Página inicial

e-nformes

 

Acessar E-nformes Anteriores

Acesso a todos os e-nformes publicados desde a criação do Canal Contemporâneo em dezembro de 2000.

Para acessar os e-nformes anteriores é necessário ser associado ao Canal Contemporâneo.


Se você já se cadastrou, conecte-se na primeira página para acessar sua área pessoal e pedir o boleto na aba associação do editar conta. Se você nunca se cadastrou, preencha o formulário e, no final, escolha a opção associação paga. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios.


Modos de recebimento dos e-nformes


O Canal Contemporâneo publica 2 e-nformes semanais contendo informações sobre o circuito de arte contemporânea e políticas culturais relacionadas.

- Para receber a edição COMPLETA, com textos e imagens, torne-se um associado pagante e contribua para a manutenção da iniciativa.

- Para receber a edição SIMPLIFICADA, apenas com os linques para os conteúdos, basta ser um usuário cadastrado.

 


Pesquise por palavras e/ou expressões (entre aspas)

PE/RJ/Espanha Laurie Anderson no CCBB-Rio / BRASA Belas Artes por Mônica Bergamo
ANO 11 - N. 36 / 23 DE MAIO DE 2011

SIGA NO TWITTER E FACEBOOK

AGENDA DE EVENTOS
Seminário internacional Filme, Vídeo e Arte: Compartilhando Experiências no Itaú Cultural, São Paulo
Flávia Ribeiro na Sala Recife, Recife
Felipe Barbosa na Cosmocopa Arte Contemporânea, Rio de Janeiro
CIRCUITO
Beth Moysés na Galería Fernando Pradilla, Espanha
Laurie Anderson no CCBB-Rio, Rio de Janeiro
Roberto Cabot no MAM-RJ, Rio de Janeiro
SALÕES E PRÊMIOS 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil Mostra Panoramas do Sul - Selecionados
CURSOS E SEMINÁRIOS Novos recursos da pintura com Leda Catunda no Museu Victor Meirelles, Florianópolis
COMO ATIÇAR A BRASA
Belas Artes por Mônica Bergamo, Folha de S. Paulo
Presente barroco por Ana Cecília Soares, Diário do Nordeste
Retoques Finais por Camila Molina, O Estado de S. Paulo
Em busca de público, MIS muda direção por Camila Molina, O Estado de S. Paulo

Seminário internacional Filme, Vídeo e Arte: Compartilhando Experiências  no Itaú Cultural
Rivane Neuchwander, Domingo

Seminário internacional Filme, Vídeo e Arte: Compartilhando Experiências
Participantes: Christopher Eamon (EUA), Eduardo Saron (Itaú Cultural - SP), Eliana Finkelstein (Galeria Vermelho - SP), Isabelle de Turckheim Lemaitre e Jean-Conrad Lemaitre, Jochen Volz (Inhotim - MG), Jorge La Ferla (MAMBA - Museu de Arte Moderna de Buenos Aires), Rebecca Cleman (Electronic Arts Intermix), Sang Ae Park (Nam June Paik Art Center)

+

Apresentação do acervo de filmes e vídeos do Itaú Cultural
Anna Bella Geiger, Brígida Baltar, Cao Guimarães, Eder Santos, Letícia Parente, Rivane Neuchwander, Sara Ramo

25 a 29 de maio de 2011

Itaú Cultural
Avenida Paulista 149, São Paulo - SP
11-2168-1776/1777 ou instituto@itaucultural.org.br
www.itaucultural.org.br
Terça a sexta, 9-20h; sábado, domingo e feriado, 11-20h

Programação completa - exibições e debates
Sobre o evento

Enviado por Fernanda Assef fernanda.assef@conteudonet.com
volta ao topo


Flávia Ribeiro na Sala Recife
Mecânica 1996-2011

Flávia Ribeiro

25 de maio a 22 de junho de 2011

Sala Recife
Rua Agenor Lopes 100, Boa Viagem, Recife - PE
81-3465-8165 ou salarecife@gmail.com
www.salarecife.com.br
Visitação com agendamento: segunda à sexta, 14-18h

Leia o resumo na agenda
english

Enviado por Gil Vicente gilvicenterecife@gmail.com
volta ao topo


Felipe Barbosa na Cosmocopa Arte Contemporânea
The Record, 2011

Felipe Barbosa
Leitura Dinâmica

26 de maio, quinta-feira, 19h

Cosmocopa Arte Contemporânea
Rua Siqueira Campos 143, loja 32, 2o piso, Rio de Janeiro - RJ
21-2236-4670 ou cosmocopa@gmail.com
www.cosmocopa.com
Segunda a sexta, 10-19; sábado, 10-15h
Exposição até 28 de junho de 2011

Leia o resumo na agenda
english

Enviado por Cosmocopa Arte Contemporânea cosmocopa@gmail.com
volta ao topo


Beth Moysés na Galería Fernando Pradilla
Beth Moysés

CIRCUITO
Beth Moysés
Herencia de mi padre

4 de maio a 4 de junho de 2011

Galería Fernando Pradilla
C/ Claudio Coello 20, Madrid, Espanha
34-91-575-4804 ou gfp@galeriafernandopradilla.es
www.galeriafernandopradilla.com
Segunda a sexta, 10h30-21h; sábado, 11-14h e 17-21h

Leia o resumo na agenda
english

Enviado por Beth Moysés bethmoyses@gmail.com
volta ao topo


Laurie Anderson no CCBB-Rio 
Laurie Anderson

CIRCUITO
Laurie Anderson
I in U – Eu em Tu

Curadoria de Marcello Dantas

29 de março a 26 de junho de 2011

Centro Cultural Banco do Brasil RJ
Rua Primeiro de Março 66, Centro, Rio de Janeiro - RJ
21-3808-2020
www.bb.com.br/cultura
Terça a domingo, 10-21h

Leia o resumo na agenda
english

Enviado por Marcele Rocha marcelerocha21@gmail.com
volta ao topo


Roberto Cabot no MAM-RJ 
Aleph Cabot (Foto de W Clemente)

CIRCUITO
Roberto Cabot
Em busca do aleph

Curadoria de Luiz Camillo Osorio e Roberto Cabot

6 de maio a 26 de junho de 2011

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM RJ
Av Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro - RJ
21-2240-4944/4899 ou mam@mamrio.org.br
www.mamrio.org.br
Terça a sexta, 12-18h; sábado, domingo e feriado, 12-19h
Patrocínio: Singular Digital e Ikono.tv
Produção: Villegagnon Produção Cultural

Leia o resumo na agenda
english

Enviado por Beatriz Caillaux beatriz@cwea.com.br
volta ao topo


SALÕES E PRÊMIOS
17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil Mostra Panoramas do Sul - Selecionados

Com trabalhos em vídeo, performances, instalações, objetos, publicações, pinturas, fotografia e outros, a exposição compõe uma amostra abrangente da produção contemporânea das diversas regiões do Sul geopolítico do mundo – América Latina, África, Leste Europeu, Oriente Médio e Ásia. De setembro/outubro a dezembro, o eixo Panoramas do Sul do Festival ocupa uma área de cerca de 2 mil metros quadrados no SESC Belenzinho, zona leste de São Paulo.

Os participantes foram escolhidos por uma comissão formada pelos curadores Fernando Oliva e Marcio Harum, e pelo artista Felipe Cohen, entre 1.295 inscritos. "É recorrente nos trabalhos um certo atravessamento da forma e do conteúdo numa síntese que não se afasta das grandes questões do mundo contemporâneo e nem se circunscreve ao universo das artes visuais", diz Oliva. Experiências em trânsito são recorrentes entre as obras, como as indagações sobre natureza e arquitetura, e os dispositivos que mapeiam afetos e inventariam memórias.

Veja a lista completa dos selecionados e publique seu comentário no blog Salões e Prêmios

volta ao topo


CURSOS E SEMINÁRIOS
Novos recursos da pintura

Ministrante: Leda Catunda

O Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles promoverá nos dias 13 e 14 de junho, das 19 às 22h, a oficina “Novos recursos da pintura”, com Leda Catunda.

Nos encontros serão discutidas as características da pintura tal como era desenvolvida e compreendida no decorrer do século XX. A partir disso, será trabalhada a ampliação do conceito de pintura através de dois exercícios práticos. Serão avaliadas também as possibilidades de trabalhar a linguagem da pintura sem a utilização de tinta, através de procedimentos como colagem e montagem. Paralelamente será proposta a análise dos portfólios dos próprios participantes.

13 e 14 de junho, segunda e terça, 19-22h

Pré-inscrição até 7 de junho de 2011

Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Cursos e Seminários
volta ao topo


COMO ATIÇAR A BRASA
Belas Artes

Nota de Mônica Bergamo originalmente publicada no caderno Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo em 14 de maio de 2011.

O governo de São Paulo quer colocar André Sturm, do extinto cinema Belas Artes, na direção do MIS (Museu da Imagem e do Som). Ficará com o novo diretor, por exemplo, a curadoria do CineMis, programa que leva kits com projetor, tela e os DVDs do acervo do museu a cidades sem cinema. Sturm diz que "gostaria muito" de assumir o cargo.

Publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa

volta ao topo


COMO ATIÇAR A BRASA
Presente barroco

Matéria de Ana Cecília Soares originalmente publicada no caderno 3 do jornal Diário do Nordeste em 16 de maio de 2011.

Exposição reúne aproximações da Arte Contemporânea com o Barroco, traçando um diálogo entre artistas das mais diferentes gerações e linguagens

Inspirados no Barroco como temática e estética, muitos artistas contemporâneos têm revisitado dos modos mais criativos, este estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se, posteriormente, pelos países católicos da Europa e da América.

A pesquisadora Maria Leonor Barbosa Soares, do Departamento de Ciências e Técnicas do Patrimônio da Universidade do Porto, no artigo "Formas e sentidos do Barroco na Arte Contemporânea", nos diz que, apesar das diferenças nos conteúdos e nas linguagens, esses dois momentos apresentam alguns pontos em comum.

Leia a matéria completa e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa

volta ao topo


COMO ATIÇAR A BRASA
Retoques Finais

Matéria de Camila Molina originalmente publicada no caderno Cultura do jornal O Estado de S. Paulo em 17 de maio de 2011.

Inauguração da sede ampliada do MAC-USP vem sendo adiada desde 2009

Há mais de 15 anos o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade de São Paulo (USP) demanda uma sede à altura de seu acervo, com 9.512 obras. Mas foi apenas em 2008 que a Secretaria de Estado da Cultura cedeu a antiga sede do Detran, em frente do Parque do Ibirapuera, para que o grande complexo, com um prédio principal de 27 mil m² e ainda um anexo, pudesse abrigar o museu.

Inicialmente, ficou determinado que o MAC seria inaugurado no fim de 2009, mas, desde então sua abertura para o público vem sendo adiada, por conta de atrasos na reforma do imóvel. A previsão mais recente é a de que no segundo semestre de 2011, entre setembro e outubro, a nova sede do museu esteja liberada.

"É compreensível um atraso ou outro", diz o diretor do MAC-USP, Tadeu Chiarelli, que pretendia inaugurar a nova sede da instituição em dezembro do ano passado. "Reforma de prédio tombado é quase impossível prever (o término). Esse edifício, que é o principal, onde estarão as obras (do museu), deve ser entregue até o fim de maio", diz o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, que acompanhou o Estado em uma visita ao edifício, projetado em 1951 por Oscar Niemeyer para ser o Pavilhão da Agricultura no Conjunto Arquitetônico do Ibirapuera.

Leia a matéria completa e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa

volta ao topo


COMO ATIÇAR A BRASA
Em busca de público, MIS muda direção

Matéria de Camila Molina originalmente publicada no caderno Cultura do O Estado de S. Paulo em 19 de maio de 2011.

André Sturm, do Belas Artes, foi indicado por governo; conselho tem de aprovar nome

O Museu da Imagem e do Som (MIS) deverá ser dirigido pelo cineasta André Sturm, até recentemente proprietário do Cine Belas Artes. A indicação foi feita há dois meses pelo secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, que, com a mudança, pretende "aproximar" o museu do público.

O nome de Sturm será amanhã discutido em assembleia do conselho da Associação de Amigos do Paço das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho, organização social que administra o MIS e o Paço das Artes. Para a mudança ocorrer, o conselho da entidade precisa aprová-la.

"Acho que sair é uma questão de dignidade", afirmou ontem Daniela Bousso, atual diretora da instituição. Ela assumiu o MIS em 2007, a convite do secretário da Cultura anterior, João Sayad. Se deixar o museu, ficará responsável apenas pela direção do Paço das Artes, instituição da qual já é diretora desde 1997.

Leia a matéria completa e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa

volta ao topo



TEXTOS DO E-NFORME

Programação completa - exibições e debates

25 de maio, quarta-feira
18h
Exibição da seleção especial de filmes e vídeos da Jean-Conrad e Isabelle Lemaitre Collection

20h
Debate: Coleções e Difusão: Melhores Práticas.
Jean-Conrad Lemaitre e Isabelle de Turckheim Lemaitre (França) e Christopher Eamon (EUA)
Com mediação de Pedro França

26 de maio, quinta-feira
18h
Exibição da seleção especial de filmes e vídeos da Electronic Arts Intremix (EAI)

20h
Debate: Arquivos, Preservação e Distribuição
com Sang Ae Park do Nam June Paik Art Center (Coréia) , Rebecca Cleman da Electronic Arts Intermix (EUA) e Jorge La Ferla, consultor do Museu de Arte Moderna de Buenos Aires - MAMBA (Argentina)
Com mediação de Pedro França

27 de maio, sexta-feira
18h
Exibição de vídeos do acervo Itaú Cultural

20h
Debate: O Contexto Brasileiro
com Jochen Volz, Inhotim (Brasil), Eliana Finkelstein, Galeria Vermelho (Brasil) e Eduardo Saron, Itaú Cultural (Brasil)
Com mediação de Pedro França

28 de maio, sábado
18h – Exibição de seleção especial de filmes e vídeos da Jean-Conrad e Isabelle Lemaitre Collection

20h - Exibição de seleção especial de filmes e vídeos da coleção do Museu de Arte Moderna de Buenos Aires - MAMBA

29 de maio, domingo
16h - Exibição de seleção especial de filmes e vídeos da Electronic Arts Intermix (EAI)

18h - Exibição de vídeos do acervo Itaú Cultural

volta ao topo    volta ao tema


Acervos e coleções de filmes e vídeos de artistas são atração do Itaú Cultural em maio

O instituto promove o seminário internacional Filme, Vídeo e Arte: Compartilhando Experiências com a participação de colecionadores pesquisadores e representantes de instituições como o Nam June Paik Art Center e da Electronic Arts Intermix, especializados na conservação e difusão de obras audiovisuais; o evento também exibe uma seleção de filmes e vídeos destas coleções e apresenta obras do acervo do Itaú Cultural.

De 25 a 29 de maio, o Itaú Cultural realiza o seminário Filme, Vídeo e Arte: Compartilhando Experiências, trazendo representantes de oito dos mais importantes acervos de arte contemporânea ao redor do mundo, além dos já citados: os estrangeiros MAMBA (Museu de Arte Moderna de Buenos Aires), o curador independente Christopher Eamon (EUA), e, do Brasil, os representantes de Inhotim (MG) e da Galeria Vermelho (SP).

As mesas de debate são acompanhadas, ainda, por uma programação, que exibe filmes e vídeos da coleção do MAMBA, do acervo da Electronic Arts Intremix, líder internacional como fonte de videoarte e artes midiáticas, e de uma das mais tradicionais coleções de obras de arte contemporânea, iniciada em 1982 pelo casal parisiense Jean-Conrad e Isabelle Lemaitre que lhe dá nome.

Ambos os eventos embalam a apresentação do recém-iniciado acervo de filmes e vídeos do instituto, que conta com sete obras de artistas brasileiros. Primeira coleção de obras audiovisuais inteiramente brasileira, ela é composta por obras Eder Santos, Rivane Neuchwander, Cao Guimarães, Sara Ramo, Brígida Baltar, Anna Bella Geiger e Letícia Parente. “Nas duas últimas décadas, o cinema e o vídeo têm estado cada vez mais presentes nas exposições internacionais de arte”, observa Roberto Cruz, gerente do Núcleo Audiovisual do instituto, que organiza o evento. “Grandes museus e centros culturais realizam mostras coletivas, tendo como tema central o cinema e suas relações com a produção artística contemporânea”, completa ele.

Assim, além de aproximar o público de importantes acervos nunca antes exibidos no Brasil, o seminário e a mostra têm como objetivo de estimular a reflexão sobre esta produção e compreender como as instituições estão atuando neste cenário.

Debates à noite
De 25 a 27 (quarta-feira a sexta-feira), sempre às 20h, após a exibição dos vídeos, o público acompanha os debates, na sala Itaú Cultural, com os colecionadores e representantes das instituições internacionais que possuem esse tipo de acervo, sob a mediação de Pedro França, professor de História da Arte da EAV-Parque Lage e do Instituto Tomie Othake. No primeiro dia, o tema é Coleções e Difusão: Melhores Práticas que aborda a constituição de acervos de obras audiovisuais e a importância de elaboração de programas de difusão. Participam da conversa o casal Lemaitre e o curador independente norte-americano Christopher Eamon.

Na quinta-feira, 26, acontece o debate Arquivos, Preservação e Distribuição, quando será discutida a política de preservação e distribuição de filmes e vídeos a partir da experiência de três importantes instituições: a Nam June Paik Art Center (Coréia do Sul), representada pela arquivista Sang Ae Park, a Electronic Arts Intermix (EUA), representada por Rebecca Cleman diretora de distribuição da instituição, e o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires (Argentina), representado pelo consultor do museu, Jorge La Ferla.

Fechando o fórum de debates, no dia 27, Jochen Volz curador do Centro de Arte Contemporânea Inhotim, Eliana Finkelstein uma das fundadoras da Galeria Vermelho, e Eduardo Saron diretor do Itaú Cultural discutem como a produção de filmes e vídeos de artistas reverbera na arte brasileira e a importância da atuação das instituições e galerias na mesa O Contexto Brasileiro.

Vídeos de tarde
Antes dos debates e durante o fim de semana, a sala Itaú Cultural se transforma no escurinho do cinema, apresentando, de 25 a 29, um ciclo de filmes e vídeos contemporâneos. No primeiro dia, a partir da 18h, apresenta uma seleção especial com onze obras, de nacionalidades variadas, pertencentes à coleção Jean-Conrad e Isabelle Lemaitre. Da Europa o casal traz, entre outros, Threshold to the Kingdom do britânico Mark Wallinger, Skipping do holandês Arthur Kleinjan, Riyo da francesa Dominique Gonzales Foerster, The Bath House da finlandesa Henna Riika Halonen e Moon Walk da suéca Klara Liden.

Da Asia, e ainda da mesma coleção, são exibidos Backyard Hey Sun is Rising da chinesa Yang Fudong. Há, também, um filme produzido na Africa – Tabla Dub N# 9, de 2002 do artista egípcio Hassan Khan – e outro no Oriente Médio – Kings of the Hill Yael, lançado em 2003 pelo artista israelita Yael Bartana.

Na quinta-feira, 26, também às 18h, a seleção especial é da Electronic Arts Intremix, uma organização sem fins lucrativos de Nova Iorque que é atualmente a líder internacional como fonte de videoarte e artes midiáticas. O programa central do EAI é a distribuição e a preservação de uma enorme coleção de mais de 3,5 mil vídeos com produções que se estendem de meados dos anos 1960 até hoje e é reconhecida como uma das mais abrangentes coleções de videoarte do mundo.

Vão ser apresentados nove vídeos, como obras seminais de figuras pioneiras – como os vídeos norte-americanos The Space Between the Teeth de Bill Viola, Electronic Linguistics de Gary Hill, Hello de Allan Kaprow e Merce by Merce by Paik Part One: Blue Studio: Five Segments de Merce Cunningham and Charles Atlas – novos trabalhos digitais de artistas emergentes - incluindo 40th Anniversary Trailer Takeshi Murat, A Construction for Disaster (Hilary) de Kate Gilmore e I Still Want to Drown de Cheryl Donegan.

Dia 27, às 18h, são apresentados ao público os sete vídeos que compõem o novo acervo de videoarte do Itaú Cultural. Os três primeiros foram realizados por mineiros: Cinema, de Eder Santos, Domingo de Rivane Neuchwander, El Pintor Tira el Cine a la Basura / O Pintor Joga o Filme na Lata de Lixo de Cao Guimarães. E, na sequencia, Translado de Sara Ramo, nascida em Madrid na Espanha e radicada no Brasil, Coleta de Neblina, da carioca Brígida Baltar, Marca Registrada, da baiana Letícia Parente e Passagen no.1 da também carioca Anna Bella Geiger.

No final de semana a mostra de vídeos dos colecionadores convidados continua. Sábado, 28, às 18h serão exibidos novamente os filmes e vídeos da Jean-Conrad e Isabelle Lemaitre Collection.

Às 20h, é exibida uma série de filmes da coleção do Museu de Arte Moderna de Buenos Aires – MAMBA. O consultor do museu, Jorge La Ferla, selecionou doze vídeos argentinos na sessão Memória do vídeo argentino no MAMBA: 12 obras/12 autores. Os vídeos são: Diez Hombres solos, de Ar Detroy; Reconstruyen el Crimen de la Modelo, da dupla Fabián Hofman e Andrés Di Tella; Tango, El Narrador, de Luz Zorraquín; Primero lo Nuestro, de Julio Real; Letanías, de Iván Marino; Estudio para Horizonte en Plano General, de Federico Falco; The Chemical and Physical Perception in the Eye of the Cat, in the Moment of the Cut, de Marcello Mercado; 1978-2003, de Carlos Trilnick; Vacas, de Gabriela Golder; Grito, de Andrés Denegri; Oracle, de Sebastián Díaz Morales; e por último, Los Reflejos Frágiles, de Gustavo Galuppo.

No domingo, 29, às 16h é exibida novamente a seleção de Electronic Arts Intermix (EAI) e, às 18h, os sete vídeos do acervo Itaú Cultural.

volta ao topo    volta ao tema


Os e-nformes são publicados duas vezes por semana: às segundas e quintas-feiras.

Complete o cadastro gratuito para receber a edição simplificada ou escolha a associação paga para receber a edição integral dessa página, publicar um perfil na seção Comunidade e ter acesso ao histórico de dez anos de e-nformes. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios para usuários e organismos.

Siga o Canal no Twitter e Facebook!

envio de conteúdo_    cadastre-se_    contato_    sobre o canal_