Página inicial

e-nformes

 

Acessar E-nformes Anteriores

Acesso a todos os e-nformes publicados desde a criação do Canal Contemporâneo em dezembro de 2000.

Para acessar os e-nformes anteriores é necessário ser associado ao Canal Contemporâneo.


Se você já se cadastrou, conecte-se na primeira página para acessar sua área pessoal e pedir o boleto na aba associação do editar conta. Se você nunca se cadastrou, preencha o formulário e, no final, escolha a opção associação paga. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios.


Modos de recebimento dos e-nformes


O Canal Contemporâneo publica 2 e-nformes semanais contendo informações sobre o circuito de arte contemporânea e políticas culturais relacionadas.

- Para receber a edição COMPLETA, com textos e imagens, torne-se um associado pagante e contribua para a manutenção da iniciativa.

- Para receber a edição SIMPLIFICADA, apenas com os linques para os conteúdos, basta ser um usuário cadastrado.

 


Pesquise por palavras e/ou expressões (entre aspas)

CE/RJ/RS/SP Julio Plaza na FVCB / Perambular, Experimentar e Correr Perigo no CCBNB
ANO 12 - N. 71 / 13 DE SETEMBRO DE 2012

SOBRE AGENDA E REDE CANAL

AGENDA DE EVENTOS
Lançamento do livro Projeto Respiração e conversa com Ligia Canongia, Marcio Doctors e Ricardo Basbaum na ArtRio, Rio de Janeiro
Grupo Acidum + Livia Flores + Ronald Duarte na Progetti, Rio de Janeiro
Feira ArtRio 2012 no Pier Mauá, Rio de Janeiro
Rosana Ricalde na Cosmocopa, Rio de Janeiro
Apresentação e intervenção de José Resende, Nelson Brissac Peixoto e Heloísa Maringoni no Memorial da América Latina, São Paulo
Perambular, Experimentar e Correr Perigo no CCBNB, Fortaleza
Julio Plaza na FVCB, Viamão
CURSOS E SEMINÁRIOS Simpósio Internacional Futuros Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais na FAU-USP, São Paulo
COMO ATIÇAR A BRASA
Após série de desgastes, Ana de Hollanda deixa Ministério da Cultura; Marta Suplicy assume por Camila Campanerut, UOL
Entrevista: São Paulo se tornou um centro para a arte contemporânea por Silas Martí, Folha de S. Paulo
Críticos aprovam a 'Bienal sem estrelas' por Silas Martí, Folha de S. Paulo
Depoimento: São necessários dois dias para visitar a Bienal de metrô e ônibus por Marcos Grispum Ferraz, Folha de S. Paulo
Depoimento: Com a cidade mais vazia, dá para visitar todas as instalações da Bienal por Silas Martí, Folha de S. Paulo
Depoimento: Circuito da Bienal fora do pavilhão é hostil à 'magrela' por Marcos Dávila, Folha de S. Paulo

João Modé no Projeto Respiração
João Modé, Respiração 10: Invisíveis - Foto de Vicente de Mello

Lançamento do livro
Marcio Doctors
Projeto Respiração

+

Conversa
Ligia Canongia, Marcio Doctors e Ricardo Basbaum

13 de setembro, quinta-feira, 17h

Feira ArtRio 2012
Pier Mauá - Armazém 5 - auditório da Livraria Blooks
Avenida Rodrigues Alves 10, Praça Mauá, Rio de Janeiro - RJ
www.artrio.art.br
Estandes das galerias, 12-20h; lounge/baixo ArtRio, até meia-noite
Ingressos: R$ 30 e R$ 15*(estudantes, menores de 21 anos e maiores de 60 anos, mediante apresentação de documento com foto)
Realização Fundação Eva Klabin e a Editora Cobogó

Sobre o livro

Enviado por Marcus Noronha
volta ao topo


Livia Flores na Progetti
Livia Flores

Mural
Grupo Acidum
Teseo

+

Performance
Ronald Duarte
Matadouro / Boiada

Roteiro: inicia pela ArtRio Feira de Artes > Praça Mauá > Av Rio Branco > Candelária > Travessa do Ouvidor > Rua do Ouvidor > Rua do Mercado (onde o Grupo Acidum fez o mural) > Travessa do Comércio - Galeria Progetti

14 de setembro, sexta-feira, 19h

+

CIRCUITO - ÚLTIMOS DIAS
Livia Flores
O megaluz do bacanal de Evoé me alegro: a solidão me era desértica

7 de agosto a 15 de setembro de 2012

Galeria Progetti
Travessa do Comércio 22 Arco do Telles, Centro, Rio de Janeiro - RJ
21-2221-9893 ou info@progettirio.com
www.progettirio.com

Sobre Progetti movimenta o centro do Rio

+ imagem e resumo na agenda de Livia Flores
english

Enviado por Paola Colacurcio
volta ao topo


Flavia Junqueira na Baró - ArtRio
Flávia Junqueira, Ele ainda não está aqui - Baró Galeria

Paulo Bruscky na Nara Roesler - ArtRio
Paulo Bruscky, O que é arte? Para que serve?, 1978 - Galeria Nara Roesler

Feira Internacional de Arte Contemporânea
ArtRio 2012
80m² Galeria (Lima, Peru), A Gentil Carioca (Rio de Janeiro, Brasil), Alison Jacques Gallery (Londres, Inglaterra), Almeida & Dale (São Paulo, Brasil), Amarelonegro Arte Contemporânea (Rio de Janeiro, Brasil), Amparo 60 Galeria de Arte (Recife, Brasil), Andersen's Contemporary (Copenhagem, Dinamarca), Anita Schwartz Galeria de Arte (Rio de Janeiro, Brasil), Arte 57 (São Paulo, Brasil), Arthur Fidalgo Galeria (Rio de Janeiro, Brasil), Athena Contemporânea (Rio de Janeiro, Brasil), Athena Galeria de Arte (Rio de Janeiro, Brasil), Aut Aut (Rio de Janeiro, Brasil), Baginski, Galeria / Projectos (Lisboa, Portugal), Baró Galeria (São Paulo, Brasil), Bolsa de Arte (Porto Alegre, Brasil), Carroll Fletcher (Londres, Inglaterra), Casa Triângulo (São Paulo, Brasil), Celma Albuquerque Galeria de Arte (Belo Horizonte, Brasil), Choque Cultural (São Paulo, Brasil), Christian Lethert (Colônia, Alemanha), Christinger de Mayo (Zurique, Suiça), Dan galeria (São Paulo, Brasil), David Zwirner (Nova Iorque, EUA), delinfinitoarte (Buenos Aires, Argentina), Emma Thomas (São Paulo, Brasil), Espaço Eliana Benchimol (Rio de Janeiro, Brasil), estudiobuck (São Paulo, Brasil), Fólio (São Paulo, Brasil), Fortes Vilaça (São Paulo, Brasil), Gagosian Gallery (Nova Iorque, EUA), Galeria Bergamin (São Paulo, Brasil), Galeria da Gávea (Rio de Janeiro, Brasil), Galeria de Arte Ipanema (Rio de Janeiro, Brasil), Galeria Eduardo Fernandes (São Paulo, Brasil), Galeria El Museo (Madri, Espanha), Galeria Enrique Guerrero (México DC, México), Galeria Inox (Rio de Janeiro, Brasil), Galeria Jorge Mara La Ruche (Buenos Aires, Argentina), Galeria Leme (São Paulo, Brasil), Galeria Logo (São Paulo, Brasil), Galeria Luisa Strina (São Paulo, Brasil), Galeria Mário Sequeira (Braga, Portugal), Galeria Millan (São Paulo, Brasil), Galeria Murilo Castro (Belo Horizonte, Brasil), Galeria Nara Roesler (São Paulo, Brasil), Galeria Oscar Cruz (São Paulo, Brasil), Galeria Raquel Arnaud (São Paulo, Brasil), Galeria Senda (Barcelona, Espanha), Galeria Steiner (São Paulo, Brasil), Galeria Sur (Montevidéo, Uruguai), Galeria Tempo (Rio de Janeiro, Brasil), Galeria Transversal (São Paulo, Brasil), Galeria Vermelho (São Paulo, Brasil), Galerie Koal (Berlim, Alemanha), Gallery Nosco (Londres, Inglaterra), Gentili Apri (Berlim, Alemanha), Gregor Podnar (Berlim, Alemanha), Gustavo Rebello Arte (Rio de Janeiro, Brasil), H.A.P. Galeria (Rio de Janeiro, Brasil), Hauser & Wirth (Zurique, Suiça), Ingleby Gallery (Edinburgo, Escócia), Jean Boghici (Rio de Janeiro, Brasil), KAIKAI KIKI (Tóquio, Japão), Klaus Steinmetz Arte Contemporaneo (San Juan, Costa Rica), Laura Marsiaj (Rio de Janeiro, Brasil), Lemos de Sá Galeria (Belo Horizonte, Brasil), Leon Tovar Gallery (Nova Iorque, EUA), Luciana Brito Galeria (São Paulo, Brasil), Luciana Caravello Arte Contemporânea (Rio de Janeiro, Brasil), Lume (São Paulo, Brasil), Lurixs Arte Contemporânea (Rio de Janeiro, Brasil), Magnan Metz Gallery (Nova Iorque, EUA), Marcia Barrozo do Amaral (Rio de Janeiro, Brasil), Marília Razuk (São Paulo, Brasil), Marlborough Gallery (Nova Iorque, EUA), Maurício Pontual Galeria de Arte (Rio de Janeiro, Brasil), Max Wigram Gallery (Londres, Inglaterra), Mendes Wood (São Paulo, Brasil), Mercedes Viegas Arte Contemporânea (Rio de Janeiro, Brasil), Mul.ti.plo Espaço de Arte (Rio de Janeiro, Brasil), Neugerriemschneider (Berlim, Alemanha), Nils Staerk (Copenhagem, Dinamarca), Parra & Romero (Madri, Espanha), Paulo Darzé Galeria de Arte (Salvador, Brasil), Paulo Kuczynski Escritório de Arte (São Paulo, Brasil), Pequena Galeria 18 (Rio de Janeiro, Brasil), Pinakotheke Cultural (Rio de Janeiro, Brasil), Polígrafa Obra Gráfica (Barcelona, Espanha), Progetti (Rio de Janeiro, Brasil), PSM gallery (Berlim, Alemanha), Quadrum Galeria de Arte (Belo Horizonte, Brasil), Ricardo Camargo Galeria (São Paulo, Brasil), Roberto Paradise (San Juan, Porto Rico), Rolf Art (Buenos Aires, Argentina), Ronie Mesquita Galeria (Rio de Janeiro, Brasil), Sadie Coles Hq (Londres, Inglaterra), Sikkema Jenkins & Co. (Nova Iorque, EUA), Silvia Cintra + Box4 (Rio de Janeiro, Brasil), SIM Galeria (Curitiba, Brasil), Simões de Assis Galeria de Arte (Curitiba, Brasil), Sonnabend Gallery (Nova Iorque, EUA), Sprovieri (Londres, Inglaterra), Stephen Friedman Gallery (Londres, Inglaterra), Tanya Bonakdar Gallery (Nova Iorque, EUA), Vera Cortês (Lisboa, Portugal), Vogt Gallery (Nova Iorque, EUA), White Cube (Londres, Inglaterra), Zipper Galeria (São Paulo, Brasil)

13 a 16 de setembro de 2012

Pier Mauá - Armazéns 2, 3, 4 e 5
Avenida Rodrigues Alves 10, Praça Mauá, Rio de Janeiro - RJ
www.piermaua.com.br
www.artrio.art.br
Estandes das galerias, 12-20h; lounge/baixo ArtRio, até meia-noite
Ingressos: R$ 30 e R$ 15*(estudantes, menores de 21 anos e maiores de 60 anos, mediante apresentação de documento com foto)

+ imagem e resumo na agenda
english

Enviado por Patricia Canetti
volta ao topo


Rosana Ricalde na Cosmocopa
Rosana Ricalde

Rosana Ricalde
Histórias que cabem na alma da mão... ou Poemas Pendurados

15 de setembro, sábado, 12-17h

Cosmocopa Arte Contemporânea
Rua Siqueira Campos 143 sala 32 (segundo pavimento), Shopping Cidade, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
21-2236-4670 ou cosmocopa@gmail.com
www.cosmocopa.com
Segunda a sexta, 10-19; sábados, 11-16h
Exposição até 20 de outubro de 2012

+ imagem e resumo na agenda
english

Enviado por Cosmocopa Arte Contemporânea
volta ao topo


José Resende em Canteiro de Operações
José Resende

Ação artística e urbanística
Canteiro de Operações
Idealizada por José Resende, Heloísa Maringoni e Nelson Brissac Peixoto

Intervenção em antigos vagões abandonados
Ramal da Mooca

11 a 30 de Setembro de 2012

Ramal da CPTM entre as estações Mooca e Ipiranga, Mooca, São Paulo - SP

+

Apresentação do projeto
José Resende, Heloísa Maringoni e Nelson Brissac Peixoto

15 de setembro, sábado, 11h

+

Operações com containers

11 a 16 de setembro, com mudanças de composição: 9h, 12h e 15h

Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade 664, Barra Funda, São Paulo - SP
11-3823-4600
www.memorial.sp.gov.br

+ imagem e resumo na agenda
english

Enviado por Marcy Junqueira
volta ao topo


Mariana Smith em Perambular... no CCBNB
Mariana Smith

Perambular, Experimentar e Correr Perigo
Ana Cecília Soares, André Quintino, Bartira Dias, David da Paz, Jared Domício, Júlia Lopes, Lara Vasconcelos, Mariana Smith, Marina de Botas, Naiana Cabral, Sabyne
Cavalcanti e Simone Barreto

14 de setembro, sexta-feira, 18h

Centro Cultural Banco do Nordeste
Rua Floriano Peixoto 941, Centro, Fortaleza - CE
85-3464-3108 ou cultura@bnb.gov.br
www.bnb.gov.br/cultura
Terça a sábado, 10-20h
Exposição até 20 de outubro de 2012

Sobre o programa de pesquisa, a mostra e os artistas

+ imagem e resumo na agenda
english

Enviado por Jacqueline Medeiros
volta ao topo


Julio Plaza na FVCB
Júlio Plaza, Poemóbiles 1984-86

Júlio Plaza
Construções poéticas

Curadoria de Alexandre Dias Ramos, Vera Chaves Barcellos

15 de setembro, sábado, 11-17h

Fundação Vera Chaves Barcellos - Sala dos Pomares
Avenida Senador Salgado Filho 8450, Jardim Krahe, Viamão - RS
51-8229-3031 ou info@fvcb.com
www.fvcb.com
Segunda a sexta, 13h30-17h30
Exposição até 14 de dezembro de 2012
Transporte especial para o dia da abertura: saídas às 11 e às 14h de frente do Theatro São Pedro, com trajeto de ida e volta à Viamão. Inscrições pelo telefone: 51-3228-1445.

Sobre a mostra

+ imagem e resumo na agenda
english

Enviado por Claudia Rüdiger
volta ao topo


CURSOS E SEMINÁRIOS
Simpósio Internacional Futuros Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais na FAU-USP

Futuros Possíveis discute temáticas emergentes no campo da preservação do patrimônio artístico e cultural, reunindo especialistas de renome internacional da área de conservação de arte digital e de digitalização de acervos. Os temas são: Arquivos do Futuro; Entre o Passado e o Futuro: A Construção do Presente; O Contra-colecionador On-line: Arquivos e Museus Pessoais; e Curadoria de Informação e Estética do Banco de Dados.

Palestrantes: Ana Pato, André Stolarski, Annet Dekker, Arianne Vanrell, Beth Saad, Christiane Paul, Cicero Silva, Daniela Kutschat Hanns, Domenico Quaranta, Gabriela Previdello, Gerfried Stocker, Gilbertto Prado, Guilherme Kujawski, Gustavo Romano, José Luis de Vicente, Lucas Bambozzi, Manuela Naveau, Monika Fleischmann & Wolfgang Strauss, Patricia Kunst Canetti, Paula Alzugaray, Pedro Puntoni, Renata Motta, Rudolf Frieling

Organização: Ana Gonçalves Magalhães e Giselle Beiguelman, com Gerfried Stocker e Manuela Noveau

1 a 5 de outubro de 2012 - inscrições abertas

Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Cursos e Seminários

volta ao topo


COMO ATIÇAR A BRASA
Após série de desgastes, Ana de Hollanda deixa Ministério da Cultura; Marta Suplicy assume

Matéria de Camila Campanerut originalmente publicada no UOL Notícias em 11 de setembro de 2012

O governo federal anunciou oficialmente, na tarde desta terça-feira (11), a saída da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, da pasta. A ex-ministra do Turismo e atual senadora Marta Suplicy (PT-SP) assume o cargo, segundo informações da ministra das Comunicações, Helena Chagas. Marta toma posse na próxima quinta-feira (13). No Senado, assumirá a vaga deixada por Marta seu suplente, o vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP).

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa

volta ao topo


COMO ATIÇAR A BRASA
São Paulo se tornou um centro para a arte contemporânea

Matéria de Silas Martí originalmente publicada na Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo em 11 de setembro de 2012

Diretor da Tate, de Londres, vê confiança e estabilidade nos museus e mostras do Brasil

Nicholas Serota quase não chama a atenção. Usa ternos discretos, de corte justo, e caminha rápido na multidão, quase imperceptível. Fala baixo, com longas pausas, e parece avesso a flashes e holofotes, ao contrário da instituição que ele representa.

Faz 24 anos que esse britânico comanda a Tate, de Londres, o museu de arte moderna mais frequentado do mundo, com 5 milhões de visitas ao ano, um orçamento que beira os R$ 250 milhões e uma coleção de 70 mil obras.

Mesmo com a sua experiência, Serota diz que está no Brasil para "aprender".

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa

volta ao topo


COMO ATIÇAR A BRASA
Críticos aprovam a 'Bienal sem estrelas'

Matéria de Silas Martí originalmente publicada na Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo em 7 de setembro de 2012.

Curadores destacam tom sóbrio da mostra, aberta hoje ao público, e frisam 'sensibilidade' na seleção de artistas

Presença de pinturas divide opiniões, mas montagem é elogiada por respeitar escala dos trabalhos expostos

É uma mostra "clara", "limpa", "solene", "sensível" e sem obras monumentais a Bienal de São Paulo que será aberta hoje ao público.

Críticos e curadores que circularam pela mostra nos dias de visitação para imprensa e convidados aprovaram e elogiaram a curadoria um tanto minimalista do venezuelano Luis Pérez-Oramas, à frente desta 30ª edição do evento paulistano.

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa

volta ao topo


COMO ATIÇAR A BRASA
Depoimento: São necessários dois dias para visitar a Bienal de metrô e ônibus

Matéria de Marcos Grispum Ferraz originalmente publicada na Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo em 10 de setembro de 2012.

Três repórteres, três trajetos, três meios diferentes: carro, transporte público e bicicleta. Na última sexta-feira, primeiro dia da 30ª Bienal para a visitação pública, a Folha visitou os pontos do evento fora do pavilhão do parque Ibirapuera.

Um texto que exige do repórter percorrer em um dia oito pontos da cidade (espalhados por três regiões), apenas usando ônibus, metrô (e as próprias pernas), poderia estar no caderno "Cotidiano". Daria uma boa discussão sobre as carências do sistema municipal de transporte.

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa

volta ao topo


COMO ATIÇAR A BRASA
Depoimento: Com a cidade mais vazia, dá para visitar todas as instalações da Bienal

Matéria de Silas Martí originalmente publicada na Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo em 10 de setembro de 2012.

Três repórteres, três trajetos, três meios diferentes: carro, transporte público e bicicleta. Na última sexta-feira, primeiro dia da 30ª Bienal para a visitação pública, a Folha visitou os pontos do evento fora do pavilhão do parque Ibirapuera.

Aqui, o trio relata suas impressões, das quais duas conclusões sobressaem: mesmo em feriado de sol, é impossível cobrir tudo se não se viaja em automóvel. E, se for ao Masp, vá com tempo para ver também a exposição de Caravaggio, pois a fila é única e longa.

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa

volta ao topo


COMO ATIÇAR A BRASA
Depoimento: Circuito da Bienal fora do pavilhão é hostil à 'magrela'

Matéria de Marcos Dávila originalmente publicada na Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo em 10 de setembro de 2012.

Três repórteres, três trajetos, três meios diferentes: carro, transporte público e bicicleta. Na última sexta-feira, primeiro dia da 30ª Bienal para a visitação pública, a Folha visitou os pontos do evento fora do pavilhão do parque Ibirapuera.

Aqui, o trio relata suas impressões, das quais duas conclusões sobressaem: mesmo em feriado de sol, é impossível cobrir tudo se não se viaja em automóvel. E, se for ao Masp, vá com tempo para ver também a exposição de Caravaggio, pois a fila é única e longa.

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa

volta ao topo


TEXTOS DO E-NFORME

Projeto Respiração ganha livro editado pela Fundação Eva Klabin em parceria com a Cobogó

O curador Marcio Doctors resgata na publicação as intervenções realizadas desde 2004 na casa-museu da Lagoa por grandes nomes da arte contemporânea, como José Damasceno, Ernesto Neto, Anna Bella Geiger, Nuno Ramos e Anna Maria Maiolino.

A Fundação Eva Klabin e a Editora Cobogó vão lançar, no próximo dia 13 de setembro, às 17h, no auditório da ArtRio, o livro “Projeto Respiração”, de Marcio Doctors, apresentando 18 intervenções realizadas na casa-museu da Lagoa, desde 2004. Na ocasião, haverá uma conversa, aberta ao público, entre Marcio Doctors, a crítica Ligia Canongia e o artista Ricardo Basbaum. Vários artistas participantes do Projeto Respiração estarão presentes.

A bela edição de 360 páginas, capa dura e formato de 25cm x 19cm, traz textos e imagens que resgatam os trabalhos realizados na Fundação Eva Klabin pelos artistas José Damasceno, Ernesto Neto, Chelpa Ferro (Luiz Zerbini, Barrão e Sergio Mekler), Anna Bella Geiger, Paulo Vivacqua, Claudia Bakker, Marta Jourdan, Brígida Baltar, Nuno Ramos, José Bechara, João Modé, Daniela Thomas, Lilian Zaremba, Anna Maria Maiolino, Carlito Carvalhosa, Enrica Bernardelli, e os portugueses Rui Chafes e Daniel Blaufuks.

A publicação recebeu o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e teve o apoio da AmFEK (associação de amigos da Fundação Eva Klabin) e da gráfica Santa Marta. Os editores são Isabel Diegues, da Cobogó, Marcio Doctors e a museóloga Ruth Levy, da Fundação Eva Klabin. O design gráfico é de Sonia Barreto.

Para Marcio Doctors, “o livro é o desejo de deixar um registro da experiência do Projeto Respiração, quando artistas re-significam o espaço da Fundação Eva Klabin através de intervenções que atualizam para as novas gerações o sentido de uma coleção”.

“Projeto Respiração” (Cobogó/Fundação Eva Klabin) é dividido em três partes. A primeira contém um ensaio do curador sobre o conceito do Projeto, que transformou a casa-museu em espaço de experimentação para a arte contemporânea. A segunda é composta por 18 cadernos, um para cada artista, com textos e imagens referentes a cada uma das intervenções, de 2004 a 2011. A terceira parte apresenta as oficinas realizadas pelos artistas Claudia Bakker, Anna Bella Geiger, Paulo Vivacqua, João Modé e o fotografo Mario Grisolii, em comunidades carentes do estado do Rio de Janeiro, entre 2011 e 2012, que contaram com o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado.

Criado pelo curador Marcio Doctors, em 2004, o Projeto Respiração tem como finalidade construir uma ponte entre a arte contemporânea e o acervo reunido pela colecionadora ao longo de seus 88 anos de vida, e que cobre 50 séculos de história da arte, desde a antiguidade clássica até o Impressionismo Os artistas participantes do Projeto tiveram liberdade de abordagem para suas intervenções. Alguns preferiram interagir com o espaço, outros com a coleção, e outros ainda com a marcante figura da colecionadora, nascida em São Paulo em 1903, e que viveu na casa da Lagoa do final da década de 1940 até sua morte, em 1991.

SOBRE A COBOGÓ
Criada em 2008, a Editora Cobogó lançou diversos títulos, dentre eles Saga Lusa: o relato de uma viagem, de Adriana Calcanhotto; A filosofia de Andy Warhol, de Andy Warhol; Hans Ulrich Obrist – Entrevistas vols. 1, 2, 3, 4 e 5; Um pedaço de tecido, de Lena Santana; 5x Favela, baseado no filme homônimo, Pintura Brasileira Séc XXI e as monografias dos artistas Adriana Varejão, Nuno Ramos, José Patrício, Efrain Almeida e Rivane Neuenschwander. A Cobogó tem como diferencial trabalhar muito próxima a seus autores e artistas, criando publicações individuais que recusam fórmulas e estruturas pré-determinadas.

Livro Projeto Respiração
Autor: Marcio Doctors
Editores: Isabel Diegues, Marcio Doctors e Ruth Levy
Organizadores e Coordenadores: Marcio Doctors e Ruth Levy
Design gráfico: Sonia Barreto
Número de páginas: 360
ISBN: 978.85.60965-24-3
Formato: 25cm x 19cm – capa dura
Editora Cobogó / Fundação Eva Klabin
Impressão: Gráfica Santa Marta
Ano de edição: 2012
Preço de capa: R$120

volta ao topo    volta ao tema


Galeria Progetti movimenta o centro do Rio: Novos artistas da galeria extrapolam os espaços expositivos e vão para as ruas

A Galeria Progetti está promovendo uma série de intervenções artísticas no seu entorno, durante o período em que participará da Feira ArtRio. Estas ações estão ligadas diretamente com o lançamento dos novos artistas que passam a ser representados pela galeria. De acordo com a sua diretora, Paola Colacurcio, a ideia é gerar novas possibilidades de eventos culturais no Setor Histórico do centro da cidade e atrair um número maior de pessoas para aquela região.

Ronald Duarte, que também entra para o time da casa, fará uma performance chamada “Matadouro”, utilizando 40 cabeças de boi, na ArtRio Feira de Arte até a Galeria Progetti (vide roteiro), no dia 14 de setembro, às 19h. De acordo com o artista, “será uma apresentação com o gado pronto pro abate… Um verdadeiro desfile de Vacas e Bois, todos sangue bom, vacinados esterilizados”. Conhecido por suas intervenções em espaços públicos, como a caminhão pipa despejando água vermelha nas ruas de Santa Teresa (O que rola VCV - 2001), das chamas nos trilhos do bondinho do mesmo bairro (Fogo Cruzado – 2002), e a descarga coletiva de extintor de incêndio no Palácio Capanema (Nimbo/Oxalá - 2004) são algumas das mais populares.

O Grupo Acidum, de Fortaleza, coletivo artístico que trabalha com diferentes mídias, criará o mural intitulado “Teseo” na Rua do Mercado, em uma empena de edifício de 4 metros de largura, por 16 metros de altura. O trabalho vem sendo acompanhado pelo curador Marco Antonio Teobaldo, que aposta na força da arte pública como forma de recuperar e qualificar com arte as áreas ociosas que existem nos grandes centros urbanos. Durante a permanência do coletivo artístico na cidade, será lançado o livro Acidum – Entregue às moscas, no estande da Progetti, na ArtRio Feira de Arte.

volta ao topo    volta ao tema


“Julio Plaza, Construções Poéticas”, próxima exposição da FVCB, reabre a Sala dos Pomares no dia 15/09/2012

Escritor, gravador, artista intermídia, teórico e professor, Julio Plaza (Madrid,1938-São Paulo,2003) é um artista importante tanto pelo conjunto de sua obra e seu interesse desbravador no campo da arte e tecnologia, como pelas gerações de artistas que influenciou em suas atividades didáticas exercidas na ECA-USP, na FAAP, na PUC-SP e na UNICAMP.

Vera Chaves Barcellos e Alexandre Dias Ramos respondem pela organização e curadoria da exposição propondo uma revisão expográfica inédita no RS de sua produção artística acrescida pelo aval de terem convivido ou estudado com o artista. A obra e a vida de Julio Plaza ainda não foram objeto de publicação e seus trabalhos permanecem pobremente reproduzidos. O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo prepara uma grande exposição sobre o artista programada para 2013.

Artista intersemiótico e com produção multimeios, pesquisador e expert em técnicas gráficas, Julio Plaza consolidou sua obra com pintura, desenhos e objetos ainda nos anos 60, sob o vetor construtivo. Desembarcou no Brasil pela primeira vez em 1967, integrando a representação espanhola que participou da 11ª Bienal Internacional de São Paulo, e como bolsista do Itamarati, para um estágio no ESDI, Escola de Desenho Industrial do Rio de Janeiro, onde permaneceu até 1969, ano em que realizou o Livro-Objeto, com o editor argentino Julio Pacello.

No contexto brasileiro foi um desbravador da arte interativa promovida pelo surgimento de novas tecnologias da comunicação. Trabalhou com videotexto, slow-cam TV, holografia, fax e computação digital, partilhando e influenciando gerações de artistas no campo da arte mídia e protagonizando o processo de hibridação artística dos meios na chamada cultura das mídias.

Pensador e teórico com reflexão aprofundada sobre os fundamentos poéticos da criação artística, e do papel determinante dos meios no imaginário digital, publicou textos fundamentais ao estudo das novas tecnologias aplicadas à arte, como Tradução Intersermiótica; Videografia em Videotexto e Processos Criativos com os Meios Eletrônicos: Poéticas Digitais, este em colaboração com Monica Tavares.

A ideia de tradução intersemiótica, tema de sua tese de doutorado, perpassa toda a obra de Julio Plaza entendida por ele basicamente como a transposição de uma peça literária, geralmente um poema (às vezes também uma pintura), para um outro código diferente (visual, sonoro), mantendo o sentido e o modo de funcionamento da peça original. Plaza explorou essa proposta num número bastante grande de sofisticados experimentos e abrangendo praticamente todos os novos meios.

Autor de vários livros de artistas publicou com o poeta concretista Augusto de Campos, os célebres Poemóbiles, de 1968 e Caixa Preta, de 1975, volumes impressos que permitem ao leitor transformá-los em objetos poéticos tridimensionais e ainda o livro-poema Re-Duchamp, de 1976, obras que serão exibidas na presente exposição.

Em depoimento da artista Inês Raphaelian,”Julio (Plaza) elabora uma espécie de poesia visual que muitas vezes sintetiza os princípios característicos da pintura (espaço) e da literatura (tempo). Equilibrando-se entre o verbal e o não-verbal, promove uma fusão imaginativa entre sensível e inteligível, penetra as entranhas dos signos e ilumina suas relações estruturais.”

Julio Plaza teve grande atuação igualmente como organizador de exposições desde seu estágio na Universidade de Puerto Rico, onde lecionou de 1969 a 1973 (ano em que se estabeleceu definitivamente no Brasil). Lá realizou uma das primeiras exposições internacionais de arte postal na América e, posteriormente, pela intensa colaboração com Walter Zanini, então diretor do MAC-USP, no inicio dos anos 1970. Foi curador do setor de Mail Art da “XVI Bienal de São Paulo”, em 1981. Em 1982 realizou no Museu da Imagem e do Som, em SP, a exposição “Arte pelo Telefone: Videotexto”, envolvendo artistas com produções relacionadas à poesia, narrativa e artes visuais a partir de recursos do videotexto e levada no ano seguinte para a Bienal de SP.

Em 1985, dentro da mostra Arte e Tecnologia, no MAC/USP, ele organiza uma primeira exposição coletiva de holografia, com obras suas e também de Augusto de Campos, Décio Pignatari, Moysés Baumstein e José Wagner Garcia e desenvolvendo conjuntamente projetos ligados à poesia concreta culminando numa exposição mais ambiciosa dos mesmos artistas em 1987, no MIS, Idehologia.

Contestador radical e bastante inconformado com o sistema da arte ao qual criticava de maneira sistemática foi autor de vários aforismos, entre eles: “Arte é um bem que faz mal.” Seu trabalho questiona os meios, o processo, a produção, o mercado, a autoria, a crítica, a instituição e tudo o que envolve arte e cultura no contexto em que se realizam.

A FVCB, com apoio do MAC-USP, produziu para a exposição o vídeo “Julio Plaza,o poético e o político”, com direção de Hopi Chapman e Karine Emerich, da Flow Films. O documentário em média-metragem gravado na Espanha e no Brasil, traz depoimentos de artistas e intelectuais que conviveram com Julio Plaza. Vera Chaves Barcellos gravou pessoalmente em Madrid os testemunhos de Luis Lugán, precursor da arte tecnológica espanhola; de Julián Gil, veterano artista expoente do concretismo espanhol e Ignacio Gómez de Liaño, escritor e filósofo, todos de uma maneira ou outra vinculados à arte experimental e às vanguardas poéticas espanholas da década de 1960. No Brasil foram gravados depoimentos das artistas Regina Silveira, que foi casada com Julio Plaza durante 20 anos, Lenora de Barros e Inês Raphaelian. E ainda Cristina Freire, pesquisadora e vice-diretora do MAC-USP, Gabriel Borba, Martin Grossman e Ana Tavares, além do poeta Augusto de Campos.

volta ao topo    volta ao tema


Os e-nformes são publicados duas vezes por semana: às segundas e quintas-feiras.

Cadastre-se online para receber gratuitamente a edição simplificada, ou escolha a associação paga para receber a edição integral dessa página, publicar um perfil na seção Comunidade e ter acesso ao histórico de doze anos de e-nformes. Veja online os preços promocionais na nossa Campanha Ações&Associações.

Conheça o funcionamento da Agenda de Eventos e da Rede Canal.

Siga o Canal no Twitter e Facebook!

envio de conteúdo_    cadastre-se_    contato_    sobre o canal_