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RJ/SP/Alemanha Interconnect @ between attention and immersion no ZKM / Mario Cravo Neto na Arte 21
ANO 6 - N. 107 / 20 DE SETEMBRO DE 2006

NESTA EDIÇÃO:
CIRCUITO Interconnect @ between attention and immersion no ZKM, Alemanha
CIRCUITO Eco-Lógica na Favo, São Paulo
Mario Cravo Neto na Arte 21, Rio de Janeiro
CIRCUITO Vicente de Mello na Artur Fidalgo, Rio de Janeiro
Inauguração do novo Núcleo de Arte e Tecnologia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro
DOCUMENTA 12 MAGAZINES
- Conheça o projeto / Saiba como participar
Participantes do projeto: Brumaria, práticas artísticas, estéticas e políticas, Madri / Barcelona
CURSOS E SEMINÁRIOS I Simpósio Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Cibercultura na PUC, São Paulo
REDE grupo DOC (desordem obssessiva compulsiva)
Funcionamento do Canal / Canal functioning
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Contato / Contact
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Giselle Beiguelman - De vez em quando

CIRCUITO
Interconnect @ between attention and immersion - Media Art from Brazil

Alice Miceli, André Parente, Caetano Dias, Daniela Kutschat & Rejane Cantoni, Gisela Motta & Leandro Lima, Giselle Beiguelman, Kátia Maciel, Lucas Bambozzi, Luiz Duva, Raquel Kogan, Simone Michellin e Grupo Poéticas Digitais (André Furlan, Fábio Oliveira, Gaspar Arguello, Gilbertto Prado - coordenador, Hélia Vannuchi, Jesus de Paula Assis, Lívia Gabbai, Luciano Gosuen, Paula Janovitch)

Curadoria de Vitoria Daniela Bousso e Peter Weibel

1º de setembro a 29 de outubro de 2006

ZKM Zentrum für Kunst und Medientechnologie - Media Museum
Lorenzstraße 19, D-76135, Karlsruhe - Alemanha
49-721-8100-0 / 49-721-8100-1139 ou info@zkm.de
www.zkm.de
Quarta a sexta, 10-18h; sábados e domingos, 11-18h
Entrada: € 5; grátis às sextas-feiras após 14h
Diretor de projeto: Bernhard Serexhe
Coordenação de produção: Tereza de Arruda
Realização: Prêmio Sergio Motta

Sobre a exposição

Enviado por Renata Motta r.motta@premiosergiomotta.org.br
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Floriana Breyer

CIRCUITO
Eco-Lógica
Deddo Verde, Floriana Breyer, José Roberto Shwafaty, Luciana Costa, Matheus Giavarotti, Valérie Dantas Mota, Orquestra Organismo GAMB+i, Grupo Urucum e Zaratruta

Curadoria de Flavia Vivacqua

1 a 30 de setembro de 2006

Galeria Favo
Rua Fradique Coutinho 1004, Vila Madalena, São Paulo - SP
11-3812-6571 ou galeriafavo@gmail.com
www.zaratruta.blogspot.com / www.estudiolivre.org
Terça a sábado, 12-18h ou com hora marcada

No dia 20 de setembro, quarta-feira, às 19h, debate sobre Arte e Ecologia com Euler Sandeville e André Mesquita e performance do grupo Zaratruta.

Enviado por Galeria Favo galeriafavo@gmail.com
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Mario Cravo Neto

21 de setembro, quinta-feira, às 19h

Arte 21 Galeria
Av Atlântica 4240 sala 123, Shopping Cassino Atlântico, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
21-2227-7280 ou contato@arte21galeria.com.br
www.arte21galeria.com.br
Segunda a sexta, 10-20h; sábados, 11-18h
Exposição até 4 de novembro de 2006

Sobre a exposição

Sobre o artista

Enviado por Bia Caillaux beatriz@cwea.com.br
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CIRCUITO
Vicente de Mello
Primeira Exibição

10 de agosto a 30 de setembro de 2006

Galeria Artur Fidalgo
Rua Siqueira Campos 143 salas 147-149, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
21-2549-6278 ou contato@arturfidalgo.com.br
www.arturfidalgo.com.br
Segunda a sexta, 14-19h; sábados, 10-14h

Sobre a exposição

Enviado por Artur Fidalgo arturfidalgo@globo.com
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Inauguração do novo Núcleo de Arte e Tecnologia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage

21 de setembro, quinta-feira, 19h30-23h

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-2538-1879 / 21-2538-1091 ou eav@eavparquelage.org.br
www.eavparquelage.org.br

Veja a programação

Enviado por Tina Velho tinavelho@globo.com
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DOCUMENTA 12 MAGAZINES - Conheça o projeto / Saiba como participar
Participantes do projeto: Brumaria, práticas artísticas, estéticas e políticas, Madri / Barcelona

Brumaria - Práticas artísticas, estéticas e políticas é, desde 2002, um projeto artístico voltado para a construção de um espaço de pesquisa e reflexão sobre práticas políticas, sociais e artísticas, cujo objetivo é traduzir, organizar, editar e difundir conteúdos teóricos e práticos concebidos a partir da experimentação contemporânea. Brumaria opera em três diferentes e complementares meios:
- Publicação impressa - Os dois últimos volumes foram Net-Arte e Arte: uma concepção política radical
- Documentos - uma série de textos virtuais difundidos pelo Brumaria a seu mailing list e disponíveis on-line.
- Participações em diferentes eventos, exposições, projetos e práticas colaborativas, como: Republicart, Desacuerdos, MarxUpdate, Transform, Arco, Copylandia.
Brumaria mantém um campo de atuação anti-hegemônico voltado à prática artística, comprometido com seus três interesses principais: um contínuo estreitamento entre teorias e práticas dos "movimentos dos movimentos", ações colaborativas com diversos coletivos de todo o mundo relacionados à crítica institucional e considerações temáticas sobre novos meios artísticos e culturais.

Conheça o sítio Brumaria

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CURSOS E SEMINÁRIOS
I Simpósio Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Cibercultura

25 a 29 de setembro de 2006

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Anfiteatro do TUCA
Rua Monte Alegre, 984, Perdizes, São Paulo - SP
11-3670-8000 ou cencib@pucsp.br
www.pucsp.br/pos/cos/cencib/simposio_nacional
Preço: R$ 100 para Professores(as) e pesquisadores(as), R$ 75 para Alunos(as) (Graduação e Pós-Graduação), R$ 50 para Alunos(as) da PUC/SP (Graduação e Pós-Graduação)
Promoção: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica (PEPGCOS)
Concepção, planejamento e organização: CENCIB - Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura
Patrocínio exclusivo: Itaú Cultural
Apoio financeiro: CAPES - Fundação Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Apoio cultural: TUCA - Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Comissão Organizadora: Edilson Cazeloto, Ana Lúcia Moura Fé, Heloísa Pereira e Maria Cristina Palhares Valencia, Zaira Regina Zafalon
Comissão de Apoio: Eduardo Cardoso Braga, Márcio Wariss Monteiro, Jorgson Smith Júnior, Michelle Prazeres e Henrique Zoqui Parra

Veja a programação e publique seu comentário no Cursos e Seminários

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REDE
grupo DOC (desordem obssessiva compulsiva)

www.grupodoc.net

O coletivo grupo DOC (desordem obssessiva compulsiva) nasceu da união de quatro artistas do Rio de Janeiro - Isabel Lofgren, Marco Antonio Portela, Mauro Bandeira e Patricia Gouvêa - que possuem repertórios diversos, mas que juntos se propõem a lançar ações e provocações afetuosas dentro do circuito de arte contemporânea.

O grupo DOC organiza suas ações em espaços de exposição oficiais ou alternativos dentro de uma proposta de criar um movimento de artistas para artistas.

Enviado por grupo DOC grupo.doc@gmail.com
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TEXTOS DO E-NFORME

Interconnect @ between attention and immersion no ZKM

O Media Museum convida o público para uma pesquisa em grande escala sobre arte midiática brasileira contemporânea, com trabalhos selecionados do concurso Prêmio Sérgio Motta deste ano. Novos espaços de experiência. O amplo espectro da arte midiática brasileira vai desde a manipulação digital de estruturas e textura, através da apropriação criativa e lúdica de novas possibilidades técnicas, à crítica radical da mídia e da sociedade. Nos trabalhos selecionados, experiências cotidianas e espaços públicos e privados unem-se a avançadas reflexões sobre o significado e o status de auto-imagens na sociedade.

Interconnect @ between attention and immersion at ZKM

Media Museum invites the public to a large-scale survey of contemporary Brazilian media art, with selected works from this year’s Sergio Motta Prize competition. New spaces of experience. The broad spectrum of their media art ranges from the digital manipulation of structures and textures, through the creative-playful appropriation of new technical possibilities, to the radical criticism of media and society. In the selected works, experiences from everyday life, personal and public spaces merge into a far-reaching reflection on the meaning and status of self-images in society.

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Mario Cravo Neto na Arte 21

Vão integrar a exposição 16 fotos em cor (120cm x 120cm), da série Trance Territories, e sete p&b, da série The Eternal Now, que também vai poder ser vista em formato menor, com 20 fotos em 50cm x 60cm. Esta é uma oportunidade imperdível de conhecer o trabalho de Mario Cravo Neto, internacionalmente considerado um dos grandes fotógrafos brasileiros. Ele não expõe no Rio de Janeiro desde 2003, e sua obra pode ser encontrada nas coleções da Maison Européenne de la Photographie, de Paris, Museu de Arte Moderna de Nova York, Museu Stedelijk de Amsterdam, Fundação Cartier, Paris, Coleção Cisneros, Caracas, MAM-RJ, MAM-SP, entre outras.

A série Trance Territories é inédita no Rio de Janeiro. São trabalhos que trazem um tema recorrente na produção do fotógrafo: a retratação de alguns motivos que aludem à cultura africana. Cultura que faz parte não só das imagens que produz, mas também do seu cotidiano, em Salvador, onde nasceu e hoje vive e trabalha. Nesse aspecto, o trabalho de Cravo Neto sofreu influência do fotógrafo e etnógrafo Pierre Verger, um dos maiores estudiosos dos fundamentos históricos, mitológicos e ritualísticos de origem africana. Mas enquanto Verger desenvolveu seu trabalho no campo, Mario Cravo Neto realiza seu trabalho no estúdio. Apesar de trazer claramente aspectos da religião afro-brasileira, as imagens da série Trance Territories não fazem referências diretas a elementos do ritual.

A série The Eternal Now é um “working process” que já completa 30 anos. As primeiras fotografias foram feitas em 1976, quando Mario ainda se recuperava de um acidente em que quebrou as duas pernas. O tema da série está bem próximo à realidade pessoal do fotógrafo com imagens, feitas até 2000, no estúdio de sua casa. As fotografias mostram adultos, objetos, animais, plantas e crianças que, de alguma forma, já passaram pela vida do fotógrafo. The Eternal Now abrange ainda algumas fotos do Danish Royal Ballet, a principal companhia de dança da Dinamarca. Também vemos em alguns trabalhos a retratação de alguns motivos que aludem à cultura africana. Em 2002 a série foi lançada em formato de livro. The Eternal Now (Áries Editora, 2002) é a mais completa monografia da obra em preto e branco do artista, com 136 fotografias em preto e branco e texto de Edward Leffingwell.

Trance Territories e The Eternal Now já foram apresentadas no exterior, em cidades como Bogotá (2005), Arles (2005), Berlim (2004), Madri (2004) e na VI Bienal de Arte Contemporânea de Dakar (2004). Este ano, The Eternal Now vai estar na Patrizia Papachristidis Gallery, em Londres, enquanto Trance Territories vai estar na Galeria Fernando Pradilla, em Madri. Essa é uma pequena mostra do extenso currículo de Mario Cravo Nero, que soma cerca de 90 exposições individuais e 65 coletivas em 43 cidades de vários continentes, a partir de 1965. O fotógrafo participou de quatro edições da Bienal Internacional de São Paulo (1971, 1973, 1976 e 1992), tem 14 livros publicados no Brasil e na Itália e oito prêmios, entre eles dois APCAs – Associação Paulista de Críticos de Arte –, prêmio Governador do Estado de São Paulo de escultura, por sua participação na Bienal de 1971 e a Coruja de Ouro da Embrafilme pela fotografia de "Ubirajara".

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Sobre o artista

Mario Cravo Neto nasceu em 20 de abril de 1947 na cidade de Salvador, Bahia, onde hoje vive e trabalha. Criado no ambiente artístico de sua cidade natal, inicia suas primeiras experiências em escultura e fotografia aos 17 anos de idade. Nessa época, seu pai, o escultor Mario Cravo Junior, convidado a participar do programa “Artists in Residence”, patrocinado pela Ford Foundation e pelo Senado de Berlim Ocidental, viaja para a Alemanha com toda a família. É em Berlim que Mario Cravo Neto, além de dedicar a maior parte de seu tempo ao trabalho criativo, experimenta o contato com artistas e intelectuais vindos de outras partes do mundo. As viagens à Espanha e à Itália empreendidas por sua família para visitar lugares e museus e o contato direto com o artista Emilio Vedova e o fotógrafo Max Jakob, também residentes em Berlim, alargam os horizontes do jovem Mario Cravo Neto. Retorna ao Brasil em 1965 e finaliza seus estudos secundários. Em 1968, muda-se para Nova York para estudar na Art Student League sob a orientação do artista plástico Jack Krueger, um dos precursores da arte conceitual em Nova York. Esse período de dois anos foi de importância fundamental para o delineamento de sua vida futura como homem e artista. São dessa época as séries de fotografias em cores intituladas “On the Subway”, publicadas pela primeira vez na revista Camera 35, e as fotografias em preto e branco sobre o aspecto da solidão humana na grande metrópole. É em seu estúdio no Soho que desenvolve, paralelamente à fotografia, as esculturas em acrílico baseadas no processo do “terrarium”, que envolve o crescimento de plantas vivas em ambientes fechados.

Retorna ao Brasil em 1970, vítima de esgotamento nervoso, e exibe pela primeira vez na XII Bienal Internacional de São Paulo a instalação das esculturas vivas criadas em Nova York, realizando em seguida várias mostras individuais e em grupo, no Brasil e no exterior. Em razão de um acidente automobilístico em 31 de março de 1975, Mario Cravo Neto interrompe sua atividade profissional e é forçado a permanecer na cama com ambas as pernas quebradas. Depois de um ano de convalescença, impedido de dar continuidade a suas pesquisas tridimensionais anteriores, direciona sua atenção para a fotografia conceitual e de estúdio, começando a utilizar em seu trabalho a fotografia em seqüência com elementos da natureza, pessoas e objetos do cotidiano. O trabalho que o artista vem mostrando no Brasil e no exterior é a continuidade dessa fase.

Fora seu trabalho fotográfico em preto e branco de estúdio, Mario Cravo Neto editou dois livros de fotografias em cores datadas de 1974 a 2000: Salvador, Àries SSA, contendo 180 fotografias em cores de página inteira e textos de Jorge Amado, Padre Antônio Vieira, Wilson Rocha e Caetano Veloso, e Laróyè, Àries SSA, contendo 140 fotografias em cores e texto de Edward Leffingwell, lançados em 1999 e 2000, respectivamente é dedicado a Exu. The Eternal Now, Àries Editora, em 2002 é a mais completa monografia da obra em preto e branco do artista, com 136 fotografias em preto e branco e texto de Edward Leffingwell. Na Terra sob Meus Pés, CCBB Rio, em 2003, contendo 55 imagens digitais, em cores e em preto e branco, e texto de Ligia Canongia, direciona o trabalho do artista a uma perspectiva ainda mais abrangente. Trance-Territories, Verlag Das Wunderhorn D, em 2004, contendo 88 fotografias realizadas no Axé Opó Aganju e textos de Ildásio Tavares e do autor. O Tigre do Dahomey – A Serpente de Whydah em 2004, Àries SSA, contendo 59 fotografias sobre a temática do candomblé, com textos de Mario Cravo Junior, escultor e pai do fotógrafo, Ildásio Tavares, poeta e Otun Oba Aré do Axé Opô Afonjá, e do próprio autor.

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Vicente de Mello na Artur Fidalgo

A exposição Primeira Exibição apresenta uma seleção de fotografias inéditas de Vicente de Mello. Serão exibidas em primeira mão as séries Contre Jour e D´après e novas fotos da série Noite Americana, que é um trabalho em processo desde 1997.

Na mesma semana, em contraponto à exposição na Galeria Artur Fidalgo, Vicente de Mello estará apresentando uma mostra de caráter retrospectivo, intitulada Moiré.Galáctica.Bestiário, no Centro Cultural Telemar, Rio de janeiro de 07 de agosto a 11 de setembro. Esta mostra, com curadoria de Alberto Saraiva e Jean-Luc Monterosso (diretor da MEP - Maison Européenne de la Photographie, Paris), irá intinerar para a MEP em janeiro de 2007 e em seguida será apresentada na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Vicente de Mello tem fotografias na Coleção Pirelli/ Masp-SP, na Fondation Cartier pour la art Contemporaine, Paris; Daros Collection, Zurich, Coleção Gilberto Chateaubriand/MAM-RJ e na Maison Européenne de la Photographie, Paris.

A seleção das imagens partiu da idéia de mesclar fotos com um tom misterioso (em Noite Americana) com fotos contendo subversões referenciais (em D´après e Contre Jour). As imagens de D´après, como o próprio nome indica, feitas a partir de, contêm referências a estilos, artistas e obras de arte emblemáticas. Ao serem livremente transpostas pelo fotógrafo, sugerem novas formulações visuais. No caso, Tarsila do Amaral (Composição Tarsila), Armando Reveron (pintor Venezuelano) (A Aparição), o Surrealismo (Pintura Metafísica) e o Futurismo (Cabeça futurista - Rennó) são revistos através de analogias inusitadas com elementos e idéias identificáveis na história arte. Em outra situação está a fotografia Japan Illustrated - A Coleção do Imperador, onde uma vitrine de Museu tem um elemento inesperado, uma cabeça humana entre objetos de cerâmica.

Nas fotografias da série Contre Jour, a visão contra luz que nos revela a forma das coisas, instaura de imediato um estranhamento no observador. A série utiliza a idéia de que tudo é visto em silhueta ou com estouro de luz, pode ser na realidade reinterpretado. Na imagem Zeus, um cipreste de Roma, visto contra luz, transfigura-se em um ícone. Na imagem Só existe o eco, a silhueta do belvedere da estrada Rio – Petrópolis, sugere tanto um painel plano recortado como uma nave espacial.

Da série Noite Americana selecionaram-se 5 novas imagens que lidam com o mistério contido na penumbra. Na foto “As Preferidas”, a idéia do trabalho revela-se no jogo de sombras, embora o título se refira aos antúrios. Na obra A lua de Aquiléia, uma luminária de jardim transfigura-se numa lua cheia que nasce por detrás da grama.

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Inauguração do novo Núcleo de Arte e Tecnologia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage - Programação

21 de setembro, quinta-feira, 19h30-23h

Solenidade de inauguração do laboratório
Discursos da Direção da EAV, da AMEAV e do Centro Cultural Telemar
Visita à Mostra com artistas convidados, artistas-professores do NAT_EAV e alunos do NAT_EAV
Coquetel

Mostra: mostra com duração de apenas uma noite baseada em projeções multimídia e instalações, com artistas que atuam na EAV, ou que desenvolvam parcerias em projetos com o laboratório.
Artistas convidados: Anna Bella Geiger, Luiz Alphonsus de Guimaraens, Maria Beatriz Medeiros, Rejane Spitz, Simone Michelin
Artistas-professores do NAT_EAV: Bia Amaral, Denise Cathilina, Giodana Holanda, Tina Velho

22 de setembro, sexta-feira, 20h

Performances de artistas jovens convidados (Coletivo Binário, Domingos de Guimaraens, Espaço Subsolo)

23 de setembro de 2006, sábado, 13-18h30

13-14 - EAV_MOB

Simpósio Arte nas Redes

14-16h - 1ª Mesa
Moderador: Reynaldo Roels
Paula Perissinoto, Rejane Spitz, Diana Domingues

16-16h30 - coffeebreak

16h30-18h30 - 2ª Mesa
Moderador: Maria Tornaghi
Fernando Cochiaralle, Simone Michelin, Ivana Bentes

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