Página inicial

e-nformes

 

Acessar E-nformes Anteriores

Acesso a todos os e-nformes publicados desde a criação do Canal Contemporâneo em dezembro de 2000.

Para acessar os e-nformes anteriores é necessário ser associado ao Canal Contemporâneo.


Se você já se cadastrou, conecte-se na primeira página para acessar sua área pessoal e pedir o boleto na aba associação do editar conta. Se você nunca se cadastrou, preencha o formulário e, no final, escolha a opção associação paga. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios.


Modos de recebimento dos e-nformes


O Canal Contemporâneo publica 2 e-nformes semanais contendo informações sobre o circuito de arte contemporânea e políticas culturais relacionadas.

- Para receber a edição COMPLETA, com textos e imagens, torne-se um associado pagante e contribua para a manutenção da iniciativa.

- Para receber a edição SIMPLIFICADA, apenas com os linques para os conteúdos, basta ser um usuário cadastrado.

 


Pesquise por palavras e/ou expressões (entre aspas)

Myriam Zini + Pedro Varela na Zipper
ANO 13 - N. 74 / 18 DE OUTUBRO DE 2013

ASSISTA AO CANAL NO TUBO

AGENDA DE EVENTOS
Myriam Zini + Pedro Varela na Zipper, São Paulo
(Imagem) Gráfica na Estação Pinacoteca, São Paulo
Paulo Almeida e Renata Egreja no MAB Centro, São Paulo
Palestra de Barbara London no Sesc Pinheiros, São Paulo
Ivan Grilo na Luciana Caravello, Rio de Janeiro
CIRCUITO
Daniel Tucci + Suzana Queiroga na Artur Fidalgo, Rio de Janeiro
Participação brasileira na Frieze London & Frieze Masters, Reino Unido
COMO ATIÇAR A BRASA
A vida das coisas nas obras da mostra de Barrão por Audrey Furlaneto, O Globo
Porque a vida não basta por Ferreira Gullar, Folha de S. Paulo
De urubus e outros entortamentos por Noemi Jaffe, Folha de S. Paulo

Pedro Varela na Zipper
Pedro Varela, Sem título, 2013 - acrílica sobre tela, 90 x 180 cm

Zip’Up
Myriam Zini
Lacrimogêneo

Curadoria de Mario Gioia

+

Pedro Varela

19 de outubro, sábado, 12-17h

Zipper Galeria
Rua Estados Unidos 1494, Jardim América, São Paulo
Segunda a sexta, 10-19h; sábado, 11-17h
Exposições até 16 de novembro de 2013

Sobre as mostras

Enviado por Bruno Palma
volta ao topo


Cildo Meireles em (Imagem) Gráfica na Estação Pinacoteca
Cildo Meireles, Sem Titulo, 1968 - Serigrafia a cores sobre papel, 35,3 x 50,3 cm (área impressa); 50,2 x 70,4 cm (suporte)

(Imagem) Gráfica
Adolf Kohler, Alex Cerveny, Alex Gama, Amaro Francisco Borges, Angelo Agostini, Antonio Henrique Amaral, Arnoldus Montanus, Arthur Luiz Piza, Athos Bulcão, Augusto de Campos & Julio Plaza, Beatriz Milhazes, Bernhard Kretzschmar, Carlos Scliar, Carmela Gross, Cildo Meireles, Claudio Caropreso, Cláudio Tozzi, Constantin Terechkovitch, Czesław Slania, Darel, Dionísio del Santo, E. Azambre, Edu Simões, Emanoel Araújo, Ester Grinspum, Eusebio Sempere, Evandro Carlos Jardim, Fayga Ostrower, Feres Khoury, Fernando Vilela, Francisco Maringelli, G. Gomil, Gautier D’Agoty, Genilson Soares, Geraldo de Barros, Gerda Brentani, German Lorca, Gerty Saruê, Gilles Demarteau, Gilvan Samico, Hans Hartung, Henrique Oswald, Henry Chamberlain, Hércules Barsotti, Honoré Daumier, Hudinilson Júnior, Jean-Baptiste Debret, Johann Moritz Rugendas, John Tandy, José Cruz, Julio Plaza, Julio Raison, Kikyto, Lasar Segall, León Ferrari, Lívio Abramo, Lucy Citti Ferreira, Lyonel Feininger, Maciej Babinski, Manoel Martins, Marcelo Grassmann, Marcio Perigo, Maria Bonomi, Maria Freire, Marília Rodrigues, Massuo Nakakubo, Max Pechstein, Maximilian Wied-Neuwied, Mestre Noza, Modesto Brocos, Oswaldo Goeldi, Paul Cesar Helleu, Pedro Seman, Percival Tirapeli, Phillippe Galle, Raphael Bordalo Pinheiro, Regina Silveira, Rembrandt Van Rijn, Renata Castello Branco, Renina Katz, Roberto Magalhães, Rosely Nakagawa, Rubem Grilo, Rubem Valentim, Rubens Gerchman, S. A. Sisson, Sérgio Fingermann, Thomas Ender, Vicente de Mello, Waldemar Moll, Willi Baumeister, Zehner

Curadoria de Carlos Martins e Claudio Mubarac

19 de outubro, sábado, 11h

Estação Pinacoteca - Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin
Largo General Osório 66, Luz, São Paulo
Terça a domingo, 10-18h
Exposição até 25 de outubro de 2014

Enviado por Carla Regina
volta ao topo


Paulo Almeida no MAB Centro
Paulo Almeida, Saatchi Gallery Reflecting India, 2013

Programa de residência artística FAAP / M.R.E Itamaraty
Paulo Almeida e Renata Egreja
Índia

19 de outubro, sábado, 11h

Museu de Arte Brasileira FAAP - MAB Centro
Praça do Patriarca 78, Edifício Lutetia, São Paulo
Terça a sábado, 10-18h
Exposição até 7 de dezembro de 2013

Enviado por Fabiana Dourado
volta ao topo


Palestra
Barbara London
MoMA: um lugar para as novas mídias - exposições e preservação

22 de outubro, terça-feira, 19h

Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme 195 /2º, Pinheiros, São Paulo
Retirada de ingressos com uma hora de antecedência – 98 lugares

Curadora de mídia do MoMA, London é também fundadora do programa de exibição e coleção de vídeo do museu. Acompanhou de forma pioneira, desde 1970, o desenvolvimento da media art até sua atual posição de sofisticada forma de expressão. London realizou curadorias para mais de 120 exposições, incluindo individuais, como as de Nam June Paik, Bill Viola, Steina Vasulka, Joan Jonas, Gary Hill, Mako Idemitsu, Valie Export, and Laurie Anderson.

Enviado por Luana Ferrari
volta ao topo


Ivan Grilo na Luciana Caravello
Ivan Grilo, Estudo para possíveis naufrágios, 2013 - Fotografias em papel algodão, vidro gravado por ácido, 30x40 cm (2x) / 60x40 cm (1x)

Ivan Grilo
Sentimo-nos cegos

22 de outubro, terça-feira, 19h

Luciana Caravello Arte Contemporânea
Rua Barão de Jaguaripe 387, Ipanema, Rio de Janeiro
Segunda a sexta, 10-19h; sábado, 11-14h
Exposição até 23 de novembro de 2013

Enviado por Marcos Noronha
volta ao topo


Suzana Queiroga na Artur Fidalgo
Suzana Queiroga

CIRCUITO
Daniel Tucci
O que há de mais profundo no homem é a pele

+

Suzana Queiroga
Sobre Ilhas e Nuvens

18 de outubro a 16 de novembro de 2013

Artur Fidalgo Galeria
Rua Siqueira Campos 143 2º piso 147-150, Copacabana, Rio de Janeiro
Segunda à sexta, 10-19h; sábado, 10-14h

Sobre as mostras

Enviado por Patrícia Kalil
volta ao topo


Dora Longo Bahia na Frieze London & Frieze Masters
Dora Longo Bahia - Galeria Vermelho

CIRCUITO
Participação brasileira
Frieze London & Frieze Masters
A Gentil Carioca, Galeria Berenice Arvani, Galeria Fortes Vilaça, Galeria Jaqueline Martins, Galeria Luisa Strina, Galeria Millan, Galeria Nara Roesler, Galeria Vermelho, Luciana Brito Galeria, Mendes Wood

17 a 20 de outubro de 2013

Frieze Art Fair
Regent’s Park, Londres, Reino Unido
Quinta a sábado, 12-19h; domingo, 12-18h

Latitude leva número recorde de galerias brasileiras a feiras internacionais

Enviado por Laila Abou
volta ao topo


COMO ATIÇAR A BRASA
A vida das coisas nas obras da mostra de Barrão

Matéria de Audrey Furlaneto originalmente publicada no jornal O Globo em 13 de outubro de 2013.

De Budas a gatinhos, objetos de louça coletados em feiras, como a da Praça XV, ganham formas improváveis na exposição que o artista inicia

Barrão - Arrumação, Galeria Laura Marsiaj, Rio de Janeiro, RJ - 16/10/2013 a 21/11/2013

RIO - No ateliê que mantém desde os primórdios da Bhering, na Zona Portuária do Rio, Barrão guarda centenas de peças de louças. Há prateleiras dedicadas a cachorros, outras a imagens de Buda ou a objetos cor de rosa. Cachorros, budas e vasinhos vêm de feiras como a da Praça XV, da Ladra, em Lisboa, ou de Dusseldorf, na Alemanha. Estão lá, na Bhering, desde os anos 2000, quando o artista começou essa espécie de coleção que vem dando origem a muitas de suas obras.

Leia a continuação no blog Como atiçar a brasa

volta ao topo


COMO ATIÇAR A BRASA
Porque a vida não basta

Texto de Ferreira Gullar originalmente publicado no jornal Folha de S. Paulo em 22 de setembro de 2013.

A arte contemporânea acabou com a crítica; isso é expressão da crise por que passam as artes plásticas

Embora tenha frequentemente criticado o que se chama de arte contemporânea, devo deixar claro que não pretendo negá-la como fato cultural. Seria, sem dúvida, infundado vê-la como fruto da irresponsabilidade de alguns pseudoartistas, que visam apenas chocar o público.

Há isso também, é claro. Mas não justificaria reduzir a tais exemplos um fenômeno que já se estende por muitas décadas e encontra seguidores em quase todos os países.

Leia a continuação no blog Como atiçar a brasa

volta ao topo


COMO ATIÇAR A BRASA
De urubus e outros entortamentos

Texto de Noemi Jaffe originalmente publicado em Tendências/Debates no jornal Folha de S. Paulo em 29 de setembro de 2013.

Um dos méritos da arte moderna e contemporânea foi ampliar a ideia de belo. Por que não considerar arte algo emocionante ou estranho?

Com insistência, o poeta Ferreira Gullar vem reiterando em sua coluna na Folha que os "urubus presos em gaiolas", ou "o casal nu postado numa porta" não são obras de arte.

Seus principais argumentos seriam: 1) o fato de elas não terem sido produzidas por mãos humanas e o fato de que este seja, há mais de 5.000 anos, o critério para definir o que é arte; 2) o fato de elas não poderem ser consideradas belas; 3) o fato de não poderem ser criticadas, pois não haveria critério para avaliar algo que ninguém fez.

Leia a continuação no blog Como atiçar a brasa

volta ao topo


Os e-nformes são publicados duas vezes por semana: às segundas e quintas-feiras.

Cadastre-se online para receber gratuitamente a edição simplificada, ou escolha a opção de associação paga para receber a edição integral. Como associado, você terá um perfil publicado na seção Comunidade e também terá acesso ao histórico de doze anos de e-nformes. Veja online os valores e formas de pagamento, que incluem parcelamentos mensais, com uso de cartão de crédito.

Conheça o funcionamento da Agenda de Eventos e da Rede Canal.

Siga o Canal no Twitter e Facebook!

envio de conteúdo_    cadastre-se_    contato_    sobre o canal_