A comunidade digital formada pelo Canal Contemporâneo envolve pessoas e organismos que, com diferentes níveis de participação, navegam e irrigam a nossa rede. Esta seção apresenta os integrantes com vínculos a partir de associações, apoios, parcerias e patrocínios, e permite o acesso aos seus perfis e outras áreas relacionadas.
Canal Contemporâneo
emeio_ senha_
esqueceu seu emeio? esqueceu sua senha?
Pesquise por palavras e/ou expressões (entre aspas)

Perfil_

     
Mercedes Viegas Arte Contemporânea   galeria
LOCALIZAÇÃO_
Rua João Borges, 86
Gávea 22451-100
Rio de Janeiro   Rio de Janeiro   Brasil
CONTATO_
55 21 2294-4305
IDIOMAS_
português

APRESENTAÇÃO_
Atuando como consultora em artes plásticas desde 1988, Mercedes Viegas, museóloga de formação, fundou sua própria galeria em 2000. Mercedes Viegas Arte Contemporânea desenvolve um trabalho criterioso de divulgação da arte brasileira, reunindo artistas de renome internacional e investindo em novos talentos. A galeria realiza seis exposições individuais e uma coletiva por ano, além de convidar a expor artistas estrangeiros periodicamente.

No acervo, obras das décadas de 60, 70 e 80 de artistas consagrados como Aluisio Carvão, Amilcar de Castro, Antonio Dias, Anna Maria Maiolino, Cildo Meireles, Ivan Serpa, Geraldo de Barros e Joaquim Tenreiro; como também Afonso Tostes, Brígida Baltar, Cabelo, Daniel Senise e José Damasceno da geração posterior. Em busca de ampliar o debate em torno da arte contemporânea, promove anualmente encontros com curadores, críticos e historiadores na casa que ocupa na Gávea, Rio de Janeiro.

Mercedes Viegas Arte Contemporânea funciona como galeria desde novembro de 2002 quando seu espaço foi reformado especialmente para inaugurar uma exposição de Antonio Dias, “Múltiplos”. A partir desta data entrou no circuito de exposições da cidade com artistas contemporâneos realizando 6 mostras por ano. Organiza periodicamente cursos de arte com curadores e críticos de arte.

No final de 2003 a galeria triplicou seu espaço passando a funcionar numa ampla casa, no bairro da Gávea, dando continuidade ao trabalho com artistas como Anna Maria Maiolino, Ana Linnemann, Angelo Venosa, Eduardo Coimbra, Everardo Miranda, Katie van Sherpenberg e Ivens Machado.

Uma vez ao ano realiza mostra de fotografias com Paulo Jares, Enrica Bernardelli, Ana Vitória Mussi, Pat Kilgore, Matheus Rocha Pitta, Fernando Lazlo, Jarbas Lopes, Barão entre outros.

Ao longo dos últimos 10 anos freqüenta as principais feiras internacionais como: Art Basel, Miami Arte Basel, Fiac, Bienal de Veneza, Documenta de Kassel. Figura anualmente no Art Diary International como galeria brasileira. Tem relacionamento com as galerias Diana Lowenstein Fine Arts em Miami, Gallerie Anne de Villepoix em Paris, Cecília de Torres em New York, Galeria Elvira Gonzalez em Madrid. Participou de feiras Nacional sparte 2005/06 e internacional Arte Lisboa 2004, Arquivo Geral no Rio em 2004.

Artistas
Alice Shintani, Amália Giacomini, Ana Holck, Angelo Venosa, Daniel Murgel, Elisa Bracher, Enrica Bernardelli, Luiz Monken, Marcia Thompson, Marta Jourdan, Ricardo Ventura, Marta Thompson

 



ENVIO DE CONTEÚDO_       CADASTRE-SE_       CONTATO_       SOBRE O CANAL_
Canal Contemporâneo - Todos os Direitos Reservados © 2005