continuidade à publicação de depoimentos atuais de importantes artistas brasileiros. Seu trabalho vem somar-se ao inestimável conjunto de capas realizadas, especialmente para a revista, por Lygia Pape, Amilcar de Castro, Cildo Meireles, Antônio Dias, Aluísio Carvão, Abraham Palatnik, Eduardo Sued e Carmela Gross.

"Que história é essa?!", longa entrevista concedida por Carlos Zilio, congregou mestrandos e doutorandos da área de pesquisa de Linguagens Visuais bem como ex-alunos da Pós-Graduação em História e Arquitetura no Brasil - PUC-RJ, ambos programas por ele estruturados. A conversa aborda as opções estéticas que têm pontuado sua trajetória artística, suas reflexões a respeito da arte e da história da arte brasileira, e sua reconhecida contribuição na formação de artistas e pesquisadores. Agradecemos a todos, em particular aos convidados Beth Jobim, Regina de Paula, Ricardo Basbaum, João Magalhães e Vanda Klabin.

A linha editorial ao longo desse período buscou conjugar os propósitos acadêmicos de dar visibilidade às pesquisas de mestrandos e doutorandos das diferentes áreas de concentração do Programa de Pós-Gradução em Artes Visuais, a apresentação de contribuições de origens diversas que se identifiquem e correspondam aos interesses genuínos da atualidade artística brasileira e universal, e, com a organização de temáticas específicas, visando suprir lacunas, a contribuição para o debate sobre a condição da arte e reinterpretação de diferentes momentos da História da Arte.
As significativas análises de Tania Rivera da relação entre imagem, psicanálise e arte contemporânea, de Guilherme Bueno sobre formalismo e modernidade, de Angela Luz focalizando os salões de arte e de Luciano Vinhosa quanto ao papel da arte na produção de realidades integram, nesta edição, a seção Colaborações, que apresenta ainda os textos, inéditos no Brasil, de Ernst van Alphen sobre a reflexão teórica do filósofo e historiador da arte francês Hubert Damisch; a entrevista realizada, em 1987, por Catherine Bompuis com alunos de Joseph Beuys na Academia de Düsseldorf, por ocasião da morte do artista; e o depoimento do artista José Damasceno à revista portuguesa ARQ./A, em 2004.

Disponibilizando em português um expressivo conjunto de textos de autores como Thierry De Duve, Hal Foster, Hubert Damisch, Craig Owens, Jean-Claude Lebensztejn, Benjamin Buchloh, Hans Belting, Gilles Tiberghien, Douglas Crimp, Roy Ascott, Jean-Luc Nancy, Guy Brett, Michael Fried, entre muitos outros, foram publicadas reflexões a respeito de imagem e forma na arte contemporânea; das particularidades e inter-relações da arte produzida em diferentes contextos socioculturais; das relações entre as diversas linguagens artísticas; da atual condição do artista e de sua produção; e questões relativas à presença das imagens técnicas no campo das artes visuais. Nesta edição, a seção "Temáticas", dando seguimento ao debate sobre questões centrais para o campo da arte, apresenta, a partir de enfoques diferenciados, textos sobre a exposição como lugar de inscrição do trabalho de arte e sua crescente relevância para a produção artística atual. Os textos de Rosalind Krauss, "Os espaços discursivos da fotografia", e de Daniel Soutif, "Do indício ao índice ou da fotografia ao museu", discutem a presença da fotografia no museu, suas relações ontológicas e as transformações do estatuto da fotografia. Em "Um meio à procura de sua forma. As exposições e suas determinações", publicado como introdução à A arte da exposição (Insel Verlag, 1991), Katharina Hegewich analisa as transformações da exposição como "meio de comunicação" artístico ao longo desse período histórico. "Abertura da cilada: a exposição pós-moderna", de Thomas MacEvilley, contrapõe os critérios pós-modernos de curadoria aos que regeram as exposições modernistas, analisando, em particular, os pressupostos da mostra Magiciens de Ia Terre, realizada no Centro Georges Pompidou, em 1989. Em entrevista a Carolle Thea, Harald Szeemann (1933 -2005), que se notabilizou como curador de exposições históricas, como When attitudes becomes form: live in your head, em 1969, fala de sua trajetória e das circunstâncias atuais da prática curatorial.

Organizados por alunos e professores e como um dos aspectos da linha editorial, os dossiês/homenagens, entre outros, sobre Mario Pedrosa, Lúcio Costa, Raphael Soto e Lygia Pape, buscam tratar de modo mais aprofundado reflexões teóricas e produções artísticas. Esta edição publica três dossiês.

Na homenagem aos 10 anos da linha de pesquisa de Linguagens Visuais, são publicadas as linhas programáticas que orientaram sua formação em 1995, estruturada pela idéia de fornecer um instrumental teórico-prático para a formação de artistas em nível de pós-graduação.

Sob os cuidados de Alexandre Sá, é apresentado o Projeto Interface - de colaboração iniciada em 2002 entre a linha de Linguagens Visuais e o Réseau l'Âge d'Or, constituído por 11 escolas de arte do Sul da França. Nossos agradecimentos aos artistas franceses e brasileiros, a Catherine Bompuis, idealizadora do projeto, e a Jacques Defert, professor da Ecole Nationale de Ia Photographie d'Arles.

Como atualização e reflexão sobre as condições atuais do meio de arte brasileiro, o dossiê "Instituições de arte no Brasil - relatos de experiências", organizado por Guilherme Bueno, publica depoimentos exclusivos para Arte&Ensaios de Moacir dos Anjos, Daniela Labra, Ernesto Neto, Ricardo Resende, Rogério Moura e Wagner Barja, analisando experiências em diversas regiões do país.

Inaugurada em 1999, a seção "Reedições" publicou textos relevantes de historiadores, críticos e artistas brasileiros, em geral de difícil acesso, como os de Gonzaga Duque, José Resende, Jorge Guinle e Rubem Navarra, e, contribuindo para a reflexão sobre a circulação da arte, neste número traz artigos do crítico Ângelo Agostini, publicados na Revista Ilustrada por ocasião da polêmica Exposição Geral da Academia das Belas Artes, em 1879.

A colaboração de professores e estudantes das quatro linhas de pesquisas do Programa de Pós-Gradução em Artes Visuais - História e crítica da arte; Imagem e cultura; Linguagens visuais e Poéticas interdisciplinares - tem permeado a revista com colaborações, resumos de monografias (na seção "Artigos"), resenhas e, na seção "Página Dupla", trabalhos inéditos. Nesta ocasião, publicamos Academia, de Simone Michelin, cuja tese de doutorado "Domínio público", defendida com brilho em março passado, completou seu ciclo de formação de pós-gradução iniciado na primeira turma da Linguagens Visuais.

Cabe ressaltar a crescente participação dos mestrandos e doutorandos na equipe editorial de Arte&Ensaios, sem a qual a edição da revista não seria possível, e que, confiamos, vem cumprindo igualmente um papel na formação de artistas e pesquisadores, tanto pelo engajamento na formulação editorial, nas traduções e elaborações de resenhas quanto na realização das diversificadas tarefas que envolvem sua produção.

Agradecemos a todos os que colaboraram ao longo dessas nove edições, aos demais professores e a Ronald Duarte, produtor executivo de Arte&Ensaios; à revisora Maria Helena Torres, aos mestrandos e doutorandos, e, em particular, aos artistas que contribuíram com seus depoimentos e para o belo, e original, conjunto de capas e gravuras. A Lygia Pape, nossa homenagem pelo estímulo, a começar pela concepção do logotipo de Arte&Ensaios.

Os editores

Posted by João Domingues at 4:44 PM | Comentários (0)