Página inicial

e-nformes

 

Acessar E-nformes Anteriores

Acesso a todos os e-nformes publicados desde a criação do Canal Contemporâneo em dezembro de 2000.

Para acessar os e-nformes anteriores é necessário ser associado ao Canal Contemporâneo.


Se você já se cadastrou, conecte-se na primeira página para acessar sua área pessoal e pedir o boleto na aba associação do editar conta. Se você nunca se cadastrou, preencha o formulário e, no final, escolha a opção associação paga. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios.


Modos de recebimento dos e-nformes


O Canal Contemporâneo publica 2 e-nformes semanais contendo informações sobre o circuito de arte contemporânea e políticas culturais relacionadas.

- Para receber a edição COMPLETA, com textos e imagens, torne-se um associado pagante e contribua para a manutenção da iniciativa.

- Para receber a edição SIMPLIFICADA, apenas com os linques para os conteúdos, basta ser um usuário cadastrado.

 


Pesquise por palavras e/ou expressões (entre aspas)

RJ/Espanha Beth Moysés no Pabellón de Zaragoza / Gerente de Patrocínios da Petrobras participa de chat sobre a próxima edição do Programa Petrobras Cultural
ANO 8 - N. 73 / 9 DE JULHO DE 2008

NESTA EDIÇÃO:
Mauro Bandeira no Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro
FEBEARio no Sérgio Porto, Rio de Janeiro
Beth Moysés no Pabellón de Zaragoza, Espanha
Lúcia Laguna no Canal Brasil/Globosat
SALÕES&PRÊMIOS  SPA das Artes Recife 2008 - Inscrições prorrogadas
REDE  Gerente de Patrocínios da Petrobras participa de chat sobre a próxima edição do Programa Petrobras Cultural
CANAL INFOS&LINQUES




Maya Editions

Mauro Bandeira
Showroom!

11 de julho, sexta-feira, 19h

Ateliê da Imagem
Av Pasteur 453, Urca, Rio de Janeiro - RJ
21-2541-6930 / 2244-5660 ou info@ateliedaimagem.com.br
www.ateliedaimagem.com.br/galeria
Segunda a sexta, 10-21h30; sábados, 10-17h30
Exposição até 30 de agosto de 2008

Sobre a exposição

Leia o texto crítico de Patricia Gouvêa

Enviado por Patricia Gouvêa pgouvea@ateliedaimagem.com.br
volta ao topo



Marcos Chaves - Benvindo

FEBEARio - Festival de besteira que assola o Rio de Janeiro
Adolfo Montejo Navas, Antonio Manuel, Aimberê César, Alexandre Sá, Artur Barrio, Cabelo, Carla Guagliardi, Chico Xaves, Chang Chi Chai, Chico Fernandes, Claudia Bakker, Cubo Preto, Daniel Toledo, Domingos Guimaraens, Ernesto Neto, Fernando de La Rocque, Franz Manata, Guga Ferraz, Joana Traub Csekö, José Damasceno, José Tannuri, Julia Csekö, Júlio Callado, L.C. Csekö, Marcos Chaves, Marta Jourdan, Michel Groisman, Mauricio Ruiz, Nadam, Opavivará, Paula Trope, Ricardo Ventura, Ricardo Basbaum, Ricardo Becker, Ronald Duarte, Simone Michelin, Slot, Tatiana Grinberg, Tunga, Umberto Costa Barro

11 de julho, sexta-feira, 18h

Espaço Cultural Sérgio Porto
Rua Humaitá 163, Humaitá, Rio de Janeiro - RJ
21-2266-0896 ou grupopy@gmail.com
www.grupopy.blogspot.com
Terça a domingo, 14-22h
Exposição até 7 de setembro de 2008
Organização FEBEARio: Julia Csekö, Joana Traub Csekö e Daniel Toledo
Apoio: Prefeitura do Rio / Culturas e Espaço Cultural Sérgio Porto
Nas segundas-feiras 21 de julho, 4 de agosto, 18 de agosto, 01 de setembro, haverá uma programação de debates, seguidos de performances e exibição de vídeos.
FEBEARio homenageia o escritor, humorista e patrono do espaço, Stanislaw Ponte Preta (ou, Sérgio Porto).

Veja o portfolio de Marcos Chaves no Canal Contemporâneo

Veja o portfolio de Ricardo Becker no Canal Contemporâneo

Enviado por GrupoPy grupopy@gmail.com
volta ao topo


Expo 2008 Zaragoza
Beth Moysés
Diluídas em água

11 de julho, sexta-feira, 21h

Pabellón de Zaragoza
Av Ranillas 101, Edificio de las Comunidades Autónomas, Zaragoza - Espanha
pabellonzaragozaexpo2008@zaragoza.es
www.zaragoza.es

Sobre a performance

Leia o texto crítico Diluídas em água, de Paula Alzugaray

Enviado por Beth Moysés bethmoyses@uol.com.br
volta ao topo


Segunda temporada da série Catálogo
Lúcia Laguna no Canal Brasil/Globosat

10 de julho, quinta-feira, 20h15

Canal Brasil - Globosat Canal 66 NET
www.globosat.globo.com/canalbrasil

Catálogo é uma série criada e dirigida por Marcos Ribeiro e irá ao ar no Canal Brasil Globosat - 66 na NET. Os programas dão voz ao artista que revela seu processo de criação, mostra seu ateliê, suas obras e expõe sua visão da arte e são reprisados em horários diversos durante a semana.
Produção: Tv Imaginária Produções
Reapresentação: Sexta, 6h30

Veja a programação

Enviado por Marcos Ribeiro mardear@terra.com.br
volta ao topo


SALÕES&PRÊMIOS
SPA das Artes Recife 2008
Bolsas de Incentivo à Produção e Residência Artística

Inscrições prorrogadas até 11 de julho de 2008

Por correio:
Centro de Formação em Artes Visuais
Pátio de São Pedro Casa 11, São José, Recife - PE 50.020-220
ou
Museu Murillo La Greca
Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti 366 Parnamirim, Recife - PE 52.060-030
81-3232-1409 / 1410
www.recife.pe.gov.br
Ficha de inscrição
Apoio: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Museu Murillo La Greca, Centro de Formação em Artes Visuais

Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais

As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

PRÊMIOS:
- Bolsa de Incentivo à Produção: Cada artista ou grupo de artistas selecionado para a Bolsa de Incentivo à Produção Artística receberá, a título de estímulo, o valor unitário de R$ 1,5 mil
- 4 Bolsas de Incentivo à Residência Artística: Cada artista selecionado para a Bolsa de Incentivo à Residência Artística receberá, a título de estímulo, o valor unitário de R$ 2,5 mil para custear todas as despesas referentes à residência (transporte, hospedagem, alimentação, equipamentos e materiais, etc)

CONTRAPARTIDA PARA SELECIONADOS: nenhuma

CUSTOS OPERACIONAIS:
- Apresentação (em formato A4 ou A3) contendo proposta descritiva e ilustrativa da ação; também será aceito material ilustrativo complementar (item opcional, refere-se a qualquer material que auxilie a análise da qualidade técnica e artística do projeto, como portfólio, croquis, esquemas gráficos, mapas, etc);
-Os trabalhos cuja apresentação exijam fitas de vídeo (performance, vídeo-arte e/ou instalação) deverão ser encaminhados em uma fita VHS em linguagem NTSC ou em DVD, SVCD ou VCD com até 15 (quinze) minutos de duração. Trabalhos com duração superior deverão ser editados para até 15 (quinze) minutos

DEVOLUÇÃO DE DOSSIÊS PARA NÃO-SELECIONADOS:
- Os projetos enviados por Correio só serão devolvidos se for enviado outro envelope pré-selado com o valor necessário para o retorno

EQUIPAMENTOS, TRANSPORTE, HOSPEDAGEM, RETIRADA DAS OBRAS
- Os custos com material e/ou equipamentos, bem como transporte, hospedagem e alimentação utilizados nas ações e oficinas ficarão sob responsabilidade do proponente
- É de responsabilidade do selecionado a retirada das obras

Leia o edital completo e publique seu comentário no Salões & Prêmios

volta ao topo


REDE
Gerente de Patrocínios da Petrobras participa de chat sobre a próxima edição do Programa Petrobras Cultural

Na próxima quinta-feira, dia 10 de julho, das 14 às 16 horas, a gerente de Patrocínios da Petrobras, Eliane Costa, irá participar de um chat do portal Terra (www.terra.com.br), para divulgar a edição 2008/ 2009 do Programa Petrobras Cultural.

A próxima edição do programa terá as inscrições abertas no dia 15 outubro. Nesta data, a Petrobras anunciará em seu site (www.petrobras.com.br) os formulários de inscrição para a linha de atuação "Produção e Difusão", nas seguintes áreas de seleção pública: Audiovisual, cultura digital, música, artes cênicas e literatura.

Em abril, serão abertas as inscrições para as seleções públicas das linhas de atuação "Preservação e Memória" e "Formação".

volta ao topo


TEXTOS DO E-NFORME

Mauro Bandeira no Ateliê da Imagem

Mauro Bandeira apresenta a exposição Showroom! com desenhos, objetos, instalações e arte digital no papel. Desenvolvidos entre 2005 e 2008, estes trabalhos são o resultado de três séries distintas: Maya Editions, na qual o artista interfere e desenvolve toda uma nova linha de papéis milimetrados; Teoria do Erro, com desenhos e objetos feitos de corte em papel; e Os maleáveis, instalações utilizando tecido. Embora produzidos em meios diversos, os trabalhos possuem uma linha mestra comum conceitual em torno da função serial resultante da repetição de uma idéia ou pensamento, um código gerador inicial.

Mauro Bandeira é carioca, formado em Engenheira pela UFRJ. Artista visual e designer, faz parte do coletivo Grupo DOC (www.grupodoc.net). Leciona Desenho Contemporâneo no Ateliê da Imagem, RJ. Trabalha com pintura, desenho, instalação, objeto e arte digital. Sua pesquisa gravita em torno dos conceitos de arte generativa e eventos randômicos. Frequentou cursos e oficinas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, SESC, e Espaço Hélio Oticica, no Rio de Janeiro. Entre as exposições mais recentes destacam-se a individual no Espaço Funarte São Paulo (2008), no qual foi um dos vencedores; Fake, na galeria 90 Arte Contemporânea, RJ, 2006; e Nanoexposição (itinerante, pelo Brasil e exterior), 2005/2006.

volta ao topo    volta ao tema


Art is not a show in itself. It’s a necessity. - Richard Tuttle

PATRICIA GOUVÊA

O título Showroom! poderia sugerir que esta exposição de Mauro Bandeira se tratasse de mero agrupamento despretensioso de obras desenvolvidas nos últimos anos pelo artista, como o fazem grandes lojas de mobília e objetos para atrair potenciais clientes que ainda não estão certos do que comprar.

Showroom! é, no entanto, como as duas palavras tomadas do inglês podem significar, além de seu sentido literal, um espaço à mostra, um laboratório de idéias, um local que convoca o espectador a experimentar os objetos criados pela necessidade de um artista: Venha! Olhe! – um convite e uma coragem.

Neste “espaço à mostra”, a linha se afirma como fio condutor para a pesquisa de Bandeira, saltando do plano da tela para os relevos sobre papel, criando destas topologias em branco novos papéis milimetrados que brincam com suas preferências artísticas, daí tornando-se maleável como o tecido até criar, para seu próprio deleite, um novo alfabeto – todo um repertório de novas leituras e desarranjos para o que normalmente designamos desenho.

A linha, desde a série Teoria do Erro, é o mote usado pelo artista para mostrar que todo código e todo sistema, por mais rígidos que pareçam, conceitualmente e tecnicamente, estão sujeitos ao imprevisível, ao inusitado, ao lúdico, ao orgânico que contamina o inorgânico e gera vida.

Os objetos gerados por Bandeira são imagens que um dia foram idéias. Eles são realidades que transcendem a realidade, presenças que devem ser experimentadas para além de suas referências artísticas e seus starts conceituais.

Assim como o estado gerado por longos períodos de meditação – atividade praticada diariamente pelo artista – sua obra deixa vir à tona a essência de tudo que é e está escondido sob os véus de maya, a ilusão cósmica.

As superfícies-objeto, que aqui se apresentam, resultam do mergulho do artista para dentro de si e de sua poética, nascidas daí, como pequenos mundos em si, despidos de personalidade e de identificação: como alephs, pontos que podem conter em si todo o universo.

volta ao topo    volta ao tema


Beth Moysés na Expo 2008 Zaragoza

A performance que Beth Moysés realizará em Zaragoza da continuidade ao trabalho que vem realizando com mulheres que sofrem violência doméstica.

40 mulheres participarão da performance: 20 vivem em Casa Abrigo e terão sua participação de forma anônima, as outras 20 participantes, são mulheres que desejam mudar essa situação na vida de quem ainda vive esse problema.

20 vestidos brancos serão levados a casa abrigo e cada mulher escreverá no avesso da roupa, com uma caneta vermelha, tudo que ocorreu na sua vida. O vestido se converterá em um diário de uma só grande página, repleto de histórias e vivencias dessas mulheres.

Esses vestidos marcados, por dentro, por mulheres que não podem revelar sua identidade, serão vestidos por outras 20 mulheres que participarão da performance. Em um espaço aberto da Expo 2008, essas mulheres retirarão o vestido, revelando o texto interno, que serão lavados em bacias de alumínio, depois torcidos e revestidos. O texto, as palavras daquelas mulheres, ficarão na bacia, diluídas na água.

volta ao topo    volta ao tema


Diluídas em água

PAULA ALZUGARAY

Um elo invisível conecta as performances de Beth Moysés. Cada novo trabalho é agregado ao desenho de um mapa subjetivo, que relaciona mulheres de São Paulo, Sevilha, Salamanca, Murcia, Las Palmas, Montevidéo, Cáceres, Madri, Brasília e, agora, Zaragoza. Essas mulheres, sempre voluntárias e muitas vezes marcadas por situações de violência em relações afetivas, se aproximam em torno de uma poética situada na fronteira da experiência estética e da mobilização social. A artista, propositora das vivências, assume o papel de mediadora entre a intimidade emocional e o espaço social. Em geral encenadas em praças públicas e nos centros nevrálgicos das cidades, as ações celebram uma espécie de expiação dos reveses e abusos praticados contra a mulher. E, na medida em que os males são simbolicamente enterrados, queimados, lavados e dissolvidos no coletivo, evoca-se aqui a origem ritualística da performance artística.

Os rituais propostos por Beth Moysés têm introdução solene. A entrada, em cortejo, é o momento de apresentação das personagens: sempre mulheres, sempre vestidas de branco, sempre uma expressão grave no semblante, sempre um objeto nas mãos. Na caminhada, há a evocação de uma memória de comunhão. Mas esses não são os mesmos passos que conduziram noivas ao altar. No final do trajeto, a aliança que se estabelece é outra. Organizadas em roda, as participantes estão prontas para trocas e transformações. O círculo favorece o fluxo e a circulação dos conteúdos que serão processados durante a ação. O ápice do ato é a destruição dos objetos. Sejam eles rosas, novelos de lã, luvas bordadas ou esponjas de cozinha, são ex votos, que representam histórias pessoais a serem superadas.

Diluídas em água, a performance concebida para a cidade de Zaragoza, assume um caráter de purificação. Quarenta mulheres participam da ação, mas vinte delas permanecem ocultas, resguardadas em seus abrigos e esconderijos. Essas mulheres, que possuem um histórico de agressões, escrevem seus pensamentos em roupas brancas que serão vestidas por outras vinte mulheres e levadas ao espaço público da performance. À água cabe revelar os pensamentos vermelhos ocultos sob o branco dos vestidos. No gesto de lavar, enxaguar e torcer a roupa para extrair da cor branca o vermelho, evidencia-se a relação do trabalho com as “alianças pelo sangue” dos ritos sacrificiais.

As performances de Beth Moysés contêm três idéias irredutíveis: a intervenção, a expiação e a reconstrução. Água, fogo, terra, ou outros elementos utilizados no processo, vêm evocar a memória e restabelecer um sentido de integridade. De fato, decorre dessa poética uma restauração, que pode ser pressentida em âmbito pessoal (com a alimentação do afeto e da auto-estima das participantes), mas principalmente no âmbito social. Afinal, a experiência estética da performance vem devolver às mulheres a expressão de sua potência.

volta ao topo    volta ao tema


Segunda temporada da série Catálogo - Programação

Gabriela Machado
17 de julho, quinta-feira, 20h15

Niura Bellavinha
24 de julho, quinta-feira, 20h15

Adriano de Aquino
31 de julho , quinta-feira, 20h15

volta ao topo    volta ao tema


CANAL INFOS&LINQUES

Os e-nformes são publicados três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas.
Para receber todas as edições em formato integral e ter acesso ao histórico de sete anos de e-nformes, clique aqui para fazer a sua assinatura.

Agenda de Eventos do Canal / Canal's Agenda of Events
Livraria do Canal / Canal's Bookshop
Faça parte do Canal / Be part of Canal
Funcionamento do Canal / Canal functioning
Envio de conteúdo / Content submission
Contato / Contact
Para deixar de receber os e-nformes / To quit our mailing list

envio de conteúdo_    cadastre-se_    contato_    sobre o canal_