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RJ/SP/Alemanha Karin Lambrecht na Nara Roesler / Documenta 13
ANO 12 - N. 44 / 14 DE JUNHO DE 2012

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AGENDA DE EVENTOS
BES Photo 2012 na Estação Pinacoteca, São Paulo
Sonia Guggisberg + mesa redonda com Cauê Alves no Paço das Artes, São Paulo
Gisele Camargo na Oscar Cruz, São Paulo  HOJE
Super Performance no Ateliê 397, São Paulo
Karin Lambrecht na Nara Roesler, São Paulo
Monica Barki + Coletiva do Acervo no Estudio Dezenove, Rio de Janeiro
CIRCUITO  Documenta 13 em Kassel, Alemanha
ARTE EM CIRCULAÇÃO
AQUI & LÁ [Here & There], projeto de Anna Maria Maiolino para a Documenta 13
Cores, palavras e cruzes por Glória Ferreira
COMO ATIÇAR A BRASA - ESPECIAL DOCUMENTA
Universo de Anna Maria Maiolino ganha casa própria por Silas Martí, Folha de S. Paulo
Brasileira expõe na mais importante mostra de arte contemporânea por Camila Molina, O Estado de S. Paulo
A artista Maria Thereza Alves será uma das quatro brasileiras na Documenta de Kassel por Audrey Furlaneto, O Globo
Com 4 brasileiras, Documenta 13 propõe questões como o poder e a injustiça por Camila Molina, O Estado de S. Paulo
Renata Lucas expõe obra na Documenta 13 por Camila Molina, O Estado de S. Paulo
Documenta de Kassel começa 'dramática' por Fabio Cypriano, Folha de S. Paulo
NOTA  Comissão curadora do 18º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil inicia trabalhos

Mauro Pinto - BES Photo 2012 na Estação Pinacoteca
Mauro Pinto, Dá licença

BES Photo 2012
Cia de Foto, Duarte Amaral Netto, Mauro Pinto e Rosângela Rennó

16 de junho, sábado, 11h

Estação Pinacoteca
Largo General Osório 66, Luz, São Paulo - SP
11-3337-0185
www.pinacoteca.org.br
Terça a domingo, 10-18h
Exposição até 5 de agosto de 2012

O júri de seleção: Diógenes Moura, curador de fotografia da Pinacoteca do Estado de São Paulo (Brasil), Delfim Sardo, curador, crítico de arte e professor (Portugal) e Bisi Silva, curadora e fundadora/diretora do Centro de Arte Contemporânea de Lagos - CCA Lagos (Nigéria). E o juri de premiação foi composto por: Dominique Fontaine, curadora, investigadora e Assessora cultural da plataforma POSteRIORI, em Montreal; Dirk Snauwaert , curador e Diretor do Wiels Arts Center for Contemporary Art (Bruxelas), membro do Júri do Prémio Edvard Munch Award for Contemporary Art (Nóruega), destacando ainda o cargo que ocupou enquanto Curador de arte contemporânea no Palais de Beaux-Arts (Bruxelas) e Diretor artístico do IAC - Institut d'Art Contemporain (Villeurbanne/França); e Ulrich Loock , professor e curador independente, tendo assumido a direção do Kunsthalle Bern edo Museu de Serralves.

Leia o resumo na agenda
english

Enviado por Carla Regina imprensa@pinacoteca.org.br
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Sonia Guggisberg no Paço das Artes
Sonia Guggisberg, Grade

Sonia Guggisberg
Grade

+

Mesa redonda com Cauê Alves e Sonia Guggisberg

15 de junho, sexta-feira, 19h30

Paço das Artes - Espaço Quadrado
Avenida da Universidade 1, Cidade Universitária, São Paulo - SP
11-3814-4832 / 3815-7904 ou pacodasartes@pacodasartes.org.br
www.pacodasartes.org.br
Terça a sexta, 11h30-19h, sábados e domingos, 12h30-17h30
Exposição até 5 de agosto de 2012

“Grade” é um site Specific; elaborado para inaugurar o Espaço Quadrado localizado dentro do Paço das Artes, ocupa o rebaixamento do piso, na entrada da instituição. O local recebe uma projeção sobre areia e uma passarela de circulação.

Leia o resumo na agenda
english

Enviado por Sonia Guggisberg soniaguggisberg@terra.com.br
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Gisele Camargo na Oscar Cruz
Gisele Camargo, Falsa espera, 2012 (detalhes), Esmalte sintético e óleo sobre madeira (Foto: Mauro Grisoli)

Gisele Camargo
Falsa Espera

14 de junho, quinta-feira, 19-22h

Galeria Oscar Cruz
Rua Clodomiro Amazonas 526, Itaim Bibi, São Paulo - SP
11-3167-0833 ou galeria@galeriaoscarcruz.com
www.galeriaoscarcruz.com
Terça a sexta, 11-19h; sábado, 11-17h
Exposição até 12 de julho de 2012

Leia o resumo na agenda
english

Enviado por Fernanda Lopes fernanda.clopes@gmail.com
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Orlando Maneschy - Super Performance no Ateliê 397
Orlando Maneschy

Super Performance
Daniela Mattos, Orlando Maneschy, Vitor Cesar, Yuri Firmeza

Curadoria de Yiftah Peled

16 de junho, sábado, 16h

Ateliê 397
Rua Wisard 397, Vila Madalena, São Paulo - SP
11-3034-2132 ou contato@atelie397.com
www.atelie397.com
Terça a sexta, 14-19h; ou com hora marcada
Exposição até 18 de julho de 2012
Projeto realizado com apoio do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 8ª Edição.

Leia o resumo na agenda
english

Enviado por Ateliê 397 contato@atelie397.com
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Karin Lambrecht na Nara Roesler
Karin Lambrecht

Karin Lambrecht
Cores, Palavras e Cruzes

Curadoria de Glória Ferreira

16 de junho, sábado, 11h

Galeria Nara Roesler
Avenida Europa 655, Jardim Europa, São Paulo - SP
11-3063-2344 / 3088-0593 ou nararoesler@nararoesler.com.br
www.nararoesler.com.br
Segunda a sexta, 10-19h; sábados, 11-15h
Exposição até 21 de julho de 2012

Sobre a mostra
Texto da curadora Glória Ferreira

Leia o resumo na agenda
english

Enviado por Andrea Dominguez andrea.dominguez@nararoesler.com.br
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Monica Barki no Estúdio Dezenove
Monica Barki, A Pistoleira, 2012

Vitrine Efêmera
Monica Barki

+

Coletiva do Acervo
Catherine Olivier, Diô Viana, Julio Castro, Julio Ferretti, Luiz Eduardo Achutti, Marcelo Brantes, Magliani, Marcio Zardo, Monica Barki, Osvaldo Carvalho

Curadoria de Osvaldo Carvalho

16 de junho, sábado, 18-22h

Estudio Dezenove
Travessa do Oriente 16A, Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ
21-2232-6572 ou dezenoveestudio@gmail.com
www.estudiodezenove.carbonmade.com
www.monicabarki.com.br
Visita por agendamento
Exposição até 1 de julho de 2012

Leia o resumo na agenda das mostras Monica Barki e Coletiva do Acervo
english / english

Enviado por Estudio Dezenove dezenoveestudio@gmail.com
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Anna Maria Maiolino na Documenta 13
Anna Maria Maiolino, AQUI & LÁ [Here & There] (Foto: Eide Feldon)

CIRCUITO
dOCUMENTA (13)
Aaron Peck, Aase Texmon Rygh, Abraham Cruzvillegas, Abul Qasem Foushanji, Ada Lovelace, Adam Kleinman, Adania Shibli, Adrián Villar Rojas, Adriana Lara, Ahmed Basiony, Akram Zaatari, Alanna Heiss, Albert Serra, Alejandro Jodorowsky, Alejandro Zambra, Alexander Kluge, Alexander Tarakhovsky, Alexandra Bachzetsis, Alexandra Sukhareva, Alexei Penzin, Ali Brivanlou, Alighiero Boetti, Allora & Calzadilla, Aman Mojadidi, Amar Kanwar, Amy Balkin, Ana Prvacki, Anastas & Gabri, AND AND AND, Andrea Büttner, Andrea Cavalletti, Andrea Viliani, Andrew Ross, Aníbal López, Anna Boghiguian, Anna Maria Maiolino, Annemarie Sauzeau, Anri Sala, Anton Zeilinger, Antoni Cumella, Apichatpong Weerasethakul em colaboração com Chaisiri Jiwarangsan, Araya Rasdjarmrearnsook, Arjun Appadurai, Arne Nordheim, Ashkan Sepahvand, Ashraf Ghani, Atiq Rahimi, Attila Csörgő, Avery F. Gordon, Ayreen Anastas, Bactrian Princesses, Bani Abidi, Barmak Akram, Bassam El Baroni, Bettina Funcke, Boris Groys, Brian Holmes, Brian Jungen e Duane Linklater, Brian Jungen, Bruno Bosteels, CAMP (fundado em 2007 por Shaina Anand; Sanjay Bhangar; Ashok Sukumaran), Carol Bove, Carolyn Christov-Bakargiev, Catherine Malabou, Ceal Floyer, Cevdet Erek, Charlotte Salomon, Chiara Fumai, Chiara Vecchiarelli, Christian Kuhtz, Christian Philipp Müller, Christodoulos Panayiotou, Christoph Menke, Chus Martínez, Claire Pentecost, Clemens von Wedemeyer, Constant, Cornelius Castoriadis, Critical Art Ensemble, Daniel Heller-Roazen, Dario Gamboni, David Levi Strauss, David Link, Dietmar Dath, Dinh Q. Lê em colaboração com Vu Giang Huong; Quang Tho; Huynh Phuong Dong; Nguyen Thu; Truong Hieu; Phan Oanh; Nguyen Toan Thi; Duong Anh; Minh Phuong; Kim Tien; Quach Phong; Nguyen Thanh Chau, Donna Haraway, Dora García, Doreen Reid Nakamarra, Dorothea von Hantelmann, Doug Ashford, Durs Grünbein, Édouard Glissant, Eduardo Viveiros de Castro, Emily Carr, Emily Jacir, Enrique Vila-Matas, Epaminonda; Haris and Cramer; Daniel Gustav, Éric Alliez, Erkki Kurenniemi, Etel Adnan, Eva Scharrer, Eyal Weizman, Fabio Mauri, Fernando García-Dory, Fiona Hall, Florian Hecker, Francesco Matarrese, Francis Alÿs, Franco Berardi Bifo, Füsun Onur, G. M. Tamás, Gabriel Lester, Gareth Moore, Geoff Cox, Geoffrey Farmer, George Chan, Gerard Byrne, Gianfranco Baruchello, Giorgio Morandi, Giuseppe Penone, Gordon Bennett, Goshka Macuga, Graham Harman, Griselda Pollock, Guillermo Faivovich & Nicolás Goldberg, Gunnar Richter, Gustav Metzger, György Lukács, Haegue Yang, Hannah Ryggen, Hans Ulrich Obrist, Hassan Khan, Hetti Perkins, Horacio Larrain Barros, Horst Hoheisel, Hrach Bayadyan, Ian Wallace, Ida Applebroog, Ignacio Vidal-Folch, Imre Szeman, Ines Schaber, Ingo Niermann, Irina Aristarkhova, Issa Samb, István Csákány, Iwona Blazwick, Jacqueline Rose, Jakob Schillinger, Jalal Toufic, Jane Taylor, Janet Cardiff & George Bures Miller, Javier Téllez, Jeanno Gaussi, Jérôme Bel, Jeronimo Voss, Jessica Warboys, Jill Bennett, Jimmie Durham, Joan Jonas, Joasia Krysa, John Menick, Jolyon Leslie, Juana Marta Rodas e Julia Isidrez, Judith Barry, Judith Butler, Judith Hopf, Julia Moritz, Julie Ault, Julie Mehretu, Julio González, Kader Attia, Karen Barad, Kenneth Goldsmith, Khadim Ali, Khaled Hourani com Amjad Ghannam e Rashid Masharawi, Kitty Scott, Konrad Zuse, Korbinian Aigner, Koyo Kouoh, Kristina Buch, Kudzanai Chiurai, Kyungwon Moon & Joonho Jeon, Lara Favaretto, Lars Bang Larsen, Lawrence Weiner, Lea Porsager, Lee Miller, Leeza Ahmady, Lida Abdul, Lívia Páldi, Llyn Foulkes, Lori Waxman, Lydia Davis, M.A. Numminen, Man Ray, Manon de Boer, Marcos Lutyens e Raimundas Malašauskas; participando Sissel Tolaas, Margaret Preston, Maria Loboda, Maria Martins, Maria Thereza Alves, Mariam Ghani, Mariana Castillo Deball, Marie Darrieussecq, Mario Bellatin, Mario Garcia Torres, Mario Tronti, Mark Dion, Mark Lombardi, Marta Kuzma, Masood Kamandy, Massimo Bartolini, Matias Faldbakken, Michael Eskin, Michael Hardt, Michael Petzet, Michael Portnoy, Michael Rakowitz, Michael Taussig, Mika Taanila, Mohammad Yusuf Asefi, Mohsen Taasha, Nalini Malani, Nanni Balestrini, Natascha Sadr Haghighian, Nawal El Saadawi, Nedko Solakov, Nicola Setari, Nikola Doll, Nikos Papastergiadis, Objetos danificados na Guerra Civil Libanesa (1975–90), Omer Fast, Otolith Group, Pamela M. Lee, Pascal Rousseau, Paul Chan, Paul Ryan, Pedro Reyes, Péter György, Peter L. Galison, Pierre Huyghe, Pratchaya Phinthong, Rabih Mroué, Rahraw Omarzad, Raimundas Malasauskas, Rattana Vandy, Renata Lucas, Rene Gabri, Robin Kahn & La Cooperativa Unidad Nacional Mujeres Saharauis, Romaine Moreton, Roman Ondák, Rosemarie Trockel, Rossella Biscotti, Roy Wagner, Rudolf Kaesbach, Ruth Robbins e Red Vaughan Tremmel, Ryan Gander, Salah M. Hassan, Salvador Dalí, Sam Durant, Sanja Ivekovic, Sarah Rifky, Seth Price, Shinro Ohtake, Silvia Federici, Simryn Gill, Sofía Hernández Chong Cuy, Sonallah Ibrahim, Song Dong, Sopheap Pich, Stephen Muecke, Stuart Ringholt, Suely Rolnik, Sunjung Kim, Susan Buck-Morss, Susan Hiller, Susan Philipsz, Tacita Dean, Tamara Henderson, Tamás St.Turba, Tarek Atoui, Tejal Shah, Thea Djordjadze, Theaster Gates, Theodor W. Adorno, Thomas Bayrle, Thomas Mann, Time/Bank (e-flux: Julieta Aranda & Anton Vidokle), Tino Sehgal, Toril Johannessen, Trisha Donnelly, Tue Greenfort, Vandana Shiva, Vann Nath, Vu Giang Huong, Vyacheslav Akhunov, W. J. T. Mitchell, Wael Shawky, Walid Raad, Walter Benjamin, Warlimpirrnga Tjapaltjarri, Warwick Thornton, William Kentridge, Willie Doherty, Yan Lei, Zainab Haidary, Zalmaiï, Zanele Muholi, Zolaykha Sherzad

Direção artística de Carolyn Christov-Bakargiev; Chus Martínez, chefe de departamento e do Grupo Principal de Agentes: Andrea Viliani, Ayreen Anastas, Kitty Scott, Marta Kuzma, Raimundas Malašauskas, Rene Gabri

9 de junho a 16 de setembro de 2012

Brothers Grimm Museum, Documenta-Halle, Fridericianum, Gloria Cinema, Hauptbahnhof, Karlsaue park, Neue Galerie, Oberste Gasse 4, Orangerie, Ottoneum, Ständehaus, Untere Karlsstr 14, entre outros, em Kassel - Alemanha
A Documenta 13 acontece também em Alexandria e Cairo (Egito), Banff (Canadá) e Kabul-Bamiyan (Afeganistão).
Ver locais e endereços, mapa de Kassel e calendário
http://d13.documenta.de/
Patrocinadores: DB Mobility Logistics, Sparkassen-Finanzgruppe, Volkswagen, Deutsche Post, SMA Solar Technology, Ströer Deutsche Städte, Medien GmbH

Leia a tradução da Introdução de Carolyn Christov-Bakargiev

Leia o projeto da artista brasileira Anna Maria Maiolino

Leia o resumo na agenda
english

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ARTE EM CIRCULAÇÃO
AQUI & LÁ [Here & There], projeto de Anna Maria Maiolino para a Documenta 13

Documenta 13, Kassel, Alemanha - 09/06/2012 a 16/09/2012

Anna Maria Maiolino vai ocupar uma casa com três pavimentos em Kassel, na rua: Auedamm, 18 A.

A instalação "Here & There" (Aqui & Lá) consiste de uma grande instalação de argila da série Terra Modelada, sons e vegetação, além do som da voz da artista declamando o poema Eu sou Eu. Este impresso em uma pequena publicação estará a venda na loja de dOCUMENTA13 junto com outras publicações e catálogos referentes à obra da artista.

A artista escreveu seu projeto "Here & There" (Aqui & Lá) para dOCUMENTA (13) em forma de auto- entrevista (a seguir).

1- Porque deu o titulo AQUI & LÁ?
Nomeio o trabalho instalado em dois espaços: o interior de uma casa e o jardim - o fora, com dois advérbios de lugar. São apropriados para nomear um trabalho de arte instalado em diferentes espaços. AQUI & LÁ ocupa três pavimentos de uma casa, o dentro e o fora que faz eco com o bosque adjacente ao jardim.

2- O que se articula com o símbolo desta casa, habitat por excelência?
Ocupando uma casa com um trabalho de arte, com seu significado de moradia e de lugar próprio do individuo e da família, o símbolo de vivenda permanece imanente na sua base, a estrutura. As experiências do viver servem como fundamentos e promovem algumas das metáforas apresentadas, sem serem as únicas, já que este trabalho de arte se constrói sobre múltiplos interesses, num exercício experimental de liberdade. (1) A obra se edifica sobre cinco pressupostos determinados pelos espaços:

1 - O térreo - lugar do ente operante.
2 - O porão - lugar do corpo ausente.
3 - O sótão - lugar da memória encontrada.
4 - O fora da casa - lugar da escuta no ar.
5 - A escrita - lugar de recolha do signo perdido.

Leia a continuação e publique o seu comentário no blog Arte em circulação

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ARTE EM CIRCULAÇÃO
Cores, palavras e cruzes

Texto da curadora Glória Ferreira para a mostra Karin Lambrecht - Cores, Palavras e Cruzes, Galeria Nara Roesler, São Paulo, SP - 17/06/2012 a 21/07/2012

“Não existe, afinal, um critério comum reconhecido para o que é uma cor, a menos que seja uma das nossas cores”, afirma Wittgenstein. O conjunto de telas que Karin Lambrecht ora apresenta resulta de intenso trabalho com cores, dissonantes, às vezes, como em um acorde musical, impregnando sua pintura de colorações que lhe são próprias. Como diz a artista, o fazer pictórico assemelha-se ao de um bailarino que, apesar do corpo treinado, nunca chega ao controle total, sempre enfrentando desafios. Desafios levados a cabo por ela, por exemplo, de ver a junção das cores ao criar dobras na tela, como espécies de calhas, que fazem passar cores distintas de um lado ao outro do quadro, estabelecendo marcas, meio sem controle, que se juntam às várias camadas de tinta.

Sem nunca ter deixado de pintar, de certa maneira o fato de Karin introduzir cores nunca antes utilizadas é uma espécie de retomada, após os Registros de sangue, realizados nos anos 2000. A esse processo emocionalmente forte, somaram-se situações de sua vida particular que lhe acentuaram a reflexão sobre a relação de vida e morte, passagem do tempo e separação ‒ “Pois breve é toda vida”, lembra-nos Fernando Pessoa. Assim é em Legendas para Bergman, trabalho constituído por frases do depoimento intimista do cineasta, aos 88 anos, sobre sua vida, infância, casamentos, filmes e sobre Fårö, em A ilha de Bergman. Sobre papel de seda, as legendas, compostas com letras recortadas, têm os Ts em papel de prata, o que, em alusão à cruz, remete ao mesmo pensamento melancólico: “Não houve um dia em minha vida em que não tivesse pensado na morte”, diz o diretor sueco, cuja história guarda traços da própria história familiar de Karin.

Leia a continuação e publique o seu comentário no blog Arte em circulação

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COMO ATIÇAR A BRASA - ESPECIAL DOCUMENTA
Leia as matérias e publique seu comentário no blog

Universo de Anna Maria Maiolino ganha casa própria por Silas Martí, Folha de S. Paulo

Brasileira expõe na mais importante mostra de arte contemporânea por Camila Molina, O Estado de S. Paulo

A artista Maria Thereza Alves será uma das quatro brasileiras na Documenta de Kassel por Audrey Furlaneto, O Globo

Com 4 brasileiras, Documenta 13 propõe questões como o poder e a injustiça por Camila Molina, O Estado de S. Paulo

Renata Lucas expõe obra na Documenta 13 por Camila Molina, O Estado de S. Paulo

Documenta de Kassel começa 'dramática' por Fabio Cypriano, Folha de S. Paulo

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NOTA
Comissão curadora do 18º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil inicia trabalhos

A comissão curadora do 18º Festival, que trabalhará com a curadora geral Solange Farkas, inclui três jovens curadores: Fernando Oliva, curador independente com passagem pelo MIS-SP, CCSP e MAM-SP; Julia Rebouças, que integra a equipe de curadoria do Instituto Inhotim, em Brumadinho, MG; e Thereza Farkas, cofundadora e codiretora da Casa Tomada, em São Paulo. Os outros dois integrantes são também membros do conselho curatorial da Associação: Eduardo de Jesus, docente da PUC-MG; e Marcos Moraes, docente e coordenador do Programa de Residência Artística da FAAP.

A partir de discussões que abrangeram os principais desafios e metas do Festival em face das realizações e experiências anteriores, está sendo esboçada uma série de inovações para a exposição que acontece no segundo semestre de 2013 e assinala os trinta anos de existência do evento.

A própria configuração do trabalho da comissão se transformou: os seis curadores realizam tanto a seleção dos trabalhos enviados durante a convocatória quanto a criação de tensões e articulações na exposição por meio do convite a artistas cujas obras tenham a acrescentar nas reflexões propostas. "Isso confere maior lastro ao conceito curatorial e permite criar segmentos dentro da mostra, para os quais poderemos, inclusive, contar com outros curadores invitados", explica a curadora geral.

Em julho será publicada a convocatória para envio de propostas artísticas. Aguarde – na ocasião, mais novidades serão divulgadas.

Enviado por Associação Cultural Videobrasil ffnews@videobrasil.org.br

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TEXTOS DO E-NFORME

Karin Lambrecht na Galeria Nara Roesler

A Galeria Nara Roesler apresenta, a partir do dia 16 de junho, a exposição “Cores, Palavras e Cruzes”, de Karin Lambrecht. A artista e pintora gaúcha faz sua terceira individual na galeria e apresenta cerca de 30 obras, entre desenhos e pinturas, produzidas entre 2009 e 2012. “O conjunto de telas que Karin Lambrecht ora apresenta resulta de intenso trabalho com cores, dissonantes, às vezes, como em um acorde musical, impregnando sua pintura de colorações que lhe são próprias”, explica Gloria Ferreira, curadora da exposição.

Karin Lambrecht, que participou da icônica exposição Como vai você, geração 80, em 1984, trouxe novos rumos para a arte contemporânea, repensando a tela e a forma de pintar. Suas obras habitam um espaço entre pintura e escultura, dialogando com a arte povera, corrente artística que se desenvolveu durante as décadas de 60 e 70, na Itália. Durante toda sua carreira, o tempo é entendido como condição vital da arte, questão que chega ao ápice em 2008, na instalação 9 de agosto de 1949, dia e noite, Camus em Porto Alegre, que referenciava o filósofo existencialista. Seu trabalho, que faz parte de coleções importantes como a da Pinacoteca do Estado de SP e Instituto Itau Cultural, ganhou sala especial na 25ª Bienal, em 2002, e prêmios como o Açorianos de Artes Plásticas, destaque em pintura, em 2009.

As obras apresentadas revelam preocupações estéticas e éticas voltadas para um possível poder curativo das cores. A ideia de cura está no centro do objeto Cruz elementar, em papel e madeira, de forma meio triangular, com textos manuscritos ou marcados por carimbos e cruzes. A esse trabalho, unem-se desenhos nos quais Karin Lambrecht molda papeis, dobraduras e recortes de modo artesanal, utilizando ainda pigmentos e materiais como gaze e isopor. Neles, a artista imagina um futuro distante, um mundo com muitas paisagens onde a natureza é absorvida pela harmonia cultural. É o caso de Something, que traz aldeias, com pequenas cabanas, que giram em torno de São Mateus e de Maria, testemunhas da Ressurreição e da Ascensão. Um dos desenhos traz a criação do mundo pendurada.

Abstratas, com formas geométricas e pinceladas expressionistas e largas, as telas são de diversos tamanhos. Nas quatro grandes, feitas ao longo de vários meses, os pincéis parecem querer voar pela necessidade de expansão e transmitem sensação de liberdade. Nas pequenas, de processo mais rápido, mais sob seu controle, somam-se tinta, pastéis secos e carvão, com mudanças de tonalidades de uma para outra. Há algumas, de dimensões intermediárias, cujo tratamento pictórico remete igualmente à cor como matéria espiritualizada com suas polaridades e interações, garantindo a alta voltagem de sua pintura.

As tintas, confeccionadas pela própria artista, trazem pigmentos de várias origens que interagem com o cádmio verde, misturado, que vem juntar-se ao ultra marinho rosa; o azul-paris mais o cobalto-turquesa, mais cádmio vermelho; ou ainda o lápis-lazúli e cores terrosas. A artista também mudou palavras que aparecem em algumas obras. Palavras que às vezes se dissolvem sob as várias camadas de tinta ou se transmutam, como em “teia” para “veia”, tendo, contudo, sempre o T, evocando ainda uma vez a cruz, a morte, a cura, a doença.

A série 11 Legendas para Bergman, por sua vez, apropria-se de frases do depoimento intimista do cineasta, aos 88 anos, sobre sua vida, infância, casamentos, filmes e sobre Fårö, em A Ilha de Bergman. Sobre papel de seda, as legendas, compostas com letras recortadas, têm os Ts em papel de prata, o que, em alusão à cruz, remete ao mesmo pensamento melancólico: “Não houve um dia em minha vida em que não tivesse pensado na morte”, diz o diretor sueco, cuja história guarda traços da própria história familiar de Karin.

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Introdução de Carolyn Christov-Bakargiev

dOCUMENTA (13) é dedicada à pesquisa artística e formas de imaginação que exploram o compromisso, a matéria, as coisas, personificação e vida ativa em conexão com, ainda que não subordinada a, teoria.

Estes são terrenos onde a política é inseparável ​​de uma aliança sensual, energética e mundial entre a pesquisa atual em vários domínios científicos e artísticos e outros saberes, antigos e contemporâneos. dOCUMENTA (13) é conduzida por uma visão holística e não-logocêntrica que é cética em relação a crença persistente no crescimento econômico.

Esta visão é compartilhada com, e reconhece, as formas e práticas de conhecimento de todos os fazedores animados e inanimados do mundo, incluindo as pessoas.

A exposição em Kassel visa o engajamento com um local e, ao mesmo tempo, produzindo um "polílogo" com outros lugares.

dOCUMENTA (13) está localizada em uma simultaneidade aparente de lugares e tempos, e é articulada por meio de quatro posições principais, que correspondem às condições em que as pessoas, em especial artistas e pensadores, se encontram atuando no presente. Longe de ser exaustiva de todas as posições que um sujeito pode tomar, elas adquirem o seu significado em sua inter-relação. As quatro condições que são colocadas em jogo dentro do mental e os espaços reais do projeto são os seguintes:

- No palco. Estou representando um papel, eu sou uma questão no ato de re-atuar.

- Sob o cerco. Eu estou cercado pelo outro, cercado por outros.

- Em um estado de esperança, ou o otimismo. Eu sonho, eu sou o tema de antecipação do sonho.

- Em retiro. Estou retirada, eu escolho deixar os outros, eu durmo.

Estas quatro condições se relacionam com os quatro locais em que dOCUMENTA (13) é fisicamente e conceitualmente situada-Kassel, Cabul, Alexandria / Cairo, e Banff.

Esses lugares são espacialidades fenomenais que encarnam as quatro condições, borrando as associações que normalmente são feitas com esses lugares e condições, e que estão em constante mudança e sobreposições.

Cada posição é um estado de espírito, que relaciona-se com o tempo de uma maneira específica: enquanto o recuo suspende o tempo, estar no palco produz um tempo vivo e animado do aqui e agora, o presente contínuo, enquanto a esperança liberta o tempo através do sentido de uma promessa, do tempo se abrir e ser infinito, a sensação de estar sob o cerco comprime o tempo, ao limite em que não há espaço para além dos elementos da vida que estão fortemente ligados ao nosso redor.

Artistas, obras de arte e eventos ocupam essas quatro posições simultaneamente.

Em Kassel, além dos tradicionais locais principais da Documenta, o Fridericianum, o Documenta-Halle e o Neue Galerie - espaços museológicos e cubos brancos - dOCUMENTA (13) ocorre em uma variedade de outros espaços que representam diferentes contextos e realidades físicos, psicológicos, históricos e culturais. Tem lugar em espaços dedicados às ciências natural e técnica, como o Ottoneum e a Orangerie. E ocorre também em pequenos componentes em todo o parque barroco de Karlsaue, o que sugere um modo particular de proximidade, através da agregação espacialmente difusa de elementos que também mantém suas próprias singularidades. Em contraste ao parque estão os espaços industriais atrás da antiga Hauptbahnhof, que já foi a principal estação de trem de Kassel, mas agora é utilizada apenas para o transporte local - um espaço distópico ligado ao mundo das fábricas que produziu os tanques militares para o regime Nacional Socialista no século XX e que ainda está ao lado das fábricas. Também ocorre em uma variedade de espaços "burgueses" de uma forma diferente, fora dos principais teatros, lugares que ainda estão em uso normal ou, por outro lado, lugares que foram esquecidos e "removidos".

dOCUMENTA (13) opta por uma mudança espacial, ou melhor, "locacional", destacando a importância de um lugar físico, mas ao mesmo tempo apontando para o deslocamento e para a criação de perspectivas diferentes e parciais - uma exploração de micro-histórias em diferentes escalas que ligam a história local e a realidade de um lugar com o mundo.

Fonte: http://d13.documenta.de/uploads/tx_presssection/3_Introduction.pdf

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