Página inicial

Livraria do Canal

 

A Livraria on line:

- como comprar

- como vender

Pesquise na livraria:

Arquivos:
As últimas:
 

dezembro 12, 2005

Brasil experimental arte/vida: proposições e paradoxos, de Guy Brett

brasil experimental_1.jpg

Brasil experimental arte/vida: proposições e paradoxos

Guy Brett

Organização: Kátia Maciel / Tradução

Preço: R$ 85 + correio
Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 17 X 21cm
Nº páginas: 288
Peso: 649g
149 ilust. em cores e p & b
Contra Capa
Prefácio de Katia Maciel

GUY BRETT escreve sobre arte desde a década de 1960. Seus artigos, ensaios e livros têm revelado, no contexto da crítica internacional, uma posição singular voltada para a produção mais experimental, à revelia de todos os formalismos, e caracterizada por um repertório de conceitos que se baseiam na convivência com os artistas e suas obras.

A profícua interlocução que estabeleceu com a arte no Brasil nessas mais de quatro décadas tem favorecido bastante a difusão mundial da produção dos artistas brasileiros.
Brasil Experimental reúne 21 de seus textos sobre 15 desses artistas.

Mais que reflexões ou documentos sobre as obras de Hélio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape, Sérgio Camargo, Mira Schendel, Cildo Meireles, Antonio Manuel, Tunga, Waltercio Caldas, Regina Vater, Roberto Evangelista, Maria Theresa Alves, Jac Leirner, Ricardo Basbaum e Sonia Lins, trata-se aqui sobretudo de descrições nascidas de uma delicada e respeitosa reciprocidade entre estes e o autor.

Sumário:
Prefácio - Katia Maciel

Introdução
Uma cronologia de encontros, 1964-2005
Hélio Oiticica
Lygia Clark
Lygia Clark e Hélio Oiticica
Lygia Pape
Sérgio Camargo
Mira Schendel
Cildo Meireles
Antonio Manuel
Tunga
Waltercio Caldas
Regina Vater e Roberto Evangelista
Maria Thereza Alves
Jac Leirner
Ricardo Basbaum
Sonia Lins

Posted by João Domingues at 2:32 PM

Filme e subjetividade, de Rogério Luz

filme e subjetividade_1.jpg

Filme e subjetividade

Rogério Luz

Preço: R$ 28 + correio
Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 16 X 23cm
Nº páginas: 156
Peso: 299g
Contra Capa

A experiência estética do mundo da natureza e do mundo da cultura, quando problematizada e intensificada pela arte, não se opõe, mas também não se subordina, aos imperativos do saber ou da conduta política e moral.

Tal experiência é, ao contrário, o movimento pelo qual podem ser criadas uma nova lógica e uma nova ética da sensação e do convívio, um novo pensamento sobre ser e sociedade.

A imagem, entendida em seu papel constitutivo da função sujeito, é forma originária: mundo e subjetividade são pólos gerados no elemento da imagem, o qual lhes é, portanto, anterior e exterior. É nesse elemento que, primeiramente, sujeito e mundo se diferenciam.

Os dez artigos reunidos investem nas relações entre produção de imagem e processos de subjetivação. Ao enfatizar o papel da imagem de arte nesses processos, em particular o filme, querem ser breves intervenções de um certo modo de pensar, na e pela escrita, as formas de sociabilidade e comunicação hoje hegemônicas.

Sumário:
Introdução
Arte como escrita
Estética e existência
O que será da arte, hoje?
Cinema e violência
Sujeito e narração no cinema
Notas sobre a construção da narrativa cinematográfica
A imagem em chamas
Brasilidade e cinema brasileiro
A experiência do espectador comum de cinema

Posted by João Domingues at 2:30 PM | Comentários (1)

Luz e letra: ensaios de arte, literatura e comunicação, de Eduardo Kac

luz11.jpg

Luz e letra: ensaios de arte, literatura e comunicação

Eduardo Kac

Preço: R$ 56 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 16 X 23cm
Nº páginas: 432
Peso: 755g
Contra Capa
Apresentação de Abraham Palatnik e Prefácio de Paulo Herkenhoff

Reúne textos teóricos, manifestos, artigos, depoimentos, entrevistas e documentos publicados nos anos 1980 pelo artista plástico e poeta experimental Eduardo Kac.

Durante essa década, sua atuação crítica e sua prática como artista demarcaram uma plataforma de intervenção cultural calcada na mídia e em exposições, palestras, performances e publicações.

Radicado desde 1989 em Chicago, nos Estados Unidos, onde se projetou internacionalmente com sua bioarte e suas obras de telepresença, Kac mantém viva sua arte no Brasil.

Apresentados em conjunto pela primeira vez, estes textos revelam o engajamento apaixonado do artista e pulsam com a vitalidade e a originalidade com que foram escritos.

Mais que um documento da história cultural do Brasil, Luz & Letra ilumina a permanente reflexão de Eduardo Kac sobre o mundo a sua volta.

Sumário:
Prefácio - Paulo Herkenhoff

Introdução

I. Artes plásticas

1982
A arte xerox de Hudinilson Jr.
1985
Arte e satélite
A revolução high-tech
A holografia feminista de Harriet-Casdin Silver
Novos meios / Multimeios
A arte eletrônica em espaço microscópico

1986
Arte high-tech brasileira
Em Brasil High-Tech, o xeque ao pós-moderno
Os artistas do século XXI
O satélite e a obra de arte na era das telecomunicações
A arte digital de Andy Warhol
Palatnik, pioneiro da arte tecnológica no Brasil
Arte robótica

1987
Em questão a vanguarda: depoimento a Reynaldo Röels Jr.
Imagem, espaço
Ramiro: arte pelo telefone
A interferometria emocional de Margaret Benyon
Muntadas: arte, ciência e mídia
O sonho holográfico de Alexander

1988
Wilson Sukorski: música e inteligência artificial
Telearte em rede
O cinema abstrato
Arte satélite: entrevista com Nam June Paik
Parangolés, entre samba e construtivismo
O abraço via satélite de Paik
O videoteatro de Otávio Donasci
Arte, Heidegger, técnica: a comutação do mistério


II. Tecnologia e Comunicação

1985
Laser, câmera, ação! A imagem tridimensional no cinema e na televisão
Holografia e som

1986
Cinema e teletransporte: A mosca
Brasileiro, ilustre, desconhecido: Landell de Moura
O Museu de Holografia de Nova Iorque

1987
O cinema do futuro

1987 [1985]
A holografia impressa

1988
'Auika!' Nacional Kid contra os Incas Venusianos
Memória by design: a preservação da arte gráfica brasileira
A nova visão do corpo
Holografia erótica
Imagens impossíveis: a computação gráfica de Ormeu Botelho


III. Literatura

1983
As três faces da moeda: poesia brasileira nas décadas de 1960 e 1970
Rebelde sem calça
Escracho
Pimenta nos meus olhos é refresco

1984
Eletropoesia
Poesia holográfica: as três dimensões do signo verbal

1985
Poesia holográfica: a ruptura fotônica
Lumisignos

1986
As façanhas de um jovem Apollinaire
porque holopoesia

1987
A teia do desconhecido: entrevista com Luis Aranha
Ideogramas de Apollinaire
Poesia experimental em Portugal
Richard Kostelanetz, poeta multimídia
Ana Hatherly: o prodígio da experiência
A poesia da nova era
A videopoesia de Melo e Castro
Do rádio ao Neoconcretismo e além: entrevista com Reynaldo Jardim
Wordsl

1988
Letrismo: redução e radicalidade
Sintaxe, leitura e espaço na holopoesia
Holopoesia: de Holo/Olho a Quando?
Atlas: mapa plástico de ousadias

IV. Documentos

1984
Holoscape

1986
Art Sat Link, projeto de arte satélite
Pequena cronologia de arte e tecnologia no Brasil, 1883-1986

1988
Esboço para o Projeto Ornitorrinco

Fontes
Índice onomástico
Índice analítico
Table of contents

Eduardo kac
sobre o mundo a sua volta.

Posted by João Domingues at 2:27 PM

Redes sensoriais: arte, ciência, tecnologia

redes sensoriais_1.jpg

Redes sensoriais: arte, ciência, tecnologia

Organização de Kátia Maciel e André Parente

Preço: R$ 45 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 16 X 23cm
Nº páginas: 334
Peso: 591g
Contra Capa
Textos de: Nina Czegledy, Michael Punt, Tania Fraga, Jim Gimzewsk, Victoria Vesna, Christa Sommerer, Laurent Mignonneau, Eduardo Kac, Roy Ascott, Margaret Dolinsky, Suzete Venturelli, Mario Maciel, Maia Engeli, Gilbertto Prado, Diana Slaterry, Donna Cox, Ron Wakkary, Peter Anders, Mike Phillips, André Parente, Ricardo Basbaum, Kjell Petersen, Karin Sondergaard, Simone Michelin, Yacov Sharir, Claudia Westermann, Dene Grigar, Lucas Bambozzi, Guto Nóbrega, Pia Tikka, Katia Maciel, Jill Scott e Roy Ascott

A coletânea sistematiza os primeiros resultados dos projetos de pesquisa levados a cabo pelo Núcleo de Tecnologia da Imagem, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e pelo Centre for Advanced Inquiry in the Interactive Arts, University of Wales, College Newport, Reino Unido. Esses projetos têm buscado articular as teorias das novas tecnologias da imagem com a construção de formas inéditas de arte eletrônica.

Ao estabelecer modos contemporâneos de pensar as relações entre arte, ciência e tecnologia como agentes transformadores das escritas e das narrativas do homem, os 32 autores reunidos reportam o que tem acontecido em temas ainda polêmicos como cinema interativo, ambientes multiusuários, projeções imersivas e estruturas pós-biológicas.

Sumário:

Apresentação - Katia Maciel e André Parente

O Planetary Collegium
Roy Ascott

P A R T E 1 | Narrativas e escritas digitais

Cruzamento e colapso do tempo: reconstruindo narrativas
fílmicas históricas e ideológicas em um cenário transformado
Jill Scott

Transcinemas: um, nenhum e cem mil
Katia Maciel

Cinema (interativo) como modelo para a mente
Pia Tikka

Animalice: proposta para uma narrativa interativa
digital com base na lógica paradoxal de Lewis Carroll
Guto Nóbrega

Outros cinemas
Lucas Bambozzi

Literatura eletrônica: tipos e alguns exemplos
Dene Grigar

P A R T E 2 | Performances e interferências urbanas

Táticas para o espaço urbano e virtual: um jogo
Claudia Westermann

Projeto Cidade Inteligente
Yacov Sharir

O centro do crisol
Simone Michelin

Notas sobre a criação de uma ruptura na consciência
pelo movimento, geradora de um agenciamento artístico
Karin Sondergaard

Artistas performáticos como ferramentas
de criação de obras de arte telemáticas
Kjell Petersen

P A R T E 3 | Processos de visualização

Atravessamentos (Visorama-NBP)
André Parente e Ricardo Basbaum

Construções interativas
Mike Phillips

Sinergias: tecnologias em espaços físicos e ciberespaços
Peter Anders

Linguagem-padrão: uma abordagem em rede do design?
Ron Wakkary

A arte e a ciência da visualização: mapas metafóricos e modelos culturais
Donna Cox

Escrevendo na trilha da quarta dimensão: o modelo Glide de escrita multidimensional
Diana Slaterry

P A R T E 4 | Ambientes virtuais

Desertesejo: um projeto artístico de ambiente virtual multiusuário
Gilbertto Prado

Espaços alterados nos games em primeira pessoa
Maia Engeli

Arte nos motores gráficos dos jogos de computador
Suzete Venturelli e Mario Maciel

Artes e tecnologia imersiva de projeção
Margaret Dolinsky

P A R T E 5 | Estruturas pós-biológicas

Fluxo biofotônico:unindo realidades virtual e vegetal
Roy Ascott

O Oitavo Dia
Eduardo Kac

Da poesia da programação à pesquisa como forma de arte
Christa Sommerer e Laurent Mignonneau

A síndrome de nanomeme: borrar fato e ficção na construção de uma nova ciência
Jim Gimzewsk e Victoria Vesna

Pensando pensamentos líquidos
Tania Fraga

Nem Ciência nem História: arte pós-biológica e seus primos distantes
Michael Punt

Ciência, indústria e arte: a extensão biométrica do corpo humano
Nina Czegledy

Posted by João Domingues at 2:24 PM

dezembro 1, 2005

Concinnitas N. 7

somente_capa7_tratada.jpg


CONCINNITAS - Revista do Instituto de Artes da UERJ
Número 7, ano 6, dezembro de 2005

Preço: R$25 + correio
Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 192 x 231 mm
Nº páginas: 204

Editora: UERJ
Editora responsável: Sheila Cabo
Co-editores: Luiz Felipe Ferreira e Roberto Conduru
Conselho editorial: Alberto Cipiniuk, Arlindo Machado, Carlos Zilio, Christine Mello, Cristina Salgado, Eduardo Kac, Evandro Salles, Gilles Tiberghien, Gustavo Bonfim, Hélio Fervenza, Hugo Segawa, Isabela Nascimento Frade, Jorge Luiz Cruz, José Thomaz Brum, Kátia Maciel, Lorenzo Mammi, Luciano Migliaccio, Luis Andrade, Manuel Salgado, Márcia Gonçalves, Maria Beatriz de Medeiros, Maria de Cáscia Frade, Maria Luiza Saboia Saddi, Mario Ramiro, Michael Asbury, Milton Machado, Nanci de Freitas, Nuno Santos Pinheiro, Paulo Sergio Duarte, Rafael Cardoso Denis, Ricardo Basbaum, Rodrigo Naves, Rogério Luz, Sonia Gomes Pereira, Vera Beatriz Siqueira e Vitor Hugo Adler Pereira.

Contato: concinni@uerj.br

Visite a página da revista.

Artigos - Revista Concinnitas 7

Cristina Rossi Los nuevos de entonces
Jorge Romero Brest Dossiê Jorge Romero Brest
Ileana Pradilla Desafios para a tarefa crítica
Thierry De Duve Reflexões críticas: na cama com Madonna
Robert Kudielka O olho ictérico - Crítica de arte e as falácias do historicismo
Maria Luiza Saboia Saddi Portfólio
Ronaldo Brito Conversa com Ricardo Basbaum, Roberto Conduru, Sheila Cabo e Vera Beatriz Siqueira
Sheila Cabo Conversas sobre fotografia e arte: confluências e intersecções
Angela Magalhães e Nadja Peregrino Fotografia brasileira contemporânea - uma arte sem fronteiras
Antonio Fatorelli A fotografia no contexto das novas tecnologias da imagem
Cezar Bartholomeu Rastro e impureza
Paula Trope Tempo, corpo, alteridade
Rosângela Rennó Conversas sobre fotografia e arte
Maria de Fátima Morethy Couto Émile Zola, o Impressionismo e a pintura de Paul Cézanne
Nuno Santos Pinheiro O azulejo
Eduardo Kac A imaginação dialógica na arte eletrônica
Paul Valéry Pequeno discurso aos pintores gravadores
Fernanda Torres Ansiedade de uma crítica
Ana Angélica Costa Algumas questões sobre o fotográfico na arte moderna e contemporânea
Jonathan Gomes Henrique Eduardo Sued - A experiência da pintura

Posted by João Domingues at 3:10 PM