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MG/PE/RJ/SP Gil Vicente na Mariana Moura / Ivan Serpa, Mas isto também é?, Bordadeiras da Vila Mariquinhas na Léo Bahia
ANO 5 - N. 137 / 5 DE DEZEMBRO DE 2005


NESTA EDIÇÃO:
Andrezza Valentin, Fabio Morais e Marilá Dardot na Vermelho, São Paulo
Ivan Serpa, Mas isto também é?, Bordadeiras da Vila Mariquinhas na Léo Bahia, Belo Horizonte
Gil Vicente na Mariana Moura, Recife
Eduardo Verderame e Rita Alves de Oliveira no seminário Homem - Coletivo - Homem - Coletivo - Homem.... (Litosilício) no Eugênio Kusnet, São Paulo
Simpósio Cibercultura 2005: nomadismos cíbridos no Senac Santo Amaro, São Paulo
Projeto Rede Nacional de Artes Visuais: Palestra de Anna Bella Geiger, Moacir dos Anjos, Paulo Sérgio Duarte no Museu da República, Rio de Janeiro
Inscrições: Especialização em Artes Visuais na Santa Marcelina, São Paulo
TECNOPOLITICAS
Fronteiras Líquidas: o artista construtor de espaços-afetos por Priscila Arantes
Abaixo-assinado para referendar a lista tríplice de candidatos a cadeira de Artes Digitais no CNPC
SALÕES&PRÊMIOS  Inscrições para projetos ocupação dos Espaços da Caixa Cultural
SOBRE O CANAL
FÉRIAS DO CANAL
Como enviar material para a pré-seleção
Novas regras para galerias e instituições
Funcionamento do fórum - porque e como se registrar
Modos de recebimento dos e-nformes
Para deixar de receber os e-nformes



Marilá Dardot


Fabio Morais

Andrezza Valentin
Jogo de Espelhos

Fabio Morais
Museu de Letras

Marilá Dardot
A Biblioteca de Babel

7 de dezembro, quarta-feira, 20h

Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais 350, Higienópolis, São Paulo - SP
11-3257-2033 ou info@galeriavermelho.com.br
www.galeriavermelho.com.br
Terça a sexta, 10-19h; sábados, 11-17h
Exposição até 20 de dezembro de 2005; e retorna de 10 a 14 de janeiro de 2006

Enviado por Galeria Vermelho info@galeriavermelho.com.br
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Ivan Serpa

Mas isto também é?
Alex Cabral, Alexandre Diniz, Brígida Baltar, Efrain Almeida, Fábio Cavalho, Felipe Barbosa, Fernanda Chieco, Flávio Comparato, Gabriel Acevedo, Hildebrando de Castro, Isabela Prado, João Maciel, Juliana Kase, Kátia Fiera, Kyung Jeon, Laerte Ramos, Manfredo de Souzanetto, Manuel Carvalho, Mariana Palma, Marta Neves, Megan Whitmarsh,  Monica Rubinho, Nazareno, Pitágoras, Ramon Martins, Raquel Schembri, Rodrigo Borges, Rodrigo Mogiz, Rosana Palazyan, Rosana Ricalde, Vânia Mignone

Bordadeiras de Histórias da Vila Mariquinhas
Grupo formado por 10 mulheres da comunidade da Vila Mariquinhas, região norte de Belo Horizonte

6 de dezembro, terça-feira, 19-23h

Léo Bahia Arte Contemporânea
Av. Raja Gabaglia 4875, Santa Lúcia, Belo Horizonte - MG
31-3286-2055 ou galeria@leobahia.com.br
www.leobahia.com.br
Segunda a sexta, 10-19h; sábados, 11-14h
Exposição até 28 de janeiro de 2006


Sobre a exposição de Ivan Serpa

Sobre a exposição Mas isto também é?

Sobre a exposição das Bordadeiras da Vila Mariquinhas

Enviado por Léo Bahia galeria@leobahia.com.br
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Auto retrato matando George Bush

Gil Vicente
Inimigos

6 de dezembro, terça-feira, 20h

Galeria Mariana Moura
Av. Rui Barbosa 735, Graças, Recife - PE
81-3421-3725 ou mariana@marianamoura.com.br
www.marianamoura.com.br
Segunda a sexta, 10-19h; sábados, 10-13h
Exposição até 30 de janeiro de 2006
Apoio: Chesf

A Galeria Mariana Moura comemora um ano de funcionamento. Inaugurado em novembro de 2004, o espaço se consolidou como difusor de arte e artistas contemporâneos, marcados pela qualidade de seus trabalhos. A iniciativa da galeria destacou-se no cenário local e nacional pela ousadia em apostar no segmento mais atual da produção artística.

Sobre a exposição e o artista

Enviado por Júlia Rebouças juliamaiar@yahoo.com.br
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Seminário: Homem - Coletivo - Homem - Coletivo - Homem .... (Litosilício)
Rita Alves de Oliveira
Antropologia Visual (arte urbana território e linguagem)

6 de dezembro, terça-feira, 19h

Eduardo Verderame

Intervenções urbanas, sticker, grafitti

6 de dezembro, terça-feira, 20h15

Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Teodoro Baima 96, São Paulo - SP
Informações: 11-3662-5177
Inscrições: litosilicio@yahoo.com.br
Realização: Funarte


Veja a programação no Blog do Canal

Enviado por Fabiolla Duarte fabiolladuarte@yahoo.com.br
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Simpósio Cibercultura 2005: Nomadismos Cíbridos

7 a 9 de dezembro de 2005

Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro
Avenida Eng. Eusébio Stevaux 823, Santo Amaro, São Paulo - SP
11-5682-7300
www.sp.senac.br/cibercultura
Conceito e organização geral: Lucia Leão
Produção: Leonora Fink


Veja a programação no Blog do Canal

Enviado por Lucia Leão lucleao@gmail.com
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Projeto Rede Nacional de Artes Visuais
Palestras de Anna Bella Geiger, Moacir dos Anjos, Paulo Sérgio Duarte

7 de dezembro, quarta-feira, 18h30
 
Museu da República - Sala Multimidia
Rua do Catete 153, Catete, Rio de Janeiro - RJ
21-2558-6350
www.museudarepublica.org.br
Realização: Funarte
Produção: Angela Francisco, Gabriela Motta e Julia Viegas

Veja a programação no Blog do Canal

Enviado por Nelson Ricardo nelsonricardo@funarte.gov.br
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Inscrições: Especialização em Artes Visuais na Santa Marcelina

Inscrições até 9 de dezembro de 2005

Faculdade Santa Marcelina - Secretaria do Programa de Estudos Pós Graduados em Artes
Rua Dr. Emilio Ribas 89, Edifício Monsenhor Biraghi, 3º andar, sala 332,  Perdizes, São Paulo – SP
11-3824 5800/5808 ou pos-graduacao@fasm.edu.br
www.fasm.edu.br
Duração: 3 semestres
Aulas: segundas e quartas, 19-22h40
Início das aulas: março de 2006
Vagas: 25 alunos por turma
Carga horária total: 360 horas

Entrevista: 13 e 14 de dezembro de 2005
Resultado: 16 de dezembro de 2005
Matrícula: 19 a 23 de dezembro de 2005
Início das aulas: 06 de março de 2006

Público-alvo: portadores de diploma do curso superior, artistas plásticos, designers, arquitetos, educadores e outros que se interessam pela produção em artes visuais
Preços: R$ 653 (pgto. antecipado), R$ 735 (até o dia 8), R$ 757 (até o último dia útil do mês vencido)


Sobre a especialização


Veja as disciplinas abordadas no curso

Sobre o processo seletivo

Sobre a concessão do diploma

Enviado por Beth beth@fasm.edu.br
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TECNOPOLITICAS
Fronteiras Líquidas: o artista construtor de espaços-afetos

PRISCILA ARANTES

Palestra apresentada na mesa de Arte e Tecnologia, com Maria Beatriz de Medeiros e Paulo Sergio Duarte, na 5ª Bienal do Mercosul em 22 de novembro de 2005

O trajeto seguido pela arte, de sua fase moderna à contemporânea,  tem sido o de se conduzir à vida negando, gradativamente, tudo aquilo que se relaciona, de forma mais direta ao conceito da estética tradicional e à idéia daquilo que é permanente e durável: a moldura na pintura e o pedestal na escultura, a utilização do suporte de representação, a exposição em espaços convencionais, como museus e galerias de arte,  a dicotomia  obra - público.

Acrescente-se a este repertório o fato de que os meios de comunicação e os suportes tecnológicos, tais como o  vídeo e mais recentemente o computador e as experimentações que lidam com as mídias digitais e a net começam a fazer parte do cenário artístico. Para alguns, esse itinerário seguido pela arte evidenciaria sua sentença de morte.

De fato o tema da morte na arte surge na filosofia, mais propriamente na estética hegeliana, migrando posteriormente para a própria arte, quando as vanguardas artísticas do início do século XX começam a romper com os valores estéticos herdados da tradição.

Leia a íntegra do texto e publique seu comentário no tecnopoliticas.art.br

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Abaixo-assinado para referendar a lista tríplice de candidatos à cadeira de Artes Digitais no CNPC
Seguindo a exigência do MinC para a indicação de representante para a cadeira de Artes Digitais no CNPC, o grupo Tecnopoliticas encaminhou a lista tríplice abaixo para o Ministro Gilberto Gil e a apresenta para ser referendada pela comunidade do Canal Contemporâneo, que iniciou a reivindicação pelo reconhecimento deste segmento com o abaixo-assinado, Mobilização pela Arte Tecnológica, em março de 2004.

Maria Beatriz de Medeiros
Patricia Canetti
Rejane Cantoni

ABAIXO-ASSINADO
Representação para Artes Digitais no CNPC

Nós, abaixo-assinados, artistas, curadores, críticos, pesquisadores, historiadores de arte, professores e estudantes, representantes dos diversos segmentos da produção, ensino e reflexão sobre Artes Digitais; Arte, Ciência e Tecnologia e Arte Contemporânea no Brasil, conforme estipulado no Item VI do 1º Parágrafo do Artigo 12, do Decreto Nº 5.520 de 24 de agosto de 2005, que institui o Sistema Federal de Cultura - SFC e dispõe sobre a composição e o funcionamento do Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC do Ministério da Cultura, encaminhamos ao Ministro da Cultura, a lista tríplice a seguir, para a representação da área técnico-artística de Artes Digitais no Plenário do CNPC: Maria Beatriz de Medeiros, Patricia Kunst Canetti, Rejane Caetano Augusto Cantoni.

Esta votação teve início no grupo arteetecnologia_politicas@grupos.com.br em 16 de novembro de 2005 e confirmou a representação eleita para o Seminário da Câmara Setorial de Artes Visuais na Funarte, em reunião presencial realizada no Fran's Café da Avenida Paulista 358, em São Paulo, em 4 de julho de 2005.

Este abaixo-assinado, publicado no blog www.tecnopoliticas.art.br em 24 de novembro de 2005, continuará em processo, recebendo assinaturas através do www.canalcontemporaneo.art.br e deverá ser acompanhado pelo linque www.canalcontemporaneo.art.br/tecnopoliticas/archives/000566.html.

PARA ADERIR AO ABAIXO-ASSINADO:
Envie seu nome completo, ocupação/qualificação, RG, cidade e estado de residência para cadastro@canalcontemporaneo.art.br.

Acompanhe as adesões, constantemente atualizadas, e participe publicando sua opinião no tecnopoliticas.art.br

Conheça os currículos das integrantes da lista tríplice

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SALÕES&PRÊMIOS
Inscrições para projetos ocupação dos Espaços da Caixa Cultural
Espaços: Caixa Cultural Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo

Inscrições até 30 de dezembro de 2005

Clique aqui para ler o edital


Saiba mais e publique seu comentário no Salões e Prêmios

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TEXTOS DO E-NFORME

Ivan Serpa na Léo Bahia

Esta é uma mostra de 40 desenhos produzidos em 1962 no formato original de 28x22 cm em aguada de naquim e gouache. Alguns dos desenhos expostos participaram da retrospectiva do artista realizada no Paço Imperial do Rio de Janeiro.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1923, foi um dos precursores do concretismo no Brasil. Foi também um dos fundadores do Grupo Frente, ativo de 1954 a 1956. Entre 1959-63 nota-se em sua obra uma ligação com o Abstracionismo informal, sem contudo, perder suas raízes construtivas.

Sua primeira individual foi em 1951 ano em que conquista o Prêmio “Jovem artista nacional” na I Bienal de São Paulo. Na II Bienal, em 1953 recebe o Prêmio Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e participa da primeira exposição nacional de Arte Abstrata, no Hotel Quitandinha, em Petrópolis. Representa o Brasil na Bienal de Veneza em 1952 e 1954. A partir de 1952 instala o primeiro curso de arte, para crianças e adultos do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

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Mas isto também é? na Léo Bahia

Esta é uma mostra coletiva de desenhos em diferentes suportes.

Dela participam 31 artistas, sendo: Alex Cabral, João Maciel, Alexandre Diniz, Kyung Jeon, Rosana Palazyan, Ramon Martins, Juliana Kase, Laerte Ramos, Hildebrando de Castro, Rodrigo Mogiz, Fernanda Chieco, Manuel Carvalho, Flávio Comparato, Kátia Fiera, Brígida Baltar, Felipe Barbosa, Pitágoras, Vânia Mignone, Marta Neves, Nazareno, Efrain Almeida, Mariana Palma, Rodrigo Borges, Rosana Ricaldi, Fábio Cavalho, Gabriel Acevedo, Monica Rubinho, Raquel Schembri, Isabela Prado, Megan Whitmarsh, Manfredo de Souzanetto.

A idéia desta mostra é provocar o espectador a refletir sobre a diversidade da produção contemporânea. Alex Cabral mostra desenhos feitos a óleo sobre fotografia. Alexandre Diniz mostra bordados feitos com fios de cobre sobre papel. Juliana Kase apresenta desenhos feitos em portas de madeira onde é registrado o que a porta guarda. Rosana Ricaldi mostra um globo onde está escrito os nomes dos mares e oceanos da terra. Felipe Babosa mostra desenhos com palitos de fósforos, Fábio Carvalho mostra seus mapas onde o desenho é construído com alfinetes que registram a sua passagem por aquele ponto.

A mostra conta com artistas veteranos como Manfredo de Souzanetto que mostra seus desenhos dos anos 70, em ecoline, das montanhas de Minas. Brígida Baltar e Rosana Palasyan são artistas que participaram das últimas Bienais de São Paulo. Mas a mostra também traz nomes novos como os de Manuel Carvalho e Raquel Schembri que acabaram de se formar na escola Guignard.

A mostra também traz nomes internacionais como da sul coreana Kyung Jeon e da norte americana, Megan Whitmarsh.

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Bordadeiras de Histórias da Vila Mariquinhas na Léo Bahia

Atualmente, o grupo é formado por 10 mulheres da comunidade da Vila Mariquinhas, região norte de Belo Horizonte. Nos seus bordados as mulheres registram o cotidiano. Seus maridos, seus filhos, pais e amores ocultos. As Bordadeiras da Vila Mariquinhas participaram este ano da Bienal de Arte Naif, realizado em São Paulo.

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Gil Vicente, na Mariana Moura

“Eu não sei falar sobre política textualmente, por isso fiz esses desenhos. Esse trabalho é uma reclamação pessoal”. Quem fala é Gil Vicente, e ele fala sobre sua nova série de desenhos, intitulada Inimigos. Em nove imagens de 2m x 1,5m, o artista se apresenta, em auto-retrato, no instante anterior ao assassinato de personalidades. Gil Vicente sugere a morte do presidente Lula, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do governador do estado de Pernambuco Jarbas Vasconcelos, do deputado federal Eduardo Campos, do presidente dos Estados Unidos George Bush, do secretário geral da ONU Kofi Annan, da rainha da Inglaterra Elizabeth II, do primeiro-ministro de Israel Ariel Sharon e do Papa Bento VXI.

De sua desilusão pessoal, Gil Vicente acha que um coletivo de descontentes também será sensibilizado. Seus novos trabalhos têm uma intenção de comunicabilidade muito direta, sem rodeios, muito menos floreios. Gil quer que seu grito de raiva ecoe em outros gritos. Por isso, acredita que esse é um trabalho de "utilidade pública" - em suas palavras - inédito até então em sua trajetória artística. "Não é engajamento a nada, nem vou virar um ativista político. Isso é arte desiludida que quer que outros também se juntem", diz.

A escolha dos personagens, portanto, não tem outro critério senão o acúmulo de poder. Gil Vicente mata autoridades políticas cincluindo no político o Papa - que seriam intocáveis pelos altos postos que ocupam e pelas inúmeras relações de cinismo e hipocrisia que as cercam. A necessidade de atingir esses personagens mobilizou o artista ao ponto dele parar outros trabalhos e outras pesquisas em andamento para fazer os desenhos de Inimigos. Como se não fosse possível seguir sem expurgar suas desilusões.

Os desenhos, em carvão sobre papel, não têm cenário, economizam nos objetos de cena e não possuem personagens coadjuvantes. O artista fez um esforço para não criar outra narrativa senão a dele, Gil Vicente, e seu inimigo. O único texto possível para o trabalho é, portanto, Gil Vicente mata. Também se preocupou em não colorir, para fazer do desenho um documento real e ao mesmo tempo fictício, um registro de seu discurso direto.

Gil Vicente

Gil Vicente é artista da Galeria Mariana Moura. Nasceu em Recife, em 1958. Vive e trabalha na cidade. Estudou diversas técnicas de desenho, pintura e gravura. Em 1975, recebeu o 1º prêmio no Salão dos Novos, no Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco. Participou da III Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, em 2001, com registros em fotografia de pinturas e desenhos. Em 2002, participou da 25a Bienal de São Paulo. Este ano, já expôs na Galeria Nara Roesler, no SP-Arte, Pavilhão Ciccilo Matarazzo, em São Paulo, na Galeria Carmem de La Guerra, em Madri, na Espanha, e no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, no Recife, onde obras suas fazem parte do acervo.

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Especialização em Artes Visuais na Santa Marcelina

A Faculdade Santa Marcelina atua no ensino das Artes há setenta e cinco anos e caracteriza-se como um centro de excelência em artes visuais e áreas correlatas tais como música, moda e educação artística. Para tanto, conta com a participação de professores, artistas e pesquisadores de relevância internacional. É a partir desse contexto que a FASM apresenta seu programa de pós-graduação em nível de especialização.

A Especialização em Artes Visuais oferecida pela Faculdade Santa Marcelina propõe disciplinas focadas na produção artística contemporânea, com uma proposta de reflexão crítica e densa pesquisa, além da valorização da diversidade cultural presente no contexto brasileiro e internacional. O ambiente cultural da Faculdade Santa Marcelina, voltado para a pesquisa em arte, oferece um espaço com ampla infraestrutura e intensa vivência artística. Proporciona ao estudante a participação em debates, exposições, núcleos de pesquisa e publicações

A Especialização em Artes Visuais da FASM tem como objetivo oferecer uma formação profissional e acadêmica apuradas, atendendo as necessidades de maior qualificação aos artistas visuais.

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Disciplinas


Arte Contemporânea: matérias, conservação e exibição
Ateliês com artistas convidados
Ensino de Artes Visuais e Formação do Artista
Metodologia da Pesquisa em Arte
Prática de Ateliê Bidimensional
Prática de Ateliê Tridimensional
Prática de Ateliê em Mídias Contemporâneas
Processo de Criação em Artes Visuais
Tópicos em Estética e História da Arte Moderna
Tópicos em Estética e História da Arte Contemporânea

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Processo Seletivo

Preenchimento de ficha de inscrição;
Comprovante de curso superior e respectivo histórico;
Curriculum vitae sucinto;
Carta com exposição de motivos para cursar a Especialização;
Entrevista

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Concessão do Diploma
 
- freqüência de, no mínimo 75% da carga horária total em cada disciplina;
- aproveitamento de 70% na avaliação de cada disciplina;
- aprovação da monografia ou trabalho de conclusão de curso (art. 10 RES. CNE/CES nº 1/2001)

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SOBRE O CANAL CONTEMPORÂNEO - Visite o sítio! www.canalcontemporaneo.art.br

FÉRIAS DO CANAL
O último e-nforme do ano será em 23 de dezembro e o primeiro de 2006 em 9 de janeiro. As notícias deste período deverão ser enviadas com antecedência para serem veiculadas antes do recesso, portanto, até o dia 8 de dezembro de 2005. Para o ano de 2006, continuamos com nosso prazo de 15 dias de antecedência para o envio de material.

Como mandar o seu material para a pré-seleção do Canal Contemporâneo


Na pré-seleção, estaremos organizando as mensagens enviadas no prazo e com as informações necessárias para serem analisadas para a difusão no Canal. Os critérios de avaliação do Canal Contemporâneo se baseiam no interesse dos trabalhos apresentados e na trajetória artística do profissional no circuito de arte contemporânea brasileira, levando-se também em conta o espaço disponível nos e-nformes no momento da realização do evento.

1 - Envie sua divulgação para canal@canalcontemporaneo.art.br;
2 - Com 15 dias de antecedência, mande as informações básicas;
3 - No assunto coloque a data, nome do artista e local;
4 - No corpo do emeio coloque as informações de serviço completas: data, nome do evento, nome do artista, local, endereço, telefones, horários e conexões;
5 - Inclua textos de imprensa, currículo e crítico em arquivos anexos, em doc ou pdf;
6 - 2 a 3 imagens em jpg, em RGB, 200 dpis, com 500 pixels no menor lado;
7 - Caso você ainda não tenha as imagens e os textos, mande-nos uma previsão de envio, que não deverá ser menor a 5 dias prévios à abertura do evento;
8 - Para eventos em andamento, buscamos publicar na seção Circuito imagens dos eventos, entrevistas ou qualquer material que não estaria disponível antes do evento acontecer.
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Novas regras para galerias e instituições

Devido ao excesso de trabalho e ao enxugamento de nossa equipe, enquanto for necessário para o equilíbrio de nosso funcionamento, estaremos publicando o material completo, texto e imagem, apenas das galerias e instituições assinantes. As informações básicas para os eventos selecionados serão mantidas, mas para ter o material integralmente publicado, será preciso contribuir para o esforço coletivo de manutenção dessa comunidade digital: www.canalcontemporaneo.art.br/assineocanal.

Estamos no momento fora de nosso ponto de equilíbrio, recebendo mais material do que podemos dar conta. Para voltarmos a nos equilibrar, precisamos diminuir a quantidade de material a ser trabalhado ou aumentar a quantidade de assinaturas. Como os assinantes pessoas físicas representam 90% desse nosso universo, está na hora dos outros integrantes de nossa coletividade contribuírem para a auto-sustentabilidade do Canal, principalmente as instituições (2%), pois as galerias e produtoras já comparecem em 8%.

O fato é que essa proporção desproporcional é um reflexo do que acontece em nosso circuito de arte, aonde artistas, teóricos e galerias trabalham para dar sustento às nossas precárias instituições com o objetivo de manter o nosso mercado de trabalho vivo. O resultado é que estamos sempre cambaleando, pois necessitamos com urgência de agentes institucionais participantes e conscientes de seus papéis nessa engrenagem.

Resumindo: para ter o seu material publicado integralmente, a galeria ou instituição deverá passar a contribuir para a manutenção do Canal. O que não é nenhum absurdo, se considerarmos a abrangência dessa difusão (quase todo território nacional, incluindo capitais, subúrbios e cidades do interior, e mais de 70 países) e o valor irrisório cobrado. Absurdo seria, termos que aumentar novamente a assinatura dos que comparecem para compensar essa inadimplência.
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Funcionamento do Fórum do Canal

Para ver e ler os textos publicados não é preciso se registrar na plataforma do fórum.

Para escrever, responder, criar novos tópicos e votar nas enquetes é preciso REGISTRAR, pois esse registro irá permitir, por exemplo, que a pessoa seja avisada quando houver respostas às suas mensagens enviadas ao fórum ou quando houver alguma msg pessoal (mesmo não tornando público o emeio (padrão do registro), é possível mandar msgs pessoais para os membros registrados no fórum).

Portanto, além de gerenciar tarefas específicas dessa plataforma, o registro permite uma maior proximidade entre as pessoas desta comunidade.

É possível se registrar e ainda se manter anônimo através da escolha do nome do usuário. Por exemplo, se alguém colocar um apelido, será reconhecido apenas pelo conjunto de pessoas mais próximas que tenham conhecimento do mesmo.

O registro do Fórum nada tem a ver com o cadastro para recebimento dos e-nformes ou com o cadastro de assinantes. São bancos de dados distintos, cada qual com funções específicas ao seu funcionamento.

Passo-a-passo do registro no Fórum do Canal

- Na página do fórum, www.canalcontemporaneo.art.br/forum, entre em REGISTRAR (no menu da lateral esquerda);
- Leia as condições de registro e, aceitando, clique no link Aceito (no final do texto);
- Preencha os campos e envie (apenas os quatro primeiros campos são obrigatórios e o padrão em funcionamento oculta o seu emeio);
- A partir desse registro, entre em ENTRAR (no menu da lateral esquerda) para colocar o seu nome de usuário e senha;
- BUG - Caso depois disso, você não veja o seu nome de usuário no topo do menu lateral, coloque novamente seu nome de usuário e senha nos respectivos campos na parte inferior do menu lateral e clique em ENTRAR;
- Quando terminar a sua visita ao fórum, clique em SAIR junto ao seu nome de usuário no topo do menu lateral.

Para se registrar, clique aqui

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Modos de recebimento dos e-nformes

O Canal Contemporâneo publica de 3 a 4 e-nformes semanais, www.canalcontemporaneo.art.br/e-nformes,contendo as informações selecionadas do material que é enviado de várias partes do Brasil e do exterior.

- Para receber de VÉSPERA a série COMPLETA dos e-nformes em sua versão INTEGRAL, faça uma assinatura semestral em www.canalcontemporaneo.art.br/assineocanal.

- Para receber GRATUITAMENTE no DIA DA PUBLICAÇÃO, ALGUNS de nossos e-nformes em sua edição SIMPLIFICADA, cadastre-se em www.canalcontemporaneo.art.br/cadastro.

- As edições simplificadas enviadas às listas agregadas ao nosso emailing são distribuídas AUTOMATICAMENTE e podem ser recebidas até o DIA SEGUINTE. Para passar a receber os e-nformes GRATUITOS no MESMO DIA, é necessário cadastrar-se on line: www.canalcontemporaneo.art.br/cadastro.
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