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BA/RJ/SP Coletiva do Projeto Corpo no Campus da USP / Inscrições abertas para a VII Bienal do Recôncavo ANO 4 - N. 84 / 06 de agosto de 2004
NESTA EDIÇÃO:
Coletiva n' A GENTIL CARIOCA, Rio de Janeiro
Laisle.com apresenta Miguel Petchkovsky no Durex, Rio de Janeiro
Quatro Universos na Graphias Casa da Gravura, São Paulo
Bruno Vieira no Projeto RG no IAC/UFPE, Recife
QUEBRA DE PADRÃO
Do cubo branco à caixa preta, por Giselle Beiguelman
COMO ATIÇAR A BRASA
Arte revogada, por Gilberto de Abreu, Jornal do Brasil
A arte da discórdia, por Gilberto de Abreu, Jornal do Brasil

Jarbas Lopes, Cicloviárea
Cinthia
e Marilá, Fabiano Gonper, Franklin Cassaro, Jarbas Lopes, João Modé,
Laura Lima, Marssares, Paulo Nenflidio, Ricardo Basbaum, Simone
Michelin e Thiago Rocha Pitta
7 de agosto, sábado, das
14 às 18h
A GENTIL CARIOCA
Rua Gonçalves Ledo 17
Sobrado
Centro Rio de Janeiro
21-2222-1651
correio@agentilcarioca.com.br
Quarta a sexta, das 12h às
19h; sábados, das 12h às 17h.
Exposição até 4 de setembro
de 2004.
Soprando
velinhas de um ano de realizações, A GENTIL CARIOCA, galeria dirigida
por Ernesto Neto, Laura Lima e Márcio Botner comemora seu aniversário
em dobro: dia 7 de agosto, abertura de exposição coletiva de artistas
representados pela casa: Cinthia e Marilá, Fabiano Gonper, Franklin
Cassaro, Jarbas Lopes, João Modé, Laura Lima, Marssares, Paulo
Nenflidio, Ricardo Basbaum, Simone Michelin e Thiago Rocha Pitta e no
dia 27 de agosto realizaremos nossa festa de aniversário com o BAILE ,
trabalho de Laura Lima, que será apresentado no Parque Lage ( EAV-RJ).
Este material foi enviado por A GENTIL CARIOCA (correio@agentilcarioca.com.br).
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Laisle.com
apresenta Miguel Petchkovsky
Participação:
Sagi
Groner (Israel)
Farra Criativa
7 de agosto, sábado, 18 h
Espaço Durex
Praça Tiradentes 85
Sobrado
Centro Rio de Janeiro
Miguel
Petchkovsky, artista angolano radicado em Amsterdam, fará
um colóquio de arte e convida a comunidade artística e interessados a
participarem. Vídeos africanos serão exibidos, assim como o seu próprio
trabalho.
Veja o texto de imprensa.
Este material foi enviado por Carlo Sansolo (csansolo@hotmail.com).
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Maria
Leonor Décourt, Evany Cardoso, Angela Rolim e Léa Hasson Soibelman
Quatro Universos
7 a 28 de agosto de 2004
Graphias Casa da Gravura
Rua Joaquim Távora
1605
São Paulo
11-5539-1358
graphias@terra.com.br
Segunda a sexta, das
13h30 às
19h; sábados, 13h30 às 17h.
Veja o texto de imprensa.
Este material foi enviado por Maria Leonor Décourt (mleonor@attglobal.net).
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Projeto RG
Bruno Vieira
8 de agosto, domingo, 16h
Instituto de Arte
Contemporânea / UFPE
Rua Benfica 157 Madalena
Recife PE
81-3227-0657 / 8833-9012
vacamococa@hotmail.com
Os alunos do curso de Licenciatura em Ed. Artística / Artes Plásticas
da UFPE organizam uma série de encontros com artistas plásticos, para
conhecer seus trabalhos e discutir sobre arte, sempre aos domingos, às
16h, no Instituto de Arte Contemporânea – IAC.
Este material foi enviado por Projeto RG (projetoRG@hotmail.com).
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Quebra
de Padrão
Trabalho do Canal Contemporâneo, para a exposição hiPer>
relações eletro//digitais, propondo uma reconfiguração nas coberturas
dos eventos artísticos.
Texto de Giselle Beiguelman, publicado
originalmente na Revista
Eletrônica Trópico, na seção Novo Mundo – debate
Do cubo branco à caixa preta
GISELLE BEIGUELMAN
Exposições de arte digital e eletrônica correm o risco de canonizar
modelos modernistas.
O aumento do espaço institucional da produção artística que se vale de
meios digitais e eletrônicos no Brasil é notório. No momento em que
escrevo esse artigo, em julho de 2004, o Santander Cultural de Porto
Alegre, o Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília e o Itaú
Cultural, em São Paulo, apresentam mostras de arte exclusivamente
devotadas à exploração das mídias eletrônicas e digitais.
Simultaneamente, o Sesc de São Paulo apresenta uma exposição que
evidencia o impacto da digitalização na produção fotográfica
contemporânea -"A foto dissolvida"- e promove "Zona de ação", uma série
de intervenções de coletivos nacionais e estrangeiros na web e na
cidade e no Estado de São Paulo.
Leia a continuação e faça o seu comentário:
http://www.canalcontemporaneo.art.br/quebra/archives/000222.html
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Como atiçar a brasa –
Arte revogada
Trabalho Coletivo de Mídia Tática
Leia sobre a proposta desse trabalho no Hora
de crescer - como
atiçar a brasa.
Texto de Gilberto de Abreu, publicado originalmente no
Caderno B do Jornal do Brasil no dia 4 de agosto de 2004
Arte revogada
Comissão criada pela Secretaria das Culturas para preservação da
paisagem urbana da cidade pede a remoção das 14 esculturas de Marli
Mazeredo do espaço público carioca
GILBERTO DE ABREU
Criada há duas semanas pela Prefeitura com a missão de analisar os projetos de intervenção urbana implantados ou em fase de aprovação pela Prefeitura, a Comissão para Preservação da Paisagem da Cidade do Rio de Janeiro já tomou uma decisão que promete ser polêmica. Na reunião inaugural da última quinta-feira, a comissão deliberou por unanimidade retirar do espaço público carioca todas as peças da artista plástica Marli Mazeredo.
- Nosso objetivo é rever e reorganizar, com todo bom senso, toda e qualquer situação considerada imprópria à cidade - disse o secretário das Culturas, Ricardo Macieira.
Macieira é quem preside a comissão, formada pelos dirigentes de instituições culturais cariocas Fernando Cochiaralle (curador do MAM), Lauro Cavalcanti (diretor do Paço Imperial) e Paulo Herkenhoff (diretor do Museu Nacional de Belas Artes); pelos artistas plásticos Carlos Zílio, Ernesto Netto e Waltercio Caldas; pelo crítico de arte Luis Camilo Osório; pelos colecionadores Jean Boghici e João Sattamini e pelo arquiteto Paulo Casé.
Leia a matéria completa e publique o seu comentário no Blog do Canal:
http://www.canalcontemporaneo.art.br/brasa/archives/000223.html
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Como
atiçar a brasa – A arte da discórdia
Trabalho Coletivo de Mídia Tática
Leia sobre a proposta desse trabalho no Hora
de crescer - como
atiçar a brasa.
Texto de
Gilberto de Abreu, publicado originalmente no Caderno B do Jornal do
Brasil no dia 4 de agosto de 2004
A arte da discórdia
Pedido de remoção das esculturas de Marli Mazeredo do espaço urbano
divide a opinião dos cariocas
GILBERTO DE ABREU
A notícia da deliberação de retirar do espaço público carioca as
esculturas da artista plástica Marli Mazeredo, publicada ontem no
Caderno B, trouxe à tona o debate sobre o valor artístico das peças
produzidas pela escultora.
O colecionador Jean Boghici, que integra a Comissão para Preservação da
Paisagem da Cidade do Rio de Janeiro, responsável pela deliberação,
valoriza a polêmica:
- Reclamar faz parte da natureza humana, mas o que deve prevalecer é o
bom senso. As esculturas de Mazeredo não são do tipo que, no futuro,
terão seu valor reconhecido.
Para Boghici, outras intervenções são tão urgentes quanto as referentes
à Mazeredo.
Leia a
matéria completa e publique o seu comentário no Blog do Canal:
http://www.canalcontemporaneo.art.br/brasa/archives/000224.html
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TEXTOS DO E-NFORME:
Laisle.com apresenta Miguel Petchkovsky
Farra é
o termo em mais usado em Angola para festa, celebração,
encontro.
Esta idéia será fundamentalmente o encontro entre pessoas que partilhem
o espírito criativo
Num ambiente sem preconceitos ou atitudes formais de definição.
Tem por objetivo a troca de experiências criativas num mundo
contemporâneo cada vez mais fragmentado por imposições ideológicas,
constrangimento social e fundamentalismos religiosos. Tem por intenção
a abordagem do sub-texto cultural do pensamento contemporâneo em
sociedades periféricas- em- transição e a analise da textura da
Globalização que tende a impor esta contemporaneidade.
A farra criativa pretende juntar pessoas que poderão dar o seu
contributo criativo individual a um coletivo, numa manifestação de
espontaneidade voluntarismo e alegria que poderá ter continuidade em
outros locais da cidade.
Este conceito de Farra Criativa transcende e pretende subverter o
conceito de Exposição onde a arte é catalogada segundo critérios de
avaliação temporal que oscila entre subjetividade
Individual, o capital e o pensamento criticam especializado, conceitos
de definição que esta farra artística pretende evitar.
Que a farra comece.
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Quatro
Universos na Graphias
Casa da Gravura
Quatro Universos foi o nome escolhido pelas artistas do InterSudio
Graphic, Maria Leonor Décourt, Evany Cardoso, Angela Rolim e Léa Hasson
Soibelman, para a próxima mostra. Acostumadas a promoverem exposições
de intercâmbio entre artistas brasileiros e estrangeiros, desta vez se
apresentam sozinhas, em exibição simultânea na Graphias Casa da Gravura
em São Paulo, e na Lana Botelho Artes Visuais no Rio de Janeiro, nos
meses de agosto e setembro.
Em Partitura para Metais, Maria Leonor Décourt traça um paralelo entre
música e a gravura em metal, seu principal meio de expressão. Leonor
identifica algumas semelhanças básicas entre as duas áreas.Partitura e
matriz são registros de uma composição. Não dependem de tempo-espaço e
não têm necessidade de serem reproduzidas por seus autores.
Interpretação: Intérprete e impressor conseguem personalizar uma obra,
dependendo da carga emocional e intenção desejada, no momento de sua
apresentação. Com base nas semelhanças observadas, Partitura para
Metais intensifica essa correspondência, criando composições a partir
de imagens gráficas. Fazendo uma analogia com as notas musicais, quatro
placas de metal gravadas são combinadas entre si formando inúmeras
composições. Também será apresentado o livro de artista Partitura para
Metais, impresso por Helena Freddi.
Raios Umbrosos, Debruçada na identidade entre a luz e a sombra, Angela
Rolim deparou-se com uma curiosa ambigüidade no conceito de projeção e
propagação. Leonardo Da Vinci, em torno de 1490, desenvolveu uma teoria
sobre os “raios umbrosos”. Se tomarmos a sombra original, resultado
direto da incidência da fonte de luz sobre um objeto, a face oposta
obscura e a sombra projetada teremos o trajeto da sombra. Neste
conduíte, entre a sombra original (objeto gerador) e a sombra projetada
é onde encontramos os “raios umbrosos”, os raios de sombra. É uma
privação da luz tratada de forma viva, com diferentes qualidades e
intensidades, dimensionando mutações, refletindo imagens em feixes de
luz negra. Neste imaginário fenômeno de reflexão de ondas e dentro de
uma consciente teoria falsa, a artista trabalha a dimensão desta
ambigüidade.
Desde 1990, Léa Hasson Soibelman tem feito o papel em que imprime suas
gravuras. Tendo assim o objetivo de torná-las manuseáveis e tácteis,
sem necessidade de molduras; elas podem ser impressas em papeis feitos
pela artista de formas e espessura diferentes.
Trabalhando somente com papel e gravura em metal, Léa alcançou uma
expressão que lhe permitiu colocar a gravura em 3D. Ela criou assim, um
novo conceito, que chama de "Graphotáctil". Tornou-se um desafio
realizar um trabalho de natureza manual, diante de tantos materiais
industriais que tentam os artistas, assim como o computador e o vídeo.
Segundo Léa, por quaisquer que sejam os meios podemos reinventar a
arte. A palavra Graphotáctil diz tudo. As gravuras continuam múltiplas,
podendo se repetir, porém em novos formatos, criando uma situação
diferente de repetição.
A "materialidade neutra das pedras" é o elemento, por excelência, que
inspira e dá existência aos trabalhos de Evany Cardoso. Por esta razão
e por mais paradoxal que pareça, a artista explora a técnica da
serigrafia, pois é aqui (na serigrafia) que ela encontra a
possibilidade de trabalhar e construir a mineralidade das suas cores.
Assim podemos dizer que Evany recria as pedras porque seus trabalhos
são feitos de pedras: pedras sobre pedras.
Graphias Casa da Gravura é um das mais novas galerias de arte da cidade
de São Paulo. Os proprietários Mauro Vaz e a artista gravadora Salete
Mulim , dirigem o espaço especializado em gravura e papel.
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Como
mandar o seu material para a pré-seleção do Canal Contemporâneo:
1 - Envie sua divulgação para canal@canalcontemporaneo.art.br;
2 - Com 15 dias de antecedência, mande as informações básicas;
3 - No assunto coloque a data, nome do artista e local;
4 - No corpo do emeio coloque as informações de serviço completas:
data, nome do evento, nome do artista, local, endereço, telefones,
horários e conexões;
5 - Inclua textos de imprensa, currículo e crítico em arquivos anexos;
6 - 2 a 3 imagens em jpg, em RGB, 200 dpis, com 500 pixels no menor
lado;
7 – Caso você ainda não tenha as imagens e os textos, mande-nos uma
previsão de envio.
ATENÇÃO PARA O PRAZO DE 15 DIAS PARA AS INFORMAÇÕES BÁSICAS!
O Canal Contemporâneo trabalha para um público especializado e também é
formador de público. Não deixe de mandar textos de imprensa e críticos,
na íntegra, para que estes possam atingir um maior número de pessoas.
Visite o NOVO sítio! www.canalcontemporaneo.art.br
Para
deixar de receber os e-nformes, basta clicar aqui e enviar um
emeio com REMOVER no assunto.
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