Página inicial

Quebra de Padrão

 


novembro 2013
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Pesquise em
Quebra de Padrão:
Arquivos:
As últimas:
 

setembro 17, 2009

AS MIL E UMA ABAS - Primeiro episódio: Night gallery...

AS MIL E UMA ABAS - Primeiro episódio
Night gallery...

Acho que estou há horas parado na frente deste vídeo, não sei do que se trata e também não sei como vim parar aqui... Humm, tem gente na sala. Será que repararam em mim?

A imagem do vídeo mostra uma pintura, cada vez mais perto, e eu poderia muito bem entrar dentro dela para sair daqui. As pessoas ao lado estão conversando e gravando um vídeo, eu acho. Além de estar cercado de vídeos por todos os lados nesta galeria, agora ainda está sendo feito um vídeo, que pode me capturar. Seria melhor entrar dentro desta tela plana na minha frente. Mas eu teria que escolher muito bem a cena para não repetir o final daquele filme de terror dos anos 70.

O personagem do filme (um curta na verdade, pois o filme todo mostrava três contos) sempre visitava uma galeria de quadros, um museu, talvez, e namorava uma pintura de um barco. Ele desejava imensamente estar ali naquela cena bucólica. No final do filme, ele está fugindo (e não me lembro do quê) e passa por onde o quadro normalmente estava pendurado e pede mais uma vez para ser transportado para aquela cena. Desta vez ele foi atendido, só que o quadro havia saído dali e em seu lugar estava uma pintura representando uma cena de sofrimento. Cena final do filme: vemos o personagem retratado em tormento nessa outra pintura.

Só de lembrar, sinto a mesma angústia que senti quando era criança e vi este filme na tv.

Aliás, assistir filmes na TV era minha ocupação favorita quando criança. Mas, não só na infância. A tela me acompanha até hoje, quase não desligo a TV, nem quando saio de casa. Gosto de abrir a porta e ouvir o seu barulhinho, como se me recebesse, me desse as boas vindas após um dia inteiro fora.

Bom, já que lembrei do filme em que o personagem entra na pintura. Penso que não seria necessário entrar nessa tela na minha frente, pois logo ali um vídeo está sendo feito, poderia fazer parte desse vídeo. Mas, não sei. Gosto da relação que tenho com o vídeo, um de frente para o outro. Não quero estar do outro lado.


PARA SER CONTINUADO...


Para participar, publique o seu episódio nos comentários ou envie pelo contato do Canal.


Este episódio foi escrito por Patricia Canetti e Fábio Tremonte.

Posted by Patricia Canetti at 3:40 PM | Comentários (4)

CANAL NO TUBO - Incurso: Video In Foco / Foto In Foco por Ana Elisa Carramaschi

CANAL NO TUBO - www.canalcontemporaneo.tv
Incurso: Video In Foco / Foto In Foco

Ana Elisa Carramaschi
Especial para o Canal Contemporâneo

Finalmente vamos usar o domínio canalcontemporaneo.tv! Criamos o Canal no Tubo no YouTube para abrigar as participações videográficas de nossa comunidade. Experimentações de todos os tipos são bem-vindas. A artista Ana Elisa Carramaschi, recém entrada na equipe do Canal, abre o novo espaço.

Ingresso a equipe do Canal Contemporâneo, trazendo como experiência a construção de imagens com ou sem movimento, componho a equipe num anseio de acrescentar ao Canal uma atividade que não prevê limites de expansão: a construção de vídeos.

Um primeiro resultado surge depois de uma incursão à exposição Video In Foco / Foto In Foco, na Galeria Baró Cruz. Digo incursão não por considerar o espaço inimigo, mas sim por invadir e atuar com esta forma de registro/relato como um estrangeiro que aparece com uma curiosidade investigativa.

Munida de uma caseira câmera mini-dv, parto minha investigação da questão: Como fazer um relato em vídeo de uma exposição que discute fotos e vídeos? Como não transformar o vídeo em uma simples vitrine? Que tipo de interesse acompanha esta documentação?

A vontade de experimentação encontra linguagem na qualidade do ver-vídeos, lidando com o tempo e os aparatos, que a cada trabalho, mediam a experiência.

Filmagem realizada na exposição
Video In Foco / Foto In Foco, com curadoria de Adriano Casanova, em agosto de 2009, na Galeria Baró Cruz

Os trabalhos que aparecem neste vídeo foram realizados pelos seguintes artistas:
Camila Esposati, Cristiano Lenhardt, Flaminio Jallageas, Roberto Bellini, Raquel Kogan & Lea Van Steen, Ana Teixeira, Claudia Jaguaribe, Daniel Athayde, Gui Mohallem, Jorge Menna Barreto, Lina Kim, Laura Erber (Brasil), Cristian Segura, Roberto Jacoby, Alejandro Chaskielberg, Erica Bohm, Nicola Costantino (Argentina), Wilfredo Prieto (Cuba), Michael Wesely (Alemanha), Toby Christian (Inglaterra), Titouan Lamazou (França) Enrique Radigales (Espanha) e Monica Espinosa (México).
Música: Hurtmold, Miniotario, do album Mestro (2004), gravadora: Submarine Records

Posted by Patricia Canetti at 3:20 PM