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RJ/SP/França Paul Hosking na Leme / Ciclo de Debates Arte, Tecnologia e Política no Telemar
ANO 5 - N. 68 / 29 DE JUNHO DE 2005


 
NESTA EDIÇÃO:
Verbo na Vermelho, São Paulo
Paul Hosking na Leme, São Paulo
Espaço-Experimento no Parque das Ruínas, Rio de Janeiro
Néle Azevedo e Monumento Mínimo em Paris, França
Ciclo de Debates Arte, Tecnologia e Política no Telemar, Rio de Janeiro
Lançamento do livro Telepresença de Yara Guasque na Livraria Cortez, São Paulo
Programa Master em Artes Digitais FAP/FAAP - MECAD/ ESDi, São Paulo

REDE  Marcellvs L no FF>>DOSSIER, videobrasil.org.br
COMO ATIÇAR A BRASA
Artistas que vão expor no Sérgio Porto ficam em situação embaraçosa por Ana Wambier, O Globo
Carta enviada ao Globo
por Patricia Canetti: Sérgio Porto: o foco da questão
SALÕES & PRÊMIOS  Selecionados 15º VideoBrasil, videobrasil.org.br

ARTE EM CIRCULAÇÃO  Clique aqui para ver "gostosa01.txt" por Juliana Monachesi

SOBRE O CANAL
Como enviar material para a pré-seleção

Novas regras para galerias e instituições
Funcionamento do fórum - porque e como se registrar
Modos de recebimento dos e-nformes
Para deixar de receber os e-nformes


Marcela Levi
Marcela Levi - Massa de Sentidos

Mareu Machado
Mareu Machado - Curral de Apartação

Verbo
Adalgisa Campos, Anabela Santos, André Komatsu, Andrezza Valentin, Adriana Barreto, Bruna Mansani, Carlos Mélo, Chiara Banfi, Christiana Moraes e André Nunes, Cris Bierrenbach, Daniele do Rosário, Deborah Furquin, Eletropolus, Fabiano Marques, Fabio Moraes, Flavia Vivacqua, Gisela Motta e Leandro Lima, Lara Pinheiro, Lia Chaia, Marcela Levi, Marcelo Cidade, Marcio Banfi, Marcius Galan, Mareu Machado, Maurício Ianês, Ondina Castilho, Odires Mlászho, Phil Babot, Renata Har e Naiah Mendonça, Romano, Rose Akras, Simon Mitchel, Tiago Judas e Luanda Casella, Vera Sala, UDDQEM, Vivian Cáfaro, Yftah Peled

1º a 9 de julho de 2005

Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais 350, Higienópolis, São Paulo - SP
11-3257-2033 ou info@galeriavermelho.com.br
www.galeriavermelho.com.br
Terça a sexta, 10-19h; sábados, 10-17h


Enviado por Galeria Vermelho info@galeriavermelho.com.br
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Paul Hosking

1º de julho a 6 de agosto de 2005

Galeria Leme
Rua Agostinho Cantu 88, São Paulo - SP
11-3814-8184 ou info@galerialeme.com
www.galerialeme.com
Segunda a sexta, 10-19h; sábados, 10-17h

Sobre a exposição


Enviado por Eduardo Leme eduardo@galerialeme.com

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Foto Rio 2005
Espaço-Experimento
Chico Fernandes, Dani Soter, Joana Traub, Marcelo Tabach, Patricia Gouvêa, Regina de Paula, Sara Ramo, Grupo Poro, Projeto Subsolo

Curadoria de Claudia Tavares

30 de junho, quinta-feira, 18h

Centro Cultural Parque das Ruínas
Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ
21-2252-1039

Realização: Prefeitura do Rio, Secretaria das Culturas


Enviado por
Claudia Tavares claudia.tav@terra.com.br
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Néle Azevedo
Projeto Monumento Mínimo

30 de junho, quinta-feira

12h:
Place d' Opera de Paris
19h: Mairie du 9eme. arrondissement
+
Circuito
Néle Azevedo

16 de junho a 31 de agosto de 2005

Sycomore Art 
7 bis rue Geoffroy Marie, Paris - França
www.sycomoreart.com

Saiba mais sobre o Monumento Mínimo


Enviado por Néle Azevedo neleazevedo@terra.com.br
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Ciclo de Debates Arte, Tecnologia e Política

30 de junho, quinta-feira

18h: Arte, Tecnologia e Política
Palestras

Marcos Cuzziol (Itaú Lab) - Desenvolvimento e estética de Games
Laurence Allard (Universidade de Lille) - Arte, Técnica e Política

19h: Capitalismo Cognitivo
Debate
Olivier Blondeau (France Télècom, Universidade de Lille, Revista Multitudes), Giuseppe Cocco (Revista Global) e Ivana Bentes (ECO/UFRJ e Corpos Virtuais: arte e tecnologia)

20h: Coquetel de lançamento do livro/catálogo Corpos Virtuais; lançamento da Revista Global n. 5; apresentação do Grupo Hapax

Centro Cultural Telemar
Rua Dois de Dezembro 63, Catete, Rio de Janeiro - RJ
21-3131-1227


Enviado por
Ivana Bentes ivanabentes@uol.com.br
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Lançamento
Telepresença - Interação e Interfaces, de Yara Rondon Guasque Araújo

30 de junho, quinta-feira, 18h30

Livraria Cortez
Rua Bartira 127, Perdizes, São Paulo - SP
11-3873-7111
Telepresença - Interação e Interfaces, Editora PUC-SP-Fapesp
252 páginas, 14x21 cm
Preço: R$ 32

A telepresença implica uma atuação no mundo nos níveis físico e virtual, e nos coloca a questão se a distinção entre espaço real e virtual é necessária ou se admitimos o espaço como relacional.

O estudo da telepresença enfoca como reagimos bioculturalmente em relação ao ambiente; e como criamos estruturas que nos estendem e que exteriorizam certas funções do cérebro. Essas estruturas complexas servem de auxílio externo ao funcionamento da mente, que seria demasiadamente sobrecarregada sem esses instrumentos.

Este estudo trata de como, ao longo dos séculos, o homem desenvolveu o design de estruturas complexas que afetam sua ação e moldam sua motricidade em contrapartida.


Enviado por
Yara Guasque c2yrga@pobox.udesc.br
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Programa Master em Artes Digitais FAP/FAAP - MECAD/ ESDi

Inscrições até 25 de julho de 2005


Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado
Rua Alagoas 903, Prédio 1, 01242902, São Paulo - SP
T 11-3662-7302/ 7304/7312 F 11-3662-7302/7311
infoartesdigitais@faap.br
http://faap.br
Atendimento ao público: segunda a sexta, 9-21h

Sobre o programa

Texto de apresentação de Marcos Moraes

Enviado por Coordenação - Artes Plásticas art.coordena@faap.br
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REDE
FF>>DOSSIER

Marcellvs L

Associação Cultural Vídeo Brasil
http://www.sescsp.com.br/sesc/videobrasil/site/dossier/012/portugues.htm

Vencedor do 51º Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen, na Alemanha, pelo vídeo "Man.Road.River", o artista mineiro Marcellvs L. é tema da 12ª edição do FF Dossier. No ar desde maio de 2004, a série de perfis de novos expoentes da arte eletrônica é coordenada por Eduardo de Jesus, membro do conselho curatorial da   Associação Cultural Videobrasil.


Enviado por Assoiação Cultural VideoBrasil producao2@videobrasil.org.br

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COMO ATIÇAR A BRASA

Proposta de um trabalho de mídia tática: Com a participação da coletividade - enviando emeios para os jornalistas, comentando as matérias publicadas, ou a ausência delas, em jornais e revistas, com cópia, dos emeios e matérias, para o Canal Contemporâneo, pretendemos ampliar o debate sobre política cultural e a visibilidade para a arte contemporânea brasileira nas mídias convencionais.

Artistas que vão expor no Sérgio Porto ficam em situação embaraçosa

Matéria de Ana Wambier publicada originalmente no Segundo Caderno do Jornal O Globo, no dia 28 de junho de 2005

Os artistas que vão expor nas galerias do Espaço Cultural Sérgio Porto estão numa “sinuca de bico”. Selecionados para as exibições pelo novo curador das mostras, eles não podem aproveitar o momento porque parte da classe artística os acusa de compactuar com o secretário das Culturas, Ricardo Macieira, que decidiu nomear Luís Cancel para o cargo depois que a antiga curadoria, formada por Cláudia Saldanha, Anna Bella Geiger e Fernando Cocchiarale, já havia chegado a um resultado, que foi invalidado.

- Eu acho que é assim que acontece: as pessoas mandam seus portfólios para os salões podendo ou não serem escolhidos. Os artistas têm é que fazer os projetos comprometidos com seu trabalho. Agora vai questionar porque não foi selecionado? - defendeu a artista plástica Sandra Schechtman, uma das escolhidas por Luís Cancel e que não constava na lista de Cláudia Saldanha, Anna Bella e Cocchiarale.

Leia a matéria compelta e publique seu comentário no Como atiçar a brasa

Sérgio Porto: o foco da questão

Carta enviada por Patricia Canetti ao jornal O Globo, comentando as matérias publicadas nesse jornal em 23 e 28 de junho de 2005.

... Tenho três considerações a fazer e todas elas se relacionam com o fato de estarmos perdendo o foco do problema: a falta de continuidade das políticas públicas da cidade do Rio de Janeiro e o conseqüente desrespeito com os cidadãos que essa promove.

1 - Na primeira matéria o secretário de Cultura Ricardo Macieira coloca em relação ao trabalho da primeira seleção: "Eles disseram que não receberam o pró-labore? Cadê o contrato? Eu desconheço."

Com a sua maneira rude de ser, Ricardo Macieira mafiosamente levanta suspeita sobre o processo gerido por sua funcionária, a diretora da Divisão de AV do RioArte, Claudia Saldanha, ao mesmo tempo que desconfia da honestidade da artista Anna Bella Geiger e do curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro Fernando Cocchiarale, como se fossem dois moleques. Na verdade, sabemos que se houvesse contrato, esse não seria respeitado, pois o que vemos prevalecer na Secretaria de Cultura de nossa cidade é sempre a vontade autoritária de seu dirigente maior.

Lembremos aqui que muito recentemente O Globo publicou matéria sobre o descumprimento de contratos assinados por Macieira. Da mesma maneira, vale a pena citarmos a anulação do penúltimo edital da Bolsa RioArte, quando a primeira parte da seleção já havia sido concluída; a descontinuidade da Mostra Rio Arte Contemporânea, que ficou estacionada na primeira edição; a tentativa de fechar uma das galerias do Sérgio Porto e transformá-la em midiateca, que também foi tema de matéria nesse jornal; o cancelamento na virada de 2003 do banco de projetos criados pelo então diretor do RioArte Fábio Ferreira, que recebeu projetos de artistas e produtores de todos os segmentos culturais, e deveria alimentar as ações do RioArte e, por último, mas não menos importante, a criação de uma comissão para avaliar as esculturas colocadas em espaço público, que até hoje não foi posta em funcionamento, tendo servido apenas, na época de sua criação, como factóide para desaquecer o debate público sobre o tema em pleno período eleitoral.
...

Pela primeira vez, na história do Sérgio Porto, conseguimos ter uma seleção pública, deixando para trás a falta de transparência que havia anteriormente em seus processos de seleção. E o que queremos é a manutenção disso e não o retrocesso que está significando a nova contratação de um curador que não foi capaz de respeitar um compromisso público. Nem ele, nem Claudia Saldanha e nem Ricardo Macieira. Fica então a pergunta:


Para quê precisamos de instituições na contemporaneidade, já que estas são lentas, engessadas e desprovidas de recursos, se não forem capazes de cumprir a sua função simbólica - o respeito à lei que rege os princípios básicos de uma sociedade democrática
?

Leia a carta na íntegra e publique o seu comentário no Como atiçar a brasa


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SALÕES & PRÊMIOS
Selecionados 15º VideoBrasil

Associação Cultural VideoBrasil
Av. Imperatriz Leopoldina 1150, São Paulo - SP
11-3645 –0516 ou info@videobrasil.org.br

A comissão de seleção do 15º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil acaba de escolher os 130 trabalhos em vídeo, CD, DVD-ROM e web que integrarão a mostra competitiva Panoramas do Sul. Selecionados entre 652 obras de 41 países, eles revelam a riqueza da produção da América Latina, Caribe, Europa Oriental, África, Ásia, Oriente Médio e Austrália, marcada pelo compromisso com a pesquisa e pela liberdade no uso das linguagens eletrônicas. Para contemplar a heterogeneidade desse painel, a mostra competitiva se divide em três recortes. Estado da Arte reúne exemplos de maturidade artística no uso das mídias eletrônicas; Investigações Contemporâneas, obras que testam conceitos de forma instigante; e Novos Vetores, os primeiros insights de autores nascidos depois de 1975. Para cada segmento, o festival concederá um prêmio em dinheiro e um prêmio residência em uma instituição na Europa ou no Brasil.

Cada recorte será exibido ao longo de uma das três semanas do 15º Videobrasil, que acontece entre 6 e 25 de setembro no SESC Pompéia, em São Paulo. O grupo carioca Chelpa Ferro faz uma das performances programadas para o evento, que tem patrocínio do SESC São Paulo.

Veja os selecionados e publique seu comentário no Salões & Prêmios

Enviado por Associação Cultural VideoBrasil info@videobrasil.org.br
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ARTE EM CIRCULAÇÃO
Clique aqui para ver "gostosa01.txt"

JULIANA MONACHESI

Os sites de conteúdo erótico são top de acesso segundo qualquer pesquisa sobre o comportamento de internautas mundo afora. De acordo com dados da empresa norte-americana de pesquisas na internet Hitwise, publicados pela Folha de S.Paulo em junho de 2004, enquanto 18,8% dos norte-americanos que acessaram a internet no período pesquisado visitaram sites que veiculam pornografia, 5,5% dos internautas entraram nos principais sites de busca no mesmo intervalo.

Outra dimensão da ciberpornografia, esta impossível de quantificar, é a circulação de imagens eróticas via e-mail. Existe uma cultura do troca-troca de baixarias que alimenta parte substancial da caixa de mensagens dos usuários de internet em qualquer parte do globo. Foi focando este aspecto da cultura de rede que o artista Felipe Cama desenvolveu uma série de trabalhos sobre as relações atuais entre sujeito e informação, sobre os agenciamentos do mundo contemporâneo com o universo da imagem.

Comecemos por Uma e três fotos (After Kosuth), de 2003, a obra que deu origem à série, por assim dizer. Apresentado na 35ª Anual da Faap, o trabalho mostra uma fotografia de uma mulher seminua em uma pose insinuante, a mesma imagem sobreposta por seu código binário simplificado (obtido por meio de sua redução ao menor tamanho possível), e um calhamaço de papel A4 contendo a codificação em linguagem binária da fotografia exposta.

A referência é One and three chairs (1965), de Joseph Kosuth, emblema da arte conceitual que se constitui de uma cadeira, uma fotografia da cadeira e uma ampliação fotográfica da definição que o dicionário oferece do vocábulo. Arte como discurso. Se, com Kosuth, entendemos que arte é texto, em uma primeira confrontação com a obra de Felipe Cama, percebemos que o meio digital agrega novos textos ao repertório da arte.

Leia a continuação e publique seu comentário no Arte em circulação

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TEXTOS DO E-NFORME

Paul Hosking na Galeria Leme

Esta será a maior e mais ambiciosa mostra de Hosking realizada até hoje, composta por esculturas lacônicas e soltas e uma série incomum de entalhes auto-iluminados. Uma estrutura de aço com centenas de ossos de plástico nela fixados, curiosos entalhes do sagrado e obsceno, o que parece ser a princípio estruturalmente e conceitualmente robusto, desintegra num absurdo mundo de novidades. Desde que foi selecionado como finalista para o Becks Futures Prize em 2002, que incluiu uma exposição no ICA em Londres, Hosking tem participado amplamente de exposições internacionais com mostras individuais em Londres e Los Angeles e muitas outras coletivas. Os projetos para 2005 incluíram uma grande escultura comissionada pelo The Economist Plaza em Londres, bem como coletivas em Bruxelas e Tokyo. O trabalho de Hosking tem sido mencionado em importantes publicações como Art Review, Modern Painters e The Independent.

"A Galeria Leme, projetada por Paulo Mendes da Rocha, não é um cubo branco neutro, mas uma poderosa estrutura em concreto, espaço e luz. É dura e não comprometedora, um espaço nada fácil para um artista.

O novo trabalho de Paul Hosking cria uma ressonância harmoniosa neste belo e difícil espaço. Ele compartilha e ecoa certas qualidades estéticas do espaço propriamente dito, ao mesmo tempo em que reflete as preocupações e ansiedades de sua própria geração de artistas. O trabalho é puro e elegante com referências ao Modernismo e Minimalismo, porém não é utópico e nem realista. O trabalho é humorístico (ossos de brinquedo), rudimentar (plástico barato), auto-depreciativo (sobre estruturas, enquanto esconde a sua própria) e amedrontador (ossos). É simultâneamente grandioso e patético, absurdo e comovente.

Baseado na minha experiência, criar trabalhos verdadeiramente novos significa pegar algo que não se consideraria sério e descobrir nele um inesperado potencial. Para mim este trabalho de Paul Hosking tem essa qualidade."

Michael Craig-Martin


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Néle Azevedo leva sua multidão de gelo para derreter em Paris


Depois de colocar 290 esculturas de gelo para derreter nas escadarias da Praça da Sé, a artista plástica Néle Azevedo leva seu projeto Monumento Mínimo para espaços públicos de Paris. São duas intervenções urbanas no 30 de junho. Ao meio dia, homens e mulheres de gelo derreterão em uma das mais conhecidas praças parisienses, a Place l’Opera. A partir das 19h, a performance ocorrerá no “Mairie du 9ème arrondissement”, durante a abertura de uma coletiva de artistas brasileiros. As intervenções urbanas coincidem com a exposição da artista plástica naquela cidade, que ocorre no período de 16 de junho a 31 de agosto, na Galeria parisiense Sycomore Art.

O projeto Monumento Mínimo é uma leitura crítica do monumento nas cidades contemporâneas, acompanhada de ações que invertem os cânones oficiais do registro da memória em monumentos públicos do mundo ocidental. O trabalho é realizado por Nele há cerca de quatro anos e foi tema da sua dissertação de mestrado.

Néle ignora o herói e a autoridade, para homenagear o homem comum, substitui a solidez da pedra pela fugacidade do gelo, troca os espaços fixos e permanentes por uma perambulação por espaços públicos de diversas cidades e países. Desde que o trabalho foi iniciado, em dezembro de 2002, o Monumento Mínimo já foi levado a Salvador, Curitiba, Brasília e Campinas e a cidades de outros países como Havana, Tóquio e Kyoto.


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Programa Master em Artes Digitais FAP/FAAP

APRESENTAÇÃO
A confluência entre os meios digitais e os sistemas interativos, audiovisuais e de telecomunicação (Internet, cabo, etc.) está gerando uma profunda transformação tanto da prática, da produção artística e da estética, como da recepção e da difusão da arte. Isso vem provocando o aparecimento de um novo perfil de artista interdisciplinar, com conhecimentos muito mais amplos, que abarcam tanto o âmbito técnico, do design digital e das novas linguagens hiper-textuais, como do contexto sócio-cultural atual. 

O Programa Master em Artes Digitais tem como principal objetivo atender a demandas, oferecendo uma formação sólida no campo da arte e das novas tecnologias, que incluem, entre outras, a arte interativa, a net arte, as instalações audiovisuais, os multimídias, a imagem digital.

OBJETIVOS
O programa formará criadores e realizadores em artes digitais nos diversos âmbitos da cultura, do desenho, da edição on-line e off-line, além de todos os campos afins e correlatos.

Neste sentido, o plano de estudos proporcionará conhecimentos avançados acerca dos mais recentes recursos técnicos de software, de programação e de interface, assim como uma abordagem inovadora dos conteúdos, linguagem hipertextual, comunicação multimídia, estética digital, teoria da tecnocultura e metodologia de desenvolvimento de projetos.

Os alunos deverão realizar um projeto de finalização de curso, que poderá estar direcionado para o desenvolvimento funcional ou estético do desenho digital, o desenho de interfaces gráficas, arte digital interativa, instalações multimídia, a criação on line e off line, integração dos meios audiovisuais em plataformas digitais interativas; conteúdos audiovisuais multimídia e campos relacionados.

ESTRUTURA
O Programa Master em Artes Digitais será desenvolvido em quatro grandes áreas:
a) Tecnologia, Sistemas de Autor e Interfaces;
b) Design Digital e de Interface;
c) Teoria dos Sistemas Interativos;
d) Projetos.

DURAÇÃO
Duração de 550 horas que correspondem às aulas presenciais, aulas on-line, tutoria e orientação para o projeto de conclusão de curso.
 
ORGANIZAÇÃO
Este programa máster é fruto da estreita colaboração entre FAAP, por intermédio de sua Faculdade de Artes Plásticas e o MECADMedia Centre d’Art i Disseny, da Escuela Superior de Diseño ESDi, Sabadell-Barcelona. Acrescente-se a isto que, a partir de um convênio acadêmico da ESDi, com a prestigiosa Universidade Ramon Llull, de Barcelona.

TITULAÇÃO
O programa oferece dupla titulação: o de Máster expedido pela ESDi / Universitat Ramon Llull de Barcelona; e o título de especialista pela FAAP.

DIREÇÃO ACADÊMICA
Dra. Claudia Giannetti, diretora do MECADMedia Centre d’Art i Disseny da Escuela Superior de Diseño ESDi, teórica, escritora y especialista en media art (www.mecad.org/cg.htm)

COORDENAÇÃO ACADÊMICA
Marcos Moraes, coordenador do curso de artes plásticas da FAAP, professor de história da arte, pesquisador e curador independente em arte contemporânea.

CORPO DOCENTE (dentre outros)
Caio Vassão
Christine Mello
Cláudia Giannetti
Carlos Fadon
Eugenio Tisselli
Ivan Marino
Paula Perissinoto
Rejane Cantone
Túlio Marin

A QUEM SE DESTINA
O Programa Master em Artes Digitais é destinado a graduados e licenciados interessados em adquirir uma formação avançada em artes digitais. Especialmente para aqueles com alguma experiência ou formação em artes plásticas, design, arquitetura, artes visuais, telemática, multimídia, comunicação audiovisual e disciplinas afins. 

REQUISITOS PARA SELEÇÃO
·    Formação universitária – graduação / licenciatura;
·    Conhecimentos intermediários em  Flash, Dreamweaver, Premiere, e em HTML, além de nível básico de Director e  programação em javascript.
·    Conhecimentos nos idiomas português, espanhol e inglês.

LOCAL DE REALIÇÃO
A sede do programa será na Faculdade de Artes Plásticas, da FAAP, à rua Alagoas 903, prédio 1, em São Paulo.
Uma significativa parte do programa (período de cinco semanas) será desenvolvida no MECAD/ ESDi, em Barcelona, além do estágio de uma semana no ZKM, em Karlsruhe, na Alemanha.

PRÉ - INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Investimento: 15 (quinze) parcelas de R$2.200,00 (dois mil e duzentos reais), incluindo participação no exterior – passagem aérea, hospedagem e curso.

A solicitação de informações, pré inscrição e matrícula poderá ser realizada por intermédio de:

. http://www.faap.br
. fax: 55 11 36627302
. e-mail: infoartedigital@faap.br
. pessoalmente na Coordenação

Endereços e informações de atendimento:

Faculdade de Artes Plásticas da
Fundação Armando Alvares Penteado
Rua Alagoas, 903 Prédio 1
01242902 São Paulo

http://faap.br
e-mail: artesdigitais@faap.br
tel. 11-3662-7302/ 7304/  7312

horário de atendimento ao público: segunda a sexta, 9-21h

MECADMedia Centre d'Art i Disseny
de la Escola Superior de Disseny ESDi
Departamento Académico
Passeig de Gracia, 114 - principal
08008 Barcelona

http://www.mecad.org
E-mail: info@mecad.org
TEL: (+ 34) 93 416 00 00
FAX: (+ 34) 93 237 74 74


Programa Master em Artes Digitais FAP FAAP e MECAD/ ESDi

A FAAP, desde o início de suas atividades, tem como objetivo “amparar, fomentar e desenvolver as artes plásticas e cênicas, a cultura e o ensino”, e tornou-se ao longo de quase 60 anos um espaço de incentivo aos processos de pesquisa e experimentação artística.

Cabe lembrar que, em 2005, a Fundação comemora 50 anos de formatura da primeira turma do curso de Formação de professores de desenho, origem do curso de Artes Plásticas da FAAP, turma esta que teve entre seus professores Flávio Motta.

Apesar da aparente contradição ao fazer referência à tradição falando sobre arte contemporânea, não podemos deixar de identificá-la no que se refere à atuação dos oriundos, nas últimas três décadas, da Faculdade de Artes Plásticas, da Fundação Armando Alvares Penteado FAAP (www.faap.br

Desde o final dos anos 60, a atuação de um pensador e profissional como V. Flusser (http://217.76.144.67/unesco/intro/info_sommerer.html) proporciona, na Instituição, um direcionamento de interesses, experimentos e reflexões para as relações entre arte e as novas tecnologias. Neste sentido, a presença de artistas e professores claramente influenciados pelas reflexões daquele que é conhecido como “o filósofo das novas tecnologias” pode ser sentido até a atualidade.

As linguagens desenvolvidas em meio ao processo cada vez mais acelerado das inovações tecnológicas e os discursos decorrentes destas experiências/ produção estão em toda parte, com variações, complexidade e em todas as manifestações. Somos instados a repensar nossas relações com esta infinidade de produtos, e o mundo da arte, ou das práticas artísticas contemporâneas enfrenta o desafio cotidiano destas novas tecnologias que extrapolam os seus limites, para interferir diretamente no tecido social.

Estas práticas contemporâneas que ultrapassam o universo da área da comunicação utilizam, são realizadas, ou ainda questionam os suportes, as técnicas e ferramentas digitais, gerando um universo de imagens oriundos da combinação com uma diversificada gama de possibilidades de manifestações artísticas. Instalações, ambientes, intervenções urbanas, espetáculos de teatro e musicais, performances constituem um campo permanente de experimentação e descobertas.

Para uma realidade em que a imagem e o som digital se generalizam de forma tão rápida e contundente, novos parâmetros e uma nova estética digital se tornam absolutamente necessários. Da mesma forma os profissionais, os criadores destes novos tempos demandam uma formação e uma especialização que possibilitem estas novas experimentações.

É neste sentido, e nesta direção, mas também reagindo a uma necessidade de manter presente o espírito de experimentação que a Faculdade de Artes Plásticas da FAAP buscou uma alternativa para trazer esta discussão e esta prática para o interior de suas atividades.

Limitados por questões de ordem legal, no que se refere ao desenvolvimento de um programa de pós-graduação - nível de estudo e pesquisa que julgamos compatível com a realidade da produção e da prática artística – iniciamos uma pesquisa para encontrar parceiros que pudessem contribuir para a implantação de um programa desta natureza. A possibilidade de uma parceria internacional significou, naquele momento, a oportunidade para viabilizar o contato com os mais avançados centros de pesquisa na área, além de possibilitar um intercâmbio de profissionais (incluindo os docentes das diferentes instituições envolvidas).

Dentre as possibilidades a que nos interessou e pôde ser concretizada foi a que, após convênio de colaboração com a Fundit e a Universidat Ramon Llull (www.url.es), de Barcelona, possibilitou a elaboração de um projeto em conjunto com o MECAD/ Media Centre d’Art i Disseny de la Escola Superior de Disseny ESDi (www.esdi.es ) FUNDIT.

Da parceria internacional FAAP e MECAD/ ESDi (www.mecad.org) está nascendo, assim um programa na área de arte e novos meios, tendo por objetivo promover a formação, especialização e o contato de profissionais, técnicos, artistas e pesquisadores com profissionais brasileiros e internacionais de reconhecida competência. O MECAD vem desempenhando um relevante papel no âmbito da criação e reflexão sobre estas relações entre arte e tecnologia. Sua importância e seu papel de referência na Espanha, e internacionalmente, foram fatores decisivos para o estabelecimento do convênio, que a partir do segundo semestre de 2005 tornará possível a realização de um curso bi-nacional na área.

Este projeto é a implantação de um programa (máster) internacional em artes digitais, a ser ministrado em São Paulo e que contará também com um período de aulas a ser ministrado na instituição de Barcelona, além de atividades ligadas ao desenvolvimento dos projetos de pesquisa; bem como será complementado com um estágio no prestigioso ZKM Zentrum für Kunst und Medientechnologien Karsruhe (www.zkm.de), na Alemanha.

Com esta iniciativa, a Faculdade de Artes Plásticas da FAAP retoma sua tradição de atuação nesta área, a dos novos meios e sua que já contou em seu corpo docente com nomes como o já citado Villém Flusser, além de Walter Zanini, Julio Plaza e Regina Silveira.

Com reflexões sobre os diferentes aspectos e segmentos na produção digital contemporânea seria possível, também, aprofundar a discussão da relação iniciada com pesquisas inovadoras e  pioneiras, como o primeiro mapeamento da produção brasileira em meios não tradicionais (“ARTE novos meios multimeios Brasil ’70 80”), realizados há exatas duas décadas.

Desta forma, o programa apresenta uma possibilidade de transformar a experiência tecnológica em experiência crítica e sensória, ampliando o potencial artístico e, a partir disto, desencadeando novos rumos nas sensibilidades e mentes que emergem neste início de século XXI

Marcos Moraes
Coordenador Curso Ed. Artística - Artes Plásticas
Coordenador Programa Mástes Artes Digitais
Faculdade de Artes Plásticas - FAAP

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SOBRE O CANAL CONTEMPORÂNEO - Visite o sítio! www.canalcontemporaneo.art.br

Como mandar o seu material para a pré-seleção do Canal Contemporâneo

Na pré-seleção, estaremos organizando as mensagens enviadas no prazo e com as informações necessárias para serem analisadas para a difusão no Canal.
Os critérios de avaliação do Canal Contemporâneo se baseiam no interesse dos trabalhos apresentados e na trajetória artística do profissional no circuito de arte contemporânea brasileira, levando-se também em conta o espaço disponível nos e-nformes no momento da realização do evento.

1 - Envie sua divulgação para canal@canalcontemporaneo.art.br;
2 - Com 15 dias de antecedência, mande as informações básicas;
3 - No assunto coloque a data, nome do artista e local;
4 - No corpo do emeio coloque as informações de serviço completas: data, nome do evento, nome do artista, local, endereço, telefones, horários e conexões;
5 - Inclua textos de imprensa, currículo e crítico em arquivos anexos, em doc ou pdf;
6 - 2 a 3 imagens em jpg, em RGB, 200 dpis, com 500 pixels no menor lado;
7 - Caso você ainda não tenha as imagens e os textos, mande-nos uma previsão de envio, que não deverá ser menor a 5 dias prévios à abertura do evento;
8 - Para eventos em andamento, buscamos publicar na seção Circuito imagens dos eventos, entrevistas ou qualquer material que não estaria disponível antes do evento acontecer.

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Novas regras para galerias e instituições

Devido ao excesso de trabalho e ao enxugamento de nossa equipe, enquanto for necessário para o equilíbrio de nosso funcionamento, estaremos publicando o material completo, texto e imagem, apenas das galerias e instituições assinantes. As informações básicas para os eventos selecionados serão mantidas, mas para ter o material integralmente publicado, será preciso contribuir para o esforço coletivo de manutenção dessa comunidade digital: www.canalcontemporaneo.art.br/assineocanal.

Estamos no momento fora de nosso ponto de equilíbrio, recebendo mais material do que podemos dar conta. Para voltarmos a nos equilibrar, precisamos diminuir a quantidade de material a ser trabalhado ou aumentar a quantidade de assinaturas. Como os assinantes pessoas físicas representam 90% desse nosso universo, está na hora dos outros integrantes de nossa coletividade contribuírem para a auto-sustentabilidade do Canal, principalmente as instituições (2%), pois as galerias e produtoras já comparecem em 8%.

O fato é que essa proporção desproporcional é um reflexo do que acontece em nosso circuito de arte, aonde artistas, teóricos e galerias trabalham para dar sustento às nossas precárias instituições com o objetivo de manter o nosso mercado de trabalho vivo. O resultado é que estamos sempre cambaleando, pois necessitamos com urgência de agentes institucionais participantes e conscientes de seus papéis nessa engrenagem.

Resumindo: para ter o seu material publicado integralmente, a galeria ou instituição deverá passar a contribuir para a manutenção do Canal. O que não é nenhum absurdo, se considerarmos a abrangência dessa difusão (quase todo território nacional, incluindo capitais,
subúrbios e cidades do interior, e mais de 70 países) e o valor irrisório cobrado. Absurdo seria, termos que aumentar novamente a assinatura dos que comparecem para compensar essa inadimplência.
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Funcionamento do Fórum do Canal

Para ver e ler os textos publicados não é preciso se registrar na plataforma do fórum.

Para escrever, responder, criar novos tópicos e votar nas enquetes é preciso REGISTRAR, pois esse registro irá permitir, por exemplo, que a pessoa seja avisada quando houver respostas às suas mensagens enviadas ao fórum ou quando houver alguma msg pessoal (mesmo não tornando público o emeio (padrão do registro), é possível mandar msgs pessoais para os membros registrados no fórum).

Portanto, além de gerenciar tarefas específicas dessa plataforma, o registro permite uma maior proximidade entre as pessoas desta comunidade.

É possível se registrar e ainda se manter anônimo através da escolha do nome do usuário. Por exemplo, se alguém colocar um apelido, será reconhecido apenas pelo conjunto de pessoas mais próximas que tenham conhecimento do mesmo.

O registro do Fórum nada tem a ver com o cadastro para recebimento dos e-nformes ou com o cadastro de assinantes. São bancos de dados distintos, cada qual com funções específicas ao seu funcionamento.

Passo-a-passo do registro no Fórum do Canal

- Na página do fórum, www.canalcontemporaneo.art.br/forum, entre em REGISTRAR (no menu da lateral esquerda);
- Leia as condições de registro e, aceitando, clique no link Aceito (no final do texto);
- Preencha os campos e envie (apenas os quatro primeiros campos são obrigatórios e o padrão em funcionamento oculta o seu emeio);
- A partir desse registro, entre em ENTRAR (no menu da lateral esquerda) para colocar o seu nome de usuário e senha;
- BUG - Caso depois disso, você não veja o seu nome de usuário no topo do menu lateral, coloque novamente seu nome de usuário e senha nos respectivos campos na parte inferior do menu lateral e clique em ENTRAR;
- Quando terminar a sua visita ao fórum, clique em SAIR junto ao seu nome de usuário no topo do menu lateral.

Para se registrar, clique aqui

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Modos de recebimento dos e-nformes

O Canal Contemporâneo publica de 3 a 4 e-nformes semanais,
www.canalcontemporaneo.art.br/e-nformes,contendo as informações selecionadas do material que é enviado de várias partes do Brasil e do exterior.

- Para receber de VÉSPERA a série COMPLETA dos e-nformes em sua versão INTEGRAL, faça uma assinatura semestral em www.canalcontemporaneo.art.br/assineocanal.

- Para receber GRATUITAMENTE no DIA DA PUBLICAÇÃO, ALGUNS de nossos e-nformes em sua edição SIMPLIFICADA, cadastre-se em www.canalcontemporaneo.art.br/cadastro.


- As edições simplificadas enviadas às listas agregadas ao nosso emailing são distribuídas AUTOMATICAMENTE e podem ser recebidas até o DIA SEGUINTE. Para passar a receber os e-nformes GRATUITOS no MESMO DIA, é necessário cadastrar-se on line: www.canalcontemporaneo.art.br/cadastro.

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Para deixar de receber os e-nformes, basta clicar aqui e enviar um emeio com REMOVER no assunto. / To leave our mailing list, just click here and send an email with REMOVE on the subject.

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