Página inicial

e-nformes

 

Acessar E-nformes Anteriores

Acesso a todos os e-nformes publicados desde a criação do Canal Contemporâneo em dezembro de 2000.

Para acessar os e-nformes anteriores é necessário ser associado ao Canal Contemporâneo.


Se você já se cadastrou, conecte-se na primeira página para acessar sua área pessoal e pedir o boleto na aba associação do editar conta. Se você nunca se cadastrou, preencha o formulário e, no final, escolha a opção associação paga. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios.


Modos de recebimento dos e-nformes


O Canal Contemporâneo publica 2 e-nformes semanais contendo informações sobre o circuito de arte contemporânea e políticas culturais relacionadas.

- Para receber a edição COMPLETA, com textos e imagens, torne-se um associado pagante e contribua para a manutenção da iniciativa.

- Para receber a edição SIMPLIFICADA, apenas com os linques para os conteúdos, basta ser um usuário cadastrado.

 


Pesquise por palavras e/ou expressões (entre aspas)

PE/RS/SP/Canadá 5ª Bienal do Mercosul - Histórias da Arte e do Espaço / Debate e lançamento do livro Gilvan Samico no Mamam
ANO 5 - N. 107 / 28 DE SETEMBRO DE 2005


NESTA EDIÇÃO:
5ª Bienal do Mercosul - Histórias da Arte e do Espaço, Porto Alegre
5ª Bienal do Mercosul - Artista Homenageado: Amilcar de Castro, Porto Alegre
CIRCUITO Quero ser amigo(a) da Lisette - 2° edição na Xiclet, São Paulo
Debate e lançamento do livro Gilvan Samico no MAMAM, Recife
REDE
Apresentação da Revista Eletrônica do Iphan - Revista Patrimônio
Newsletter do Fórum Permanente

Yara Guasque na Conferência Refresh, MediaArtHistory.org
SOBRE O CANAL
Como enviar material para a pré-seleção

Novas regras para galerias e instituições
Funcionamento do fórum - porque e como se registrar
Modos de recebimento dos e-nformes
Para deixar de receber os e-nformes



Ernesto Neto

5ª Bienal do Mercosul - Histórias da Arte e do Espaço

30 de setembro a 4 de dezembro de 2005

Vetor: Da Escultura à Instalação - Núcleo Histórico: A (re)invenção do espaço
Aluísio Carvão (Brasil), Américo Spósito (Uruguai), Amilcar de Castro(Brasil), Carmelo Arden Quin (Argentina), Enio Iommi (Argentina), Franz Weissmann (Brasil), Hélio Oiticica (Brasil), Lygia Clark (Brasi), Lygia Pape (Brasil), Max Bill (Suíça), Nelson Ramos (Uruguai)- Sergio Camargo (Brasil), Ulises Carrión (México), Willys de Castro (Brasil)

Santander Cultural - Sala Multiuso
Rua 7 de setembro 1028, Porto Alegre - RS
www.santandercultural.com.br
Terça a domingo, 9-21h

Vetor: A Persistência da Pintura - Núcleo Histórico: Experiências Históricas do Plano
Abraham Palatnik (Brasil), Alfredo Volpi (Brasil), Arthur Luiz Piza (Brasil), Décio Vieira (Brasil), Geraldo de Barros (Brasil), Hércules Barsotti (Brasil), Iberê Camargo (Brasil), Ivan Serpa (Brasil), Juan Mele (Argentina), Lidy Prati (Argentina), Luiz Sacilotto (Brasil), Manuel Espínola Gómez (Uruguai), Maria Leontina (Brasil), Maria Luisa Pacheco (Bolívia), Matilde Perez (Chile), Milton Dacosta (Brasil), Mira Schendel (Brasil), Rubem Ludolf (Brasil), Waldemar Cordeiro (Brasil), Washington Barcala (Uruguai)

Museu de Arte do RS - MARGS
Praça da Alfândega s/n°, Centro, Porto Alegre - RS
51-3227-2311 ou museu.margs@terra.com.br
www.margs.org.br
Terça a domingo, 9-21h

Vetor: Direções no Novo Espaço
Adriana Bustos (Argentina), Alessandra Sanguinetti (Argentina), Alonso Yáñez (Chile), Bia Medeiros (Brasil), Carlos Amorales / Nuevos Ricos (México), Claudia Casarino (Paraguai), Claudia Missana (Chile) Daisy Xavier e Célia Freitas (Brasil), De Cortillas (Chile), Diana Domingues (Brasil), Elcio Rossini (Brasil), Elvira Santamaría (México), Enrica Bernardelli (Brasil), Enrique Aguerre (Uruguai), Enrique Zamudio (Chile), Ensamble Cumshort (Chile), Erick Beltran (México), Felipe Baeza (Chile), Fernando Llanos (México), Fernando Melo (Chile), Francisca Garcia (Chile), Fredi Casco (Paraguai), Geopolio m7 red (Argentina), Gonzalo Mezza (Chile), Guillermo Gómez-Peña (México), Jacqueline Lacasa (Uruguai), Jaílton Moreira (Brasil), Javiera Torres (Chile), Joaquin Sanchez (Bolívia), Jorge Francisco Soto (Uruguai), Laura Erber (Brasil), Lazo (Chile), Leandro Tartaglia (Argentina), Lenora de Barros (Brasil), Logo (Uruguai), Manuel Rocha Iturbide (México), Manuela Vieragallo (Chile), Marcelo Grosman (Argentina), Marcos Chaves (Brasil), Mariana Castillo Deball (México), Mario Navarro (Chile), Mauricio Guillen (México), Michelle Letelier (Chile), Miguel Rio Branco (Brasil), Milton Marques (Brasil), Narda Alvarado (Bolívia), Nelbia Romero (Uruguai), Néstor Olhagaray (Chile), Oscar Miguel Bonilla Lasalvia (Uruguai), Pablo Leon de la Barra (México), Paola Caroca (Chile), Patricio Crooker (Bolívia), Paulo Jares (Brasil), Paz Encina (Paraguai), Rainer Krause (Chile), Renato Heuser (Brasil), Ricardo Migliorisi (Paraguai), Silvia Rivas (Argentina), Sol Mateo (Bolívia), Thiago Rocha Pitta (Brasil), Tunga (Brasil), Yael Rosenblut (Chile)

Centro Ciltural Usina do Gasômetro
Av. Presidente João Goulart 551, Porto Alegre - RS
51-3212-5979
Terça a domingo, 9-21h

Vetor: Da Escultura à Instalação - Núcleo Contemporâneo
Afonso Tostes (Brasil), Alejandra Andrade (Bolívia), Alessandra Vaghi (Brasil), Angelo Venosa (Brasil), Anna Maria Maiolino (Brasil), Antonio Manuel (Brasil), Artur Lescher (Brasil), Carlos Fajardo (Brasil),César Martínez (México), Dominique Serrano (Chile), Einar de la Torre e Jamex de la Torre (México), Elaine Tedesco (Brasi), Ernesto Neto (Brasil), Fernando Lindote (Brasil), Iole de Freitas (Brasil), Jac Leirner (Brasil), José Resende (Brasil), Laura Vinci (Brasil), Lucia Koch (Brasil), Marcelo Callaú (Bolívia), Marcelo Silveira (Brasil), Mariela Leal (Chile), Osvaldo Salerno (Paraguai), Pablo Vargas Lugo (México), Patricio Farias (Brasil), Paz Carvajal García (Chile), Raquel Schwartz (Bolívia), Rivane Neuenschwander (Brasil), Roman Ariel Vitali (Argentina), Rosa Velasco R (Chile), Rulfo (Uruguai), Sandro Pereira (Argentina), Sergio Meirana (Uruguai), Vera Chaves Barcellos (Brasil), Waltércio Caldas (Brasil)

Armazém A3/A4
Av. Mauá 1050, Cais do Porto, Porto Alegre - RS
Terça a domingo, 9-21h

Vetor: A Persistência da Pintura - Núcleo Contemporâneo
Adriana Varejão (Brasil), Antonio Dias (Brasil), Benjazmín Ocampos (Paraguai), Bernardo Krasniansky (Paraguai), Boris Viskin (México), Camilo Yáñez (Chile), Carlos Colombino (Paraguai), Carlos Pasquetti (Brasil), Carlos Vergara (Brasil), Carlos Zílio (Brasil), Célia Euvaldo (Brasil), Daniel Feingold (Brasil), Daniel Senise (Brasil), Dudi Maia Rosa (Brasil), Eduardo Cardozo (Uruguai), Eduardo Sued (Brasil), Elizabeth Jobim (Brasil), Fábio Miguez (Brasil), Franco Aceves Humana (México), Germana Monte-Mór (Brasil), Gisela Waetge (Brasil), José Bechara (Brasil), Juan Tessi (Argentina), Karin Lambrecht (Brasil), Maria Lucia Cattani (Brasil), Mariano Molina (Argentina), Niura Machado Bellavinha (Brasil), Nuno Ramos (Brasil), Patricia Israel (Chile), Sandra Cinto (Brasil)

Armazém A5/A6
Av. Mauá 1050, Cais do Porto, Porto Alegre - RS
Terça a domingo, 9-21h

Exposições Especiais - Fronteiras da Linguagem
Ilya e Emilia Kabakov (RU / EUA), Pierre Coulibeuf (FR), Marina Abramovic (IUG / NL), Stephen Vitiello (EUA)

Armazém A7
Av. Mauá 1050, Cais do Porto, Porto Alegre - RS
Terça a domingo, 9-21h

Vetor: Transformações do Espaço Público - Obras Temporárias: Orla do Guaíba / Paço dos Açoarianos / Armazéns
Bettina Brizuela (Paraguai), Iran do Espírito Santo (Brasil), Mario Sagradini (Uruguai), Nelson Felix (Brasil),
Nuno Ramos (Brasil), Paulo Vivacqua (Brasil), Siron Franco (Brasil)

Vetor: Transformações do Espaço Público - Obras Permanentes: Orla do Guaíba
Carmela Gross (Brasil), José Resende (Brasil), Mauro Fuke (Brasi), Waltércio Caldas (Brasil)

5ª Bienal do Mercosul
Rua dos Andradas 123, 10º andar, Sala 1008, Porto Alegre - RS
51-3228-4074 ou contato@bienalmercosul.art.br
www.bienalmercosul.art.br

Curador-geral: Paulo Sergio Duarte (Brasil)
Curador-adjunto: Gaudêncio Fidelis (Brasil)
Curador-assistente: José Francisco Alves (Brasil)
Curadores internacionais: Cecília Bayá Botti (Bolívia), Eva Grinstein (Argentina), Felipe Ehrenberg (México), Gabriel Peluffo Linari (Uruguai), Justo Pastor Inocencio Mellado Suazo (Chile), Ticio Escobar (Paraguai)

Realização: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Patrocinadores Master: Gerdau, Petrobrás, Santander Cultural / Banco Santander
Patrocinador do artista homenageado Amilcar de Castro: Refap
Patrocinadores de Mostra: Ipiranga, Lojas Renner, Sonae, Vonpar
Patrocinadores dos Artistas Convidados: MasterCard, Souza Cruz
Segmentos: Varig - Cia. Aérea Oficial, Ferramentas Gerais - Ferramenta
Apoio: Blue Tree Towers, Digitel, Engex, Grupo Avipal, ICBNA, Isdralit, Maiojama, Master Hotéis, Nestlé, Perto, Plaza Hotéis, Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Randon, Tintas Renner
Apoio Institucional: Ministério da Cultura - Lei Rouanet, Secretaria de Estado da Cultura - LIC, Ministerio de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto del Gobierno de Argentina
Projeto auditado por: PricewaterhouseCoopers


Sobre a 5ª Bienal do Mercosul


Enviado por Bienal Mercosul imprensa@bienalmercosul.art.br
volta ao topo



5ª Bienal do Mercosul - Histórias da Arte e do Espaço
Artista Homenageado: Amilcar de Castro

30 de setembro a 4 de dezembro de 2005

Biográfica
Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS
Praça da Alfândega s/n°, Centro, Porto Alegre - RS
51-3227-2311 ou museu.margs@terra.com.br
Terça a domingo, 10-19h

A Aventura da Coerência

Armazém A7
Av. Mauá 1050, Cais do Porto, Porto Alegre - RS
www.sph.rs.gov.br
Terça a domingo, 10-19h

Amilcar de Castro - Programador Visual
Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa
Rua dos Andradas 959, Centro, Porto Alegre - RS
51-224-4252
Terça a domingo, 10-19h

A (Re)Invenção do Espaço
Santander Cultural
Rua Sete de Setembro 1028, Porto Alegre - RS
51-3287-5500
www.standercultural.com.br
Terça a domingo, 10-19h

Esculturas Monumentais
Largo Glênio Peres
Pç. XV de novembro s/n, Centro, Porto Alegre - RS
(localizado em frente ao Mercado Público Central)

5ª Bienal do Mercosul
Rua dos Andradas 123, 10º andar, Sala 1008, Porto Alegre - RS
51-3228-4074 ou contato@bienalmercosul.art.br
www.bienalmercosul.art.br

Sobre Amílcar de Castro


Enviado por
Bienal Mercosul imprensa@bienalmercosul.art.br
volta ao topo



Elisa Queiroz

CIRCUITO
Quero ser amigo(a) da Lisette - 2° edição

24 de setembro a 10 de outubro de 2005

3/8 lamartine neto, Alexandre Lambert, André Seddon Markwald, Augusto Sergio, Augusto Sérgio, Buerogravura (por Pedro Falcão, Bruno Magrini, Lello Di Sarno Filho Dylan Salmona Cecchi), Cristina Amiran, Critina Wolff Swatowiski, Elisa Queiroz, Fabiana Arruda, Felipe Adonis, Fernanda Figueiredo, Francina Flores, Glória Seddon, Juliana Russo, Khalil Charif, Leticia Tonon, Manoel Fernandes, Marcela Tiboni, Maruzza Valdetaro, Ricardo Akira, Ricardo Guidara, Ricardo Ramalho, Rogério Dal´Mas, Rose Perussi, André Magrini, Yara Dewachter

Casa da Xiclet
Rua Fradique Coutinho 1855, Vila Madalena, São Paulo - SP
11-7314-4550 ou xiclet_assessoria@yahoo.com.br
www.fotolog.net/xiclet
Segunda a sexta, 11-21h (exceto terça que fecha as 19 h; sábados, domingos e feriados, com hora marcada)
A exposição até 10 de outubro de 2005

Enviado por Gloria Seddon gloriaseddon@oi.com.br
volta ao topo


Debate e lançamento do livro Gilvan Samico - Coleção Artistas do Mamam
+
Lançamento de material educativo criado a partir das mediações realizadas com professores e alunos que freqüentaram a mostra Gilvan Samico - O Outro Lado do Rio

29 de setembro, quinta-feira, 19h

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães - MAMAM
Rua da Aurora 265, Boa Vista, Recife - PE
81-3423-2761 / 2095
www.mamam.art.br
Exposição até 2 de outubro de 2005

Excepcionalmente, a exposição Gilvan Samico - O Outro Lado do Rio estará aberta aos visitantes na noite de realização do debate e lançamento do livro, entre as 19 e 21 horas

Sobre o debate e o lançamento do livro Gilvan Samico


Enviado por Gustavo Neves de Sá C. de Albuquerque gustavonevesdesa@hotmail.com
volta ao topo


REDE
Apresentação da Revista Eletrônica do Iphan - Revista Patrimônio

Algumas das prioridades do Iphan nos últimos tempos têm sido a difusão de informações sobre o patrimônio cultural brasileiro, o estímulo à reflexão sobre aspectos técnicos e conceituais da preservação, assim como o incentivo ao envolvimento da sociedade nesse processo. Nesse contexto, a publicação de Patrimônio, a esperada revista eletrônica do Iphan, chega em boa hora e tem um papel importante a desempenhar.

Este projeto editorial surge da parceria entre a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Unibras e o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor/Unicamp), centro de pesquisa de linguagem que se dedica a uma atividade ímpar e extremamente relevante: a aproximação entre pesquisadores acadêmicos e o numeroso público freqüentador da internet, interessado em ciência e cultura.

O desafio que o Labjor vem se propondo a enfrentar desde 1994 com iniciativas como a revista eletrônica ComCiência www.comciencia.br, que alcança atualmente 400 mil leitores, é muito parecido com o que vivemos no Patrimônio. Também a preservação se fundamenta em conhecimento especializado, primordialmente desenvolvido no ambiente acadêmico. Mas a atividade técnica - que é a missão institucional específica do Iphan - apenas ganha sentido pleno quando os resultados dessas pesquisas retornam à experiência social da população que reconhece, nos bens preservados, as suas próprias referências culturais. Sem a mediação do jornalismo científico dificilmente o grande público - mesmo o universitário - teria meios de aprofundar o conhecimento das questões do patrimônio.

A revista Patrimônio é de acesso livre pela internet no endereço eletrônico www.revista.iphan.gov.br. Esta é mais uma iniciativa do Iphan para a construção de um diálogo produtivo entre os trabalhadores do patrimônio, o seu público e a população interessada de modo geral, que visa também a valorizar o papel das referências culturais na construção da cidadania no Brasil.

Está, portanto, lançada esta tentativa ambiciosa, cujos frutos esperamos colher em breve.

Antonio Augusto Arantes Neto
Presidente do Iphan


volta ao topo


REDE
Newsletter do Fórum Permanente

Brasília: uma Capital Nacional sem um Museu Nacional
: Valerie Fraser, da University of Essex, analisa a ausência de um grande museu em Brasília num artigo fundamental para o estudo sobre museus brasileiros.

Os Sistemas de Museus, nas perspectivas do Estado e do Município de S. Paulo: Silvia Antibas e Cristina Bruno falam ao Fórum Permanente sobre a implementação dos Sistemas de Museus estadual e municipal em São Paulo.

Lisette Lagnado conversa com o Fórum Permanente: A Bienal de S. Paulo tem novo curador para a edição de 2006: Lisette Lagnado que gentilmente concordou em estabelecer uma conversa com o Fórum Permanente durante os próximos meses. Nossa primeira pergunta é sobre a crítica às instituições de arte na obra de dois artistas que aparecem no projeto curatorial de Lagnado: Broodthaers e Oiticica.


Enviado por Fórum Permanente news@forumpermanente.org
volta ao topo


REDE
Conferência Refresh
Primeira conferência internacional sobre História, Ciência e tecnologias das artes midiáticas
Participantes: Andy Polaine, Barbara Paul, Claus Pias, Karin Bruns, Yara Guasque

29 de setembro a 1º de outubro de 2005

Conferência realizada no The Banff Centre, em Banff, Calgary, Canadá
Transmissão pela web www.MediaArtHistory.org

Yara Guasque apresentará Immersive and participative Environments no dia 1º de outubro, 12-17h, na sessão High Art/Low Culture - the Future of Media Art Sciences? , coordenada por Karin Bruns.

Sobre a programação (em inglês)


Enviado por Yara Guasque c2yrga@pobox.udesc.br
volta ao topo


TEXTOS DO E-NFORME

5ª Bienal do Mercosul - Histórias da Arte e do Espaço

Em sua quinta edição, a Bienal do Mercosul consolida-se como o maior evento de arte latino-americana. A mostra acontece de 30 de setembro a 4 de dezembro, em Porto Alegre, com exposições no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), no Santander Cultural, na Usina do Gasômetro, no Cais do Porto, no Largo Glênio Peres, no Paço dos Açorianos e na orla do Guaíba. Ao abordar o tema Histórias da Arte e do Espaço, pretende estabelecer uma ponte entre o grande público e a produção artística contemporânea em volta de vetores temáticos.

De acordo com o curador-geral da mostra, Paulo Sergio Duarte, a 5ª Bienal do Mercosul realiza um esforço de conciliar uma questão atual - o problema do espaço - com a tradição histórica. “O problema do espaço, seja urbano, seja rural, não é apenas atual. Vem sendo tratado há muitos séculos pela tradição artística ocidental”, explica. “Ao se apresentar este tema, a Bienal pretende fortalecer um ponto de vista histórico sem ser conservador”. Ao contrário das edições anteriores, todas as nacionalidades serão inseridas nos quatro vetores que compõem a mostra.

São eles: Da Escultura à Instalação, em que são apresentadas as manifestações escultóricas e as instalações, Transformações do Espaço Público, que se refere a oito intervenções públicas, destas, quatro serão deixadas na cidade, Direções do Novo Espaço, mostra que explora o uso de novas técnicas desde a fotografia e o vídeo, até o uso dos meios digitais na arte, e A Persistência da Pintura, que revela a força desse meio de expressão artística milenar na produção contemporânea. “Ao invés de promover uma tão chamada identidade entre países, muitas vezes falseada pelo artificialismo de uma suposta latino-americanidade, queremos construir uma exposição coerente”, destaca Duarte. Segundo ele, o objetivo destes vetores temáticos é propiciar ao expectador a possibilidade de vislumbrar as diferenças e os cruzamentos entre as obras, para que possam estabelecer um julgamento próprio. Além disso, a Bienal apresentará a exposição especial Fronteiras da Linguagem, e uma homenagem ao escultor mineiro Amílcar de Castro, falecido em 2002.

Atividades

A poucos meses do início do evento, a produção da quinta edição da Bienal de Artes Visuais do Mercosul está em ritmo acelerado. Os nomes dos artistas convidados para a exposição especial Fronteiras da Linguagem, já foram anunciados e a equipe de curadores acerta os últimos detalhes para formalizar o convite a todos os artistas que participarão da mostra.

A primeira reunião de curadores aconteceu em abril, na cidade de Porto Alegre e reuniu a equipe internacional que faz parte da curadoria do evento. Durante a reunião, os curadores visitaram os locais que abrigarão as 12 maiores exposições do evento e conheceram as novidades do projeto curatorial. Entre elas, a divisão de todos os artistas em vetores temáticos da mostra, eliminando-se assim a tradicional divisão das obras por países, vigente nas bienais anteriores.

Durante o encontro, o curador-geral Paulo Sergio Duarte anunciou o nome dos quatro artistas convidados de fora da América Latina que terão uma exposição especial. São dois dos Estados Unidos: Ilya Kabakov, fundador histórico de instalações e Stephen Vitiello, que faz instalações sonoras, e dois europeus, a iuguslava Marina Abramovic, que faz vídeo instalações e Pierre Coulibeuf, francês que trabalha com cinema experimental.

A segunda reunião aconteceu na Argentina, no dia 20 de maio, durante a 14ª Feira de Arte Contemporânea de Buenos Aires, a arteBA. No local, o presidente da 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Elvaristo do Amaral, promoveu o lançamento internacional do evento. Durante o encontro, os curadores discutiram a participação dos artistas na mostra e o detalhamento do projeto curatorial. A artBA representa um pólo de encontro entre artistas locais e estrangeiros, críticos, representantes de museus, galeristas e colecionadores, que apóia e divulga manifestações inovadoras e pouco difundidas, mediante concursos e exposições.

Projeto Ação Educativa traz novidades

A Ação Educativa da 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul quer compartilhar com o público a ida de que, por mais surpreendentes, estranhas e inusitadas que possam parecer certas manifestações da arte contemporânea, elas podem ser compreendidas quando inscritas num contexto histórico. Essa versão da Bienal parte do ponto de vista de que a melhor Teoria da Arte é a própria História da Arte, ou seja, é através dos artefatos artísticos que poderemos compreender as transformações e percursos históricos da própria arte. Assim, a Ação Educativa propõe reinventar-se, a partir das experiências das edições anteriores, e da temática central dessa Bienal que trata das transformações do espaço e da arte, propondo reflexões sobre as relações do público com a arte contemporânea e com os diferentes espaços vivenciados. Nesta perspectiva, a cidade não é apenas um espaço de trânsito, mas também um espaço de inserção da arte contemporânea que poderá suscitar novas experiências em relação ao ambiente e despertar olhares que passam despercebidos na vida cotidiana.

Partindo deste pressuposto, o compromisso maior da Ação Educativa é produzir idéias sobre as questões das linguagens das obras de arte, bem como propor discussões sobre as relações entre homem e espaço, tendo em vista as diferentes modalidades de vivermos e percebermos a espacialidade contemporânea. Dessa forma, a Ação Educativa assume o papel de catalisador entre o público e as obras: diferentes obras, vistas por diferentes públicos, em diferentes espaços despertam olhares diferentes - estimulando a percepção e gerando enriquecedoras discussões.

O Projeto da Ação Educativa é uma das novidades desta edição do evento. Segundo o presidente da Fundação Bienal do Mercosul, Elvaristo do Amaral, o principal objetivo é qualificar a formação do aluno do ensino fundamental. Conforme ele, o projeto consiste na construção e na implementação de um processo pedagógico permanente com foco nas artes, tendo, como ponto de partida, a 5ª Bienal do Mercosul. Para isso, a Fundação Bienal conta com a parceria das Secretarias Estadual e Municipal da Educação, e planeja várias ações, para alunos e professores das escolas das redes estadual e municipal sediadas na capital e nos demais municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Para viabilizar o Projeto, a Bienal assinou convênio com o Ministério da Educação, que disponibiliza o financiamento da Ação Educativa, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A formalização da parceria aconteceu no dia 10 de junho, em Porto Alegre e contou com a presença do Ministro da Educação, Tarso Genro e do presidente FNDE, José Henrique Paim Fernandes, entre outras lideranças. Durante o encontro, o Ministro Tarso Genro destacou a importância da integração educativa com a arte. “A conexão que existe no Brasil hoje entre a educação formal e a arte se dá de forma velada”, afirma. “Com a assinatura deste convênio, esse vínculo se realiza de forma organizada”, considera. Para ele, este é um acontecimento extremamente importante e que será um exemplo para outras experiências.

O projeto da Ação Educativa contempla a organização e realização de encontros para a qualificação de professores a distribuição de 4 mil kits para as escolas, incluindo publicação com textos referentes à história das bienais do Mercosul e, mais especialmente, à temática dessa sua quinta edição bem como aos artistas convidados, objetivando o desenvolvimento de atividades práticas em salas de aula, preparatórias para a visitação dos alunos à exposição. A organização estima beneficiar diretamente mais de 200 mil alunos e, indiretamente, cerca de 700 mil. Além disso, será realizado um curso para formação de 300 monitores de espaço expositivo, com fornecimento de material didático a ser elaborado por professores especializados, que também serão utilizados como apoio durante as visitas guiadas.

Equipe

Nesta edição do evento, o empresário gaúcho Elvaristo do Amaral, preside a Fundação e também da 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul e Justo Werlang, empresário e colecionador, é o vice presidente. Para integrar a equipe da Fundação Bienal do Mercosul foi convidada a professora Wrana Panizzi, ex-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Wrana assumiu a superintendência da Fundação com o objetivo de tornar a exposição um evento permanente na cidade. “Vamos trabalhar com uma proposta de ações permanentes para que a Bienal do Mercosul se afirme, cada vez mais, com um espaço privilegiado de intercâmbio e de expressão da diversidade e da identidade artística e cultural latino-americana”, afirma.

Na curadoria foram escolhidos o professor, escritor e pesquisador Paulo Sergio Duarte, como curador-geral da mostra. Gaudêncio Fidellis, mestre em Arte pela New York University, é o curador-adjunto e o escultor e mestre em Crítica, História e Teoria de Arte pelo Instituto de Artes da UFRGS, José Francisco Alves como curador-assistente.

Promovido pela Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, o evento oportuniza o acesso de milhares de pessoas às artes. A Fundação é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, dedicada à preparação e à realização das mostras e dos eventos que constituem as Bienais do Mercosul. Atualmente, a Bienal eleva o Brasil como referência internacional nas artes visuais, favorecendo a integração de esforços governamentais e empresariais na promoção das artes. Em 1997 foi realizada a primeira edição do evento, integrando interesses artístico-culturais, empresariais, governamentais e comunitários em torno da maior mostra de arte latino-americana. Após este momento, quatro edições da Bienal do Mercosul já foram realizadas, congregando os países do Mercosul - Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai - e países convidados - Venezuela (1997), Colômbia (1999), Peru (2001) e México (2003). Neste contexto, mais de 650 artistas participaram da mostra, totalizando 2.200 obras expostas.

Os Curadores da 5ª Bienal do Mercosul

Paulo Sergio Duarte (Brasil) - Crítico, professor de história da arte e pesquisador do Centro de Estudos Sociais Aplicados / Cesap da Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro. Leciona Teoria e História da Arte na Escola de Artes Visuais do Rio de Janeiro - Parque Lage. Curador geral da 5ª Bienal do Mercosul.

Gaudêncio Fidelis (Brasil) - Mestre em Arte pela New York University e doutorando em História da Arte pela Universidade do Estado de Nova Iorque. Foi Diretor do Instituto Estadual de Artes Visuais, fundador e primeiro Diretor do Museu de Arte Contemporânea do RS. Curador adjunto da 5ª Bienal do Mercosul.

José Francisco Alves (Brasil) - Escultor e curador assistente da 5ª Bienal do Mercosul. é mestre em Crítica, História e Teoria de Arte pelo Instituto de Artes da UFRGS, especialista em Gestão do Patrimônio Cultural pela Universidade Luterana do Brasil. Foi diretor do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, e diretor do Instituto Estadual de Artes Visuais.

Curadores internacionais

Eva Grinstein (Argentina) - é crítica de arte, escritora e curadora independente, membro da Associação Argentina e Internacional de Críticos de Arte e diretora da área de Artes Visuais do Centro Cultural Rojas (Buenos Aires). Atualmente é correspondente das publicações especializadas Art Nexus (Colômbia) e Flash Art (Itália/EUA) e coordenadora da revista Arte Contexto para a América Latina (Espanha).

Cecília Bayá Botti (Bolívia) - é curadora independente, diretora da Galeria de Arte Oxigênio, colunista do Diário La Razón, de La Paz, e conselheira da Fundação Cultural do Banco Central da Bolívia. Cecília já foi curadora das bienais de Lima e de São Paulo e além da 5ª Bienal do Mercosul neste 2005 faz a curadoria da Bolívia para a Bienal de Veneza.

Justo Pastor Inocencio Mellado Suazo (Chile) - Licenciado em Filosofia, crítico de arte, curador independente, diretor da Escola de Artes Visuais da Universidade Uniacc e membro do Conselho Metropolitano de Cultura de Santiago do Chile.

Felipe Ehrenberg (México) - Adido Cultural para a Embaixada do México no Brasil, é teórico, ensaísta e colunista especializado com uma produção artística que abrange desenho, pintura, escultura, arte gráfica, instalações e performance. Nos últimos anos tem se dedicado ao tema da Morte como se celebra no México, através de instalações, desenhos, pinturas e obra trimensional.

Ticio Escobar (Paraguai) - Curador e crítico de arte, foi presidente da Secção Paraguaia da Associação Internacional de Críticos de Arte e fundador e diretor do Museu de Arte Indígena do Centro de Artes Visuais-Museo del Barro de Asunción. é professor honoris causa do Instituto Universitario Nacional de Arte de Buenos Aires e membro do Doutorado em Filosofía, Estética e Teoria da Arte da Universidade do Chile.

Gabriel Peluffo Linari (Uruguai) - é arquiteto, pesquisador de História da Arte uruguaia e latino-americana, com publicações sobre o tema, conferências em seminários no seu país e estrangeiro desde 1986. Tem realizado curadorias tanto de mostras históricas como de arte contemporânea. é diretor do Museu Municipal de Belas Artes Juan Manuel Blanes e Acadêmico de Número da Academia Nacional de Letras de Montevidéu.


volta ao topo

Artista homenageado: 30 toneladas de Amílcar

A obra do artista mineiro Amílcar de Castro, homenageado nesta edição do evento, estará presente nos quatro grandes vetores da 5ª Bienal. De acordo com o curador-geral, Paulo Sergio Duarte, a homenagem da Bienal do Mercosul a Amílcar de Castro consiste na maior exposição já organizada do artista mineiro, falecido em 2002. Suas obras estarão presentes em 6 exposições, em 5 espaços diferentes. “Procuramos escolher trabalhos que demonstrem o alcance da obra do homenageado”, destaca o curador. Serão cerca de 30 toneladas de esculturas de aço, rocha e madeira, além de pinturas de médio e grande porte, totalizando a participação de 44 coleções públicas e privadas, de 8 cidades, em 5 estados brasileiros.

A exposição A Aventura da Coerência apresenta trabalhos datados entre 1952 e 2001, nos moldes mais significativos das duas características da produção de Amílcar de Castro: o corte e dobra da chapa de aço e os chamados “sólidos geométricos”, feitos em aço, rocha e madeira. “A novidade se dará com a inclusão de uma obra sui generis, um sólido geométrico de 9 toneladas, realizado em mármore, na cidade de Brusque (SC), em 2001”, adianta o curador assistente, José Francisco Alves. A mostra expõe 49 obras, no Armazém A7 do Cais do Porto, com esculturas dentro do prédio e também na parte externa do Cais, junto ao Guaíba.

No Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), estarão expostas 24 obras, que medem entre 1 e 8 metros de largura, no vetor A Persistência da Pintura. A mostra ocorrerá no 2º andar do museu, onde também será montada uma sala com elementos da biografia de Amílcar, obras-maquetes de suas esculturas públicas mais conhecidas e algumas jóias elaboradas pelo artista em 2000. Na sala, haverá exibição de vídeos e documentários, com depoimentos do próprio artista sobre sua obra.

O Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público Central, receberá seis esculturas monumentais, com obras de até 5 metros de altura, que pesam entre 3 e 8 toneladas. A exposição integra o vetor Transformações do Espaço Público. Segundo os curadores, a idéia é transformar o espaço numa galeria de arte a céu aberto.

O Santander Cultural também receberá obras do artista. O público poderá conferir três obras produzidas na década de 50, no vetor A Re-Invenção do Espaço, com artistas significativos nos precedentes históricos recentes da Escultura na América Latina (década de 1950 até o presente).

Além disso, haverá a exibição de originais e fac similes de periódicos que Amílcar realizou a programação visual e ilustrações, na mostra Amílcar de Castro Programador Visual, na Usina do Gasômetro.

A primeira e única retrospectiva em vida de Amílcar de Castro (1920-2002) foi realizada no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, em 1989, sob a direção de Paulo Sergio Duarte, curador-geral da 5ª Bienal do Mercosul. Ele promete que a homenagem da Bienal do Mercosul será mais completa, não só porque permite a visão da obra de 1953 até 2002, como inclui as obras de projeto gráfico que não fizeram parte da exposição do Paço Imperial.


volta ao topo

Debate e lançamento do livro - Gilvan Samico
Coleção Artistas do Mamam


No próximo dia 29 de setembro, às 19 horas, o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães - MAMAM realizará um debate sobre a obra do artista pernambucano Gilvan Samico, com a participação de Agnaldo Farias (crítico de arte e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), Weydson Barros Leal (poeta e crítico de arte) e Moacir dos Anjos (diretor do MAMAM).

Na mesma ocasião será lançado o livro Gilvan Samico - coleção Artistas do Mamam, contendo textos inéditos dos três participantes do debate e textos anteriores de Ariano Suassuna, Ferreira Gullar e Frederico Morais, além de uma seleção concisa de imagens de obras de Gilvan Samico. Este será o primeiro volume de uma coleção de livros - em formato acessível e atraente - que buscará refletir criticamente sobre artistas que possuam representação relevante no acervo do Museu.

O MAMAM possui, em sua coleção, uma centena de xilogravuras de Gilvan Samico, incluindo as 79 adquiridas, em 2005, através do Programa CAIXA de Adoção de Entidades Culturais. Esse conjunto representa a quase totalidade da produção de xilogravuras do artista desde a década de 1950. O fato dessa obra fazer parte do acervo de uma instituição pública brasileira é motivo bastante de celebração; inaugurar este projeto editorial refletindo sobre a mesma é não só oportuno como necessário, face à rarefeita reflexão crítica disponível sobre um dos mais importantes criadores brasileiros nas artes visuais.

O evento também celebrará o grande sucesso de público da exposição Gilvan Samico - O Outro Lado do Rio, em cartaz no MAMAM até o dia 2 de outubro. Para tanto, será lançado, nesta mesma data, o material educativo criado a partir das mediações realizadas com professores e alunos que freqüentaram a mostra. Composto de um cd-rom que inclui texto, imagens e áudio, e de uma publicação que é misto de folheto de cordel e história em quadrinhos, esse material será distribuído gratuitamente aos educadores que já se integraram ao programa “professor parceiro”, realizado pelo setor educativo do MAMAM, de modo a ser utilizado em sala de aula com seus alunos.

volta ao topo

Conferência Refresh

The panel aims to bring together the methodological fields of media studies and media art history. Rather than limiting their focus to canonical works of art new studies in media art production blend methods and issues from art history and media sciences as well as from communication studies, sociology, techno sciences, art history, cultural and postcolonial studies.

Webstreaming
Refresh! the 1st International Conference on the
Histories of Media Art, Science and Technology

Recognizing the increasing significance of media art for our culture, this Conference on the Histories of Media Art will discuss for the first time the history of media art within the interdisciplinary and intercultural contexts of the histories of art. Banff New Media Institute, the Database for Virtual Art and Leonardo/ISAST are collaborating to produce the first international art history conference covering art and new media, art and technology, art-science interaction, and the history of media as pertinent to contemporary art. "
www.banffcentre.ca/bnmi/
http://virtualart.hu-berlin.de
http://mitpress2.mit.edu/e-journals/Leonardo/

Venue:
September 29 - October 1, Banff New Media Institute, Canada
Conference program with streaming times www.MediaArtHistory.org

Viewing:
Since we have only a few places left to attend the conference in Banff we are webstreaming live all keynotes, sessions and discussions from the site. Viewing the sessions in groups at Universities, Libraries, and Art Centers is encouraged, in order to facilitate local dialogue. Webstreaming is available in Quicktime and Windows Media. For optimal viewing on larger screens and for in-screen viewing of powerpoint presentations, prior download of Windows Media is recommended.

Program:
29. September 05

GMT 15:30 h / CANADA 8:30 am
keynote Edmond Couchot: Towards the Autonomous Image

16:30h / 9:30 am - opening plenary - MediaArtHistories: Times & Landscapes 1
(Chairs: Oliver Grau and Gunalan Nadarajan ) After photography, film, video, and the little known media art history of the 1960s-80s, today media artists are active in a wide range of digital areas (including interactive, genetic, telematic and nanoart). Media Art History offers a basis for attempting an evolutionary history of the audiovisual media, from the Laterna Magica to the Panorama, Phantasmagoria, Film, and the Virtual Art of recent decades. This panel tries to clarify, if and how varieties of Media Art have been splitting up during the last decades. It examines also how far back Media Art reaches as a historical category within the history of Art, Science and Technology. This session will offer a first overview about the visible influence of media art on all fields of art.
Speakers: Gunalan Nadarajan, Luise Poissant, Oliver Grau, Mario Carpo

17:30h / 11:30 am - plenary Methodologies
(Chair: Mark Hansen and Erkki Huhtamo)
Critical overview of which methods art history has been using during the past to approach media art.
Speakers: Mark Hansen, Erkki Huhtamo, Irina Aristarkhova, Andreas Broeckmann

21:10h / 2:10 pm - plenary - Image Science and Representation: From a Cognitive Point of View
(Chair: Barbara Stafford)
Although much recent scholarship in the Humanities and Social Sciences has been "body-minded" this research has yet to grapple with a major problem familiar to contemporary cognitive scientists and neuro scientists. How do we reconcile a top-down, functional view of cognition with a view of human beings as elements of a culturally shaped biological world? Historical as well as elusive electronic media from the vantage of an embodied and distributed brain.
Speakers: Barbara Stafford, Kristin Veel, Christine Ross, Phillip Thurtle &
Claudia X. Valdes, Christopher Salter, Tim Clark

12:25 h / 4:25 pm - concurrent session 1 - Art as Research / Artists as Inventors
(Chair: Dieter Daniels)
Do "innovations" and "inventions" in the field of art differ from those in the field of technology and science? Have artists contributed anything "new" to those fields of research?
Speakers: Dieter Daniels, Chris Meigh-Andrews, Fred Turner, Simon Penny,
Cornelius Borck

concurrent session 2 - MediaArtHistories: Times and Landscapes 2
(Chairs: Edward Shanken and Charlie Gere)
Although there has been important scholarship on intersections between art and technology, there is no comprehensive technological history of art (as there are feminist and Marxist histories of art, for example.) Canonical histories of art fail to sufficiently address the inter-relatedness of developments in science, technology, and art.
Speakers: Edward Shanken, Charlie Gere, Grant Taylor, Darko Fritz & Margit Rosen, Sylvie Lacerte, Anne Collins Goodyear, Caroline Langill, Maria
Fernandez

30. September 05

GMT 15:45 h / 8:45 am - plenary Collecting, Preserving and Archiving the Media Arts
(Chair: Jean Gagnon)
Collections grow because of different influences such as art dealers, the art market, curators and currents in the international contemporary art scene. What are the conditions necessary for a wider consideration of media art works and of new media in these collections?
Speakers: Jean Gagnon, Christiane Paul, Peter Weibel, Jon Ippolito

18:00 h / 11:00 am - concurrent session 1 - Database/New Scientific Tools
(Chairs: Rudolf Frieling and Oliver Grau)
Accessing and browsing the immense amount of data produced by individuals, institutions, and archives has become a key question to our information society. In which way can new scientific tools of structuring and visualizing data provide new contexts and enhance our understanding of semantics?
Speakers: Oliver Grau, Rudolf Frieling, Sandra Fauconnier, Christian Berndt, Alain Depocas, Anne-Marie Duguet

concurrent session 2 - Pop/Mass/Society
(Chairs: Machiko Kusahara and Andreas Lange)
The dividing lines between art products and consumer products have been disappearing more and more since the Pop Art of the 1960s. The distinction between artist and recipient has also become blurred. Most recently, the digitalization of our society has sped up this process enormously. In principle, more and more artworks are no longer bound to a specific place and can be further developed relatively freely. The panel examines concrete forms, e.g. computer games, determining the cultural context and what consequences they could have for the understanding of art in the 21st century.
Speakers: Machiko Kusahara, Andreas Lange, Karen Keifer-Boyd, Tobey
Crockett, Mark Tribe

3:00 h / 8:00 pm
Rudolf Arnheim Lecture:
Sarat Maharaj: Xeno-Epistemics: Global Migrations and other Ways’ of Knowing

1. October 05

GMT 15:30 pm / Canada 8:30 am - plenary - Cross-Culture - Global Art
(Chair: Sara Diamond)
This panel provides an opportunity to put a special focus on cross-cultural influences, the global and the local. For example, how what are the impacts of narrative structures from Aboriginal and other oral cultures on the analysis and practice of new media? How do notions of identity shift across cultures historically, how are these embedded and transformed by new media practice? How does globalization and the construction of global contexts such as festivals and biennials effect local new media practices?
Speakers: Sara Diamond, Sheila Petty, Mary Leigh Morbey, Thomas
Riccio, Aparna Sharma, Laura Marks

17:45 h / 10:45 am - concurrent session 1
Cross Diciplinary Research Methods
(Chairs: Ron Burnett and Frieder Nake)
The pressure to become interdisciplinary is very intense — coming from a variety of disciplines and institutions. Ironically, this pressure has been around for a very long time. So, why don’t we just strive for excellence irrespective of discipline? Don't the artistic practices within the field of New Media push us in that direction anyway?
Speakers: Frieder Nake, Ron Burnett, Dot Tuer, Guy Sui Durand, Michael
Century, David Tomas, Will Straw

concurrent session 2 - Rejuvenate: Film, Sound and Music in Media Arts History
(Chairs: Douglas Kahn and Sean Cubitt) During an earlier period of new media arts discourse, time-based media were often considered to be “old media.” While this conceit has been tempered, we still need to consider the sophistication and provocation of film, sound and music from the perspective of media arts history.
Speakers: Douglas Kahn, Sean Cubitt, Keith Sanborn, Scott Bukatman

20:45 h / 1:45 pm
keynote Lucia Santaella: The Semiosis of Media Art, Science and Technology

21:45 h / 2:45 pm - concurerent session 1 - Collaborative Practice/ Networking (History)
(Chairs: Ryszard Kluszczynski and Diana Domingues)
In a network people are working together, they share resources and knowledge with each other - and they compete with each other. This process has sped up enormously within a few decades and has reached a new quality/dimension. The dataflow created new economies and new forms of human communication.
Speakers: Ryszard Kluszczynski, Diana Domingues, Nina Czegledy, Todd Davis,
Douglas Jarvis, Jeremy Turner, Margaret Dolinsky

concurrent session 2 - What Can the History of New Media Learn from History of Science/Science Studies?
(Chair: Linda Henderson)
Science and technology have been an important part of the cultural field in the 20th century, and the history of science and science studies - along with the field of literature and science - offer important lessons for art historians writing the history of new media art.
Speakers: Timothy Lenoir, Linda Henderson, Timothy Druckrey,
Simon Werrett, Yann Chateigné

12:00 am / 5:00 pm - concurrent session 1 - High Art/Low Culture - the Future of Media Art Sciences?
(Chair: Karin Bruns)
The panel aims to bring together the methodological fields of media studies and media art history. Rather than limiting their focus to canonical works of art new studies in media art production blend methods and issues from art history and media sciences as well as from communication studies, sociology, techno sciences, art history, cultural and postcolonial studies.
Speakers: Karin Bruns, Yara Guasque, Andy Polaine, Claus Pias, Barbara Paul

concurrent session 2 - History of Institutions
(Chairs: Itsuo Sakane and Jasia Reichardt)
There are inevitable parallels between the development of what we now call media art and life at large. Excess of information leads to insecurity — what to believe, what to select, what to keep and what to discard. Sustainability, conservation, education and access are topics relevant to today's media art, and as relevant to it as to our natural resources. Now that media art has a history, how do we keep track of it and preserve it?
Speakers: Itsuo Sakane, Jasia Reichardt, Michael Naimark, Peter Richards,
Johannes Göbel, Andreas Broeckmann (Discussant)

volta ao topo

 
SOBRE O CANAL CONTEMPORÂNEO - Visite o sítio! www.canalcontemporaneo.art.br

Como mandar o seu material para a pré-seleção do Canal Contemporâneo


Na pré-seleção, estaremos organizando as mensagens enviadas no prazo e com as informações necessárias para serem analisadas para a difusão no Canal.
Os critérios de avaliação do Canal Contemporâneo se baseiam no interesse dos trabalhos apresentados e na trajetória artística do profissional no circuito de arte contemporânea brasileira, levando-se também em conta o espaço disponível nos e-nformes no momento da realização do evento.

1 - Envie sua divulgação para canal@canalcontemporaneo.art.br;
2 - Com 15 dias de antecedência, mande as informações básicas;
3 - No assunto coloque a data, nome do artista e local;
4 - No corpo do emeio coloque as informações de serviço completas: data, nome do evento, nome do artista, local, endereço, telefones, horários e conexões;
5 - Inclua textos de imprensa, currículo e crítico em arquivos anexos, em doc ou pdf;
6 - 2 a 3 imagens em jpg, em RGB, 200 dpis, com 500 pixels no menor lado;
7 - Caso você ainda não tenha as imagens e os textos, mande-nos uma previsão de envio, que não deverá ser menor a 5 dias prévios à abertura do evento;
8 - Para eventos em andamento, buscamos publicar na seção Circuito imagens dos eventos, entrevistas ou qualquer material que não estaria disponível antes do evento acontecer.

volta ao topo


Novas regras para galerias e instituições

Devido ao excesso de trabalho e ao enxugamento de nossa equipe, enquanto for necessário para o equilíbrio de nosso funcionamento, estaremos publicando o material completo, texto e imagem, apenas das galerias e instituições assinantes. As informações básicas para os eventos selecionados serão mantidas, mas para ter o material integralmente publicado, será preciso contribuir para o esforço coletivo de manutenção dessa comunidade digital: www.canalcontemporaneo.art.br/assineocanal.

Estamos no momento fora de nosso ponto de equilíbrio, recebendo mais material do que podemos dar conta. Para voltarmos a nos equilibrar, precisamos diminuir a quantidade de material a ser trabalhado ou aumentar a quantidade de assinaturas. Como os assinantes pessoas físicas representam 90% desse nosso universo, está na hora dos outros integrantes de nossa coletividade contribuírem para a auto-sustentabilidade do Canal, principalmente as instituições (2%), pois as galerias e produtoras já comparecem em 8%.

O fato é que essa proporção desproporcional é um reflexo do que acontece em nosso circuito de arte, aonde artistas, teóricos e galerias trabalham para dar sustento às nossas precárias instituições com o objetivo de manter o nosso mercado de trabalho vivo. O resultado é que estamos sempre cambaleando, pois necessitamos com urgência de agentes institucionais participantes e conscientes de seus papéis nessa engrenagem.

Resumindo: para ter o seu material publicado integralmente, a galeria ou instituição deverá passar a contribuir para a manutenção do Canal. O que não é nenhum absurdo, se considerarmos a abrangência dessa difusão (quase todo território nacional, incluindo capitais, subúrbios e cidades do interior, e mais de 70 países) e o valor irrisório cobrado. Absurdo seria, termos que aumentar novamente a assinatura dos que comparecem para compensar essa inadimplência.

volta ao topo


Funcionamento do Fórum do Canal

Para ver e ler os textos publicados não é preciso se registrar na plataforma do fórum.

Para escrever, responder, criar novos tópicos e votar nas enquetes é preciso REGISTRAR, pois esse registro irá permitir, por exemplo, que a pessoa seja avisada quando houver respostas às suas mensagens enviadas ao fórum ou quando houver alguma msg pessoal (mesmo não tornando público o emeio (padrão do registro), é possível mandar msgs pessoais para os membros registrados no fórum).

Portanto, além de gerenciar tarefas específicas dessa plataforma, o registro permite uma maior proximidade entre as pessoas desta comunidade.

é possível se registrar e ainda se manter anônimo através da escolha do nome do usuário. Por exemplo, se alguém colocar um apelido, será reconhecido apenas pelo conjunto de pessoas mais próximas que tenham conhecimento do mesmo.

O registro do Fórum nada tem a ver com o cadastro para recebimento dos e-nformes ou com o cadastro de assinantes. São bancos de dados distintos, cada qual com funções específicas ao seu funcionamento.

Passo-a-passo do registro no Fórum do Canal

- Na página do fórum, www.canalcontemporaneo.art.br/forum, entre em REGISTRAR (no menu da lateral esquerda);
- Leia as condições de registro e, aceitando, clique no link Aceito (no final do texto);
- Preencha os campos e envie (apenas os quatro primeiros campos são obrigatórios e o padrão em funcionamento oculta o seu emeio);
- A partir desse registro, entre em ENTRAR (no menu da lateral esquerda) para colocar o seu nome de usuário e senha;
- BUG - Caso depois disso, você não veja o seu nome de usuário no topo do menu lateral, coloque novamente seu nome de usuário e senha nos respectivos campos na parte inferior do menu lateral e clique em ENTRAR;
- Quando terminar a sua visita ao fórum, clique em SAIR junto ao seu nome de usuário no topo do menu lateral.

Para se registrar, clique aqui


volta ao topo



Modos de recebimento dos e-nformes

O Canal Contemporâneo publica de 3 a 4 e-nformes semanais, www.canalcontemporaneo.art.br/e-nformes,contendo as informações selecionadas do material que é enviado de várias partes do Brasil e do exterior.

- Para receber de VÉSPERA a série COMPLETA dos e-nformes em sua versão INTEGRAL, faça uma assinatura semestral em www.canalcontemporaneo.art.br/assineocanal.

- Para receber GRATUITAMENTE no DIA DA PUBLICAÇÃO, ALGUNS de nossos e-nformes em sua edição SIMPLIFICADA, cadastre-se em www.canalcontemporaneo.art.br/cadastro.

- As edições simplificadas enviadas às listas agregadas ao nosso emailing são distribuídas AUTOMATICAMENTE e podem ser recebidas até o DIA SEGUINTE. Para passar a receber os e-nformes GRATUITOS no MESMO DIA, é necessário cadastrar-se on line: www.canalcontemporaneo.art.br/cadastro.
volta ao topo


Para deixar de receber os e-nformes, basta clicar aqui e enviar um emeio com REMOVER no assunto. /
To leave our mailing list, just click here and send an email with REMOVE on the subject.

envio de conteúdo_    cadastre-se_    contato_    sobre o canal_