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ABAIXO-ASSINADO - CENSURA NÃO! - Pelo retorno da obra de Márcia X à exposição Erótica no CCBB
ANO 6 - N. 44 / 25 DE ABRIL DE 2006


NESTA EDIÇÃO:
COMO ATIÇAR A BRASA
Desenhando com Terços" obra de Márcia X., censurada na exposição Erótica no CCBB-RJ
Exigimos que a obra censurada pelo CCBB retorne à exposição, carta d'A Gentil Carioca
Carta enviada ao Banco do Brasil pelos artistas Maurício Dias e Walter Riedweg

ABAIXO-ASSINADO - CENSURA NÃO! - Pelo retorno da obra de Márcia X à exposição Erótica no CCBB
Comentários enviados pelos signatários do abaixo-assinado Censura Não!
MATÉRIAS DA IMPRENSA
Maioria dos internautas não concorda com a retirada de obra polêmica do CCBB-RJ, do Globo Online
Opus Christi quer proibir outra obra erótica por Talita Figueiredo na Folha de S. Paulo
Camiseta vai expor peça censurada por Mario Cesar Carvalho na Folha de S. Paulo
Matérias do jornal Extra / Globo Online sobre a Manifestação contra a censura à obra de Márcia X no CCBB
RESPOSTAS DO BANCO DO BRASIL AO CANAL
Banco do Brasil responde a três perguntas do Canal Contemporâneo
Funcionamento do Canal / Canal functioning
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"Desenhando com Terços" obra de Márcia X., censurada na exposição Erótica no CCBB-RJ



Márcia X. Pinheiro
(1959-2005)

Conheça o trabalho e a biografia de Márcia X. em www.marciax.art.br

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Exigimos que a obra censurada pelo CCBB retorne à exposição

Carta dA Gentil Carioca

Aproveitamos o feriado de Tiradentes para refletirmos sobre os últimos acontecimentos culturais de nosso pais. Esta carta tem como objetivo estimular a todos a mandarem emails para o Centro Cultural Banco do Brasil de modo a reverter a perigosa situação na qual nossa liberdade de expressão está sendo censurada. Acreditamos que este assunto é de interresse de todas as classes artísticas e de todo cidadão brasileiro.

segue os email do CCBB
dimak@bb.com.br
ouvidoria@bb.com.br
presidencia@bb.com.br
ccbbrio@bb.com.br

Diante da lamentável situação de censura da obra “Desenhando com terços”, da artista Márcia X, retirada da mostra “Erótica - os sentidos da arte” no CCBB, praticada pelo próprio CCBB, aproveitamos para refletir sobre os graves aspectos simbólicos deste lamentável ato.

A obra de Márcia X, artista consagrada na recente história da arte brasileira, com uma presença ativa nos últimos 20 anos e recém falecida a um ano atrás, foi nas últimas semanas vitima de violento ataque por parte de fanáticos religiosos. Em um mundo de 5 bilhões de pessoas, esta seita só tem 1200 membros, sendo 700 no Brasil e180 no Rio de Janeiro, uma cidade de mais de 6 milhões de habitantes. Como pode esta pequena seita atentar contra o direito da população do Rio de Janeiro de ter livre acesso às obras de arte? O potencial da arte é exatamente deixar ao contemplador da obra a possibilidade da livre interpretação, já que a obra de arte se completa com a interpretação pessoal de cada um, estimulando assim nossa liberdade de pensamento e sentimento – algo que pode chocar alguns, pode alegrar outros, dependendo de sua história cultural e sua personalidade particular.

O Centro Cultural Banco do Brasil inacreditavelmente resolveu aderir ao autoritarismo, retirando a obra da exposição, alegando que não queria polêmica e que alguns manifestantes ameaçaram retirar suas contas do banco!!! será que agora a programação do CCBB será desenvolvida para agradar àqueles que possuem aplicações financeiras nesse banco?

Um centro cultural é exatamente o lugar que possui a responsabilidade de velar pela arte, pela cultura e pela liberdade de expressão, reconhecendo que o aspecto crítico de qualquer obra de arte é parte da lógica básica da arte em si. Portanto, criar polêmica é a condição natural da arte e da cultura, e é através destes dois campos que poderemos debater e dar continuidade ao nosso processo histórico, enquanto povo e nação no mundo!

Com este tipo de atitude, e sendo o Banco do Brasil um órgão federal, presenciamos a possibilidade da implementação no país de uma arte oficial . A partir desta grave mácula na importante história do Centro Cultural Banco do Brasil, com que moral este vai abrir seus próximos editais para projetos culturais? Será que já existe uma censura prévia nos julgamentos do CCBB? Será que o CCBB já é um órgão de arte oficial ?

Estamos diante do fato de que a artista Márcia X e a exposição “Erótica - os sentidos da arte”, concebida pelo curador Tadeu Chiarelli, estão sendo vitimas de uma atitude irresponsável, autoritária e moralista. O CCBB desta forma transforma as vitimas em réus, denegrindo suas imagens e o conteúdo de suas obras, que são importantes manifestações da arte e da cultura brasileira.

Sendo assim exigimos o retorno imediato, em caráter de urgência, da obra de Márcia X à mostra “Erótica - os sentidos da arte” no CCBB do Rio de Janeiro, que termina em uma semana. O Centro Cultural não tem o direito de retirar este privilégio da população.

A única possibilidade do CCBB se redimir deste lamentável incidente, que macula sua historia, é retornar a obra às suas paredes antes do termino da exposição e escrever uma carta à população do Rio de Janeiro, pedindo desculpas pela sua atitude. Censurar obras de arte de reconhecido valor na história da arte brasileira não ajuda a construir um país democrático.

Ressaltamos a importância do Centro Cultural Banco do Brasil na difusão da cultura brasileira nos últimos anos e esperamos que assim continue, desde que sempre pautado pela liberdade de expressão artística e preocupado com o desenvolvimento da cultura e educação no país, atitude esta pela qual a Instituição sempre se destacou.

A Gentil Carioca
Márcio Botner, Laura Lima e Ernesto Neto
com colaboração de Ricardo Basbaum

O Canal Contemporâneo publica na próxima terça-feira um e-nforme especial para divulgar o abaixo-assinado "CENSURA NÃO! - Pelo retorno da obra de Márcia X à exposição Erótica no CCBB". Para aderir ao abaixo-assinado, acesse o Canal, clicando no linque abaixo, e envie os seus dados: nome completo, ocupação/qualificação, RG, cidade e estado de residência.
www.canalcontemporaneo.art.br/_v3/site/contato.php?idioma=br

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Enviado por A gentil Carioca correio@agentilcarioca.com.br
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Carta enviada ao Banco do Brasil pelos artistas Maurício Dias e Walter Riedweg

Para reclamar ao Banco do Brasil sobre a retirada da obra de Márcia X da exposição Erótica no CCBB do Rio de Janeiro, escreva para os seguintes emeios: ouvidoria@bb.com.br, ccbbrio@bb.com.br, presidencia@bb.com.br, dimak@bb.com.br.

Aderimos ao manifesto contra o ato de censura e repudiamos a posição omissa, nula, do CCBB no episodio da retirada desrespeitosa do trabalho de Márcia x da exposição "Erótica".

Mais sutil mas igualmente desrespeitosa foi a intolerante coibição da interatividade do público na instalação audiovisual apresentada na exposição da artista Dora Longo Bahia durante os últimos meses.

Estas atitudes marcam uma lastimável mudança na relação de cordialidade e no acompanhamento do CCBB com a classe artística, expressa no não cumprimento das funções primeiras da instituição perante a população e a própria criação contemporânea.

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ABAIXO-ASSINADO
CENSURA NÃO!

Pelo retorno da obra de Márcia X à exposição Erótica no CCBB

Nós, abaixo-assinados, repudiamos a retirada da obra de Márcia X da exposição Erótica do Centro Cultural Banco do Brasil - ação que infringe o Art. 5º da Constituição Federal em seu IX parágrafo: é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, que consideramos como um ato de censura absurdo e danoso às praticas democráticas em nosso país, principalmente por ter sido perpetrado por uma empresa estatal, e exigimos da direção do Banco do Brasil e do Governo Federal, principal acionista desta instituição financeira, responsável por este ato de censura, o retorno imediato da referida obra à exposição no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro e em sua futura edição em Brasília.

* Lançado na manifestação dos artistas contra a censura à obra de Márcia X no CCBB no Rio de Janeiro, em 20 de abril de 2006. Seguem as assinaturas enviadas até hoje, às 8h30.

1; Adil Tiscatti; Produtor Cultural - músico; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
2; Adriana Montenegro; designer/artista visual; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
3; Aimberê Cesar; Artista Multimídia; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
4; Alex Hamburguer; Artista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
5; Alexandre Menossi; curador; São Paulo; SP; Brasil
6; Alexandre Sá; Artista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
7; Alexandre Vogler; Artista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
8; Alfredo Nicolaiewsky; Artista Plastico/Professor UFRGS; Porto Alegre; RS; Brasil
9; Algacir Almeida Jr.; Artista plástico e arte-educador; Londrina; PR; Brasil
10; Amélia Sampaio; Artista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
11; Ana González; ; Curitiba; PR; Brasil
12; Ana Holck; artista plástica; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
13; Ana Lucia Oliveira Vilela; Doutoranda em história - UFSC / Gerência de Projetos - Fundação Hassis; Florianópolis; SC; Brasil
14; Ana Torres; ; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
15; Anderson Eleotério; Artista Plástico; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
16; Andrea Canto; profissão :cenógrafa/artista plástica; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
17; Angela Freiberger; artista visual; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
18; Anita de Moraes Slade; Programadora visual; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
19; Anna Accioly; jornalista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
20; Anna Olga de Barros Barreto; ; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
21; Anneli Souza; Artista Plástica - Professora de Educação Artística; Londrina; PR; Brasil
22; Antonio Henrique Amaral; pintor e gravador; São Paulo; SP; Brasil
23; Beth Moysés; ; São Paulo; SP; Brasil
24; Bia Medeiros; ; Brasília; DF; Brasil
25; Brígida Baltar; artista plástica; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
26; Bruno Lins; pintor; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
27; Camila Rocha; artista; Istambul; ; Turquia
28; Camila Rocha; estudante; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
29; Carlos Contente; professor; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
30; Carmen Molinari; ; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
31; Carolina Alves d`Almeida; Estudante de Filosofia (UFRJ) e bolsista da FAPERJ; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
32; Cauê Alves; professor univeritário e curador ; São Paulo; SP; Brasil
33; Chang Chi Chai; artista plástica; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
34; Clara Sette Garcia de Zúñiga; designer; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
35; Clarissa Monteiro Borges; ; Brasília; DF; Brasil
36; Claudia Saldanha; ; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
37; Cláudio Lacerda; Coreógrafo; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
38; Cleantho Viana; artista plástico; Salvador; BA; Brasil
39; Cleone Augusto Rodrigues do Nascimento; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
40; Cris Arenas; artista plástica; São Paulo; SP; Brasil
41; Cristina Salgado; Artista Plástica/Professora; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
42; Daniela Bezerra; ; Brasília; DF; Brasil
43; Daniela Bousso; curadora; São Paulo; SP; Brasil
44; Denise dos Santos Coelho; Produtora Cultural e Arte-educadora; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
45; Dodora Guimarães; Supervisora do Núcleo de Artes Visuais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará; Fortaleza; CE; Brasil
46; Domingos Guimaraens; Artista Visual; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
47; Erickson Pires; Artista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
48; Ernesto Neto; Artista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
49; Estevão Machado; Artista plástico; Belo Horizonte; MG; Brasil
50; Fabiana Santos; artista plástica/visual e socióloga; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
51; Fábio Carvalho; Artista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
52; Fabio Maia; ; São Paulo; SP; Brasil
53; Felipe Chaimovich; Professor; São Paulo; SP; Brasil
54; Fernanda Martins de Andrade ; estudante; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
55; Flávia Ribeiro; artista; São Paulo; SP; Brasil
56; Flavia Vivacqua; Artista/Educadora; São Paulo; SP; Brasil
57; Francisco Fernandes; Artista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
58; Frank Ostrower; Arquiteto; Rio de Janeiro; R.J.; Brasil
59; Franz Manata; artista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
60; Gê Orthof; artista plástico/ professor adjunto instituto de artes universidade de brasília; Brasília; DF; Brasil
61; Geórgia Goldfarb; atriz, bailarina, artista plástica; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
62; Geraldo Marcolini; ; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
63; Gilbertto Prado; artista, professor da ECA-USP; São Paulo; SP; Brasil
64; Giselle Beiguelman; professora universitária e mãe; São Paulo; SP; Brasil
65; Guilherme Piva; Ator; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
66; Hélio Nunes; Artista plástico; Belo Horizonte; MG; Brasil
67; Isabel Milanez Ostrower; ; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
68; Jacqueline Siano; artista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
69; Janaína Magalhães Angelo; ; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
70; Jeferson Paz; Artista Visual e Arte-educador; Brasília; DF; Brasil
71; Joaquim Abreu; Músico, Professor de Percussão da Escola Municipal de Música de São Paulo; São Paulo; SP; Brasil
72; Jorge Emmanuel; Artista Plástico; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
73; José Damasceno; artista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
74; José Mario d´Almeida; Professor Universitário (UFF); Rio de Janeiro; RJ; Brasil
75; Josely Carvalho; artista; Rio de Janeiro/Nova York; RJ/NY; Brasil/USA
76; Julia Bessler; estudante; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
77; Julia Csekö; Artista Visual; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
78; Júlia Peredo Sarmento; atriz; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
79; Julio Castro; Artista Plástico; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
80; Jurandy Valença; Artista Plástico, Jornalista; São Paulo; SP; Brasil
81; Khalil Charif; artista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
82; Larissa Siqueira Cunha; ; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
83; Laura Lima; artista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
84; Letícia Rita; artista plástica; São Paulo; SP; Brasil
85; Lia do Rio; Artista plástica; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
86; Lica Cecato; ; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
87; Lucas D.; artista de rua, lambe-lambe, stencil; São Paulo; SP; Brasil
88; Lúcia Avancini; artista plástica; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
89; Luciana Maia; Figurinista e Prof. Universitária; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
90; Luciana Pessanha; ; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
91; Luciane Briotto Garland; ; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
92; Ludmila Breitman; ; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
93; Luis Andrade; artista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
94; Luisa Duarte; crítica de arte e curadora; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
95; Luiz Renato Martins; prof. univ. eca- usp; São Paulo; SP; Brasil
96; Luzia Margareth Rago; ; São Paulo; SP; Brasil
97; Maíra Ribas; artista / produtora; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
98; Marcelo Valls; ; São Paulo; SP; Brasil
99; Marcelo Zocchio; ; São Paulo; SP; Brasil
100; Márcio Botner; Artista Plástico; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
101; Marcio de Oliveira Fonseca; ; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
102; Marco Fialho; documentarista e professor de cinema; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
103; Marco Paulo Rolla; Artista / Mestrando e Graduado em Artes na Escola de Belas Artes da UFMG; Belo Horizonte; MG; Brasil
104; Marcus Castelo Branco; ; Fortaleza; CE; Brasil
105; Marcus Wagner; designer; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
106; Maria Helena Pereira da Silva; design gráfico; Salvador; BA; Brasil
107; Marilde Stropp; ; Campinas; SP; Brasil
108; Marilou Winograd; Artista Plástica; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
109; Marssares; artista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
110; Martha Niklaus; artista visual e diretora da Galeria do Lago- Museu da República; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
111; Martinho Patrício; Artista Plástico; João Pessoa ; PB; Brasil
112; Matheus Rocha Pitta; artista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
113; Mauricio Dias; artista plástico; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
114; Mauricio Ruiz; Artista plástico; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
115; Nelson Leirner; Artista; São Paulo; SP; Brasil
116; Nessia Leonzini; jornalista/curadora; Nova York; NY; EUA
117; Osmar Pinheiro; Artista plástico; São Paulo; SP; Brasil
118; Oswaldo Correa da Costa; escritor; Nova York; NY; EUA
119; Patricia Canetti; Artista; Rio de Janeiro/São Paulo; RJ/SP; Brasil
120; Paulo Jares; Artista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
121; Paulo Mello; ; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
122; Paulo Monteiro; ; São Paulo; SP; Brasil
123; Raul Corrêa da Motta; Professor; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
124; Regina de Paula; artista visual; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
125; Regina Vater; Artista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
126; Renata Barros; artista plástica; São Paulo; SP; Brasil
127; Renata Fazzio; artista plástica; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
128; Renato Rosa; Pesquisador e dicionarista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
129; Ricardo Basbaum; artista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
130; Ricardo Ventura; artista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
131; Roberta Mahfuz; ; São Paulo; SP; Brasil
132; Rodolfo Caesar; Professor, musico; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
133; Rogerio Ghomes; artista visual | Prof. Universitário - UEL UNOPAR METROPOLITANA IESB; Londrina; PR; Brasil
134; Ronaldo do Rego Macedo; artista plástico e professor; Petrópolis; RJ; Brasil
135; Rosângela Rennó; Artista visual; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
136; Silvia Marques; artista visual ; São Paulo; SP; Brasil
137; Simone Michelin; professora 3º grau/ artista plástica; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
138; Suzana Milanez; Bibliotecária; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
139; Tina Montenegro; estudante de estética; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
140; Wagner Barja; Artista Visual, Arte - Educador, Curador; Brasília; DF; Brasil
141; Walter Riedweg; artista plástico; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
142; Wilson Piran; ; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
143; Yiftah Peled; artista plástico; Florianópolis; SC; Brasil
144; Zalinda Cartaxo; Artista Visual e Professora Adjunta na UNI-RIO; Rio de Janeiro; RJ; Brasil
145; Zelia Villar; Artista; Rio de Janeiro; RJ; Brasil

PARA ADERIR AO ABAIXO-ASSINADO:
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Acompanhe a atualização e comente o abaixo-assinado no Como atiçar a brasa.

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Comentários enviados pelos signatários do abaixo-assinado Censura Não!

Neste triste, inacreditável e vergonhoso episódio de censura a uma obra da artista Márcia X exposta na expo"Erótica", exposição da qual participo com obra no CCBB do Rio de Janeiro, quero fazer coro e assinar embaixo do que escreveu o jornalista Mario Cesar Carvalho na Folha de São Paulo, de 21 de abril: O Museu ou instituição que abriga uma exposição deve sem a menor duvida defender essa manifestação cultural, posto que é iniciativa sua, responsabilidade sua e deve resguardar o direito das obras ali expostas continuarem sendo expostas até o fim do evento. Dobrar-se a pedidos ou CENSURAS de outros para retirar obras de ARTE por este ou aquele motivo religioso, político,moral, estético, por gosto ou desgosto de quem possa eventualmente sentir-se ofendido não é digno de uma instituição cultural do porte do CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL. É indigno, e uma ofensa à arte e a cultura deste país que fatos como este da censura ocorram; mais grave é a Instituição CCBB ceder a essas pressões fascistas ,pseudo-religiosas, que ainda recorrem a este jurássico expediente da censura na arte! O que é isto!? Fanatismo religioso agora, aqui, no Brasil 2006?

Depois de tudo que passamos nos anos da ditadura militar, vem agora alguma recorrente forma de ditadura religiosa?

Fui testemunha em New York, recentemente, do episodio de censura protagonizado pelo prefeito Juliani que num arroubo de religiosidade, e chantagem, ameaçou cortar verbas do Brooklin Museum, durante a Expo "Sensation", ofendido por uma obra exposta. Como lembrou Mario Cesar Carvalho, ele foi derrotado na Justiça e o Museu defendeu a integridade da obra e seu direito de ser exposta ao publico. Será que as lições aprendidas durante a ditadura militar em nosso país não foram assimiladas por essas instituições obscurantistas e censoras da liberdade de expressão artística?

Se esses censores fossem mais bem informados não passariam por esse ridículo. E o CCBB? Esperamos que ele continue merecendo nosso respeito e repudie de imediato essas pressões e rechace com firmeza qualquer Censura a manifestações artísticas em nosso país, e defenda as obras dos artistas contra esse tipo de ameaça retrograda. O CCBB não deve falhar neste momento de seu curto porem brilhante papel cultural em nossas cidades, e deve, imediatamente, reintegrar a obra censurada ao seu lugar na exposição. É seu dever e sua responsabilidade zelar pela defesa da liberdade de expressão de todos os artistas, mas, principalmente, os que expõem nos seus espaços.

Existem neste momento, muitas ameaças à nossa dignidade cultural social e política, mas Censura na Arte? Por favor, NUNCA MAIS!

Antonio Henrique Amaral
Pintor e gravador
São Paulo - SP - Brasil

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COMO ATIÇAR A BRASA
Maioria dos internautas não concorda com a retirada de obra polêmica do CCBB-RJ

Matéria, originalmente publicada no Extra/Globo Online

RIO - Em uma votação apertada, a maioria dos leitores do Globo Online discordou da retirada do quadro "Desenhando em terços", da artista plástica Márcia X., da mostra "Erotica - Os sentidos na arte". Dos 992 internautas que participaram da pesquisa, 57,86% disseram que a retirada da obra do Centro Cultural Banco do Brasil, do Rio de Janeiro, não foi justa.

Cerca de 42% dos internautas concordaram com a retirada do quadro, que contém dois terços formando dois pênis em cruz e deu origem à polêmica com os católicos.

A obra foi retirada da mostra na terça-feira, por decisão do próprio centro cultural, depois que um empresário a considerou ofensiva à religião católica. Na quinta-feira, artistas fizeram um protesto em frente ao CCBB contra o que consideraram um ato de censura.

Outra obra da mostra estava ameçada de ser retirada. Nesta sexta-feira, a Justiça acabou negando o pedido do grupo Opus Christi para que o quadro de Alfredo Nicolaiewsky, que mostra uma imagem de São Jorge ao lado de um homem com a mão dentro da cueca, fosse retirado da exposição.

No entanto, o presidente da entidade, João Carlos Rocha, diz que a decisão da desembargadora Karen Amaral, do plantão judiciário, não vai fazê-los desistir.

- Vamos entrar com uma ação no Tribunal de Justiça na segunda-feira, pedindo que todas as peças com símbolos religiosos católicos fiquem fora da exposição - afirmou João Carlos.

Leia a íntegra da matéria e publique seu comentário no Como atiçar a brasa

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COMO ATIÇAR A BRASA
Arte e fé - Opus Christi quer proibir outra obra erótica

Matéria de Talita Figueiredo originalmente publicada no jornal Folha de S. Paulo em 21 de abril de 2006

Depois da controversa retirada da obra "Desenhando em Terços" da artista plástica Márcia X. (1959-2005), a exposição "Erotica - Os Sentidos na Arte" tem outro alvo de polêmica: o quadro sem título de Alfredo Nicolaiewsky, no qual uma figura de são Jorge está ao lado de um homem seminu. O grupo católico Opus Christi anunciou que pedirá na Justiça a retirada da obra da exposição.

Ontem, cerca de 30 artistas fizeram um protesto no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) do Rio contra a retirada do quadro de Márcia X. (uma foto de dois terços que desenham um pênis cada e que se encontram formando uma cruz) do local. Tinham cartazes com desenhos de pênis e que pediam o fim da censura.

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COMO ATIÇAR A BRASA
Camiseta vai expor peça censurada

Matéria de Mario Cesar Carvalho originalmente publicada no jornal Folha de S. Paulo em 21 de abril de 2006

Os pênis cruzados que a artista plástica Márcia X desenhou com terços religiosos vão voltar a circular na exposição "Erotica - Os Sentidos na Arte", em cartaz no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) do Rio. Banido da mostra pela direção do Banco do Brasil, o trabalho voltará ao CCBB num protesto bem-humorado -ela será estampada em camisetas, que serão usadas por um grupo de artistas dentro da exposição.

"Vamos circular pelo CCBB com a camiseta para frisar o ridículo que é um centro cultural censurar uma obra de arte", anuncia o artista plástico Ricardo Ventura, que foi casado com Márcia X (1959-2005).

A direção do Banco do Brasil decidiu retirar da exposição uma gravura de Márcia X chamada "Desenhando em Terços" depois que o ex-deputado Carlos Dias (PTB) registrou uma queixa-crime no 1º Distrito Policial do Rio, no centro da cidade, na qual diz que o trabalho é uma "afronta à fé católica".

É a segunda vez que o desenho de Márcia X é censurado no Rio, segundo Ventura. Em 2002, o Sesc planejava uma performance com Márcia X, na qual ela faria os desenhos dos falos com os terços dispostos no chão. "De última hora, o Sesc cancelou a performance sem dar maiores explicações", conta Ventura.

Leia a íntegra da matéria e publique seu comentário no Como atiçar a brasa

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COMO ATIÇAR A BRASA
Matérias do jornal Extra / Globo Online sobre a Manifestação contra a censura à obra de Márcia X no CCBB

Censura no CCBB provoca debate entre liberdade de expressão e religião

Matéria de Marcos Pernambuco - Extra, originalmente publicada no Globo Online, em 21 de abril de 2006, sexta-feira, às 12h49

A retirada da obra "Desenhando em terços" da exposição "Erotica - Os sentidos na arte", do Centro Cultural Banco do Brasil, na terça-feira, detonou uma polêmica envolvendo religião e liberdade de expressão. No fim da tarde desta quinta-feira, artistas plásticos protestaram contra o que consideram um ato de censura do CCBB. Eles não gostaram do quadro de Marcia X ter sido excluído da mostra, depois que um empresário registrou queixa na 1ª DP (Praça Mauá), alegando que a imagem ofendia o catolicismo (leia mais: Grupo católico quer proibir exibição de obra com São Jorge).

Grupo católico quer proibir exibição de obra

Matéria de Marcos Pernambuco - Extra, originalmente publicada no Globo Online, em 21 de abril de 2006, sexta-feira, às 12h50

RIO - Enquanto os artistas plásticos protestavam no saguão principal e no salão da exposição do CCBB, três homens observavam tudo à distância. Vestidos com ternos pretos e com broche na lapela com uma cruz vermelha e branca, eles eram da Opus Christi, o grupo ao qual é ligado o empresário Carlos Dias Filho, que deu início à polêmica ao registrar o caso na polícia.

Quadro polêmico com imagem religiosa é retirado de exposição

Matéria de Marcos Pernambuco, originalmente publicada no jornal Extra (e no Globo Online) na quinta-feira, 20 de abril de 2006.

RIO - O polêmico quadro "Desenhando em terços", da artista plástica Márcia X, foi retirado nesta quarta-feira de manhã da exposição "Erotica - Os sentidos na arte", que está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O conselho diretor do Banco do Brasil, que fica em Brasília, informou na quarta à tarde, por meio de sua assessoria de imprensa, que preferiu retirar a obra e que não teve a intenção de ferir a religião católica (Dom Eusébio condena a obra, leia mais) ou de atingir a Igreja com a exposição.

Imagens com objetos religiosos na mostra 'Erotica' causam polêmica no CCBB-RJ

Matéria de Marco Antônio Martins, originalmente publicada no jornal Extra (e no Globo Online) na quarta-feira, 19 de abril de 2006.

A dez dias de seu fim, a exposição "Erotica - Os sentidos na arte", em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio, está criando polêmica. O delegado Marcus Drucker, da 1ª DP (Praça Mauá), abriu um procedimento apuratório com base em uma notícia-crime do empresário Carlos Dias Filho. Ele alega que "alguns dos quadros expostos são uma afronta à religião e são vistos por crianças".

A principal crítica de Carlos Dias Filho é sobre o quadro "Desenhando em terços", feito em 2002 pela artista plástica Márcia X. O desenho tem 39,5cm x 30cm. Nele, é possível ver dois terços que formam dois pênis em cruz.

Leia a íntegra das matérias e publique seu comentário no Como atiçar a brasa

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Banco do Brasil responde a três perguntas do Canal Contemporâneo

1 - Esta censura por parte do Banco do Brasil agride não apenas o seu próprio centro cultural e a comunidade artística, mas também a sociedade brasileira no seu direito fundamental a liberdade de expressão. O que fez o Banco do Brasil tomar esta atitude?

A Diretoria do Banco do Brasil decidiu retirar de exibição a reprodução da obra "Desenhando em terços", de autoria de Márcia X, integrante da exposição "Erótica – Os sentidos na arte", em cartaz no CCBB no Rio de Janeiro em virtude das manifestações de repúdio de parcela da sociedade.
O Banco do Brasil esclarece que a decisão, tomada após extenso debate interno, considerou questões de imagem e aspectos empresariais, o ambiente onde o BB atua e as críticas recebidas de seus clientes, provenientes de várias cidades brasileiras.

2 - Como é possível para o Banco do Brasil ser um dos maiores patrocinadores de cultura do Brasil e ao mesmo tempo cometer um ato de censura contra a própria cultura que pretende estimular?

Considerando que as críticas eram focadas em uma única obra, a decisão do Banco visou preservar o conjunto da exposição, evitando que as críticas se estendessem a toda a mostra.

O Banco do Brasil mantém sólido apoio à difusão da arte e da cultura no Rio de Janeiro há 17 anos e realiza seleção para definir a programação anual de seus centros culturais no Rio de Janeiro, em Brasília e São Paulo. Sempre com respeito à liberdade de expressão artística, à pluralidade e à diversidade e estimulando a produção inovadora. Não por acaso, a atuação em marketing cultural do Banco do Brasil, ao longo dos anos, conquistou o respeito e o reconhecimento do público, da mídia e do mercado cultural.

3 - Além da indignação em relação ao desrespeito aos nossos direitos básico, nos preocupa imensamente que esta atitude do Banco do Brasil incentive o crescimento do fanatismo religioso em nosso país. Gostaríamos de saber se esta dimensão do problema foi levada em consideração pela direção do banco na hora de tomar a triste decisão de mandar retirar uma obra exposta em seu centro cultural?

O Banco do Brasil não acredita que essa decisão contribua de alguma forma para estimular o fanatismo religioso em nosso país e discorda da adjetivação contida na pergunta, quanto à decisão do Banco.

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Enviado por imprensa@bb.com.br
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