Página inicial

e-nformes

 

Acessar E-nformes Anteriores

Acesso a todos os e-nformes publicados desde a criação do Canal Contemporâneo em dezembro de 2000.

Para acessar os e-nformes anteriores é necessário ser associado ao Canal Contemporâneo.


Se você já se cadastrou, conecte-se na primeira página para acessar sua área pessoal e pedir o boleto na aba associação do editar conta. Se você nunca se cadastrou, preencha o formulário e, no final, escolha a opção associação paga. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios.


Modos de recebimento dos e-nformes


O Canal Contemporâneo publica 2 e-nformes semanais contendo informações sobre o circuito de arte contemporânea e políticas culturais relacionadas.

- Para receber a edição COMPLETA, com textos e imagens, torne-se um associado pagante e contribua para a manutenção da iniciativa.

- Para receber a edição SIMPLIFICADA, apenas com os linques para os conteúdos, basta ser um usuário cadastrado.

 


Pesquise por palavras e/ou expressões (entre aspas)

www.canalcontemporaneo.art.br
ANO 7 - N. 115 / 5 DE OUTUBRO DE 2007

NESTA EDIÇÃO:
Alexandre Vogler na Gentil Carioca, Rio de Janeiro
Cia Dani Lima na Caixa Cultural, Rio de Janeiro
I MostraViga de Performance 2007 no Viga, São Paulo
Shirley Paes Leme no MUnA, Uberlândia
Um Atlas de Acontecimentos na Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
COMO ATIÇAR A BRASA  Curador reorganiza obras do acervo, por Tereza Novaes, Folha de São Paulo
QUEBRA DE PADRÃO  CONEXÃO Fortaleza - Bastidores da oficina de iniciação à crítica de arte, por Juliana Monachesi
CURSOS E SEMINÁRIOS
Programação do Espaço, aceleração e amnésia no Paço das Artes, São Paulo
Espaço, aceleração e amnésia: arte e pensamento na contemporaneidade - Artigos selecionados
Workshop A Foto-Matriz: panorama da imagem técnica, com Simone Rodrigues no Parque Lage, Rio de Janeiro
CANAL INFOS&LINQUES




Fumacê do descarrego para interiores

Alexandre Vogler
Abre Caminho

6 de outubro, sábado, 16-22h

A Gentil Carioca
Rua Gonçalves Ledo 17 sobrado, Centro, Rio de Janeiro - RJ
21-2222-1651 ou correio@agentilcarioca.com.br
www.agentilcarioca.com.br
Terça a sexta, 12-19h; sábados, 12-17h
Exposição até 10 de novembro de 2007
Durante a abertura da mostra estará sendo inaugurado o sítio pessoal do artista chamado "Vogler Tube", onde trabalhos em vídeo, foto e texto estarão disponíveis à navegação. E também estará sendo vendida a edição de número 10 da Revista Concinnitas, do Instituto de Artes da UERJ. Número dedicado às relações Arte / Política e que conta com capa e ensaio de Alexandre Vogler.

Enviado por A Gentil Carioca correio@agentilcarioca.com.br
volta ao topo


Projeto Vida Real em 3 capítulos
Cia Dani Lima
Capítulo 1: Estratégia nº 1: entre

6, 13 e 20 de outubro de 2007

Caixa Cultural - Mini Galeria
Av Chile 230, anexo, Centro, Rio de Janeiro - RJ
21-2262-0942
Horários: 14h, 15h, 16h e 17h
Duração: 50 min
Classificação etária: 14 anos
Capacidade: 1 espectador; reserva com antecedência pelo telefone 21-8272-4961
Ingresso: R$ 12, inteira; R$ 6, meia
Realização: Caixa Cultural
Co-patrocínio: Oi, Governo Federal, Caixa Econômica Federal

Vida real em 3 capítulos é uma trilogia composta por três obras independentes: capítulo 1 – a performance solo Estratégia nº 1: entre; capítulo 2 - o espetáculo Manual de instruções e capítulo 3 - a instalação Eu é um outro.

Enviado por Daniella Cavalcanti daniellacavalcanti@daniellacavalcanti.jor.br
volta ao topo


I MostraViga de Performance 2007
Andrea Tavares, ARTE AO(S) VIVO(S), Bruno D, Claudia Piassi, Daniela Castro, Daniela Dinni, Daniel Queiroz, Eduardo Fukushima, f?, Flavia Scheye, Flavia Sammarone, Henk Nieman, Isabela Santana, Julia Rocha, Joana Ferraz, Lia Mandelsberg, Marcelo Amorim, Néle Azevedo, Nino Cais, O Povo em Pé, Ondina Castilho, Patricia Dominguez, Rafael Adaime, Rogério Borovik, Samira Brandão, Sérgio Basbaum, Teresa Berlinck, Thais Magnani, Tsaaa, Victor Lema Riqué, Vitor Hugo

Curadoria de Veridiana Zurita

6 e 7 de outubro, sábado e domingo, 15-22h

Viga Espaço Cênico
Rua Capote Valente 1323, Pinheiros, São Paulo - SP
11-3801-1843 ou viga@viga.art.br
www.viga.art.br

Enviado por Victor Lema Rique tormenta@regularcoffee.com.br
volta ao topo


Shirley Paes Leme
Lá vou eu em meu eu oval

8 de outubro, segunda-feira, 19h30

Museu Universitário de Arte - MUnA
Pça Cícero Macedo 309, Bairro Fundinho, Uberlândia - MG
34-3231-7708 / 39121 ou muna@ufu.br
www.muna.ufu.br
Segunda a sexta, 8-17h
Exposição até 29 de outubro de 2007

Enviado por Shirley Paes Leme spaesleme@gmail.com
volta ao topo


Um Atlas de Acontecimentos
Adel Abdessemed, Ângela Ferreira, Camila Rocha, Eduardo Sarabia, Erinç Seymen, Josephine Meckseper, Kelley Walker, Mai-Thu Perret, Michael Rakowitz, Minouk Lim, Mircea Cantor, Nasan Tur, Nontsikelelo ‘Lolo’ Veleko, Paul Chan, Paulo Nozolino, Pieter Hugo, Robin Rhode, Rodney McMillian, Rosana Palazyan, Rui Toscano, Santiago Cucullu, Sebastián Díaz Morales, Seifollah Samadian, Sergio Vega, Sophie Ristelhueber, Sze Tsung Leong, Yael Bartana, Yun-Fei Ji

Curadoria de António Pinto Ribeiro, Debra Singer e Esra Sarigedik

7 de outubro a 30 de dezembro de 2007

Fundação Calouste Gulbenkian - Galeria de Exposições Temporárias da Sede
Av de Berna 45A, Lisboa - Portugal
21-782-3000 ou info@gulbenkian.pt
www.gulbenkian.pt/estadodomundo / www.o-estado-do-mundo.blogspot.com
Terça a sexta, 10-18h; sábado, 10-22h; domingo, 10-18h

Enviado por Cristina Haapalainen cristina@galerialeme.com
volta ao topo


COMO ATIÇAR A BRASA
Curador reorganiza obras do acervo

Matéria de Tereza Novaes, originalmente publicada na Folha de São Paulo, no dia 1° de outubro de 2007

Quatro temáticas orientam novo sistema para exposição das peças do acervo; até abril segundo andar será modificado completamente

"A Arte do Mito" dá início ao novo formato de exibição; Teixeira Coelho pretende investir ainda em mostras temporárias internacionais

Quem conhece o acervo do Masp talvez não note grande diferença com a inauguração da exposição "A Arte do Mito", que poderá ser vista pelo público a partir da próxima quarta.

Mas, quando o quarto e último módulo da série, "A Arte Religiosa", entrar em cartaz, em abril do ano que vem, a mudança será bastante nítida.

Isso porque a nova configuração das obras do acervo está sendo gradual. "A Arte do Mito" ocupa apenas 25% da sala, ao fundo do segundo andar. O restante permanece mais ou menos como antes. Os outros dois temas são "A Natureza das Coisas", com paisagens e naturezas-mortas, e "Ver e Ser Visto", que enfoca retratos.

A idéia do curador-chefe, Teixeira Coelho, que assumiu o cargo há 14 meses, é eliminar a apresentação cronológica e por escolas que até agora organizava a coleção. "A vantagem do corte temático é que assim fazemos um contato direto, uma aproximação entre as obras que não tem barreiras", explica.

Houve ainda outras mudanças no salão do segundo andar. As novidades são as paredes pintadas com cores que absorvem a luminosidade e a mudança nos painéis que exibem as telas, que ganharam disposição diferente e abriram corredores de ponta a ponta da sala. "É uma vasta avenida, que reproduz um pouco os cavaletes da Lina", compara Teixeira.

Leia a continuação e publique o seu comentário no Como atiçar a brasa

volta ao topo


QUEBRA DE PADRÃO
CONEXÃO Fortaleza - Bastidores da oficina de iniciação à crítica de arte

JULIANA MONACHESI

Nos dois primeiros dias de oficina aqui em Fortaleza discutimos dois tópicos imensos: como se aproximar de uma obra de arte e quais tipos de texto sobre arte são mais eficazes (leia-se "mais críticos", "mais característicos da escrita de intervenção"); o primeiro dia, dedicado às maneiras de abordar uma obra -não ainda pensando em um texto a ser escrito, mas simplesmente tendo em mente a importância de ver, refletir, fazer perguntas à obra, descobrir nela os parâmetros a partir dos quais se poderá analisá-la etc.-, configurou-se como um exercício coletivo de "testar leituras" sobre trabalhos de vários artistas; o segundo dia, em que nos debruçamos sobre diversos tipos de escrita sobre arte -matéria (preview), crítica (review), crônica, resenha, entrevista, ensaio para catálogo, estudo monográfico, grande reportagem, texto de artista, artigo para revista acadêmica, texto colaborativo, participação em fóruns de discussão na rede etc.- e analisamos exemplos de alguns deles, deixou claro que o campo de atuação do crítico de arte, se por um lado se consitui de razoável liberdade, encerra também uma grande responsabilidade social.

A fotografia acima, de Rodrigo Braga, foi vista pelo grupo no segundo dia da oficina, a propósito da leitura de um texto que o artista publicou na Revista Fotosite de outubro de 2006 intitulado Dos bastidores de um auto-retrato. Rodrigo Braga narra, nesse texto publicado sob a rubrica "ficção", a experiência de realizar a série de foto-performance Fantasia de compensação (2004), exibida em São Paulo na mostra O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira, no Itaú Cultural, entre outras exposições. Nessa série, o artista se valeu de recursos digitais para simular a sua transformação, por meio de uma cirurgia, em cachorro, ou, nas palavras de Rodrigo Braga, para concretizar uma "intenção antropofágica de fusão da minha cabeça com a de um rottweiler". A leitura do texto do artista e a análise da série de imagens que constitui o trabalho geraram bastante discussão, principalmente em torno de questões éticas, ainda que o artista deixasse claro em seu artigo na Fotosite que a utilização dos restos mortais do cachorro foi autorizada pelo Centro de Vigilância Ambiental da Prefeitura de Recife e que o procedimento cirúrgico fora realizado por um veterinário experiente.

Leia a íntegra do texto e publique seu comentário no Quebra de padrão

volta ao topo


CURSOS E SEMINÁRIOS
Segundo Simpósio Internacional de Arte Contemporânea
Programação do Espaço, aceleração e amnésia: arte e pensamento na contemporaneidade

28 a 30 de outubro de 2007

Inscrições até 17 de outubro de 2007

Paço das Artes Organização Social de Cultura
Av da Universidade 1, Cidade Universitária, São Paulo - SP
Informações: 11-3814-4832 ou infosimposio@gmail.com
www.pacodasartes.org.br
Idealização: Paço das Artes
Realização: Paço das Artes - Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e Fórum Permanente.
Parceiro: Canal Contemporâneo
Apoio Cultural: Instituto Goethe, British Council, Consulado da França, Cultura Inglesa, Fundação Pro-Helvetia, Consulado da Suíça, Centro Cultural da Espanha em São Paulo - AECI: Agência Espanhola de Cooperação Internacional, Secretaria de Estado da Cultura, UOL, CCE-USP, Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (SEC-SP), Instituto Sergio Motta, CPFL(Transmissão TV), Pró-Reitoria de Cultura e Extensão – USP, Associação ALUMNI.
Pauta coletiva: Angela Santos, Daniela Bousso, Fórum Permanente, Kátia Maciel, André Parente, Carlos Eduardo Uchôa, Priscila Arantes, Juliana Monachesi, Fernando Oliva, Fernanda Albuquerque, Daniela Castro, Patrícia Canetti.
Colaborações: Elida Tessler, Divino Sobral, Márcio Botner, Lucas Bambozzi, Renata Motta.
Comissão Científica de Seleção: Priscila Arantes e Ana Letícia Fialho (Coordenação), Marcus Bastos, Priscila Farias, Silvia Laurentiz, Lucia de Oliveira, Jens Baumgarten, Carlos Eduardo Uchoa, Martin Grossman.
Coordenação dos relatos: Ana Letícia Fialho
Produção: Angela Santos, Márcia Galliani

Veja a programação completa e publique seu comentário no Cursos&Seminários

Para se inscrever, preencha o formulário on-line no Fórum Permanente

Leia sobre o simpósio no Cursos&Seminários, Paço das Artes ou Fórum Permanente

volta ao topo


CURSOS E SEMINÁRIOS
Espaço, aceleração e amnésia: arte e pensamento na contemporaneidade - Artigos selecionados
Beatriz Furtado - Apontamentos sobre as imagens contemporâneas e uma estética do desaparecimento
Cayo Honorato - Aspectos polítco-educacionais das práticas artísticas
Cristina Mura - Algumas considerações sobre as artes plásticas do Brasil no âmbito da globalização
Elaine Caramella - Arte contemporânea e os processos de mudança na concepção de espaço (do espaço como lugar de exposição ao espaço como produtor de espacialidades)
Gabriel Menotti - Curadoria como programação do mais alto nível
Marcia de Noronha S. Ferran - Thomas Hirschhorn e o Museu Precário Albinet: postura etnográfica e crítica urbana

Comissão Científica de Seleção: Ana Letícia Fialho e Priscila Arantes (Coordenação), Carlos Eduardo Uchôa, Jens Baumgarten, Lucia de Oliveira, Marcus Bastos, Martin Grossman, Priscila Farias, Silvia Laurentiz

Informações: 11-3814-4832 ou infosimposio@gmail.com
Realização: Paço da Artes e Fórum Permanente, em parceria com o Canal Contemporâneo

II Simpósio Internacional de Arte Contemporânea nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2007

Inscrições de 17 de setembro a 17 de outubro de 2007

Para se inscrever, preencha o formulário on-line no Fórum Permanente

Leia sobre o simpósio no Cursos&Seminários, Paço das Artes ou Fórum Permanente

Informações: 11-3814-4832 ou infosimposio@gmail.com

Publique seu comentário no Cursos&Seminários

volta ao topo


CURSOS E SEMINÁRIOS
Workshop A Foto-Matriz: panorama da imagem técnica, com Simone Rodrigues

23, 25, 30 de outubro e 1° e 6 de novembro de 2007

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
2538-1091 / 1879
www.eavparquelage.org.br
Horário: terças e quintas, 9-12h
Preço: R$170, alunos do Atêlie da Imagem que têm carteirinha terão 10% de desconto

Saiba mais e publique seu comentário no Cursos e Seminários

volta ao topo


CANAL INFOS&LINQUES

Abaixo-assinado MuBE: PÚBLICO OU PRIVADO?
Leia o texto de Apoio à Prefeitura do Município de São Paulo em favor da retomada do MuBE pelo poder público

Agenda de Eventos do Canal / Canal's Agenda of Events
Livraria do Canal / Canal's Bookshop
Faça parte do Canal / Be part of Canal
Funcionamento do Canal / Canal functioning
Envio de conteúdo / Content submission
Contato / Contact
Para deixar de receber os e-nformes / To quit our mailing list

envio de conteúdo_    cadastre-se_    contato_    sobre o canal_