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PA/RJ/RS/SP Inscrições: Mestrado em Produção, Teoria e Crítica em Artes Visuais na FASM / Inscrições Seminário Arte e Museu em questão no Sheraton Hotel
ANO 5 - N. 123 / 4 DE NOVEMBRO DE 2005


NESTA EDIÇÃO:
Anna Maria Maiolino na Pinacoteca, São Paulo
Marcio Zardo na Maria Martins, Rio de Janeiro
Inscrições: Mestrado em Produção, Teoria e Crítica em Artes Visuais na FASM, São Paulo
Inscrições: Seminário Arte e Museu em questão no Sheraton Hotel, Porto Alegre
IV Colóquio Fotografia e Imagem - Identidade e Percepção no IAP e na UFPA, Belém

REDE  Entrevista com Vera Chaves Barcellos e outras matérias na Revista da Iberê Camargo
SOBRE O CANAL
Como enviar material para a pré-seleção

Novas regras para galerias e instituições
Funcionamento do fórum - porque e como se registrar
Modos de recebimento dos e-nformes
Para deixar de receber os e-nformes



Anna Maria Maiolino
Entre Muitos - Retrospectiva

Curadoria de Paulo Venancio Filho

5 de novembro, sábado, 11-14h

Estação Pinacoteca
Praça da Luz 2, São Paulo - SP
11-3229-9844
Terça a domingo, 10-18h
Ingresso: R$ 4 e R$ 2 (meia), grátis aos sábados
Exposição até 8 de janeiro de 2006


Enviado por Anna Maria Maiolino ammaiolino@terra.com.br
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Marcio Zardo
Arte Sim - Arte Não
+
Performance de Alexandre Dacosta

7 de novembro, segunda-feira, 19h

Galeria Maria Martins
Universidade Estácio de Sá - Campus Tom Jobim
Avenida das Américas 4200 bloco 11, Centro Empresarial Barra Shopping, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
21-:2432-2500 r.2635 ou universidarte@estacio.br
www.estacio.br/site/universidarte
Segunda a sexta, 10-22h; sábados, 10-18h
Exposição até 26 de novembro de 2005

9ª exposição da série de individuais 2005 do projeto "Universidarte XII”, da Universidade Estácio de Sá.Selecionada pelos críticos Reynaldo Roels Jr e Luiz Camillo Osorio, a artista foi uma das 9 escolhidas entre 240 participantes da décima segunda edição do projeto em 2004. Estes 9 são premiados com uma exposição individual.


Enviado por Marcio Zardo mzardo@superig.com.br
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Inscrições: Mestrado em Produção, Teoria e Crítica em Artes Visuais

Inscrições: 7 a 11 de novembro de 2005

Faculdade Santa Marcelina - Secretaria do Programa de Estudos Pós Graduados em Artes
Rua Dr. Emilio Ribas 89, Edifício Monsenhor Biraghi, 3º andar, sala 332,  Perdizes, São Paulo - SP
11-3824 5800/5808 ou fasm@fasm.edu.br
www.fasm.edu.br
Preço: R$ 110
Vagas: 25


Veja a documentação necessária

Sobre o processo seletivo

Veja o calendário do processo seletivo

Veja a bibliografia para a prova escrita e entrevista

Enviado por Beth beth@fasm.edu.br
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Inscrições: Seminário Arte e Museu em questão

23 a 25 de novembro de 2005

Inscrições abertas

Sheraton Hotel - Auditório Mercosul
Rua Olavo Barreto Vianna 18, Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS

Preço: R$40 (20% de desconto para estudantes; 50% de desconto para ação educativa da Bienal Mercosul e cadastrados no SEM)

Venda de ingressos: Loja do MARGS
Praça da Alfândega s/n, Centro, Porto Alegre - RS
51-3228-8533

Informações: Fundação Iberê Camargo
Rua Francisco Ferrer 453 salas 601/602. Rio Branco, Porto Alegre - RS
51-3028-4137 / 3333-0584 ou cultural@iberecamrgo.org

Apoio instituicional: CIMAM - International Comittee of Icom for Museums and collections of Modern Art);  Centre Pompidou - França; Centro Nacional de Arte e Cultura Georges Pompidou; Pinacoteca do Estado de São Paulo; The Jack S. Blanton Museum of Art - Estados Unidos; Colección Cisneiros - Venezuela; The Museum of Modern Art - Estados Unidos; Museo de Bellas Artes Juan B. Castagnino - Argentina; Museo Nacional de Colômbia; Museu Nacional de Belas Artes; Museo Carrillo Gil - México; Museu de Arte do RS Ado Malagoli; Museo Nacional de Bellas Artes - Chile; Museu Nacional de Artes Visuales - Uruguai

Sobre o Seminário Arte e Museu em questão

Veja a programação


Conheça as instituições participantes

Enviado por Fundação Iberê Camargo site@iberecamargo.org

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IV Colóquio Fotografia e Imagem - Identidade e Percepção
Palestrantes: Eduardo Brandão, Elida Tessler, Ernani Chaves, Lucía Chiriboga
+
Oficina de edição de imagens e organização de portfólio para projetos
Ministrante: Rosely Nakagawa

Inscrições até 7 de novembro de 2005

Instituto de Artes do Pará
Praça Justo Chermont 236, Nazaré,  Belém - PA

Núcleo de Arte da UFPA
Praça da República s/n., Av. Presidente Vargas, Belém - PA
Realização: Fotoativa, UFPA, NUAR - IAP, SEPROS, Governo do Estado

Local de inscrições: Associação Fotoativa
Praça das Mercês 19, Bairro do Comércio, Belém - Pará
91-3225-2754 ou fotoativa@amazon.com.br
Preços: Colóquio - R$ 10; Oficina - R$ 20,00

Veja a programação do IV Colóquio Fotografia e Imagem - Identidade e Percepção


Sobre os palestrantes

Enviado por Guy Veloso guyvel@amazon.com.br
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REDE
Entrevista com Vera Chaves Barcellos
 
Vera Chaves Barcellos iniciou a sua trajetória artística nos anos 1960, trabalhando com gravura. Na década seguinte, começa a trabalhar com fotografia e outras diversas técnicas gráficas. Nessa época, também participa do Nervo Óptico e do Espaço N.O, estando entre os fundadores. Mais recentemente, Vera passa a trabalhar com instalações.

Como foi a experiência do Nervo Óptico e Espaço N.O. e como isso se refletiu na sua carreira?

O Nervo Óptico foi um cartazete que deu nome a um grupo que o publicou, do qual fiz parte juntamente a outros artistas como Carlos Pasquetti, Carlos Asp, Clóvis Dariano, Telmo Lanes e Mara Alvares. Eu, nesta época tinha recém participado da Bienal de Veneza, isto é, para mim a importância era conviver com um grupo mais jovem e cheio de entusiasmo e vitalidade. Predominava o uso da fotografia e havia muitos trabalhos coletivos. Foi uma época muito produtiva e animada para as artes na cidade, com repercussão em outros centros do país.

Como a fotografia entrou na sua carreira? E como foi se dando a transição para os trabalhos com interferências nas fotografias?

Eu já fotografava, mas só a partir de 1972 comecei a utilizar a fotografia em meus trabalhos. Passei da gravura abstrata para a fotografia. Outros meios de reprodução como a xerografia, a serigrafia e offset foram nessa época introduzidos em minha prática de trabalho, sempre com referencial fotográfico. Nos primeiros trabalhos fotográficos, utilizei textos acompanhando as fotos o que lhes direcionava um tipo de leitura, como na série t que chamei de Testartes.

Leia a íntegra da matéria na iberecamargo.org.br


Ainda na revista, conheça o trabalho de Rubens do Espírito Santo, um dos dez artistas selecionados na Bolsa Iberê Camargo para receber destaque no site da Fundação.

Enviado por Fundação Iberê Camargo site@iberecamargo.org
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TEXTOS DO E-NFORME

Mestrado em Produção, Teoria e Crítica em Artes Visuais na FASM

Documentação necessária:
 
- requerimento de inscrição preenchido;
- fotocópia autenticada do RG e CPF;
- Cópia do diploma ou documento de conclusão do curso de graduação (reconhecido pelo  
   MEC);
- cópia do histórico escolar do curso de graduação emitido por universidade  brasileira
  reconhecida pelo MEC;
- 3 cópias do curriculum vitae (CV);
- 3 cópias de projeto de pesquisa elaborado segundo modelo específico (modelo fornecido pela Secretaria do PEPGA)
- aluno estrangeiro deverá ter sua situação oficializada no país, bem como fazer prova de língua portuguesa, sendo também necessária a prévia validação pelo MEC de sua graduação, no caso de ter sido feita no exterior.

Comissão de Seleção: Dr. Ricardoc de Matos e Dr. Sergio Romagnolo

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Processo seletivo: todas as etapas são eliminatórias

 
1ª etapa: análise do projeto de pesquisa;
2ª etapa: prova escrita;
3ª etapa: entrevista com os aprovados na 1ª e 2ª etapas, sobre a bibliografia, prova escrita, proposta de trabalho e CV do candidato, bem como apresentação de portfólio contendo fichas técnicas dos trabalhos documentados (naqueles projetos nos quais a apresentação da produção é pertinente).

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Calendário do processo seletivo:
 
- Inscrições: 7 a 11 de novembro de 2005
- Resultados da 1ª etapa: 21 de novembro de 2005
- Prova escrita: 23 de novembro (período: das 14h às 17h)
- Resultados da 2ª etapa: 25 de novembro
- Entrevistas (locais e horários divulgados oportunamente): 5 e 6 de dezembro
- Resultado final: 9 de dezembro

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Bibliografia para a prova escrita e entrevista:
 
Exclusiva para os candidatos aprovados na 1ª etapa, a prova escrita abordará questões a partir da bibliografia indicada neste edital. Será permitida consulta à bibliografia indicada.

A indicação dos livros que se seguem não implica em obrigatoriedade de leitura de todos eles. O candidato tem a liberdade de elaborar a sua bibliografia, incluindo títulos não mencionados.
 
Bibliografia
 
AGRA, Lucio. História da Arte do Século XX. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004.
ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma historia concisa. São Paulo: Martins Fontes,
       2001.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: Do iluminismo aos movimentos contemporâneos. 
       São Paulo: Companhia das Letras, 1992
CHIPP, Herschel Browing. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
STANGOS, Nikos. Conceitos fundamentais da arte moderna. Trad. Álvaro Cabral. Rio de
     Janeiro: Zahar, 1991. 306 p. il.

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Seminário Arte e Museu em questão no Sheraton Hotel

Quais são as relações entre a arte e a instituição?

Em que medida o reconhecimento da arte é uma função da instituição museológica?

Qual o papel da Instituição no plano da criação artística?

O Museu tem uma responsabilidade na área da pesquisa, da escrita da história da arte e da produção crítica?

Que relações existem ou devem existir entre coleção permanente e perspectivas curatoriais?

Como algumas das mais representativas instituições museológicas da América Latina, bem como instituições que trabalham com a arte produzida na América, enfrentam estas questões?
 
Estes são alguns dos muitos temas em debate no Seminário Arte e Museu em questão.
 
Já em sua sétima edição, o programa anual de seminários internacionais da Fundação Iberê Camargo visa discutir temas relevantes ligados à arte e cultura moderna e contemporânea.
 
O seminário de 2005 será realizado nos dias 23, 24 e 25 de novembro, em Porto Alegre. Participam do encontro diretores e curadores de museus de diversos países das Américas. Na abertura estarão presentes dirigentes de museus de diversas partes do mundo, associados ao Conselho Internacional de Museus e Coleções de Arte Moderna, vinculado ao ICOM.

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Seminário Arte e Museu em questão - Programação:

23 de novembro, quarta-feira, 20h
Palestrantes:  Alfred Pacquement, Diretor, Centre Georges Pompidou, Paris, França; Marcelo Araújo, Diretor, Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil; Gabriel Perez-Barreiro, Curador de arte latino-americana, Blanton Museum,Austin, Texas, EUA; Ariel Jiménez, Curador, Colección Cisneros, Caracas, Venezuela

24 de novembro, quinta-feira, 19h30
Palestrantes:  Luis Enrique Perez-Oramas, Curador arte latino - americana, MoMA, New York,EUA; Fernando Farina, Diretor, Museo Municipal de Bellas Artes Juan B. Castagnino, Museo de Arte Contemporáneo de Rosário(MACRO), Rosário,Argentina; Cristina Lleras, Curadora, Museu Nacional de Colombia, Bogotá, Colômbia; Paulo Herkenhoff, Diretor, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro,Brasil

25 de novembro, sexta-feira, 19h30
Palestrantes:  Carlos Ashida, Diretor, Museu Carrillo Gil, Cidade do México, México; Paulo Amaral, Diretor, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil; Milan Ivelic, Diretor, Museu Nacional de Bellas Artes do Chile, Santiago, Chile; Angel Kalenberg, Diretor, Museu Nacional de Artes Visuales, Montevidéu, Uruguai; Fernando Luís Schüler, Diretor Executivo, Fundação Iberê Camargo, RS, Brasil

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Instituições participantes

CIMAM - International Comittee of Icom for Museums and collections of Modern Art)
É o único corpo internacional devotado exclusivamente para os Museus e Coleções de Arte Moderna. O CIMAM é formado por um Conselho voluntário com um Presidente e um secretário tesouro que são eleitos pelos membros a cada três anos no Plenário de Encontro do Icom (The International Council of Museums).O Conselho se encontra duas vezes por ano. Neste ano, o encontro será realizado no Brasil, de 20 a 27 de novembro, em São Paulo. Neste período, o grupo também visitará Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
www.cimam.org
 
Centre Pompidou - França
O Centro Nacional de Arte e Cultura Georges Pompidou foi fundado do Presidente Georges Pompidou que queria criar uma instituição cultural original no coração de Paris, focado na criação Moderna e Contemporânea, onde as artes visuais convivem com o teatro, a música, o cinema, a literatura e a palavra falada. A instituição tem uma coleção de 55.873 obras de 5057 artistas.
www.cnac-gp.fr
 
Pinacoteca do Estado de São Paulo - Brasil
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é hoje um das principais instituições museológicas do Brasil, com atividades sistemáticas e com uma coleção da arte brasileira do século XIX até a contemporânea. Seu acervo tem cerca de quatro mil peças, com obras representativas de artistas como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Oscar Pereira da Silva, Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.
 
The Jack S. Blanton Museum of Art - Estados Unidos
De trabalhos intimistas a pinturas abstratas em larga escala e instalações contemporâneas, a Coleção permanente do Blanton Museum mostra a história da civilização ocidental com mais de 17000 obras de arte da Europa, Estados Unidos e América Latina. A coleção de arte latino-americana inclui mais de 1600 trabalhos, representando mais de 500 artistas de 18 países. Como um Museu-escola, o Blanton é um centro importante de bolsas de estudo, pesquisa e treinamento profissional nas artes visuais. No momento, está construindo um novo prédio sede, que será inaugurado em fevereiro.
www.blantonmuseum.org
 
Colección Cisneiros - Venezuela
A Colección Cisneros é um programa de artes visuais da Fundación Cisneros. A idéia do programa é preservar, estudar e expor as múltiplas obras da coleção e arquivos a ela relacionados. Constituída principalmente de arte moderna e contemporânea, com ênfase na América Latina, a coleção inclui também arte colonial latino-americana, artes decorativas internacionais e uma seleção de paisagens latino-americanas do século XVII ao início do século XIX, executadas tanto por artistas locais quanto da América do Norte e da Europa que viajaram pelo continente.
www.coleccioncisneros.org
 
The Museum of Modern Art - Estados Unidos
Um dos principais museus de arte moderna do mundo, o MoMA busca criar um diálogo entre o que está estabelecido e o experimental, o passado e o presente, em um ambiente que responde às questões da arte moderna e contemporânea. A Coleção do Moma inclui 150.000 obras entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, maquetes e desenhos arquitetônicos.
www.moma.org
 
Museo de Bellas Artes Juan B. Castagnino - Argentina
Criado em 1937, conta com um acervo de mais de 3000 obras de arte argentina e européia. O Museu conta com uma área de investigação e catalogação de suas coleções, um departamento de conservação e restauração, um departamento de arte e um de comunicação. Recentemente inaugurado, o Museu de Arte Contemporânea de Rosário constitui-se em um anexo seu.
www.museocastagnino.org.ar
 
Museo Nacional de Colômbia
O Museu Nacional da Colômbia, com 181 anos de existência, possui uma coleção de 20.000 peças de todas as épocas da história da cultura nacional da Colômbia. Conta com 17 salas de exibição, distribuídas em 13 mil metros quadrados. O museu faz parte de uma unidade especial do Ministério da Cultura.
www.museonacional.gov.co
 
Museu Nacional de Belas Artes - Brasil
O Museu Nacional de Belas Artes foi criado em 1937. O seu acervo teve origem na pequena coleção de quadros trazidos ao Brasil por Joachim Lebreton (1760-1819), chefe da Missão Artística Francesa, que aqui chegou em 1816. Entre pinturas, esculturas, arte sobre papel e mobiliário, o acervo do MNBA conta cerca de 15 mil peças, com uma coleção significativa de arte brasileira do século XIX. Além disso, possui obras que contam a história da arte no Brasil, desde os primórdios até a fase contemporânea.
www.mnba.gov.br
 
Museo Carrillo Gil - México
Museu voltado atualmente à arte contemporânea, foi criado a partir do acervo de Álvar Carrillo Gil, que começou sua coleção particular na década de 1930. Com o passar dos anos, o acervo se converte em um dos mais importantes no México e na América Latina, principalmente a partir período pós-guerra. O acervo do museu continua crescendo mediante aquisição e doação de obras de artistas contemporâneos e atualmente conta com mais de 1700 peças.
www.macg.inba.gob.mx
 
Museu de Arte do RS Ado Malagoli - Brasil              
O MARGS possui um acervo que reúne quase três mil obras de artistas nacionais e internacionais. Constitui-se numa referência obrigatória para o estudo, conservação e divulgação da arte no Rio Grande do Sul, compondo um panorama abrangente de quase todos os movimentos artísticos que se desenvolveram na região, desde meados do século XIX até a contemporaneidade.
www.margs.org.br
 
Museo Nacional de Bellas Artes - Chile
O Museu Nacional de Bellas Artes do Chile é uma das principais instituições culturais chilenas. O Museu tem como missão contribuir com o conhecimento e a interpretação das ideologias e das práticas artísticas da arte tradicional e contemporânea chilena, de acordo com os códigos, a época e o contexto em que elas se desenvolveram. Em sua coleção está priorizada a arte chilena em pintura e escultura, da época colonial até a atualidade.
www.dibam.cl/bellas_artes    
 
Museu Nacional de Artes Visuales - Uruguai
O Museu Nacional de Artes Visuais de Montevidéu conta com um patrimônio formado por mais de 6000 obras, entre as quais se destacam as de autores nacionais. Entre as coleções mais relevantes encontram-se as de: Juan Manuel Blanes, Carlos Federico Sáez, Pedro Figari, Rafael Barradas y Joaquín Torres García.
www.zonamerica.com/mnav

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IV Colóquio Fotografia e Imagem - Identidade e Percepção: Programação
 
7 de novembro, segunda-feira, 19h
Local: auditório do IAP
Palestra: “Fotografia Brasileira Hoje - Identidade e Mercado de Arte”. Palestrante: Eduardo Brandão.
 
8 de novembro, terça-feira, 19h
Local: auditório do IAP
Palestra de Lucía Chiriboga
 
9 de novembro, quarta-feira, 19h
Local: auditório do IAP
Mesa redonda “Identidade e Percepção”. Participantes: Eduardo Brandão (“Imagem Mecânica x Imagem Digital”) e Elida Tessler (“A Vida Somente: Fotografia na Literatura”). Mediador: Ernani Chaves
 
10 de novembro, quinta-feira, 19h
Local: auditório do IAP
Palestra “Alex Flemming e Luzia Simons: identidade brasileira na Alemanha”. Palestrante: Ernani Chaves
 
11 de novembro, sexta-feira, 19h
Local: Núcleo de Arte da UFPA
Palestra “Luz Escura: Imagem e Imaginação”. Palestrante: Elida Tessler
 
7 a 9 de novembro, 15-18h
Local: Núcleo de Arte da UFPA
Oficina “Edição de imagens e organização de portfólio para projetos”
Ministrante: Rosely Nakagawa

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Palestrantes do IV Colóquio Fotografia e Imagem - Identidade e Percepção

Eduardo Brandão
Professor de fotografia no curso de Artes Plásticas da FAAP, atua como curador independente e é sócio-proprietário da Galeria Vermelho, São Paulo desde 2002. Foi editor de fotografia e arte das revistas da Folha de S.Paulo e cursou  fotografia no Brooks Institute of Photography em Santa Bárbara. Curou, entre outras mostras, “Iconógrafos” (1991), no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) e “Imagética” (2003), MUMA (Museu Metropolitana de Arte de Curitiba).
 
Elida Tessler
Artista plástica. Doutora em História da Arte - Universidade de Paris I - Panthéon - Sorbonne. Profa. do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Fundou e coordena desde 93, com o artista plástico Jailton Moreira, o TORREÃO - espaço de produção e aprofundamento de pesquisa em arte contemporânea (Porto Alegre). Entre agosto e outubro de 2005, realiza residência em Civitella Ranieri Center (Úmbria, Itália), promovida por Civitella Ranieri Foundation, NY.
 
Ernani Chaves
Doutor em filosofia pela USP/SP. Pós-Doutorado pela Universidade Técnica de Berlim (Alemanha).Professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Mestrado em Psicologia da UFPA.
 
Lucía Chiriboga
(EQUADOR)
 
Rosely Nakagawa
Curadora e organizadora de exposições de fotografia, atuou instituições culturais como Galeria Fotóptica, Espaço Cultural Citibank e Casa da Fotografia Fuji. Arquiteta graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo com especialização em Museologia e Sociologia Política. Organizou exposições no exterior como “Brazil Projects” em Long Island/NY, “Luzes da Cidade” de Cristiano Mascaro em Buenos Aires e “Pinturas e Platibandas” de Anna Mariani no Centro Georges Pompidou em Paris. Curadora do projeto “Fotografia Contemporânea Paraense-Panorama 80/90” em 2002 e da exposição “Arraial da Luz” de Luiz Braga em 2005.

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SOBRE O CANAL CONTEMPORÂNEO - Visite o sítio! www.canalcontemporaneo.art.br

Como mandar o seu material para a pré-seleção do Canal Contemporâneo


Na pré-seleção, estaremos organizando as mensagens enviadas no prazo e com as informações necessárias para serem analisadas para a difusão no Canal. Os critérios de avaliação do Canal Contemporâneo se baseiam no interesse dos trabalhos apresentados e na trajetória artística do profissional no circuito de arte contemporânea brasileira, levando-se também em conta o espaço disponível nos e-nformes no momento da realização do evento.

1 - Envie sua divulgação para canal@canalcontemporaneo.art.br;
2 - Com 15 dias de antecedência, mande as informações básicas;
3 - No assunto coloque a data, nome do artista e local;
4 - No corpo do emeio coloque as informações de serviço completas: data, nome do evento, nome do artista, local, endereço, telefones, horários e conexões;
5 - Inclua textos de imprensa, currículo e crítico em arquivos anexos, em doc ou pdf;
6 - 2 a 3 imagens em jpg, em RGB, 200 dpis, com 500 pixels no menor lado;
7 - Caso você ainda não tenha as imagens e os textos, mande-nos uma previsão de envio, que não deverá ser menor a 5 dias prévios à abertura do evento;
8 - Para eventos em andamento, buscamos publicar na seção Circuito imagens dos eventos, entrevistas ou qualquer material que não estaria disponível antes do evento acontecer.
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Novas regras para galerias e instituições

Devido ao excesso de trabalho e ao enxugamento de nossa equipe, enquanto for necessário para o equilíbrio de nosso funcionamento, estaremos publicando o material completo, texto e imagem, apenas das galerias e instituições assinantes. As informações básicas para os eventos selecionados serão mantidas, mas para ter o material integralmente publicado, será preciso contribuir para o esforço coletivo de manutenção dessa comunidade digital: www.canalcontemporaneo.art.br/assineocanal.

Estamos no momento fora de nosso ponto de equilíbrio, recebendo mais material do que podemos dar conta. Para voltarmos a nos equilibrar, precisamos diminuir a quantidade de material a ser trabalhado ou aumentar a quantidade de assinaturas. Como os assinantes pessoas físicas representam 90% desse nosso universo, está na hora dos outros integrantes de nossa coletividade contribuírem para a auto-sustentabilidade do Canal, principalmente as instituições (2%), pois as galerias e produtoras já comparecem em 8%.

O fato é que essa proporção desproporcional é um reflexo do que acontece em nosso circuito de arte, aonde artistas, teóricos e galerias trabalham para dar sustento às nossas precárias instituições com o objetivo de manter o nosso mercado de trabalho vivo. O resultado é que estamos sempre cambaleando, pois necessitamos com urgência de agentes institucionais participantes e conscientes de seus papéis nessa engrenagem.

Resumindo: para ter o seu material publicado integralmente, a galeria ou instituição deverá passar a contribuir para a manutenção do Canal. O que não é nenhum absurdo, se considerarmos a abrangência dessa difusão (quase todo território nacional, incluindo capitais, subúrbios e cidades do interior, e mais de 70 países) e o valor irrisório cobrado. Absurdo seria, termos que aumentar novamente a assinatura dos que comparecem para compensar essa inadimplência.
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Funcionamento do Fórum do Canal

Para ver e ler os textos publicados não é preciso se registrar na plataforma do fórum.

Para escrever, responder, criar novos tópicos e votar nas enquetes é preciso REGISTRAR, pois esse registro irá permitir, por exemplo, que a pessoa seja avisada quando houver respostas às suas mensagens enviadas ao fórum ou quando houver alguma msg pessoal (mesmo não tornando público o emeio (padrão do registro), é possível mandar msgs pessoais para os membros registrados no fórum).

Portanto, além de gerenciar tarefas específicas dessa plataforma, o registro permite uma maior proximidade entre as pessoas desta comunidade.

É possível se registrar e ainda se manter anônimo através da escolha do nome do usuário. Por exemplo, se alguém colocar um apelido, será reconhecido apenas pelo conjunto de pessoas mais próximas que tenham conhecimento do mesmo.

O registro do Fórum nada tem a ver com o cadastro para recebimento dos e-nformes ou com o cadastro de assinantes. São bancos de dados distintos, cada qual com funções específicas ao seu funcionamento.

Passo-a-passo do registro no Fórum do Canal

- Na página do fórum, www.canalcontemporaneo.art.br/forum, entre em REGISTRAR (no menu da lateral esquerda);
- Leia as condições de registro e, aceitando, clique no link Aceito (no final do texto);
- Preencha os campos e envie (apenas os quatro primeiros campos são obrigatórios e o padrão em funcionamento oculta o seu emeio);
- A partir desse registro, entre em ENTRAR (no menu da lateral esquerda) para colocar o seu nome de usuário e senha;
- BUG - Caso depois disso, você não veja o seu nome de usuário no topo do menu lateral, coloque novamente seu nome de usuário e senha nos respectivos campos na parte inferior do menu lateral e clique em ENTRAR;
- Quando terminar a sua visita ao fórum, clique em SAIR junto ao seu nome de usuário no topo do menu lateral.

Para se registrar, clique aqui

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Modos de recebimento dos e-nformes

O Canal Contemporâneo publica de 3 a 4 e-nformes semanais, www.canalcontemporaneo.art.br/e-nformes, contendo as informações selecionadas do material que é enviado de várias partes do Brasil e do exterior.

- Para receber de VÉSPERA a série COMPLETA dos e-nformes em sua versão INTEGRAL, faça uma assinatura semestral em www.canalcontemporaneo.art.br/assineocanal.

- Para receber GRATUITAMENTE no DIA DA PUBLICAÇÃO, ALGUNS de nossos e-nformes em sua edição SIMPLIFICADA, cadastre-se em www.canalcontemporaneo.art.br/cadastro.

- As edições simplificadas enviadas às listas agregadas ao nosso emailing são distribuídas AUTOMATICAMENTE e podem ser recebidas até o DIA SEGUINTE. Para passar a receber os e-nformes GRATUITOS no MESMO DIA, é necessário cadastrar-se on line: www.canalcontemporaneo.art.br/cadastro.
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