Página inicial

e-nformes

 

Acessar E-nformes Anteriores

Acesso a todos os e-nformes publicados desde a criação do Canal Contemporâneo em dezembro de 2000.

Para acessar os e-nformes anteriores é necessário ser associado ao Canal Contemporâneo.


Se você já se cadastrou, conecte-se na primeira página para acessar sua área pessoal e pedir o boleto na aba associação do editar conta. Se você nunca se cadastrou, preencha o formulário e, no final, escolha a opção associação paga. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios.


Modos de recebimento dos e-nformes


O Canal Contemporâneo publica 2 e-nformes semanais contendo informações sobre o circuito de arte contemporânea e políticas culturais relacionadas.

- Para receber a edição COMPLETA, com textos e imagens, torne-se um associado pagante e contribua para a manutenção da iniciativa.

- Para receber a edição SIMPLIFICADA, apenas com os linques para os conteúdos, basta ser um usuário cadastrado.

 


Pesquise por palavras e/ou expressões (entre aspas)

DF/SC/SP Marilá Dardot na Vermelho / Angelo Venosa e Germana Monte-Mór na Marilia Razuk
ANO 8 - N. 96 / 1º DE SETEMBRO DE 2008

NESTA EDIÇÃO:
Portrait II e Elaine Tedesco na Leme, São Paulo
Marilá Dardot na Vermelho, São Paulo
Angelo Venosa e Germana Monte-Mór na Marilia Razuk, São Paulo
Videografías Invisibles no MIS, São Paulo
CURSOS E SEMINÁRIOS
Curso de Especialização Estéticas Tecnológicas na PUC, São Paulo
Oficina teórico-prática Pintura: Prática e Reflexão, com Paulo Pasta no Victor Meirelles, Florianópolis
Workshop O Processo Criativo - Módulo II, com Charles Watson no ECCO, Brasília
CANAL INFOS&LINQUES




Elaine Tedesco

Portrait II

Birthe Piontek, Enrique Marty, JR Duran, Lin Tianmiao, Loretta Lux, Miguel Angel Gaüeca, Neil Hamon, Pieter Hugo, Sandra Gamarra, Yann Gross, Youssef Nabil

Project Room
Elaine Tedesco
Montagem S - 3

3 de setembro, quarta-feira, 19h

Galeria Leme
Rua Agostinho Cantu 88, São Paulo - SP
11-3814-8184 ou info@galerialeme.com
www.galerialeme.com
Segunda a sexta, 10-19h; sábado, 10-17h
Exposições até 4 de outubro de 2008.

Sobre a exposição Portrait II

Enviado por Galeria Leme marina@galerialeme.com
volta ao topo



Marilá Dardot - Correspondência


Marilá Dardot

Ficções

2 de setembro, terça-feira, 20h

Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais 350, São Paulo - SP
11-3257-2033 ou info@galeriavermelho.com.br
www.galeriavermelho.com.br
Terça a sexta, 10-19h; sábados, 11-17h
Simultaneamente, permanecem em cartaz até 27 de setembro as exposições Cassabu e Provas de Contato.
Exposição até 27 de setembro de 2008.

Sobre a exposição

Leia o texto Prólogo, por Marilá Dardot

Enviado por Marcos Gallon marcos@galeriavermelho.com.br
volta ao topo


Angelo Venosa
Gravuras

Germana Monte-Mór
Arrabaldes

2 de setembro, terça-feira, 19h30

Marília Razuk Galeria de Arte
Rua jerônimo da veiga 62 loja 2, Itaim bibi, São Paulo - SP
11-3079-0853 ou galmariliarazuk@uol.com.br
www.galeriamariliarazuk.com.br
Segunda a sexta, 10h30-19h; sábados, 11-15h
No dia da abertura haverá o lançamento do livro Angelo Venosa (Cosac Naify) organizado por Luiz Camillo Osório.
Exposição até 2 de outubro de 2008

Enviado por Juliana Asmir juliana@galeriamariliarazuk.com.br
volta ao topo


Videografías Invisibles
Alessandra Soares, Allora & Calzadilla (Cuba/EUA), Álvaro Zavala (Peru), Ángel Alonso (Cuba), Andrés Denegri (Argentina), Ângela Detanico, Brooke Alfaro (Panamá), Carlos Quintana (Venezuela), Carlos Runcie-Tanaka (Peru), Carolina Saquel (Chile), Cezar Migliorin (Brasil), Claudio Santos, Diego David Cifuentes (Equador), Diego Lama (Peru), Donna Conlon (Panamá/EUA), Eder Santos (Brasil), Edgar Endress (Chile), Edgar Leon (Costa Rica), Enrique Castro (Panamá), Ernesto Salmerón (Nicarágua), Federico Falco (Argentina), Fernando Arias e Diego Arias, (Colômbia), Gabriela Golder (Argentina), Glenda Leon (Cuba), Héctor Pacheco (México), Ivan Marino (Argentina), Javier Cambre (Porto Rico), Kátia Lund (Brasilo), Los artistas de la gente (Honduras), Lucas Bambozzi (Brasil), Marcellvs L. (Brasil), Maria Jose Cuevas (México), Martín Sastre (Uruguai), Milagros Mumenthaler (Argentina), Milena Pafundi (Argentina), Narda Alvarado (Bolívia), ngel Alonso (Cuba), Omar Flores (Peru), Orlando Galloso (Cuba), Rafael Lain (Brasil), Sandra Monterroso (Guatemala), Victoria Sayazo (Argentina), Voltz Design (Brasil), Ximena Cuevas (México)

Curadoria de Jorge Villacorta e José Carlos Mariátegui

3 de setembro a 5 de outubro de 2008

Museu da Imagem e do Som
Av Europa 158, Jardim Europa, São Paulo - SP
11-2117-4777 ou mis@mis-sp.org.br
www.mis-sp.org.br

Veja a programação

Enviado por Mariana Garcia Ribeiro Soares da Silva mariana.garcia@conteudonet.com


CURSOS E SEMINÁRIOS
Curso de Especialização Estéticas Tecnológicas
Corpo docente: Prof. Alexandre Braga, Prof. Eliseu de Souza Lopes Filho, Profa. Lia Chaia, Profa. Dra. Lucia Leão, Profa Dra. Maria Lúcia Santaella Braga, Profa Priscila Arantes, Prof. Dr. Roclaw Basbaum, Prof. Dr. Rubens Fernandes Jr., Prof. Dr. Sérgio Bicudo Veras Profa. Dra.Rosangella Leote

Inscrições abertas

PUC-SP - Unidade COGEAE Consolação
Rua da Consolação 881, Consolação, São Paulo - SP
11-3670-3300 ou infocogeae@pucsp.br
www.pucsp.br/cogeae
Coordenação: Profa. Dra. Maria Lúcia Santaella Braga
Horário: terças e quintas, 18h30-22h30
Início: 2 de setembro de 2008
Carga horária: 420 horas, divididas em um total de oito disciplinas de 45 horas cada, além de 60 horas para orientação e elaboração de monografia
Preço do módulo: R$ 2.430; Matrícula: R$ 486 + 4 parcelas de R$ 486

Documentos para Matrícula:
Curriculum vitae atualizado, cópia autenticada do diploma de graduação, cópia do CPF, do RG e do comprovante de endereço (onde conste o CEP), além de carta justificando o interesse pelo curso contendo: 1) Porque da escolha do curso? 2) Quais as expectativas em relação ao curso? 4) Experiência profissional na área. 4) Outras informações que o candidato julgar importante.

Local de Matrícula:
Unidade COGEAE João Ramalho
Rua João Ramalho 182, Perdizes, São Paulo - SP
11-3670-3300
Segunda a sexta, 9-20h30; sábados, 8-12h30

Saiba mais e publique seu comentário no Cursos e Seminários

volta ao topo


CURSOS E SEMINÁRIOS
Oficina teórico-prática Pintura: Prática e Reflexão, com Paulo Pasta

Pré-inscrição até 4 de setembro de 2008

Museu Victor Meirelles - Sala Multiuso
Rua Victor Meirelles 59, Centro, Florianópolis - SC
48-3222-0692 ou museu.victor.meirelles@iphan.gov.br
www.museuvictormeirelles.org.br
Vagas: 20
Oficina teórico- prática Pintura: Prática e Reflexão: 11 e 12 de setembro, 14-18h

Saiba mais e publique seu comentário no Cursos e Seminários

volta ao topo


CURSOS E SEMINÁRIOS
Programa Pausa para Pensar
Workshop O Processo Criativo - Módulo II, com Charles Watson

4 a 7 de setembro de 2008

Espaço Cultural Contemporâneo - ECCO
SCN Quadra 3, bloco C, loja 5, Brasília - DF
Informações: 61-3327-2027
www.eccobrasilia.com.br
Horário: quinta e sexta, 19-22h30; sábado, 10-12h e 14-19h; domingo, 10-12h e 14-19h30

Publique seu comentário no Cursos e Seminários

volta ao topo


TEXTOS DO E-NFORME

Portrait II na Leme

A Galeria Leme apresenta Portrait II, sua segunda exposição coletiva cujo tema é o retrato. Artistas de diversos estilos e origens apresentam uma das mais antigas e tradicionais representações que existe na arte de maneira pouco convencional, inovadora, surpreendente.

Loretta Lux – A artista cria portraits cuidadosamente estruturados, como um pintor que organiza uma tela, e cujos principais sujeitos são crianças, filhos de amigos. No entanto, por causa da exímia direção de arte e manipulação digital estas crianças não representam a si mesmas, mas ao gênero do portrait em diferentes épocas da História da Arte.

Youssef Nabil – Em 2006, Youssef Nabil iniciou uma série de auto-retratos em diferentes cidades. Na Galeria Leme, o artista apresenta duas fotografias P/B pintadas à mão: uma feita no Rio de Janeiro e outra em Paris. Ambas mostram o dorso nu do artista com pontos turístico das cidades ao fundo e remetem a sentimentos de não-pertencimento e despedida.

Neil Hamon – Desde 2006, Neil Hamon realiza auto-retratos nos quais ele comete suicídio baseados em fotografias americanas de cena de crime dos anos 1920. Em Portrait II, o artista apresenta “Slashed Wrists”; uma montagem de três fotografias P/B pintadas à mão, onde ele próprio aparece estirado no chão, retratando sua morte com requinte de detalhes e absurda beleza.

Miguel Angel Gaüeca – O fotógrafo espanhol, conhecido por seus auto-retratos, apresenta duas fotografias na Galeria Leme. Um cenário kitsch é montado para receber o sujeito do retrato, no entanto, não é o rosto que aparece registrado, mas as mãos, uma forma de identidade menos explícita.

Birhte Piontek – A artista canadense apresenta três fotografias da série “Sub Rosa”. Birthe captura a intimidade, vulnerabilidade e inocência do período da adolescência com portraits e naturezas-mortas que trazem à tona lembranças de experiências comuns.

Enrique Marty – A obra de Marty fala sempre do impreciso, do mágico, do oculto. Suas pinturas têm pinceladas expressivas e convidam o espectador a um mergulho incerto. Observar para, talvez, ver o que não se quer. Na Galeria Leme, o artista apresenta quatro óleos sobre madeira em pequeno formato.

Pieter Hugo – O artista sul-africano apresenta uma fotografia da série “Portraits of People with Albinism”. Sam, um rapaz albino da região semi-árida de Klein Karoo, África do Sul, é retratado sem camisa, encarando o fotógrafo, com uma paisagem dramática ao fundo.

J R Duran – O fotógrafo apresenta um trabalho autoral com quatro fotografias da série “Cabeças”, realizada durante uma viagem à Tanzânia. O fundo recortado, transformado em um branco ofuscante, contrasta de maneira impressionate com o jogo de cores entre pele, assessórios e tecidos.

Lin Tianmiao – Em 2006, Lin Tianmiao foi convidada pelo Singapore Tyler Print Institut a realizar uma série de gravuras. Na mostra, a artista apresenta duas obras realizadas durante este período, onde o retrato humano é mostrado de maneira semi-abstrata, criando imagens etéreas.

Yann Gross – O artista suíço mostra duas fotografias da série “Horizonville”, na qual retrata uma cidade industrial à beira de uma estrada que leva aos Alpes, no Vale do Rhône. Seus habitantes, apesar de nunca terem estado nos Estados Unidos, copiam o estilo que vêem na televisão e no cinema, criando seu próprio sonho americano.

Sandra Gamarra – A artista peruana apresenta um trabalho da série “Los Nuevos Oradores”, onde retrata mulheres visitando museus. A obra apresentada na Galeria Leme é uma pintura, um tríptico, onde as três peças com imagens quase idênticas representam uma menina de costas fotografando uma pintura.

volta ao topo    volta ao tema


Marilá Dardot - Ficções

A Galeria Vermelho apresenta, de 02 a 27 de setembro, de 2008, Ficções exposição individual de Marilá Dardot.
Ficções empresta seu título da obra homônima de Jorge Luis Borges para discutir questões relacionadas à fantasia. Na exposição, Dardot apresentará uma série de novos trabalhos, todos criados em 2008. Na fachada, a instalação Um Grande Livro, Vermelho (2008) já aponta para o conteúdo que poderá ser visto na parte interna e que pretende transformar a galeria em um grande livro.

Ulyisses (2008) é o título da obra que ocupa o hall de entrada da Vermelho composta por 19 imagens de páginas de um livro imaginário, o Ulisses de James Joyce em uma edição bilíngüe. Trata-se de um livro inexistente, pois não há versões bilíngües que incluam inglês e português na mesma edição. Criadas a partir do original em inglês e da tradução de Antonio Houaiss para o português, as imagens deste livro imaginário mostram anotações em código de cor que destacam frases nas quais a palavra “Word” aparece na versão em inglês e “palavra”, na versão em português. A obra estabelece uma relação direta com Um Grande Livro, Vermelho.

Movimento das Ilhas (2008) segue a dinâmica de trabalhos anteriores de Dardot, como Entre Nós, vídeo-instalação apresentada originalmente na 27ª Bienal de São Paulo, em 2006. Nela, duas pessoas participam de um jogo de palavras cruzadas de tabuleiro. O que ocorre é que não há letras nas peças. Dessa forma, não é possível ler as supostas palavras que os jogadores compõem compenetrados em sua língua secreta. Além desse trabalho, Dardot apresenta também o vídeo Correspondência (2008) criado em parceria com o artista Fabio Morais. A obra apresenta uma conversa entre duas pessoas que se correspondem escrevendo em máquinas de escrever, mas que, no entanto, utilizam na escrita os códigos empregados pelos correios eletrônicos.

Criada originalmente para a exposição “Proyectos para Desconstrucción”, em cartaz até o dia 14 de setembro, no MUCA Roma (Museo Universitario de Ciencias y Arte), da Cidade do México (México), Porque as palavras estão por toda parte (2008) é a instalação que ocupará a sala 1 (piso térreo) da Vermelho, composta por 33 letras de concreto que parecem emergir do chão formando um caminho labiríntico. Acomodadas desordenadamente no espaço, é possível construir com essas letras a frase “porque as palavras estão por toda parte”. Entretanto, a possível combinação não se revela de imediato, mas solicita daquele que pretender decifra-la um esforço que se acentua por conta da necessidade de deslocamento entre as letras. Porque as palavras estão por toda parte sugere ainda que a noção de cultura surge a partir da linguagem, assim como a relação do homem com seu semelhante e com o entorno, apontando dessa forma para o contínuo movimento de construção e desconstrução que caracteriza as relações com o outro e com o mundo.

Instalação composta por uma bobina de papel, uma mesa e uma máquina de escrever, Com palavras de palavras por palavras, palabras (2008) discute o caráter transitório da linguagem. No papel, vê-se uma compilação de frases que contêm a palavra “palavra”.

Esgueirando-se entre as prateleiras do sebo mexicano El Laberinto – Librería de las Utopías Posibles, Dardot fotografou, entre 2007 e 2008, lombadas de livros com temas como o universo, o mundo, a natureza, o mar, a terra, a cidade e a humanidade em diversas línguas. Destas fotos, a artista selecionou 108 que integram as 18 estantes de O Labirinto – Livraria das Utopias Possíveis (2008). Transportado para uma outra escala, o observador se imagina dentro de um labirinto formado por livros, que revelam a necessidade do homem de conhecer o universo, de traçar mapas, de criar topografias e histórias, de entender e de eventualmente mudar o mundo.

Simultaneamente, permanecem em cartaz até 27 de setembro, as exposições CASASUBU, individual de Vera Chaves Barcellos, e Provas de Contato, coletiva com curadoria de Eduardo Brandão e que conta com trabalhos de Rosângela Renno, Claudia Andujar, Marcelo Cidade, Nicolas Robbio, Odires Mlászho, Fabio Morais, Carla Zaccagnini, entre outros.

volta ao topo    volta ao tema


Prólogo

MARILÁ DARDOT

Ficções é o nome de um livro de Jorge Luis Borges. Pensei que poderia nomear também minha exposição. Afinal, Borges me acompanha desde o começo de tudo isso. E tudo isso sempre teve a ver com ficção. Faz-de-conta. Invencionice. Delírio. Utopia. Arte. Mentira mesmo.

Nada do que conto aqui veio nesta ordem nem neste estado em que vou enumerar. Nada disso veio em ordem, na verdade. Todo processo é correnteza, nunca sabemos direito para onde vai nos levar. No começo é intuição. E no final é ficção pura.

Comecemos então pela capa. Ou melhor, pela frente: a fachada da galeria, que já foi tanta coisa. E se a fachada se tranformasse em um livro gigante, Um grande livro, Vermelho? A gente se sentiria pequenininho, mas perceberia que tem uma porta, que dá pra entrar. E, como Alice, entraríamos.

Lá dentro encontraríamos imagens de um livro aberto. Ele seria composto por dois livros iguais e diferentes. Meio grande, mas é que estaríamos mesmo pequenos. Misturaria duas línguas: Ulyisses. Esse livro eu inventaria.

Ao fundo poderíamos ver umas letras gigantes. Pareceriam surgir do chão. Poderíamos andar entre elas. Seria como se de repente as coisas e paisagens pudessem falar: o piso, o céu, o vento, as cidades, as casas, as paredes. Porque as palavras estão por toda parte: entre nós e o outro, e o fora, entre nós e o mundo.

Voltaríamos ao nosso tamanho ao percebermos duas pessoas jogando palavras cruzadas. Mas elas estariam invisíveis, só veríamos suas mãos. Como se fossem nossas mãos. O estranho é que as palavras também estariam invisíveis, mas as mãos jogariam como se fosse um jogo comum. Seria um jogo sem sentido? Nunca se sabe ao certo o que norteia O movimento das Ilhas.

Então ouviríamos um barulho estranho. As mesmas mãos (sim, pareceriam as mesmas) estariam usando máquinas para escrever uma longa Correspondência. Como se não houvesse e-mail! Ou como se aquilo mesmo que escreviam fosse e-mail. Ou como se o tempo fosse outro. Como se fôssemos outros nós mesmos.

Uma vez eu estava no México. Tinha acabado de ver letras gigantes nascendo do concreto. Notei um sebo que se chamava El Laberinto – Librería de las Utopías Posibles. Pensei comigo: e se fosse possível encontrá-las, essas tais utopias possíveis? E se elas, juntas, formassem um novo labirinto, por onde nos perderíamos, minúsculos, entre todas aquelas tentativas de conhecer o mundo, de traçar seus mapas, suas topografias, suas histórias, de entendê-los e de mudá-los?

E se naquela mesma sala, a escrivã iniciasse um imenso arquivo de frases Com palavras de palavras por palavras, palabras?

E se isso tudo fosse uma exposição, e ela se chamasse Ficções, como o livro de Borges?

* frase no original, tirada do Ulisses: In words of words for words, palabras.

volta ao topo    volta ao tema


Programas

Cine Impuro
Andrés Denegri (Argentina), Carolina Saquel (Chile), Diego Lama (Peru), Héctor Pacheco (México), Ivan Marino (Argentina), Martín Sastre (Uruguai), Milagros Mumenthaler (Argentina)
Horários de sessões: quarta-feira, 17h40; quinta-feira, 16h20; sexta-feira, 15h; sábado, 20h20; domingo, 19h.

Exercícios contra o Esquecimento
Carlos Runcie-Tanaka (Peru), Diego David Cifuentes (Equador), Edgar Leon (Costa Rica), Enrique Castro (Panamá), Ernesto Salmerón (Nicarágua), Federico Falco (Argentina), Javier Cambre (Porto Rico)
Horários de sessões: quarta-feira, 16h20; quinta-feira, 15h; sexta-feira, 20h20; sábado, 19h; domingo, 17h40.

Habitat
Ângela Detanico e Rafael Lain (Brasil), Eder Santos (Brasil), Edgar Endress (Chile), Fernando Arias e Diego Arias, (Colômbia), Gabriela Golder (Argentina), Glenda Leon (Cuba), Los artistas de la gente (Honduras), Marcellvs L. (Brasil), Maria Jose Cuevas (México), Omar Flores (Peru)
Horários de sessões: quarta-feira, 19h; quinta-feira, 17h40; sexta-feira, 16h20; sábado, 15h; domingo, 20h20.

Imaginário Atuado
Carlos Quintana (Venezuela), Cezar Migliorin (Brasil), Donna Conlon (Panamá/EUA), Milena Pafundi (Argentina), Narda Alvarado (Bolívia), Sandra Monterroso (Guatemala)
Horários de sessões: quarta-feira, 20h20; quinta-feira, 19h; sexta-feira, 17h40; sábado, 16h20; domingo, 15h

Música para os Olhos
Allora & Calzadilla (Cuba/EUA), Álvaro Zavala (Peru), Ángel Alonso (Cuba), Brooke Alfaro (Panamá), Claudio Santos, Alessandra Soares, Voltz Design (Brasil), Kátia Lund (Brasilo), Lucas Bambozzi (Brasil), Orlando Galloso (Cuba), Victoria Sayazo (Argentina), Ximena Cuevas (México)
Horários de sessões: quarta-feira, 15h; quinta-feira, 20h20; sexta-feira, 19h; sábado, 17h40; domingo, 16h20.

Programação

Quartas-feiras
15h: Música para os Olhos
16h20: Exercícios contra o Esquecimento
17h40: Cine Impuro
19h: Habitat
20h20: Imaginário Atuado

Quintas-feiras
15h: Exercícios contra o Esquecimento
16h20: Cine Impuro
17h40: Habitat
19h: Imaginário Atuado
20h20: Música para os Olhos

Sextas-feiras
15h: Cine Impuro
16h20: Habitat
17h:40: Imaginário Atuado
19h: Música para os Olhos
20h20: Exercícios contra o Esquecimento

Sábados
15h: Habitat
16h20: Imaginário Atuado
17h40: Música para os Olhos
19h: Exercícios contra o Esquecimento
20h20: Cine Impuro

Domingos
15h00: Imaginário Atuado
16h20: Música para os Olhos
17h40: Exercícios contra o Esquecimento
19h: Cine Impuro
20h20: Habitat

volta ao topo    volta ao tema


CANAL INFOS&LINQUES

Os e-nformes são publicados três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas.
Para receber todas as edições em formato integral e ter acesso ao histórico de sete anos de e-nformes, clique aqui para fazer a sua assinatura.

Agenda de Eventos do Canal / Canal's Agenda of Events
Livraria do Canal / Canal's Bookshop
Faça parte do Canal / Be part of Canal
Funcionamento do Canal / Canal functioning
Envio de conteúdo / Content submission
Contato / Contact
Para deixar de receber os e-nformes / To quit our mailing list

envio de conteúdo_    cadastre-se_    contato_    sobre o canal_