Página inicial

e-nformes

 

Acessar E-nformes Anteriores

Acesso a todos os e-nformes publicados desde a criação do Canal Contemporâneo em dezembro de 2000.

Para acessar os e-nformes anteriores é necessário ser associado ao Canal Contemporâneo.


Se você já se cadastrou, conecte-se na primeira página para acessar sua área pessoal e pedir o boleto na aba associação do editar conta. Se você nunca se cadastrou, preencha o formulário e, no final, escolha a opção associação paga. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios.


Modos de recebimento dos e-nformes


O Canal Contemporâneo publica 2 e-nformes semanais contendo informações sobre o circuito de arte contemporânea e políticas culturais relacionadas.

- Para receber a edição COMPLETA, com textos e imagens, torne-se um associado pagante e contribua para a manutenção da iniciativa.

- Para receber a edição SIMPLIFICADA, apenas com os linques para os conteúdos, basta ser um usuário cadastrado.

 


Pesquise por palavras e/ou expressões (entre aspas)

RJ/RS CONVOCAÇÃO contra o FECHAMENTO das galerias do Sérgio Porto / Arte digital é tema de debate no MAC
ANO 4 - N. 65 / 24 de junho de 2004



NESTA EDIÇÃO:
Cristina Miranda no Sérgio Porto, Rio de Janeiro
Claudia Jaguaribe na H.A.P, Rio de Janeiro
A_mostra Grátis no Sérgio Porto, Rio de Janeiro
Arte digital é tema de debate no MAC, Niterói
VII Symposium on Virtual Reality / SVR 2004

Selecionados no Cineesquemanovo 2004, Porto Alegre
Como atiçar a brasa - Peço que o jornal investigue, por Carlos Eduardo Bernardi, Blog do Canal
CONVOCAÇÃO contra o FECHAMENTO das galerias do Sérgio Porto, Rio de Janeiro



Cristina Miranda

Sensores Cotidianos

28 de junho, segunda-feira, 20h

Espaço Cultural Sérgio Porto
Galeria 1
Rua Humaitá  163
Botafogo  Rio de Janeiro
21 2266-0896
Terça a domingo, das 12h às 21h.
Exposição até 8 de agosto 2004.

Permanece em cartaz a mostra Casa de bamba, de Bruno Veiga, na Galeria 2.

Veja o texto de imprensa.

Veja o texto crítico de Edna Rezende Silveira de Alcântara.


Este material foi enviado por Meise Halabi (meisehal@visualnet.com.br).
volta ao topo


Claudia Jaguaribe

26 de junho, sábado, das 17 às 20h

H.A.P Galeria
Rua Abreu Fialho  11  Jardim Botânico
Rio de Janeiro
21-3874-2830 / 2796
info@hapgaleria.com.br
http://www.hapgaleria.com.br
Segundas, terças, quintas e sextas, das 11 às 19h; sábados, das 13 às 19h.
Exposição até 31 de julho de 2004.

Sobre a exposição.

Este material foi enviado por H.A.P. Galeria (info@hapgaleria.com.br).

volta ao topo


A_mostra Gratis
Especial Grupo Urucum

28 de junho, segunda-feira, das 20 às 23h

Espaço Cultural Sérgio Porto
Rua Humaitá  163
Botafogo  Rio de Janeiro
21 2266-0896

A_mostra Grátis acontece no Espaço Cultural Sérgio Porto, simultâneamente à inauguração das exposições realizadas nas galerias do local.

Veja a programação.

Este material foi enviado por Daniela Mattos (danielamattos@hotmail.com).
volta ao topo


Debate
Arte Digital

com as presenças de André Parente, Patricia Canetti e Simone Michelin

26 de junho, sábado, 16h

Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Mirante da Boa Viagem  s/n.  Boa Viagem
Niterói   RJ
21-2620-2400
http://www.macniteroi.com

Por ocasião da mostra Arte Digital Vídeo, o museu está realizando uma série de eventos (palestras e debates) dedicados ao tema “Arte digital”, tanto no Brasil quanto no exterior, discutindo desde a incorporação de novas mídias até as políticas culturais referentes ao tema.

Este material foi enviado por MAC (macniteroi@macniteroi.com).
volta ao topo


VII Symposium on Virtual Reality / SVR 2004

Artigos
Workshop de Iniciação Científica
Workshops de Teses e Dissertações
Festival de Mundos Virtuais
Minicursos


submissão
até 28 de junho de 2004


Os trabalhos devem ser encaminhados para:
svr2004@rogertavares.com.br / svr2004@sp.senac.br
Mais informações:
www.sp.senac.br/svr2004
Coordenação Geral:
Romero Tori SENAC-SP e USP Chair e Cláudio Kirner UNIMEP e UNASP Vice-chair


A submissão de trabalhos será exclusivamente eletrônica através do endreço: http://soyuz.metropoa.tche.br/svr2004

Veja mais sobre o projeto.


Este material foi enviado por Daniela Kutschat (danikuts@dialdata.com.br).
volta ao topo


Selecionados
Cineesquemanovo 2004
Festival de cinema de Porto Alegre

O Júri de Seleção foi composto pelo coordenador de curadoria do CEN 2004 Gustavo Spolidoro, ao lado de Melissa Dullius e Fábio Zimbres

 Foram selecionados 100 trabalhos para as suas três mostras competitivas:

Mostra Competitiva de Curtas e Médias (66 selecionados, filmes que também serão exibidos na Mostra Prêmio do Público, no bairro Restinga)

Mostra Troféu Sala de Aula – Júri Popular (41 selecionados, onze deles também estão na Mostra Competitiva de Curtas e Médias)

Mostra de Longas – Júri Popular (4 selecionados)

Mais informações: http://www.cineesquemanovo.org

Os filmes farão parte da programação que acontece de 13 a 18 de julho na Usina do Gasômetro, Santander Cultural, bairro Restinga e Unisinos.


Como atiçar a brasa – Peço que o jornal investigue

Trabalho Coletivo de Mídia Tática
Leia sobre a proposta desse trabalho no Hora de crescer - como atiçar a brasa.

Emeio enviado por Carlos Eduardo Bernardi para o Caderno B do Jornal do Brasil, no dia 21 de junho de 2004.


Prezados do Caderno B,

tenho acompanhado de perto tanto a coluna Informe de Arte quanto as reportagens de Giberto Abreu sobre o circuito de arte no Rio de Janeiro.

Peço que investiguem em seus espaços tanto o fechamento de um dos lugares de exibição do Sérgio Porto quanto a implementação da comissão de avaliação de obras públicas da RioArte.

Aguardo respostas dos senhores.

Grande abraço,

Carlos B.

Faça o seu comentário no Blog do Canal:
http://www.canalcontemporaneo.art.br/blog/archives/000136.html

volta ao topo


Convocação

O Canal Contemporâneo convida a todos que nesse momento se indignam com o fechamento das galerias do Espaço Cultural Sérgio Porto e que, conscientes da importância desse espaço para a Arte Contemporânea Brasileira, queiram, de alguma maneira, se manifestar, para trocarmos idéias sobre essa atitude da Prefeitura do Rio de Janeiro nesse próximo vernissage, quando estaremos já experimentando a abertura de apenas uma exposição nesse nosso histórico espaço.

28 de junho, segunda-feira, 20h

Espaço Cultural Sérgio Porto
Rua Humaitá  163
Botafogo  Rio de Janeiro
21 2266-0896

TEXTOS DO E-NFORME:

Cristina Miranda no Sérgio Porto

A artista carioca Cristina Miranda, que mora em Viscaya, Espanha, expõe pela primeira vez no Brasil. Sensores cotidianos é composta por uma instalação e uma série de fotografias.

A instalação, intitulada Sensor líquido, tem o tamanho da sala de exposição, na medida em que todo espaço é condensado dentro do conteúdo de um copo com água. A água funciona como uma lente que capta a imagem invertida e anamórfica do espaço circundante e das pessoas nele presentes. O trabalho depende da presença humana para se completar. Esta imagem é captada por uma câmera de vídeo e projetada na parede, de forma que o visitante possa assistir a si mesmo dentro e fora da água, pequeno e grande, observa ao mesmo tempo em que é observado.

A parede sobre a qual é projetada a imagem estará pintada de terra-alaranjada, o que faz com que a imagem “fique altamente pictórica. É como compor um quadro efêmero, não objetual, não transportável, sem peso, sem corpo denso”, descreve a artista.

Sensores silentes, o outro segmento da exposição, é uma série de dez fotografias, duas de 150 x 150cm cada, e as demais, com 30 x 30cm. São imagens de objetos cotidianos que funcionam como sensores sensíveis pela faculdade natural de captar imagens. Colheres, maçanetas, secadores de mão de banheiros públicos, botões de elevador são alguns desses objetos-sensores de superfícies metálicas. A imagem captada é deformada para se adaptar ao formato de cada objeto, que concentra o espaço exterior no seu interior. Os sensores são como telas ativas de projeção: dão às imagens uma reinterpretação.

Cristina explica o contraste entre os dois segmentos da mostra: “A imagem captada instantaneamente na água, parte da instalação, é sempre êfemera, não se estabiliza, como a vida que é inapreensível, (…) é o sensor em ação. Em contraposição, as fotografias são momentos congelados desta mesma ação, captados sobre sensores que já não captam, simplesmente informam uma situação que já está desconectada da realidade em que ela se sucedeu.”

Formada em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula e em Belas Artes pela Universidade do País Basco UPV-EHU, Espanha, Cristina Miranda tem mestrado em Desenho Industrial pela Universidade de Bilbao e cursa doutorado em Belas Artes na UPV-EHU. Desde 1999, expõe em individuais e coletivas na Espanha, Alemanha, Bélgica, Tailândia e África do Sul.

Sensores cotidianos

EDNA REZENDE SILVEIRA DE ALCÂNTARA

Os “sensores cotidianos” de Cristina Miranda não são dispositivos tranquilos predispostos à detecção passiva de uma determinada ação externa transmitida adequada e idoneamente, sem interposições, apreciações, julgamentos ou interferências na qualidade e precisão do sinal.  São, antes,  sensores críticos, mecanismos essenciais para o funcionamento de um complexo sistema de produção e reprodução de imagens que impõem sua vocação e suas formas às formas e vocação daquilo que “sentem”.

Eleitos no vigor do detalhe, na força da coisa pequena _ a superficie da água dentro de um copo, a bóveda de uma maçaneta metálica, a concavidade ou convexidade de uma colher de café, de um botão do elevador ou do pingente de um lustre _  pese às reduzidas dimensões de suas áreas sensíveis, esses sensores estão dotados de características excepcionais: por um lado porque aptos a provocar deformações perspectivistas fugidias gerando contextos muito mais intelectuais, que se abrem sobre a inconstância das coisas, a onipresença precaria do indivíduo e dialogam com os usos particulares dos sistemas que engendram as imagens e suas representações; por outro, por que logram capturar espaços e acontecimentos muito amplos em sua reduzida área de sensibilidade e ao fazê-lo, curiosamente,  conseguem uma compressão analítica e não sintética das coisas; e, finalmente, porque sua inserção maciça no cotidiano infere que estamos cercados por esa rede sensível, ávida pelo privado, sempre a espera de sentir, elaborar e amplificar  as manifestações mais íntimas da nossa presença.

Os sensores cotidianos  nao estão projetados para as necessidades exclusivas do cotidiano , possuem larga aplicação para o monitoramento e controle de sistemas aplicados a redes de informação efêmera. Ainda que exista a possibilidade de que o instante da ação possa ser congelado, como na fotografia, as imagens resultantes desse proceso de monitoramento não podem ser uma congelação bidimensional imutável, mas sim composições instáveis, que não podem darse como IMAGO INIS  uma vez que não logram substituir aquilo que não está presente,  porque incluso no podem existir sem esta presença.


volta ao topo

Claudia Jaguaribe na H.A.P Galeria

Tudo é Sofia é um conjunto de imagens que exploram o caráter cromático das flores, onde predominam rosas retratadas quase com abstrações. O trabalho se desenvolveu a partir de textos de Novalis (nome literário de Georg Friedrich Philipp de Hardenberg 1772-1801) filósofo e poeta alemão do período romântico com seus discursos sobre o reflexo, o plano exterior, o plano real e sua interioridade.
Segundo pensamento de Claudia: “Considerando o domínio do mundo virtual no nosso cotidiano, decidi voltar para a primeira experiência da virtualidade, tratando da fotografia como concebida na sua origem: um espelho que não espelha mas cria simulacros repletos de significação. Este espelho entretanto cria a possibilidade do reencantamento através da simbologia do belo. A fotografia mecaniza a reprodução da imagem e a representação da natureza neste trabalho em formas de flores leva construção do artifício. A imagem reproduzida não retrata a realidade numa evocação romântica mas introduz paradoxos e interage com outros conceitos como o deslocamento e a imagem espectral”.

Claudia brinca com o próprio conceito da fotografia: “... um espelho que não espelha mas cria simulacros repletos de significação”.

O trabalho da artista enquanto fotógrafa caminha progressivamente no limite entre a fotografia e outros suportes, provável decorrência da sua formação em História da arte (Wellesley  College 1975/77, bacharel em História da arte e Boston University, Mass. E.U.A 1978/79 ),  “...tem muito de cinema no meu trabalho, gosto da multimídia, das imagens se sobrepondo...” diz Claudia.

Segundo o ensaísta Felipe Chaimovitch (Folha de São Paulo, Revista Bravo e outros): “Claudia Jaguaribe fragmenta reflexos de belas flores ou paisagens, misturando fotos e planos reflexivos. A todos nega independência, seja pela justaposição de mídias, seja pelo recorte do campo visual. Evidencia a artificialidade do encontro entre seu espectador e a obra aqui exposta”.

O vídeo Tudo é Sofia que será apresentado no 2º piso é um desdobramento destas imagens em animação e vem a ser a sua 5ª produção depois dos trabalhos em vídeo Carnaval, Carandiru, Aeroporto e Caraminholas (sendo apresentado também neste mês de junho na II edição do evento FotoArte, Brasília 2004 ).

A trilha sonora de Tudo é Sofia foi produzida especialmente pelo músico César Assolant e a edição é de Claudia Jaguaribe e de Rita Figueiredo.

Conjunto de trabalhos:

1º piso - painel I: montagem  de uma ampliação de 4 metros de altura por 9 de comprimento com 3 fotografias sobrepostas ao painel. Formatos: 70 h x 168cm, 120h x 50 cm e 52h x 126 cm.

1º piso – painel II: seqüência de 6 imagens de 60 h x 40 cm e 2 imagens de 90 h x 90 cm.

2º piso – montagem de 3 fotografias de 060 x 060 cm e parede com projeção do vídeo.

Será a primeira vez que a galeria estará exibindo um trabalho em vídeo e a mídia segundo Heloisa, terá um lugar garantido na H.A.P. que prevê uma programação para exibir obras em vídeo de outros artistas.


volta ao topo

A_mostra Gratis - Especial Grupo Urucum

Desejos - Mensagens Vazias, 2002
3' - AP
Mensagens coletadas no espaço urbano em garrafas que são deixadas em um rio.

Desculpem o transtorno estamos em obras, 2002
10' - AP
Trabalho do grupo dentro do evento açucar invetidoI, realizado na FUNARTE-RJ. Toras de madeira assacú eram serradas pelo grupo e pelos espectadores na galeria.

Os catadores de orvalho esperando a felicidade chegar, 2001
7' - AP
O grupo passa a noite nas ruas de Macapá "catando orvalho".

Jangadeando no Rio Mar, 2003
6' - AP
Os integrantes "jangadeiam" em grandes bóias pretas na água e também em terra.

Divisória Imaginária, 2003
4' - AP
Bordado coletivo em local de latitude zero.


volta ao topo

VII Symposium on Virtual Reality / SVR 2004

O Symposium On Virtual Reality (SVR) é um simpósio promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação), que visa reunir pesquisadores, projetistas, estudantes e demais profissionais dos meios acadêmicos, industriais e comerciais, interessados nos avanços e nas aplicações da realidade virtual.

O evento deverá servir para estreitar os laços entre pesquisadores, promover a troca de experiências e facilitar a interação entre grupos de pesquisa, melhorar as condições de surgimento de novos grupos de pesquisa inter-institucionais, motivar gente nova para atuar na área e mostrar aos participantes os avanços da realidade virtual no Brasil e no mundo.

Após os seis primeiros eventos, realizados respectivamente em São Carlos (1997), em Marília (1999), em Gramado (2000), em Florianópolis (2001), em Fortaleza (2002) e em Ribeirão Preto (2003); o VII SVR será realizado em São Paulo - SP, Brasil.

As atividades planejadas para o SVR incluem: mini-cursos, palestras convidadas, tutoriais e painéis, sessões técnicas para apresentação de artigos selecionados, pôsteres, exposição de produtos e projetos, concurso e festival de mundos virtuais, demonstrações, workshop de teses e dissertações de realidade virtual, workshop de iniciação científica.

Autores são convidados a submeter trabalhos de pesquisa, resultados experimentais e desenvolvimentos que incluam tópicos da lista (não exaustiva) a seguir:

- Vida artificial;
- Aceleração Gráfica por Hardware;
- Ambientes Virtuais Colaborativos;
- Ambientes virtuais em rede;
- Aplicações de realidade virtual na indústria, entretenimento, arquitetura, educação, medicina, marketing, comércio eletrônico, e outras áreas;
- Aplicações tridimensionais baseadas em Internet;
- Desenvolvimento de sistemas de realidade virtual;
- Dispositivos inovadores de entrada e saída;
- Humanos virtuais e avatares;
- Impactos sociais, econômicos e técnicos da Realidade Virtual;
- Interação baseada em vídeo;
- Interação multimodal;
- Modelagem e Rendering baseados em imagens;
- Modelagem e rendering multi-resolução;
- Modelagem, rendering e animação e interativo;
- Realidade Aumentada;
- Realidade virtual para visualização científica;
- Simulação, animação e visualização em tempo real;
- Técnicas de interação 3D inovadoras;
- Técnicas gráficas de tempo-real;
- Tele-collaboração e Teleoperação;
- VRML, X3D e outras tecnologias baseadas na web.

Após um processo de revisão criteriosa os artigos selecionados serão publicados nos anais do evento e apresentados em seções técnicas.

Artigos completos, artigos curtos e pôsteres podem ser redigidos em inglês ou português e submetidos eletronicamente.

Os artigos podem ser escritos em português ou inglês, exclusivamente nos formatos Postscript (usar generic postscript) ou PDF. Artigos completos devem ter até 12 páginas, artigos curtos 2 ou 3 páginas e pôsteres 1 página. A formatação do texto submetidos deve seguir o padrão da SBC, disponível em: http://www.sbc.org.br/templates.

volta ao topo

Selecionados Curtas e Médias
Mostra Competitiva Curtas e Médias Metragens

"28 Anos", de Eduardo Baggio (PR) / 1min / Captado em Foto-Still / Documentário; Experimental

"A Batalha Do Real", de Matias Maxx (RJ) / 5min / Captado em Mini-Dv / Documentário

"A Lâmpada E A Flor", de Pablo Ferreira (SP) / 18min / Captado em 16mm / Ficção

"A Verdadeira História De Tião Coió", de André Amparo (MG) / 6min / Captado em Dv-Cam; Mini-Dv / Documentário

"Abry", de Joel Pizzini (SP) / 31min / Captado em Beta Analógica; Mini-Dv / Documentário

"Amor Só De Mãe", de Dennison Ramalho (SP) / 20min / Captado em 35mm / Ficção

"Antes Do Fim Do Mar", de Dido (RJ) / 17min / Captado em Mini-Dv; Hi-8 / Experimental; Documentário; Ficção

"Ave Maria Ou Mãe Dos Oprimidos", de Camilo Cavalcante (PE) / 9min / Captado em Dv-Cam / Documentário; Experimental; Ficção

"Brasíliapé", de R. C. Ballerini (DF) / 11min / Captado em 16mm / Experimental; Documentário; Ficção

"Cachorro Louco", de César Meneghetti (SP) / 6min / Captado em Dv-Cam / Documentário; Experimental

"Cão De Fogo", Direção Coletiva - Oficinas Kinoforum (SP) / 5min / Captado em Mini-Dv / Ficção

"Cheirando Cosmococa Hendrix", de Silvio Tavares Fernandes Júnior (RJ) / 5min / Captado em Mini-Dv / Experimental; Documentário; Ficção

"Contratempo", de Daniel Bandeira (PE) / 9min / Captado em Digital-8 / Ficção; Experimental

"Cresci!", de Maurício Saldanha (RS) / 25min / Captado Em Hi-8, VHS / Documentário; Experimental

"Da Janela Do Meu Quarto", de Cao Guimarães (MG) / 5min / Captado em Super-8 / Experimental

"Dentro De Mim Mora Um Anjo", de Marcellvs L. (MG) / 13min / Captado Em Mini-Dv / Experimental

"Desarmado", de Walter Fernandes Júnior (RJ) / 10min / Captado em 35mm / Ficção; Documentário

"Entre Máquinas E Sonhos", de Jeferson Antunes Thó (SP) / 11min / Captado em Mini-Dv / Documentário

"Está Lá, É Do Inimigo?", de Lobito & Jel (RJ) / 3min / Captado em Mini-Dv; Vhs; Avi-Mpeg / Experimental

"Estranhos", de Marcelo B. Conter (RS) / 15min / Captado Em Hi-8/ Documentário

"Feira Do Verbo", de Fred Souza Castro (BA) / 10min / Captado em Vhs; Super-Vhs / Documentário

"Fobia", de Thiago Dos Santos Moysés (DF) / 10min / Captado em 16mm / Ficção

"Frade Fraude Vs. O Olho Da Razão", de Petter Baiestorf (SC) / 13min / Captado em Super-Vhs / Experimental; Ficção

"Gringo In Rio", de Ricardo E. Machado (PR) / 11min / Captado em Mini-Dv / Documentário

"Hablar De Sueños", de Joana Oliveira (Cuba/MG) / 9min / Captado em Mini-Dv / Documentário

"Hilda", de Manu Sobral (RJ) / 5min / Captado em Mini-Dv / Documentário; Experimental

"Homem-Refluxo", de José Luiz Sampaio e Daniel Seda (SP) / 15min / Captado em Mini-Dv; Hi-8; Animação 2d; Flash / Documentário; Experimental; Animação

"Imensidade", de Amilcar M. Claro (SP) / 14min / Captado em 35mm / Ficção; Documentário; Experimental

"Inciso XXI", de Eduardo Barioni (SP) / 8min / Captado Em 16mm / Ficção

"Infinitamente Maio", de Marcos Jorge (PR) / 19min / Captado em 35mm; Mini-Dv / Ficção; Experimental

"Jorjão", de Paulo Tiefenthaler (RJ) / 18min / Captado em Mini-Dv / Documentário

"Kino Copa", de Igor Cabral e Chico Serra (RJ) / 22min / Captado Em Hi-8; Mini-Dv; Vhs; 16mm / Documentário

"L'amar", de Sandra Alves (SC) / 19min / Captado em 35mm / Ficção

"Lambe Sujo", de Gabriela Greeb, Paulo Dias e Marianna Monteiro (SP/SE) / 26min / Captado Em Mini-Dv / Documentário

"Mármore", de Joesér Alvarez (RO) / 1min / Captado em Vhs; Flash; Animação 2d; Animação De Recortes; Foto Still Digital; Foto Still; Mov / Experimental; Animação

"Minutos Antes", de Rodrigo Modenesi (RJ) / 13min / Captado Em Mini-Dv / Ficção; Experimental

"Nada A Declarar", de Gustavo Acioli (RJ) / 9min / Captado em 35mm / Ficção

"Nanofania", de Cao Guimarães (MG) / 3min / Captado em Super-8/ Experimental

"Nosferatum", de Gurcius Gewdner (SC) / 9min / Captado em Vhs; Foto Still Digital / Experimental; Ficção

"O Caminho", de Bruno Pacheco e Sérgio Borges (MG) / 12min / Captado em Super-8; Mini-Dv; Vhs / Experimental

"O Esquecimento", de Cezar Migliorin (RJ) / 6min / Captado em Mini-Dv / Experimental

"Ocaso", de Dirnei Prates (RS) / 4min / Captado em Vhs / Experimental

"Os Paulistas Invadem!", de Ricardo Nimtz, João Karoauk, Regis Maximillian (SP) / 14min / Captado em Beta Analógica; Mini-Dv; Dv-Cam; Foto Still; Vhs; Foto Still Digital; Animação De Recortes; Animação 2d; Beta Digital; Animação 3d / Ficção; Experimental; Animação

"Pesar", de Tadeu Jungle (SP) / 5min / Captado em 35mm / Experimental; Ficção

"Plutão", de Sávio Leite (MG) / 3min / Captado em Mini-Dv; Animação De Massinhas / Animação

"Procurando Falatório", de Luciana Tanure (RJ) / 14min / Captado em 16mm / Documentário; Experimental

"Quase Diretor", de Adriano Lírio (RJ) / 6min / Captado em Beta Analógica; Mini-Dv; Foto Still; Flash / Experimental; Ficção; Documentário

"Ratos De Rua", de Rafael De Paula Rodrigues (RJ) / 5min / Captado em Animação 2d; Mini-Dv; Foto Still / Animação; Experimental; Ficção

"Redenção De Ogum", de Moira Toledo (SP) / 13min / Captado Em 16mm / Experimental

"Remédio Para Dor", de Jackson Luiz Aliprandini (SC) / 3min / Captado em Super-Vhs / Experimental

"Saia Santa", de Mauro D'addio (SP) / 13min / Captado em 16mm / Ficção

"São Jorge De Camunguelo", de Karen Akerman (RJ) / 22min / Captado em Mini-Dv / Documentário

"Selarón, A Grande Loucura", de Renata Brito E José Roberto Mesquita (RJ) / 20min / Captado Em Mini-Dv; Hi-8; Foto Still Digital; Animação De Recortes / Documentário; Experimental

"Sinal Fechado", de Isaac Chueke (RJ) / 8min / Captado em Mini-Dv / Documentário

"Snuffish", de Letícia Ramos E Fernanda Soares (SP) / 3min / Captado em Mini-Dv / Experimental

"Sobressaltos", de Antonio Stickel E Karina Pinheiro (SP) / 13min / Captado em 16mm / Experimental

"Suturacortecustura", de Letícia Ramos, Fernanda Soares e Natália Conte (SP) / 3min / Captado Em Mini-Dv / Experimental

"Tipitunga", de Jefinho Pinheiro e Patrick Tristão (ES) / 5min / Captado em Beta Analógica; Super-Vhs / Ficção; Documentário; Experimental

"Todo Punk É Católico", de Carlos Magno e Bruno Pacheco (MG) / 7min / Captado Em Mini-Dv; Vhs / Experimental; Animação

"U Olhu Du Povu", de Dan Lisboa (BA) / 5min / Captado em Hi-8 / Experimental; Documentário

"Um Milhão De Pequenos Raios", de Dan Lisboa (BA) / 7min / Captado em Digital-8 / Documentário; Experimental

"Uma Folha Que Cai", de Ivo Lopes (RJ) / 16min / Captado em 16mm/ Ficção

"Uninverso", de Marcos Debrito (SP) / 13min / Captado em 35mm / Ficção; Experimental

"Universo Em Desencanto Em Um Canto De Alcântara", de Flávio Andrade Meirelles (SP) / 19min / Captado em Mini-Dv / Ficção; Experimental

"Vértices, Encontros, Convergências", de Daniel Manzione Giavarotti (SP) / 13min / Captado em 16mm; Super-8; Mini-Dv / Ficção

"Vida Por Um Fio - Oum Kalsoum", de Kika Nicolela E Sheila Hara (SP) / 5min / Captado em Mini-Dv / Experimental

Selecionados Longas
Mostra de Longas - Júri Popular

“Vida De Artista”, de João Batista De Andrade (GO) / 80min / Captado em Mini-Dv / Documentário

“Cama De Gato”, de Alexandre Stockler (SP) / 92min / Captado em Mini-Dv, Dv-Cam e 16mm / Ficção; Documentário; Experimental

“A Alma Do Osso”, de Cao Guimarães (MG) / 74min / Captado em Mini-Dv; Super-8 / Documentário

"Quebrando Tudo", de Rodrigo Hinrichsen (RJ) / 62min / Captado em Mini-Dv / Documentário

Selecionados Mostra Sala de Aula
Mostra Troféu Sala de Aula - Júri Popular

".//Mad-Ness", de Alexandre L. Klein e Marcus V. Duprat Filho (RS) / Produzido pela Feevale-RS / 16min / Captado em Mini-Dv / Ficção

"A Foto", de Rodrigo Campos De Oliveira (SP) / Produzido pela Eca-Usp / 7min / Captado em 16mm; Foto Still Digital / Ficção; Experimental

"A Lâmpada E A Flor", de Pablo Ferreira (SP) / Produzido pela Eca-Usp / 18min / Captado em 16mm / Ficção

"A Porta", Direção Coletiva - Coordenação: Marilisse Navarro Fornaciari (RJ) / Produzido pelo Grupo Cultural Afro Reggae / 1min / Captado em Mini-Dv/ Ficção

"Além Do Pequeno Príncipe: A Lógica Da Imaginação", de Carlos Umberto Campos Júnior (RS) / Produzido pela Fabico-Ufrgs / 8min / Captado em Flash; Mini-Dv; Vhs / Animação; Experimental; Ficção

"Aqui Se Faz, Aqui Se Paga!", de Marcelo Branco (MG) / Produzido pelas Oficinas De Animação Estúdio F7 / 1min / Captado em Animação De Recortes; Animação 2d; Flash / Animação; Ficção

"Aquilo Que Você Não Viu", Direção Coletiva - Coordenação: Marilisse Navarro Fornaciari (RJ) / Produzido pelo Grupo Cultural Afro Reggae / 7min / Captado em Mini-Dv / Ficção; Documentário

"Braços De Pano", de Bruno9li (RS) / Produzido pela Espm / 3min / Captado em Mini-Dv; Hi-8 / Experimental

"Cai Na Real", de Felipe Augusto De Castilho Pessoa (MG) / Produzido pela Pp Puc-MG / 13min / Captado em Mini-Dv/ Documentário

"Cão De Fogo", Direção Coletiva (SP) / Produzido pelas Oficinas Kinoforum / 5min / Captado em Mini-Dv / Ficção

"Cuidado: A Tv Está No Ar", De Antônio Sodré (RJ) / Produzido pelas Oficinas Geração Futura - Canal Futura / 2min / Captado Em Animação 2d; Flash / Animação

"Desemprego", de João Paulo Miranda Maria (RJ) / Produzido pela Universidade Estácio De Sá-RJ / 11min / Captado em Mini-Dv; Animacão 2d / Ficção; Experimental

"Desfoque", de Pedro Léo Araújo Martins (BA) / Produzido pela Ftc-BA / 20min / Captado em Min-Dv / Experimental; Ficção

"Fim De Pinico", de Vinícius André Diniz Moreira (MG) / Produzido pela Uemg / 5min / Captado em Super-Vhs / Ficção; Documentário; Experimental

"Fobia", de Thiago Dos Santos Moysés (DF) / Produzido pela Unb / 10min / Captado em 16mm / Ficção

"Garfo Ou Mulher", Direção Coletiva - Coordenação: Marilisse Navarro Fornaciari (RJ) / Produzido pelo Grupo Cultural Afro Reggae / 1min / Captado em Mini-Dv / Ficção

"Hablar De Sueños", de Joana Oliveira (Cuba/MG) / Produzido pela Eictv / 9min / Captado em Mini-Dv / Documentário

"Inciso XXI", de Eduardo Barioni (SP) / Produzido pela Faap-Sp / 8min / Captado em 16mm / Ficção

"Isadora", de Elisa Damázio (SC) / Produzido pela Unisul-SC / 16min / Captado em 16mm / Ficção

"Kino Copa", de Igor Cabral e Chico Serra (RJ) / Produzido pela Uff-RJ / 22min / Captado em Hi-8; Mini-Dv; Vhs; 16mm / Documentário

"Lição De Morte (Att Doda)", de Cecília Torquato (Suécia - MG) / Produzido pela Hogskolan For Fotografi Och Film - Gotenborg University (Suécia) / 8min / Captado em 16mm / Ficção

"Meu Amigo Girassol", de Diogo Fernandes e Claudia Cortez (SP) / Produzido pela Ufscar-SP / 12min / Captado em Super-8 / Ficção

"Na Cara Do Gol", Direção Coletiva - Coordenação: Marilisse Navarro Fornaciari (RJ) / Produzido pelo Grupo Cultural Afro Reggae / 1min / Captado em Mini-Dv / Ficção

"Na Ponta Dos Pés", de Gisele Wernek (MG) / Produzido pela Escola De Cinema Daller - MG/ 3min / Captado em Super-8 / Experimental; Ficção

"Nosso Parabéns Ao Freitas", de Felipe Marcondes Sant'angelo (SP) / Produzido pela Eca-Usp / 12min / Captado em 16mm / Ficção

"O Bêbado", de Fernanda Muniz (RJ) / Produzido pelas Oficinas Cinemaneiro / 5min / Captado em Mini-Dv / Ficção

"O Ovo Colorido", Direção Coletiva (RJ) / Produzido pelas Oficinas Da Mostra Do Filme Livre / 4min / Captado em 16mm / Ficção; Experimental

"O Último Da Fila", de Eder Augusto e Rodrigo Valadares (SP) / Produzido pelas Oficinas Kinoforum / 10min / Captado em Mini-Dv / Ficção

"Osvaldo São Paulo", de Renato Nery e Élder Giangrossi (SP) / Produzido pelas Oficinas Kinoforum / 8min / Captado em Mini-Dv / Documentário

"Pela Rua", de Dimitre Lucho e Michele Maurente (RS) / Produzido pela Famecos Puc - RS / 10min / Captado em 16mm / Ficção; Experimental

"Pico?!", de Leonardo Mendonça (DF) / Produzido pela Universidade Católica De Brasília / 20min / Captado em Mini-Dv; Hi-8 / Documentário; Experimental

"Portas: Experimento No. 02", de Renato Galamba (PE) / Produzido pela Universidade Federal De Pernambuco / 5min / Captado em Mini-Dv / Experimental

"Que Fazer?", de André Luiz De Luiz (SP) / Produzido pela Eca- Usp / 16min / Captado em 16mm / Ficção

"Redenção De Ogum", de Moira Toledo (SP) / Produzido pela Faap-SP / 13min / Captado em 16mm / Experimental

"Snuffish", de Letícia Ramos e Fernanda Soares (SP) / Produzido pela Faap-SP / 3min / Captado em Mini-Dv / Experimental

"Suturacortecustura", de Letícia Ramos, Fernanda Soares e Natália Conte (SP) / Produzido pela Faap-SP / 3min / Captado em Mini-Dv / Experimental

"Tipitunga", de Jefinho Pinheiro e Patrick Tristão (ES) / Produzido pela Faesa-ES / 5min / Captado em Beta Analógica; Super-Vhs / Ficção; Documentário; Experimental

"Uma Estrela Pra Ioiô", de Bruno Safadi (RJ) / Produzido pela Uff-RJ / 15min / Captado em 16mm / Ficção

"Uma Folha Que Cai", de Ivo Lopes (RJ) / Produzido pela Universidade Estácio De Sá-RJ / 16min / Captado em 16mm / Ficção

"Unframed", de Guilherme Machado Ramos (SP) / Produzido pela Puc-SP / 5min / Captado em Foto Still; Mini-Dv; Super-Vhs / Ficção

"Voz Da Fama", de Raphael Oliveira, Thaine Alves, Júnior Vilela e Ângela Nobre (RJ) / Produzido pelas Oficinas Geração Futura - Canal Futura / 2min / Captado em Mini-Dv / Documentário


volta ao topo


Como mandar o seu material para a pré-seleção do Canal Contemporâneo:

1 - Envie sua divulgação para canal@canalcontemporaneo.art.br;
2 - Com 15 dias de antecedência, mande as informações básicas;
3 - No assunto coloque a data, nome do artista e local;
4 - No corpo do emeio coloque as informações de serviço completas: data, nome do evento, nome do artista, local, endereço, telefones, horários e conexões;
5 - Inclua textos de imprensa, currículo e crítico em arquivos anexos;
6 - 2 a 3 imagens em jpg, em RGB, 200 dpis, com 500 pixels no menor lado;
7 – Caso você ainda não tenha as imagens e os textos, mande-nos uma previsão de envio.

ATENÇÃO PARA O PRAZO DE 15 DIAS PARA AS INFORMAÇÕES BÁSICAS!

O Canal Contemporâneo trabalha para um público especializado e também é formador de público. Não deixe de mandar textos de imprensa e críticos, na íntegra, para que estes possam atingir um maior número de pessoas.


Visite o NOVO sítio!
 www.canalcontemporaneo.art.br


Para deixar de receber os e-nformes, basta clicar aqui e enviar um emeio com REMOVER no assunto.

envio de conteúdo_    cadastre-se_    contato_    sobre o canal_