Página inicial

e-nformes

 

Acessar E-nformes Anteriores

Acesso a todos os e-nformes publicados desde a criação do Canal Contemporâneo em dezembro de 2000.

Para acessar os e-nformes anteriores é necessário ser associado ao Canal Contemporâneo.


Se você já se cadastrou, conecte-se na primeira página para acessar sua área pessoal e pedir o boleto na aba associação do editar conta. Se você nunca se cadastrou, preencha o formulário e, no final, escolha a opção associação paga. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios.


Modos de recebimento dos e-nformes


O Canal Contemporâneo publica 2 e-nformes semanais contendo informações sobre o circuito de arte contemporânea e políticas culturais relacionadas.

- Para receber a edição COMPLETA, com textos e imagens, torne-se um associado pagante e contribua para a manutenção da iniciativa.

- Para receber a edição SIMPLIFICADA, apenas com os linques para os conteúdos, basta ser um usuário cadastrado.

 


Pesquise por palavras e/ou expressões (entre aspas)

DF/PE/RJ/SP Amilcar de Castro no Marcantonio Vilaça / Inscrições para a Temporada de Projetos 2013 do Paço das Artes
ANO 12 - N. 80 / 15 DE OUTUBRO DE 2012

SOBRE AGENDA E REDE CANAL

15 reais por uma assinatura anual

AGENDA DE EVENTOS
Cabelo + Raul Mourão + Luiz Zerbini no MAM, Rio de Janeiro
Leonardo Ramadinha na Luciana Caravello, Rio de Janeiro
Amilcar de Castro no Marcantonio Vilaça, Brasília
Ser, paisagem na Fayga Ostrower, Brasília
Sebastião Pedrosa na Dumaresq, Recife
Parte - Feira de Arte Contemporânea no Paço das Artes, São Paulo
CIRCUITO - ÚLTIMOS DIAS Antonio Dias na Athena Contemporânea, Rio de Janeiro
CURSOS E SEMINÁRIOS Oficinas de Processos Criativos e Tecnologia do Sergio Motta com Lina Lopes e Milena Szafir, São Paulo
SALÕES E PRÊMIOS Temporada de Projetos 2013: Inscrições e informaçãos para artistas e curadores
ARTE EM CIRCULAÇÃO Antonio Dias | Polaroids por Vanda Klabin
COMO ATIÇAR A BRASA
Preparativos para a Parte, photos.uol
Obra é furtada da Bienal de São Paulo por Paula Carvalho, Estadão.com.br

Luiz Zerbini no MAM-RJ
Luiz Zerbini

Cabelo no MAM-RJ
Cabelo (foto de Ynaiê Dawson)


Cabelo
Humúsica

+

Raul Mourão
Tração Animal

Curadoria de Luiz Camillo Osorio

18 de outubro a 2 de dezembro de 2012

+

Luiz Zerbini
Amor

17 de outubro, quarta-feira, 19h

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM RJ
Av Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro - RJ
21-2240-4944 ou mam@mamrio.org.br
www.mamrio.org.br
Terça a sexta, 12-18h; sábado, domingo e feriado, 12-19h
Exposição de Zerbini até 9 de dezembro de 2012

+ imagens e resumos na agenda Cabelo / Raul Mourão / Luiz Zerbini
english
/ english / english

Enviado por Beatriz Caillaux
volta ao topo


Leonardo Ramadinha na Luciana Caravello
Leonardo Ramadinha

Leonardo Ramadinha
Aquilo que habita em mim

Curadoria de Marco Antonio Portela

16 de outubro, terça-feira, 19h

Luciana Caravello Arte Contemporânea
Rua Barão de Jaguaripe 387 - Ipanema Rio de Janeiro - RJ
21-2523-4696 ou contato@lucianacaravello.com.br
www.lucianacaravello.com.br
Segunda a sexta, 10-19h; sábado, 11-14h
Exposição até 10 de novembro de 2012

+ imagem e resumo na agenda
english

Enviado por Marcos Noronha
volta ao topo


Amilcar de Castro no Marcantonio Vilaça
Amilcar de Castro (Licenciado por inARTS.com)

Amilcar de Castro
Rigor e Transcendência

Curadoria de Marcus de Lontra Costa

16 de outubro, terça-feira, 19h

Espaço Cultural Marcantonio Vilaça
SAFS, Quadra 4, lote 1, Edifício-sede, térreo, Brasília - DF
61-3316-5074
www.tcu.gov.br/espacocultural
Segunda a sexta, 9-19h; sábado, 10-18h
Exposição até 14 de dezembro de 2012

+ imagem e resumo na agenda
english

Enviado por Espaço Cultural Marcantonio Vilaça
volta ao topo


Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012
Ser, paisagem
Chico Amaral, Gê Orthof, Karina Dias, Regina de Paula

Curadoria de Graça Ramos, Karina Dias

18 de outubro, quinta-feira, 19h

Complexo Cultural Funarte Brasília - Galeria Fayga Ostrower
Eixo Monumental (atrás da Torre de TV) - Setor de Divulgação Cultural, Brasília - DF
61-3322-2027 ou visuaisbsb@funarte.gov.br
www.funarte.gov.br
Diariamente, 9-21h
Exposição até 26 de novembro de 2012

+ imagem e resumo na agenda
english

Enviado por Beatriz Vilela
volta ao topo


Sebastião Pedrosa na Dumaresq
Sebastião Pedrosa, Criss-Cross, 2012, acrílica sobre tela, 80 x 160cm

Sebastião Pedrosa
Babel

17 de outubro, quarta-feira, 18-22h

Dumaresq Galeria de Arte
Rua Professor Augusto Lins e Silva 1033, Boa Viagem, Recife - PE
81-3341-0129 ou arte@dumaresq.com.br
www.dumaresq.com.br
Segunda a sexta, 9-18h; sábado, 9-13h
Exposição até 17 de novembro de 2012

Leia o texto Renata Wilner

+ imagem e resumo na agenda
english

Enviado por Beta
volta ao topo


2ª edição
Parte - Feira de Arte Contemporânea
AM Galeria Horizonte, Arte Infinita, Arterix, AVA, Casa das Artes - Galeria, Central Galeria, Coleções | Escritório de arte, Cosmocopa Arte Contemporânea, dconcept escritório de arte, Estúdio Buck, FASS, Fotospot, Galeria Contempo, Galeria de Arte André, Galeria de Babel, Galeria de Babel Black, Galeria Emma Thomas, Galeria Inox, Galeria Mezanino, Galeria Movimento Arte Contemporânea, Galeria Murilo Castro , Galeria NuVEM, Galeria Oscar Cruz, Galeria Pilar, Galeria Tina Zappoli, Galeria Virgílio, Gravura Brasileira, Joh Mabe Espaço Arte & Cultura, Lume Photos, Mini Galeria, Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria, Multiplique Boutique, Papel Assinado, Paralelo Gallery, Portas Vilaseca Galeria, QAZ Galeria de Arte, Referência Galeria de Arte, Smith Galeria, TNT Contemporânea e Tramas Galeria de Arte

Curadoria de Lina Wurzmann, Tamara Perlman

17 de outubro, quarta-feira, 17h (para convidados)

Paço das Artes
Av da Universidade 1, Cidade Universitária, São Paulo - SP
11-3814-4832 ou pacodasartes@pacodasartes.org.br
www.pacodasartes.org.br
Terça a sexta, 11h30-19h, sábado e domingo, 12h30-17h30
Exposição até 21 de outubro de 2012

+ imagem e resumo na agenda
english

Enviado por Alessandra Miranda
volta ao topo


CIRCUITO - ÚLTIMOS DIAS
Antonio Dias

Curadoria de Vanda Klabin

21 de setembro a 19 de outubro de 2012

Galeria Athena Contemporânea
Av. Atlântica 4.240 loja 211, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
21-2513-0239 ou contato@athenacontemporanea.com
www.athenacontemporanea.com
Segunda à sexta, 11-19h; sábado, 12-18h


Leia o texto de Vanda Klabin

+ imagem e resumo na agenda
english

Enviado por Fernanda Cotta
volta ao topo


CURSOS E SEMINÁRIOS
Oficinas de Processos Criativos e Tecnologia do Sergio Motta: Introdução à Prática de Remix Audiovisual e Oficina de VJ e Video Mapping

A popularização dos computadores, celulares e softwares livres fez com que as ferramentas de criação estivessem ao alcance de todos. De consumidores, passamos a produtores de conteúdo e compartilhamos diariamente fotos, vídeos, sons e textos na internet e redes sociais. Diante desse cenário, o Instituto Sergio Motta – ISM (www.ism.org.br), em parceria com as Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (www.oficinasculturais.org.br), oferece um ciclo de 12 cursos gratuitos em 5 bairros da capital paulistana.

Orientadores: Lina Lopes, Milena Szafir

Inscrições até 17 de outubro de 2012

Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Cursos e Seminários

volta ao topo


SALÕES E PRÊMIOS
Temporada de Projetos 2013

O programa mais tradicional do Paço das Artes, a Temporada de Projetos, abre suas inscrições ao público entre os dias 27 de agosto e 10 de novembrobro de 2012. Clique aqui para baixar a ficha de inscrição e aqui para conhecer a convocatória.

O júri que irá selecionar os escolhidos para a Temporada de Projetos 2013 é formado por Ananda Carvalho, Camila Duprat, Maikon Rangel e Paula Borghi (pré-seleção) e Priscila Arantes, Martin Grossmann, Angélica de Moraes e Nancy Betts (seleção).

Inscrições até 10 de novembro de 2012

Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Salões e Prêmios

volta ao topo


ARTE EM CIRCULAÇÃO
Antonio Dias | Polaroids

VANDA KLABIN

Antonio Dias, Galeria Athena Contemporânea, Rio de Janeiro, RJ - 21/09/2012 - 19/10/2012

Nascido em Campina Grande, na Paraíba, em 1944, chegou ao Rio de Janeiro com quatorze anos de idade. Autodidata, não seguiu nenhum ensino tradicional de arte, mas frequentou o Ateliê Livre de Gravura da ENBA, onde foi orientado por Oswald Goeldi e Adir Botelho. Seu envolvimento não deriva de nenhum compromisso acadêmico, o que lhe trouxe uma enorme autonomia e disponibilidade para o seu fazer artístico. Essa interação do artista com o desprendimento envolveu sua produção e experimentações para realizações mais radicais, não aderindo de forma decisiva aos diferenciados movimentos artísticos, mantendo o núcleo poético do seu trabalho livre e disponível para buscar os seus próprios desdobramentos.

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Arte em circulação

volta ao topo    volta ao tema


COMO ATIÇAR A BRASA
Preparativos para a PARTE

Matéria originalmente publicada no Blog Photos do uol em 11 de outubro de 2012.

Feira de Arte Contemporânea de São Paulo recebe diversos fotógrafos

Começa na quarta-feira (17) a PARTE, Feira de Arte Contemporânea, de São Paulo. Esta é a segunda edição do evento, e tem como objetivo a ampliação do mercado de arte contemporânea. Entre as galerias que participarão da feira, diversas são especializadas em fotografia.

Segundo a organizadora da feira, Tamara Brandt Perlman, a segunda edição da PARTE reúne artistas em ascensão e acesso amplo a informação. Ela afirma que 42 galerias participarão do evento, além de 5 projetos especiais de grupos e ateliês e programação cultural para adultos e crianças.

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa

volta ao topo


COMO ATIÇAR A BRASA
Obra é furtada da Bienal de São Paulo

Matéria de Paula Carvalho originalmente publicada no caderno Cultura do jornal estadão.com.br em 9 de outubro de 2012.

Sumiço da aquarela 'homes (homenols)', de Daniel Steegmann Mangrané, foi percebido no dia 27 de setembro

A aquarela homes (homenols) (2004), do artista espanhol Daniel Steegmann Mangrané foi furtada da Bienal de São Paulo. De acordo com a nota oficial divulgada nesta terça-feira, 9, pela organização do evento, o roubo da obra foi percebido no dia 27 de setembro e "imediatamente comunicado ao artista e à seguradora". A pintura, uma aquarela em papel de dimensões 15,5 X 21,5 cm, era exibida na série Lichtzwang, junto a outros 221 trabalhos.

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa

volta ao topo


TEXTOS DO E-NFORME

Babel de Sebastião Pedrosa por Renata Wilner

A razão de haver ser, a razão de haver seres, de haver tudo,
Deve trazer uma loucura maior que os espaços
        Entre as almas e entre as estrelas.

Álvaro de Campos (heterônimo de Fernando Pessoa)

No princípio era o verbo.
Como consequência de uma pretensão humana acima de suas possibilidades, o verbo esfacelou-se em mil pedaços, que se diferenciaram de tal modo que já não podiam mais ser unificados. No melhor dos casos, traduzidos...

E assim estabelece-se o paradoxo da linguagem, o incompreensível. Mas antes de compreender, é preciso sentir. Perseguindo uma escrita assêmica, Sebastião Pedrosa vira a página da Escrita Secreta, para nova aventura de sua pesquisa plástica. No entanto, mantém uma indagação que vinha conduzindo suas experimentações: Como extrair o sumo significante da linguagem verbal, para deliciar-se em visualidade?

Agora o fio condutor já não é a desconstrução da escrita e seus sinais gráficos para reconstrução em linguagem plástica. A preocupação gráfica dá lugar à exploração pictórica. Caleidoscópio de cores, formas, manchas diversificando-se. Ora explodindo em cores vibrantes e gestualidade solta, ora em pinceladas mais controladas e tons neutros. As referências podem ser muitas e simultâneas, de Mondrian  e Paul Klee, à arte tradicional indiana ou árabe,  no livre jogo com os repertórios visuais que podemos relacionar.

Pintura que vai se desconstruindo e reconstruindo em fragmentos que vão sendo mesclados, nas estruturas quadriculadas onde o artista arma um espaço atravessado por listras – espacialidade da escrita sobre pautas? A abordagem pictórica parece solicitar essa transposição no percurso da obra, da materialidade do signo ao jogo de espaço.

Des-re-construções espaciais que solicitam temporalidades: intervenções sobre a própria memória de infância no livro dado pela tia, reescrituras, desescrituras... O retorno à origem da escrita – sumeriana, esfacelada na narrativa mítica da Torre de Babel – e ao gesto original das garatujas infantis. Estas brincam nas páginas de um livro, objeto suporte de devaneios pictóricos. O texto sob a pintura aguada torna-se uma malha gráfica: textura e tessitura dando aspecto têxtil à carne fibrosa do papel.

Na tentativa de organizar os fragmentos do eu profundo, dos outros eus e dos outros outros, Sebastião Pedrosa elabora estruturas que, quais espaços de escrita, são regidas pelos eixos vertical e horizontal. Surge a metáfora da escada, a pretensão de Babel já fragilizada entre os muito fragmentos pictóricos. Suportes verticalizam-se e tornam-se escadas, com as faixas horizontais podendo aludir a degraus. É apenas uma leitura entre muitas possíveis, tendo a escada não como figura, mas como cerne simbólico da torre. A partir desta, outras leituras podem ser contrapostas e desencadeadas, tendo a escada como provocação.

Jogos cromático-espaciais, pauta, livro, suportes experimentados pela Babel afetiva que leva aos sentimentos confusos, difusos, ou ao eu profundo. E assim uma pessoa pode ser várias, falar muitas línguas, perder a origem e o fim da comunicação. No meio de tudo, nessa Babel onde todas as informações circulam de forma estonteante, meticulosamente vão se reorganizando, diferenças coexistindo poeticamente. O espaço fragmentado atravessado por faixas que o arrematam, entrelugares que interferem sobre os diferentes retalhos de pinturas. Silêncios cortando a polifonia proliferante. Silêncios cintilantes cimentando as pedras da Torre de Babel.

Renata Wilner
Évora, setembro de 2012

volta ao topo    volta ao tema


Os e-nformes são publicados duas vezes por semana: às segundas e quintas-feiras.

Cadastre-se online para receber gratuitamente a edição simplificada, ou escolha a associação paga para receber a edição integral dessa página, publicar um perfil na seção Comunidade e ter acesso ao histórico de doze anos de e-nformes. Veja online os preços promocionais na nossa Campanha Ações&Associações.

Conheça o funcionamento da Agenda de Eventos e da Rede Canal.

Siga o Canal no Twitter e Facebook!

envio de conteúdo_    cadastre-se_    contato_    sobre o canal_