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ES/PR/RJ/SP Geraldo de Barros na Brito Cimino / Síssi Fonseca em filme de Carola Schmidt
ANO 5 - N. 139 / 9 DE DEZEMBRO DE 2005


NESTA EDIÇÃO:
10 anos Ybakatu - Coleção Tuca Nissel na Ybakatu, Curitiba
Geraldo de Barros na Brito Cimino, São Paulo
Indesejados no Atelier do Centro, São Paulo
Prêmio Cni-Sesi Marcantonio Vilaça:Lucia Koch, Marilá Dardot, Paula Trope, Renata Lucas, Thiago Rocha Pitta no Tomie Ohtake, São Paulo
Odorico Tavares no Afro Brasil, São Paulo
Santiago Vera Cañizares na UFES, Vitória
CIRCUITO  Néle Azevedo no Teatro Municipal, São Paulo
NOTA  Síssi Fonseca em filme de Carola Schmidt
SOBRE O CANAL
FÉRIAS DO CANAL
Como enviar material para a pré-seleção

Novas regras para galerias e instituições
Funcionamento do fórum - porque e como se registrar
Modos de recebimento dos e-nformes
Para deixar de receber os e-nformes



Yiftah Peled

10 anos Ybakatu - Coleção Tuca Nissel
Adriana Tabalipa, Alex Cabral, Alex Flemming, Amílcar de Castro, Arnaldo Antunes, Carina Weidle, Cláudio Alvarez, Debora Santiago, Fábio Noronha, Fernanda Magalhães, Fernando Cardoso, Fernando Augusto, Gabriele Gomes, Glauco Menta, João Lourerio, Leila Pugnaloni, Lígia Borba, Marcelo Scalzo, Marta Neves, René Sultra e Maria Barthélémy, Rogério Ghomes, Sebastiaan Bremer, Washington Silvera, Yiftah Peled

Curadoria de Paulo Reis

10 de dezembro, sábado, 11-15h

Galeria Ybakatu Espaço de Arte
Rua Itupava 414, Curitiba - PR
41-3264-4752 ou ybakatu@ybakatu.com.br
www.ybakatu.com.br
Terça a sexta, 14-19h; sábados,10-13h
Exposição até 23 de dezembro de 2005

Sobre a exposição

Enviado por Ybakatu ybakatu@ybakatu.com.br
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Geraldo de Barros
A(s)simetrias
+
Lançamento do terceiro livro sobre Geraldo de Barros, de autoria de Rubens Fernandes Junior
+
Exibição do filme Geraldo de Barros - Sobras em Obras (1998), dirigido por Michel Favre

Curadoria de Rubens Fernandes Junior

12 de dezembro, segunda-feira, 19-23h

Galeria Brito Cimino
Rua Gomes de Carvalho, 842, Vila Olímpia, São Paulo - SP
11-3842-0635 ou britocimino@uol.com.br
www.britocimino.com.br
Terça a sexta, 11-19h;sábados, 11-17h
Exposição até 4 de fevereiro de 2006
Apoio Institucional: Prefeitura do Município de São Paulo / Secretaria Municipal de Cultura
Patrocínio: F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI

Sobre a exposição

Sobre Rubens Fernandes Junior

Enviado por Adriana Matarazzo britocimino@uol.com.br
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Indesejados do Atelier do Centro
Carol Seiler, Lynn Carone, Maurício Adinolfi, Max G. Pinto, Rubens Espírito Santo, Sami Hassan Akl, Tamara Espírito Santo

10 de dezembro, sábado, 11h

Atelier do Centro
Rua Epitácio Pessoa 91, Vila Buarque, São Paulo - SP
11-3214-3786 ou atelierdocentro@terra.com.br
Diariamente, 11-19h
Exposição até 17 de dezembro de 2005


Enviado por Rubens Espírito Santo rubens.e.s@terra.com.br
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Exposição dos artistas vencedores do prêmio Cni-Sesi Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
Lucia Koch, Marilá Dardot, Paula Trope, Renata Lucas, Thiago Rocha Pitta

Comissão de seleção: 1ª seleção - Lisette Lagnado (São Paulo), Marcus Lontra (Rio de Janeiro), Rodrigo Moura (Minas Gerais); 2ª seleção - Moacir dos Anjos (Pernambuco), Paulo Herkenhoff (Rio de Janeiro), Paulo Reis (Paraná)

12 de dezembro, segunda-feira, 20h

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201, Pinheiros, São Paulo - SP
11-2245-1937
www.institutotomieohtake.org.br
Terça a domingo, 11-20h
Exposição até 22 de janeiro de 2006
Patrocínio: Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Social da Indústria (SESI)
Exposição coordenada por Marcus Lontra

Enviado por Marcy - Pool marcy@pooldecomunicacao.com.br
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Odorico Tavares
Odorico Tavares. Minha Casa Baiana. Mapoteca do colecionador

Curadoria de Emanoel Araujo

12 de dezembro, segunda-feira, 20h

Museu Afro Brasil
Parque. Ibirapuera, Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega s/n Portão 10, São Paulo - SP
11-5579-0593
www.museuafrobrasil.prodam.sp.gov.br
Terça a domingo, 10-18h
Exposição até 30 de abril de 2006


Enviado por Marcy - Pool marcy@pooldecomunicacao.com.br
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Santiago Vera Cañizares
Uma palavra circula na sombra

Curadoria de Waldir Barreto

12 de dezembro, segunda-feira, 19h

Galeria de Arte e Pesquisa do Centro de Artes da UFES
Avenida Fernando Ferrari s/n, Campus UniversitárioGoiabeiras, Vitória - ES
27-3335-2000 / 2582
Terça a sexta, 16-20h
Exposição até 6 de março de 2006


Enviado por Waldir Barreto barretowaldir@terra.com.br
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CIRCUITO
Néle Azevedo
Projeto Monumento Mínimo - A Las Cinco en Punto de La Tarde

19 de novembro de 2005

Teatro Municipal
Avenida São João 473, São Paulo - SP

Sobre o projeto

Enviado por Néle Azevedo neleazevedo@terra.com.br
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NOTA
Síssi Fonseca em filme de Carola Schmidt, Berlim

Nos últimos dias 25, 26 e 27 de novembro foi exibido no centro cultural Sophiensaele em Berlim o filme "Eine Zerstäubung in mehreren Posen" (Uma pulverização em diversas poses), da artista austríaca Carola Schmidt, para o qual a artista brasileira Síssi Fonseca realizou uma performance. A performance foi gravada no porão deste prédio histórico, que serviu como espaço de abrigo durante a segunda guerra. O filme reúne performances de diferentes artistas, entre eles o sírio-alemao Rabi Georges, que foram reunidas em uma narrativa não-linear e surreal. O filme foi exibido juntamente com instalações de outros artistas orientados por Rebecca Horn, em um evento em comemoração aos 100 anos do teatro e centro cultural Sophiensaele.

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TEXTOS DO E-NFORME

10 anos Ybakatu - Coleção Tuca Nissel

No ano de 2005 celebram-se os dez anos de atividades da Ybakatu Espaço de Arte. Um trabalho de dez anos conduzido com muita atenção à produção contemporânea, pautando-se na diversidade em sua programação, aberto à experimentação artística e curatorial e local de animadas conversas sobre arte é motivo de muito contentamento. A exposição comemorativa abre-se ao público no dia 10 de dezembro e mostra o acervo de sua proprietária, Tuca Nissel. Construído com aquisições ao longo da trajetória da Galeria, a coleção reflete o empenho da galerista na discussão da visualidade contemporânea e uma afirmação de importância das pesquisas de artistas jovens do circuito local e nacional.

Uma coleção particular de arte pauta-se, certamente, por escolhas e apostas pessoais. Na organização da exposição optou-se então por agrupar obras que pontuam algumas preocupações da arte recente no Brasil. Longe de fechar ou restringir uma compreensão mais ampla das obras, propõe-se um trajeto possível de entendimento da arte através da coleção de Tuca Nissel. Discussões sobre o sujeito contemporâneo e a representação da figura humana, paisagens e construção de lugares, experimentação de linguagem e novas mídias, presença da ordenação geométrica ou construtiva na arte brasileira e um setor denominado de Gabinete de Desenhos perfaz a leitura deste importante acervo ao espectador

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Geraldo de Barros na Brito Cimino

Para encerrar a programação de 2005 a Galeria Brito Cimino apresenta a mostra individual de Geraldo de Barros (1923-1998) - um artista pioneiro e incansável experimentador. A exposição “Geraldo de Barros - A(s)simetrias” tem a curadoria de Rubens Fernandes Junior e será apresentada de 12 de dezembro a 4 fevereiro de 2006.

A exposição reúne pinturas e obras de diversas fases e será a mais completa mostra de obras fotográficas do artista já realizada. Serão apresentados trabalhos das duas séries de fotografias produzidas por Geraldo de Barros, a célebre “Fotoformas“ (1946-1951) e a série “Sobras“ (1996 a 1998), que inclui um conjunto de obras inéditas.

Conforme destaca Rubens Fernandes Junior no texto sobre o artista:

“Na contemporaneidade, cada vez mais, a fotografia tem sido vista como a expressão que reúne artistas de todas as áreas e de todas as tendências das artes visuais. Geraldo de Barros conseguiu antever essa possibilidade de transição dos suportes expressivos há quase 60 anos, com a série “Fotoformas” (1946- 1951), quando entendeu que a fotografia poderia ser umas das técnicas para expressar seu trabalho, sua sintaxe, sua emoção. Foi o primeiro artista a desafiar os cânones estabelecidos até então pela fotografia e inaugurou uma nova fase do ‘fazer fotográfico', criando novas expectativas e reverenciando a mais popular das manifestações visuais. Criou uma espécie de “sintaxes inquietas”, onde exercitou formas elaboradas a partir de um projeto construtivo coerente, conciso e tão inovador que rompeu com o imobilismo da fotografia produzida no final dos anos 40 do século XX.

Na série “Sobras“ (1996-1998) Geraldo de Barros depositou uma energia acumulada pelas limitações impostas pelas isquemias que sofrera. Foi a maneira que encontrou para fazer explodir uma vitalidade contida, sem perder de vista sua sintaxe construtiva e racionalista. Um trabalho que retoma sua trajetória na fotografia (desenvolvida na série “Fotoformas“) e em toda sua obra. Nessa série Geraldo de Barros trabalha a partir de negativos e positivos recolhidos em seu arquivo pessoal, incluindo fotos de família e viagens. Parece ser a síntese de um percurso artístico que se deixa mostrar pelas pequenas imperfeições, pelos ruídos assumidos, pelo conhecimento da maturidade, pela memória que emerge nas imagens elaboradas em suas limitações físicas, construídas a partir da idéia de refazer com mais radicalidade os caminhos percorridos anteriormente.

“Sobras“ é uma série que impressiona pelo entusiasmo, pela inquietação contida, pois é ao mesmo tempo, sutil e delicado, forte e contundente, como se Geraldo de Barros percorresse o fio da navalha tentando evidenciar alguma compreensão para a complexidade informacional de sua obra. Sua inesgotável capacidade de inovar continua presente nesta série, que retoma sua sintaxe, baseada na experimentação e na ousadia de utilizar o suporte fotográfico com surpreendente vitalidade e energia”.

A exposição “Geraldo de Barros - A(s)simetrias” marca uma das propostas da Galeria Brito Cimino de realizar mostras de artistas históricos da arte contemporânea brasileira, tais como a retrospectiva de Waldemar Cordeiro, apresentada na galeria em 2001; a exposição de Lygia Clark, em 1999 e a anterior de Geraldo de Barros, em 1998.

Será publicado pela galeria, no final da mostra, o terceiro livro sobre Geraldo de Barros. Essa nova publicação conta com um texto inédito de autoria de Rubens Fernandes Junior além de textos críticos antigos e algumas entrevistas organizadas pelo autor.

A Galeria Brito Cimino ainda vai realizar uma mesa redonda com convidados especiais para debater a obra do artista. Contextualizando a mostra também será exibido o filme longa-metragem Geraldo de Barros - Sobras em Obras (1998), dirigido por Michel Favre.

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Rubens Fernandes Junior

Rubens Fernandes Junior é Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Professor Titular e Diretor da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Alvares Penteado. É pesquisador de fotografia e membro da Associação Paulista de Críticos de Artes (ABPC). Curador do 7º Mês Internacional de Fotografia realizado em maio-junho de 2005 pelo NAFOTO. Desenvolveu diversas Curadorias de exposições fotográficas, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Publicou os livros Brasilianische Fotografie 1946-1998 - Labirinto e Identidades (KunstMuseum, Wolfsburg, 1998); Labirinto e Identidades - Fotografia Brasileira Contemporânea (Editora Cosac & Naify, SP, 2003); De volta à Luz - Fotografias nunca vistas do Imperador D. Pedro II (Instituto Cultural Banco Santos, SP, 2003) entre outros.

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Projeto Monumento Mínimo no Teatro Municipal

600 esculturas em gelo foram postas a derreter com a ajuda do público, nas escadarias do Teatro Municipal em São Paulo. O Projeto Monumento Mínimo em 2005 realizou três grandes ações urbana. Uma em São Paulo, na Praça da Sé, com 290 esculturas em gelo, no dia sete de abril. Em Paris, na Praça da Ópera e na Mairie du 9eme com 450 esculturas, no dia 30 de junho. E no último dia 19 de novembro com as 600 esculturas, contando com a participação ativa do público na colocação das esculturas.

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SOBRE O CANAL CONTEMPORÂNEO - Visite o sítio! www.canalcontemporaneo.art.br

FÉRIAS DO CANAL
O último e-nforme do ano será em 23 de dezembro e o primeiro de 2006 em 9 de janeiro. As notícias deste período deverão ser enviadas com antecedência para serem veiculadas antes do recesso, portanto, até o dia 8 de dezembro de 2005. Para o ano de 2006, continuamos com nosso prazo de 15 dias de antecedência para o envio de material.

Como mandar o seu material para a pré-seleção do Canal Contemporâneo


Na pré-seleção, estaremos organizando as mensagens enviadas no prazo e com as informações necessárias para serem analisadas para a difusão no Canal. Os critérios de avaliação do Canal Contemporâneo se baseiam no interesse dos trabalhos apresentados e na trajetória artística do profissional no circuito de arte contemporânea brasileira, levando-se também em conta o espaço disponível nos e-nformes no momento da realização do evento.

1 - Envie sua divulgação para canal@canalcontemporaneo.art.br;
2 - Com 15 dias de antecedência, mande as informações básicas;
3 - No assunto coloque a data, nome do artista e local;
4 - No corpo do emeio coloque as informações de serviço completas: data, nome do evento, nome do artista, local, endereço, telefones, horários e conexões;
5 - Inclua textos de imprensa, currículo e crítico em arquivos anexos, em doc ou pdf;
6 - 2 a 3 imagens em jpg, em RGB, 200 dpis, com 500 pixels no menor lado;
7 - Caso você ainda não tenha as imagens e os textos, mande-nos uma previsão de envio, que não deverá ser menor a 5 dias prévios à abertura do evento;
8 - Para eventos em andamento, buscamos publicar na seção Circuito imagens dos eventos, entrevistas ou qualquer material que não estaria disponível antes do evento acontecer.
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Novas regras para galerias e instituições

Devido ao excesso de trabalho e ao enxugamento de nossa equipe, enquanto for necessário para o equilíbrio de nosso funcionamento, estaremos publicando o material completo, texto e imagem, apenas das galerias e instituições assinantes. As informações básicas para os eventos selecionados serão mantidas, mas para ter o material integralmente publicado, será preciso contribuir para o esforço coletivo de manutenção dessa comunidade digital: www.canalcontemporaneo.art.br/assineocanal.

Estamos no momento fora de nosso ponto de equilíbrio, recebendo mais material do que podemos dar conta. Para voltarmos a nos equilibrar, precisamos diminuir a quantidade de material a ser trabalhado ou aumentar a quantidade de assinaturas. Como os assinantes pessoas físicas representam 90% desse nosso universo, está na hora dos outros integrantes de nossa coletividade contribuírem para a auto-sustentabilidade do Canal, principalmente as instituições (2%), pois as galerias e produtoras já comparecem em 8%.

O fato é que essa proporção desproporcional é um reflexo do que acontece em nosso circuito de arte, aonde artistas, teóricos e galerias trabalham para dar sustento às nossas precárias instituições com o objetivo de manter o nosso mercado de trabalho vivo. O resultado é que estamos sempre cambaleando, pois necessitamos com urgência de agentes institucionais participantes e conscientes de seus papéis nessa engrenagem.

Resumindo: para ter o seu material publicado integralmente, a galeria ou instituição deverá passar a contribuir para a manutenção do Canal. O que não é nenhum absurdo, se considerarmos a abrangência dessa difusão (quase todo território nacional, incluindo capitais, subúrbios e cidades do interior, e mais de 70 países) e o valor irrisório cobrado. Absurdo seria, termos que aumentar novamente a assinatura dos que comparecem para compensar essa inadimplência.
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Funcionamento do Fórum do Canal

Para ver e ler os textos publicados não é preciso se registrar na plataforma do fórum.

Para escrever, responder, criar novos tópicos e votar nas enquetes é preciso REGISTRAR, pois esse registro irá permitir, por exemplo, que a pessoa seja avisada quando houver respostas às suas mensagens enviadas ao fórum ou quando houver alguma msg pessoal (mesmo não tornando público o emeio (padrão do registro), é possível mandar msgs pessoais para os membros registrados no fórum).

Portanto, além de gerenciar tarefas específicas dessa plataforma, o registro permite uma maior proximidade entre as pessoas desta comunidade.

É possível se registrar e ainda se manter anônimo através da escolha do nome do usuário. Por exemplo, se alguém colocar um apelido, será reconhecido apenas pelo conjunto de pessoas mais próximas que tenham conhecimento do mesmo.

O registro do Fórum nada tem a ver com o cadastro para recebimento dos e-nformes ou com o cadastro de assinantes. São bancos de dados distintos, cada qual com funções específicas ao seu funcionamento.

Passo-a-passo do registro no Fórum do Canal

- Na página do fórum, www.canalcontemporaneo.art.br/forum, entre em REGISTRAR (no menu da lateral esquerda);
- Leia as condições de registro e, aceitando, clique no link Aceito (no final do texto);
- Preencha os campos e envie (apenas os quatro primeiros campos são obrigatórios e o padrão em funcionamento oculta o seu emeio);
- A partir desse registro, entre em ENTRAR (no menu da lateral esquerda) para colocar o seu nome de usuário e senha;
- BUG - Caso depois disso, você não veja o seu nome de usuário no topo do menu lateral, coloque novamente seu nome de usuário e senha nos respectivos campos na parte inferior do menu lateral e clique em ENTRAR;
- Quando terminar a sua visita ao fórum, clique em SAIR junto ao seu nome de usuário no topo do menu lateral.

Para se registrar, clique aqui

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Modos de recebimento dos e-nformes

O Canal Contemporâneo publica de 3 a 4 e-nformes semanais, www.canalcontemporaneo.art.br/e-nformes,contendo as informações selecionadas do material que é enviado de várias partes do Brasil e do exterior.

- Para receber de VÉSPERA a série COMPLETA dos e-nformes em sua versão INTEGRAL, faça uma assinatura semestral em www.canalcontemporaneo.art.br/assineocanal.

- Para receber GRATUITAMENTE no DIA DA PUBLICAÇÃO, ALGUNS de nossos e-nformes em sua edição SIMPLIFICADA, cadastre-se em www.canalcontemporaneo.art.br/cadastro.

- As edições simplificadas enviadas às listas agregadas ao nosso emailing são distribuídas AUTOMATICAMENTE e podem ser recebidas até o DIA SEGUINTE. Para passar a receber os e-nformes GRATUITOS no MESMO DIA, é necessário cadastrar-se on line: www.canalcontemporaneo.art.br/cadastro.
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