Página inicial

e-nformes

 

Acessar E-nformes Anteriores

Acesso a todos os e-nformes publicados desde a criação do Canal Contemporâneo em dezembro de 2000.

Para acessar os e-nformes anteriores é necessário ser associado ao Canal Contemporâneo.


Se você já se cadastrou, conecte-se na primeira página para acessar sua área pessoal e pedir o boleto na aba associação do editar conta. Se você nunca se cadastrou, preencha o formulário e, no final, escolha a opção associação paga. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios.


Modos de recebimento dos e-nformes


O Canal Contemporâneo publica 2 e-nformes semanais contendo informações sobre o circuito de arte contemporânea e políticas culturais relacionadas.

- Para receber a edição COMPLETA, com textos e imagens, torne-se um associado pagante e contribua para a manutenção da iniciativa.

- Para receber a edição SIMPLIFICADA, apenas com os linques para os conteúdos, basta ser um usuário cadastrado.

 


Pesquise por palavras e/ou expressões (entre aspas)

Rio, Niterói, Seul, Santillana del Mar, Londres
ANO 2 N. 112 / 04 de junho de 2002




www.canalcontemporaneo.art.br/guiarioarte
Salão de Porto Alegre - Inscrições: até 6 de junho
http://www.portoalegre.rs.gov.br, na conexão cultura.

NESTA EDIÇÃO:
Lançamento dos catálogos da 1ª Mostra Rio Arte Contemporânea
Exposição Comemorativa do Centenário da Candido Mendes, Rio de Janeiro
Newton Goto na Galeria do Poste em Niterói ÚLTIMOS DIAS
Arthur Omar em Babel 2002 e Ressonâncias do Brasil, Coréia e Espanha
First Aid e London Biennale, Inglaterra

Lançamento dos catálogos da 1ª Mostra Rio Arte Contemporânea

5 de junho, quarta-feira, das 18h às 21h30

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Av. Infante Dom Henrique 85, Aterro do Flamengo
Rio de Janeiro  RJ  21 2240-4944
Terça a sexta, 12h às 18h; sábados, domingos e feriados, 13h às 19h.
Exposição até 16 de junho de 2002.

O catálogo dos 29 selecionados da Mostra tem 77 fotos e a reprodução de uma conversa sobre arte contemporânea e a pertinência de se fazer uma mostra competitiva, entre os cinco jurados de seleção - Lisette Lagnado (São Paulo), Glória Ferreira (RJ), Jailton Moreira (Porto Alegre), Luiz Camillo Osorio (RJ) e Moacir dos Anjos (Recife) -  e Claudia Saldanha, coordenadora da Mostra junto com Alberto Benzecry, e Fernando Cocchiarale, curador do MAM-RJ.

O da sala complementar Violência e Paixão, com curadoria e texto inédito de Ligia Canongia, é ilustrado com 60 imagens; o da segunda sala complementar, Hélio Oiticica: Obra e estratégia, sob curadoria de Luciano Figueiredo, reúne 90 imagens e texto do curador.

São três volumes, um para cada segmento da exposição, com 24 x 25,5 cm, impresso em quatro cores. As três publicações vêm embaladas juntas, por uma cinta de acetato, e durante o lançamento serão vendidas por R$35,00, graças a subsídio do RIOARTE. As três têm textos institucionais de M.F. do Nascimento Brito, presidente do MAM-RJ, Ricardo Macieira, Secretário Municipal das Culturas, e Fábio Ferreira, presidente do RIOARTE.

O design dos catálogos dos selecionados e de Violência e Paixão é de Marcos Martins. O de Hélio Oiticica é assinado por Luciano Figueiredo.

Após o lançamento, os livros ficarão à venda na livraria do MAM-RJ e do Centro Cultural Hélio Oiticica.

A Mostra selecionou 29 de 1.051 projetos inscritos, premiando cinco com R$10.000,00 cada. A comissão de premiação foi composta por Glória Ferreira, Gilberto Chateaubriand e Fernando Cocchiarale.


Centenário da Universidade Candido Mendes
Seleção do seu Acervo de Arte
30 trabalhos, entre pinturas, esculturas, desenhos e gravuras, assinados pelos artistas
Anna Maria Maiolino, Alexandre Dacosta, Beatriz Luz, Cristina Salgado, Elizabeth Jobim, Gonçalo Ivo, John Nicholson, Jorge Guinle Filho, Luís Áquila, Ricardo Basbaum, Tunga e Walter Firmo, entre outros.
5 de junho, quarta-feira, às 18h30

Centro Cultural Candido Mendes
Pequena Galeria e Grande Galeria
Rua da Assembléia 10 / subsolo, Praça XV
Rio de Janeiro  RJ  21 2531-2000 r. 236
Segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.
Exposição até 11 de julho de 2002.

Considerado um dos 15 mais representativos acervos de arte contemporânea do país, contando aproximadamente com 700 obras de grandes nomes da arte brasileira, representa uma produção artística, característica de seu tempo, tanto na técnica quanto no estilo, que passou pelas mais de quinhentas exposições distribuídas pelas três galerias (uma em Ipanema e duas na Praça XV).

Em seus 100 anos de existência, a UCAM sempre prestigiou aquilo que entende como sendo o tripé básico da educação universitária no Brasil: ensino, pesquisa e cultura. E é nesse último item que suas galerias revelam-se fundamentais, pois são uma prova viva e perene da expressão artística nacional. Portanto, esta é uma oportunidade imperdível para resgatar, perante o público, parte da nossa memória.



Newton Goto
poste readymade circuito / fonte pública

  até 5 de junho, ÚLTIMO DIA

Galeria do Poste Arte Contemporânea
Rua Coronel Tamarindo 10 - Gragoatá - Niterói
Terças e quartas, 16h às 20h; quintas,  sextas e sábados, 20h às 24h.
Exposição de 10 de maio a 5 de junho de 2002.



Babel 2002
O curador coreano Junmo Chung realizou uma seleção de grandes artistas internacionais representando os países que vão estar na Copa do Mundo, convidados a pensar suas obras a partir do tema Races-Faces e Langue-Dialogue. Estão representando seus países na seleção das artes: Jenny Holzer e Chuck Close, pelos EUA; Orlan, pela França, Thomas Ruff e Christian Jankowski pela Alemanha, entre outros artistas consagrados da Coréia, Japão, Argentina, México, Itália, China, Inglaterra, Tunísia, Senegal, Irlanda, África do Sul, Polônia e, literalmente, todos os países que disputam a Copa. Arthur Omar é o artista convidado para representar o Brasil. VISITE A EXPOSIÇÃO EM http://www.moca.go.kr/kor/babel2002/babel2002.html

5 de junho a 4 de agosto de 2002

National Museum of Contemporary Art
Deoksugung Art Museum, Deoksugung,
  5-1 Jeong-dong, Jung-gu, Seul 100-120, Coréia

Depois de apresentar a série de fotografias Viagem ao Afeganistão,  na XXV Bienal de São Paulo, Arthur Omar leva para a Coréia uma seleção de 10 fotografias em grande formato da série Antropologia da Face Gloriosa, rostos em êxtase de tipos "estéticos". Depois da Coréia, Arthur Omar leva para a Fundação Santillana, na Espanha, dentro da exposição Ressonâncias do Brasil  uma nova versão da série fotográfica Antropologia da Face Gloriosa. Envolvidos numa ambientação o público poderá ver as imagens de rostos projetadas de forma circular e em transformação, passando do preto e branco original para séries de pura cor e movimento. A nova série será apresentada dentro do módulo "Celebração".

22 de junho a 20 de setembro de 2002

Fundación Santillana para Iberoamérica-Espanha
Santillana del Mar, Espanha



First Aid + LondonBiennale2002
improvisatory visual, sound performance pieces

Ed Nelson, Yue Jy Hu and Marianthi; Synchronized Rockers; Anthony Guerra, Take Nishide and Michael Rodgers; Manuela Benini, Florence Reidenbach; Touchable Objects;Vitor Pinto,Nick Sawer, Salvador Castelobranco and Mariana Scarambone

5 de junho, quarta-feira, às 19h

no bar sem nome (bar oporto)
esquina com high holborn e endell street
londres wc2
informação: http://www.aenao.net/artimpro
http://www.londonbiennale.org

participe com sua contribuição
H O R A  D E  C R E S C E R
canal@canalcontemporaneo.art.br

envio de conteúdo_    cadastre-se_    contato_    sobre o canal_