Página inicial

e-nformes

 

Acessar E-nformes Anteriores

Acesso a todos os e-nformes publicados desde a criação do Canal Contemporâneo em dezembro de 2000.

Para acessar os e-nformes anteriores é necessário ser associado ao Canal Contemporâneo.


Se você já se cadastrou, conecte-se na primeira página para acessar sua área pessoal e pedir o boleto na aba associação do editar conta. Se você nunca se cadastrou, preencha o formulário e, no final, escolha a opção associação paga. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios.


Modos de recebimento dos e-nformes


O Canal Contemporâneo publica 2 e-nformes semanais contendo informações sobre o circuito de arte contemporânea e políticas culturais relacionadas.

- Para receber a edição COMPLETA, com textos e imagens, torne-se um associado pagante e contribua para a manutenção da iniciativa.

- Para receber a edição SIMPLIFICADA, apenas com os linques para os conteúdos, basta ser um usuário cadastrado.

 


Pesquise por palavras e/ou expressões (entre aspas)

BA/PE/RJ/SP Leda Catunda na Arte 21 / Exposição virtual Mostra Catálogo 2ptos - Inscrições e informações para o artista
ANO 7 - N. 107 / 19 DE SETEMBRO DE 2007

NESTA EDIÇÃO:
Camille Kachani na Thomas Cohn, São Paulo
Leda Catunda na Arte 21, Rio de Janeiro
EntreCentros no Teatro do ICEIA, Salvador
Milena Travassos na Vicente do Rego Monteiro, Recife
SALÕES&PRÊMIOS  Exposição virtual Mostra Catálogo 2ptos - Inscrições e informações para o artista
CANAL INFOS&LINQUES



Invisível IX

Camille Kachani
Invisíveis

20 de setembro, quinta-feira, 20-23h

Galeria Thomas Cohn
Av Europa 641, Jardim Europa, São Paulo - SP
11-3083-3355 ou info@thomascohn.com.br
www.thomascohn.com.br
Terça a sexta, 11-19h; sábado, 11-18h
Exposição até 11 de outubro de 2007

Enviado por Galeria Thomas Cohn galthomascohn@terra.com.br
volta ao topo



Lagos e Bananeiras

Leda Catunda

21 de setembro a 27 de outubro de 2007

Arte 21 Galeria
Av Atlântica 4240 sala 123, Shopping Cassino Atlântico, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
21-2227-7280 ou contato@arte21galeria.com.br
www.arte21galeria.com.br
Segunda a sexta, 10-19h; sábados, 12-18h

Sobre a exposição

Enviado por Beatriz Caillaux beatriz@cwea.com.br
volta ao topo


Projeto Portas Abertas para as Artes Visuais
EntreCentros
Caetano Dias, Daniel Lisboa, Everton, Gaio Matos, João Meireles, Marcondes Dourado, Mark Davies, Nicholas, Pedro Mariguela, Yuri Ferraz

Curadoria de Sara Victoria

14 de setembro, sexta-feira, 19h

Galeria do Teatro ICEIA
Rua Thales de Freitas s/n, Barbalho. Salvador - BA
71-3117-1520
www.funceb.ba.gov.br / www.teatroiceia.blogspot.com
Segunda a sexta, 9-12h e 14-17h
Exposição até 14 de outubro de 2007
Realização: Teatro do ICEIA e Diretoria de Artes Visuais da Funceb

Enviado por Tatiane Souza agendaculturalbahia@gmail.com
volta ao topo


Projeto Trajetórias 2007
Milena Travassos

20 de setembro, quinta-feira, 19h

Fundaj - Galeria Vicente do Rego Monteiro
Rua Henrique Dias 609, Derby, Recife - PE
81-3073-6691 / 2
www.fundaj.gov.br
Terça a domingo, 15-20h
Na abertura, às 20h, haverá uma visita Comentada
Projeto Café: 27 de outubro às 17h

Enviado por Coordenadoria de Artes Plásticas FUNDAJ artes@fundaj.gov.br
volta ao topo


SALÕES&PRÊMIOS
Exposição virtual Mostra Catálogo 2ptos

Inscrições de 16 de setembro a 9 de dezembro de 2007

Comissão curatorial: Juliana Monachesi (SP), Moacir dos Anjos (PE), Oriana Duarte (PE)

Artistas Convidados: Amanda Melo, Aslan Cabral, Bruna Rafaela, Bruno Vieira, Cristiano Lenhardt, José Patrício, Lourival Batista, Marcelo Coutinho, Paulo Bruscky, Paulo Meira, Rodrigo Braga
Jovens críticos: Ana Luisa Lima, Clarissa Diniz, Carol Ruoso, Demóstenes Cavalcanti, Felipe Querette, Mariana Oliveira

Portal Dois Pontos - seção Catálogo
www.doispontos.art.br
Inscrições via Portal: contribua@doispontos.art.br
Inscrições via correio:
Portal Dois Pontos, aos cuidados de Ana Maria Maia
Rua Neto de Mendonça 121/1501, Tamarineira, Recife - PE, 52.050-100
Leia o edital

Patrocínio: Fundo Pernambuco de Incentivo à Cultura (Funcultura)
Apoio: Canal Contemporâneo (www.canalcontemporaneo.art.br)
Exposição virtual Mostra Catálogo 2ptos: 30 de setembro e 19 de novembro de 2007

Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais

As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

PRÊMIOS: 5 (cinco) premiações, com o cachê simbólico de R$400

GANHO PARA PREMIADOS: integrarem a coletiva de encerramento, que encerra a ação, e entra no ar no dia 19 de dezembro.

GANHO PARA INSCRITOS: Todas as obras serão publicadas até 10 dias depois de recebimento comprovado sob a licença Creative Commons

CUSTOS OPERACIONAIS:
INSCRIÇÃO POR CORREIO (Pode-se optar pelo envio online ou por correio):
- Para inscrever-se o artista precisa enviar arquivos digitais ou impressos da ficha de inscrição preenchida e do trabalho ou da série de trabalhos que pretende publicar.

DEVOLUÇÃO DOS DOSSIÊS
As inscrições selecionadas via correio não serão devolvidas

Mostra Catálogo 2ptos

De que forma a internet serviria como espaço expositivo? A questão foi lançada para três curadores e, do dia 30 de setembro até o dia 12 de dezembro de 2007, o Portal Dois Pontos receberá a exposição virtual Mostra Catálogo Dois Pontos. Juliana Monachesi (SP), Moacir dos Anjos (PE) e Oriana Duarte (PE) selecionaram 12 artistas pernambucanos, ou com atuação no estado, para discutir o meio virtual como possibilidade de lugar de representação e/ou de realização de trabalhos de arte contemporânea.

As obras que serão expostas foram, ora produzidas para outros meios, ora pensadas para a própria internet. Com curadoria de Juliana Monachesi, participam os artistas Marcelo Coutinho, Paulo Meira e Rodrigo Braga; com curadoria de Moacir dos Anjos, Amanda Melo, Bruno Vieira, Cristiano Lenhardt e Lourival Batista; com curadoria de Oriana Duarte, Aslan Cabral, Bruna Rafaela, José Patrício e Paulo Bruscky. Quem começa a exposição, no próximo dia 30, é José Patrício, com a monstagem Camaleão. Seguem-se a ele, no mês de outubro, em publicações semanais, Paulo Bruscky (3), Amanda Melo (10), Marcelo Coutinho (17), Bruna Rafaela (24).

A Mostra também irá atuar como estímulo para que artistas enviem contribuições à seção Catálogo (www.doispontos.art.br/catalogo) do Dois Pontos e, dessa maneira, ajudem a compor um inventário de arte em Pernambuco. Até o dia 9 de dezembro de 2007, trabalhos remetidos espontaneamente para o Portal serão publicados e estarão participando do segundo momento desta iniciativa, que é um prêmio-seleção. Os curadores convidados escolherão cinco dentre todos os trabalhos enviados e postados e os premiarão com o cachê simbólico de R$400,00. Os premiados integram a coletiva de encerramento do projeto, dia 19 de dezembro de 2007.

Junto à Mostra Catálogo 2Ptos acontece também o Programa Jovens Críticos. Para o programa, foram convidadas seis pessoas para escrever os textos críticos que acompanharão os trabalhos da Mostra. A idéia é sublinhar e estimular a nova produção crítica que começa a se desenhar em Pernambuco. Participam os críticos Ana Luisa Lima, Clarissa Diniz, Carol Ruoso, Demóstenes Cavalcanti, Felipe Querette e Mariana Oliveira.

Mostra Catálogo 2Ptos e Programa Jovens Críticos são iniciativas do Portal Dois Pontos, com patrocínio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, através do seu Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), e apoio do Canal Contemporâneo (www.canalcontemporaneo.art.br).

Leia o edital e publique seu comentário no Salões & Prêmios

volta ao topo


TEXTOS DO E-NFORME

Leda Catunda na Arte 21

A Arte 21 Galeria tem o privilégio de apresentar a exposição individual de Leda Catunda, a partir de 20 de setembro de 2007. Há 10 anos sem realizar uma individual no Rio de Janeiro – a última foi em 1997 no Paço Imperial – a artista paulistana é considerada um dos maiores talentos surgidos nos anos 1980. Nesta exposição, ela apresenta ao público carioca um conjunto de 14 trabalhos, todos inéditos, realizados com tecidos e imagens criando formas entrelaçadas e sobrepostas através das quais a artista reestrutura a superfície das pinturas em busca de uma poética da maciez.

Acostumada a trabalhar com grandes dimensões, produzindo obras expansivas, Leda Catunda define a exposição na Arte 21 Galeria como “delicada”. “Amigos têm me perguntado como está a montagem da exposição para o Rio de Janeiro, e cheguei a essa palavra: está uma exposição delicada, explica a artista. “É uma exposição muito diferente de todas que já fiz. Muito própria para este espaço”, completa.

No espaço da Arte 21 Galeria estarão reunidos 14 trabalhos inéditos: 11 pinturas-objetos, de grande (180cm x 160cm) e pequeno (60cm x 70cm) formatos, e três colagens (70cm x 100cm). “Chamo esses trabalhos de pinturas-objetos porque eles são muito diferentes de uma pintura convencional”, explica Leda. Ao invés de serem telas com a superfície coberta de tinta e presas a um chassi, os trabalhos da artista são estruturados diretamente na parede. Além de tinta, os trabalhos se utilizam ainda de tecidos, como voile, algodão estampado, jeans, veludo e plástico, como os que estão nessa exposição.

Nas pinturas-objetos, o resultado final se constrói no entrelaçamento de uma ou mais partes, como em um jogo de quebra-cabeças de formas. Leda Catunda já realizou trabalhos que o entrelaçamento chegou até seis camadas de tecido. Para a exposição na Arte 21 Galeria, entretanto, ela decidiu simplificar o processo utilizando apenas de duas a três camadas. Sua idéia é a de que o espectador visualize de maneira mais clara a maneira de como esses encaixes se dão.

Cada uma dessas camadas é revestida por imagens. Algumas são retiradas de estampas de tecidos industriais que Leda encontra no comércio em geral. Outras são estampas construídas a partir de desenhos feitos com lápis de cor ou aquarela pela própria artista, que depois de escaneados e multiplicados, são impressos em tecido. Os títulos dos trabalhos estão ligados às imagens que o espectador vai encontrar impressa em sua superfície. Este é o caso, por exemplo, de Quatro Lagos, Rosas e Lagos, Lagos e Bananeiras, e Cachoeira Azul.

“Tanto as pinturas menores quanto as colagens são coisas que eu faço constantemente no ateliê e que precedem as pinturas maiores, que são mais elaboradas, mais complicadas. E nessas pinturas menores eu experimento muito os encaixes, as estampas, a questão construtiva”, aponta Leda Catunda, que também tem realizado estampas a partir de fotos de paisagens e de pessoas. “De maneira geral, os trabalhos da exposição apontam para essa questão construtiva que vai levar a uma forma final, além da configuração anti-hierárquica das imagens que se estabelece nessas obras com uma referência direta ao processo da colagem”, completa.

O interesse por elementos do cotidiano, como tecidos para decoração, toalhas de mesa, cobertores, colchões e tapetes, está presente em toda obra da artista, que este ano completa 25 anos de trajetória. As fontes de inspiração estão nos comércios populares, como os da Rua 25 de Março, em São Paulo. “Meu trabalho dialoga muito com essa visualidade do cotidiano. Busco um reconhecimento por parte do espectador desse material, que possa trazer um sentido de familiaridade. Que ele encontre no trabalho o tecido do sofá da casa dele”, explica Leda, que ainda este ano apresenta uma exposição em Belo Horizonte, e em 2008 inaugura uma exposição em Lisboa e outra, retrospectiva, na Pinacoteca de São Paulo.

volta ao topo    volta ao tema


CANAL INFOS&LINQUES

Abaixo-assinado MuBE: PÚBLICO OU PRIVADO?
Leia o texto de Apoio à Prefeitura do Município de São Paulo em favor da retomada do MuBE pelo poder público

Agenda de Eventos do Canal / Canal's Agenda of Events
Livraria do Canal / Canal's Bookshop
Faça parte do Canal / Be part of Canal
Funcionamento do Canal / Canal functioning
Envio de conteúdo / Content submission
Contato / Contact
Para deixar de receber os e-nformes / To quit our mailing list

envio de conteúdo_    cadastre-se_    contato_    sobre o canal_