Página inicial

e-nformes

 

Acessar E-nformes Anteriores

Acesso a todos os e-nformes publicados desde a criação do Canal Contemporâneo em dezembro de 2000.

Para acessar os e-nformes anteriores é necessário ser associado ao Canal Contemporâneo.


Se você já se cadastrou, conecte-se na primeira página para acessar sua área pessoal e pedir o boleto na aba associação do editar conta. Se você nunca se cadastrou, preencha o formulário e, no final, escolha a opção associação paga. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios.


Modos de recebimento dos e-nformes


O Canal Contemporâneo publica 2 e-nformes semanais contendo informações sobre o circuito de arte contemporânea e políticas culturais relacionadas.

- Para receber a edição COMPLETA, com textos e imagens, torne-se um associado pagante e contribua para a manutenção da iniciativa.

- Para receber a edição SIMPLIFICADA, apenas com os linques para os conteúdos, basta ser um usuário cadastrado.

 


Pesquise por palavras e/ou expressões (entre aspas)

PR/RJ/SP Novíssimos 2012 no IBEU / Proac - Difusão e Preservação de Acervos Museológicos de São Paulo
ANO 12 - N. 52 / 9 DE JULHO DE 2012

SIGA NO TWITTER E FACEBOOK

AGENDA DE EVENTOS
Ernesto Neto na Fortes Vilaça, São Paulo
Salão de Artes Visuais Novíssimos 2012 no IBEU, Rio de Janeiro
Bate-papo com Leila Danziger na Cosmocopa, Rio de Janeiro
CIRCUITO - ÚLTIMOS DIAS Ana Vitória Mussi no Oi Futuro, Rio de Janeiro
CURSOS E SEMINÁRIOS
Processo Criativo com Charles Watson e convidados no Parque Lage, Rio de Janeiro
Especialização em Artes Visuais na Universidade Positivo, Curitiba
FILE Symposium e workshops no Centro Cultural Fiesp, São Paulo
SALÕES E PRÊMIOS
Proac - Difusão de Acervos Museológicos - Inscrições e informações
Proac - Preservação de Acervos Museológicos - Inscrições e informações
Artistas pré-selecionados - 37º SARP Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo
ARTE EM CIRCULAÇÃO
Moradas por Felipe Scovino sobre mostra de Elizabeth Jobim
Nem uma gaivota... por Marisa Flórido Cesar sobre mostra de Ana Vitória Mussi
BANG, 2012 - Instalação fotográfica de Ana Vitória Mussi por Katia Maciel
COMO ATIÇAR A BRASA
No Rio, Ernesto Neto celebra sua obra com festa em ateliê por Silas Martí, Folha de S. Paulo

Ernesto Neto na Fortes Vilaça
Ernesto Neto,Sem título, 2011, crochê de corda de polipropileno e poliéster e bola de aquamarine, 16 x 50 x 50 cm (foto de Tatiana Dager)

Ernesto Neto
Não tenha Medo do seu Corpo

10 de julho a 18 de agosto de 2012

Galeria Fortes Vilaça
Rua Fradique Coutinho 1500, Vila Madalena, São Paulo - SP
11-3032-7066 ou galeria@fortesvilaca.com.br

+

Galpão Fortes Vilaça
Rua James Holland 71, Barra Funda, São Paulo - SP
11-3392-3942 ou curatorial@fortesvilaca.com.br
www.fortesvilaca.com.br
Terça a sexta, 10-19h; sábado, 10-17h

Leia a matéria "No Rio, Ernesto Neto celebra sua obra com festa em ateliê" por Silas Martí

+ imagem e resumo na agenda
english

Enviado por Amanda Rodrigues Alves
volta ao topo


Alexandre Rangel em Novíssimos no Ibeu
Alexandre Rangel

Fabiano Devide em Novíssimos no Ibeu
Fabiano Devide

Maikel da Maia em Novíssimos no Ibeu
Maikel da Maia

Salão de Artes Visuais Novíssimos 2012
Alex Topini (Rio de Janeiro), Alexandre Hypólito (Rio de Janeiro), Alexandre Rangel (Rio de Janeiro), Ana Carolina Druwe (São Paulo), Arthur Arnold (Rio de Janeiro), Bete Esteves (Rio de Janeiro), Elen Gruber (São Paulo), Fabiano Devide (Rio de Janeiro), Felipe Fernandes (Rio de Janeiro), Felippe Moraes (Rio de Janeiro / Londres), Jonas Arrabal (Rio de Janeiro), Luane Aires (Rio de Janeiro), Lucas Osorio (Rio de Janeiro), Mãe Duchampa (Rio de Janeiro), Maikel da Maia (Curitiba/PR), Moisés Crivelaro (Brasília/DF), Nena Balthar (Rio de Janeiro), Paul Setúbal (Goiânia/GO), Paula Scamparini (Rio de Janeiro), Pedro Moraes (Rio de Janeiro), Pedro Victor Brandão (Rio de Janeiro), Sofia Caesar (Rio de Janeiro)

12 de julho, quinta-feira, 20h

Centro Cultural IBEU-Rio
Av. N. S. de Copacabana 690 2º andar, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
21-3816-9473 ou galeria@ibeu.org.br
http://ibeugaleria.blogspot.com
Segunda a sexta, 13-19h
Exposição até 10 de agosto de 2012

+ imagem e resumo na agenda
english

Enviado por Renata Pinheiro Machado
volta ao topo


Bate-papo
Leila Danziger
Todos os nomes da melancolia

11 de julho, quarta-feira, 19h30

Cosmocopa Arte Contemporânea
Rua Siqueira Campos 143 sala 32 -2º andar, Shopping Cidade Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
21-22364670 ou cosmocopa@gmail.com
www.cosmocopa.com
Segunda a sexta, 10-19; sábado, 11-16h; domingo e feriado, com agendamento
Exposição até 16 de julho de 2012

+ imagem e resumo na agenda
english

Enviado por Cosmocopa Arte Contemporânea
volta ao topo


Ana Vitória Mussi no Oi Futuro
Ana Vitória Mussi

CIRCUITO - ÚLTIMOS DIAS
Ana Vitória Mussi
Bang

Curadoria de Marisa Flórido Cesar

22 de maio a 15 de julho de 2012

Oi Futuro
Rua Dois de Dezembro 63, Flamengo, Rio de Janeiro - RJ
21-3131-3060 ou www.twitter.com/oi_futuro
www.oifuturo.org.br
Terça a domingo, 11-20h

Leia os textos de Katia Maciel e Marisa Flórido Cesar

+ imagem e resumo na agenda
english

Enviado por Katia Maciel
volta ao topo


CURSOS E SEMINÁRIOS
Processo Criativo

Curso interdisciplinar - realizado na EAV Paque Lage - dirigido àqueles que se interessam pelo processo criativo, tais como designers, artistas, arquitetos, empresários e outros para quem a geração de novas ideias seja fundamental.

Professor: Charles Watson; palestrantes convidados: Bruce Henry, Cadu, Eduardo Berliner, Lia Rodrigues, Luiz Alberto Oliveira, Paulo Vivacqua

6 de agosto a 28 de novembro de 2012

Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Cursos e Seminários

volta ao topo


CURSOS E SEMINÁRIOS
Especialização em Artes Visuais - Universidade Positivo

A proposta do curso é ofecer uma compreensão ampla e contextual do sistema contemporâneo de arte através de diversos processos de trabalho (artísticos, curatoriais, de mediação crítica, organização e montagem de exposições, projetos editoriais) e fornecer ferramentas para o desenvolvimento de projetos sustentáveis, e a negociação com instituições públicas (leis de incentivo) e artísticas (museus, centros culturais, etc.). O curso está estruturado a partir de quatro agentes do sistema de arte (artista, curador, mediador e produtor cultural) e terá palestras com profissionais e pessoas envolvidas com as artes visuais; os alunos visitarão exposições e desenvolverão projetos individuais e/ou coletivos.

Corpo Docente: Ana Paula França, Cayo Honorato, Felipe Prando, Jorge Menna Barreto, Júnior Gabardo, Keila Kern, Martin Grossmann, Milla Jung, Regina Melim, Renato Bertão, Ricardo Basbaum; Coordenação: Felipe Prando

Inscrições e pré-matrículas até 31 de julho de 2012

Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Cursos e Seminários

volta ao topo


CURSOS E SEMINÁRIOS
FILE Symposium e workshops
Mesas-redondas, encontros e workshops com artistas que irão falar sobre seus processos criativos e novas tendências do setor

O SESI-SP realiza, de 17 de julho a 19 de agosto, a 13ª edição do FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, maior encontro do país sobre arte digital. A programação, com entrada gratuita, vai ocupar quatro espaços do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, na avenida Paulista: a Galeria de Arte, o Teatro do SESI-SP, o Espaço FIESP e o Espaço Mezanino, além do MIS e a Estação Trianon-Masp. Entre as atrações, estão as animações, instalações interativas, aplicativos para tablets, games, performances, workshops, mesas-redondas, encontros com artistas internacionais e maquinemas.

17 a 20 de julho de 2012

Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Cursos e Seminários

volta ao topo


SALÕES E PRÊMIOS
Proac - Difusão de Acervos Museológicos

Concurso de apoio a projetos de difusão de acervos museológicos no estado de São Paulo: Projeto de difusão de acervo museológico é o que contempla a produção e a execução de uma das seguintes atividades: produção e execução de exposição temporária; itinerância de exposição; catálogo de exposição ou acervo de museu; produção e confecção de material educativo; ação educativa.

Inscrições até 15 de agosto de 2012

Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Salões e Prêmios

volta ao topo


SALÕES E PRÊMIOS
Proac - Preservação de Acervos Museológicos

Concurso de apoio a projetos de preservação de acervos museológicos no estado de São Paulo: Projeto de preservação de acervo museológico é o que contempla a produção e a execução de uma ou mais das seguintes atividades: produção e execução de tratamento técnico de acervo museológico –, conservação (controle ambiental, higienização, acondicionamento e projeto e mobiliário de reserva técnica, dentre outros) e documentação (inventário, catalogação, banco de imagens, e informatização de acervos, dentre outros).

Inscrições até 17 de agosto de 2012

Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Salões e Prêmios

volta ao topo


SALÕES E PRÊMIOS
Artistas pré-selecionados 37º SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo

Comissão de Seleção e Premiação: Bitu Cassundé, Leda Catunda, Nilton Campos e Ricardo Resende

Adriana Amaral (Ribeirão Preto-SP)
Agrossi (Porto Ferreira-SP)
Alan Adi (São Paulo-SP)
Alex dos Santos (Jaboticabal-SP)
Ana Niski Zveibil (São Paulo-SP)
André Terayama (São Paulo-SP)
Bruno Cançado (Belo Horizonte-MG)
Bruno Moreschi (São Paulo-SP)
César Garcia (São Paulo-SP)
Daniel Caballero (São Paulo-SP)
Daniel Rubim (São Paulo-SP)
Danilo Oliveira (São Paulo-SP)
Fabiola Racy (São Paulo-SP)
Filipe Berndt (São Paulo-SP)
Flamínio Jallageas (São Paulo-SP)
Ilana Lichtenstein (São Paulo-SP)
João Di Souza (São Paulo-SP)
Julia Coelho (São Paulo-SP)
Keytielle Mendonça (Ribeirão Preto-SP)
Leandra Espírito Santo (São Paulo-SP)
Márcia de Moraes (São Paulo-SP)
Meiko Fukimoto (São Paulo-SP)
Milena Edelstein (São Paulo-SP)
Mônica Tinoco (São Paulo-SP)
Osvaldo Carvalho (Rio de Janeiro-RJ)
RAG (São Paulo-SP)
Regina Cabral de Mello (Rio de Janeiro-RJ)
Roberta Tassinari (Florianópolis-SC)
Rodrigo Cass (São Paulo-SP)
Ruy Marques Ferreira (Ribeirão Preto-SP)
Thereza Salazar (São Paulo-SP)
Weimar (Ribeirão Preto-SP)
Yara Dewachter (São Paulo-SP)

Publique seu comentário no blog Salões e Prêmios

volta ao topo


ARTE EM CIRCULAÇÃO
Moradas

FELIPE SCOVINO

Elizabeth Jobim - Mineral, Lurixs Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, RJ - 18/05/2012 a 20/07/2012

Escrever sobre os legados do neoconcretismo na arte brasileira tem sido uma constante nos últimos anos. Temas como arte e vida, geometria sensível e organicidade viraram recursos infalíveis desse atravessamento temporal e estabeleceram um modelo para a passagem entre modernidade e contemporaneidade nas artes visuais brasileiras. Afora os ruídos dessas categorias, a obra de Elizabeth Jobim ressalta o melhor desse diálogo entre neoconcretismo (ou as linguagens construtivas brasileiras) e as produções artísticas posteriores. Enquanto no neoconcretismo, o vazio constituía-se como volume das obras e transmitia, entre outros estatutos, uma qualidade de corpo às formas, ou pelo menos uma disposição de diálogo mais efetivo e afetivo com o mundo – se pensarmos, por exemplo, nas obras de Amilcar de Castro, Lygia Clark, Sergio Camargo e Willys de Castro que por sua vez estabelecem um diálogo fecundo com Jobim -, na mais recente série de obras de Jobim, essa pesquisa ganha continuidade e desvios: o vazio torna-se dispositivo para a fabricação de lugares ao mesmo tempo em que há um duplo movimento nas suas obras. Das telas ao ganharem volume e buscarem incessantemente um lugar no mundo; há uma certa insatisfação em serem apenas representações bidimensionais. O que está diante de nós são quartos, ambientes, salas, portas e toda a sorte de espaços arquitetônicos. Em determinados momentos por meio de uma experimentação com distintas qualidades de tinta e cor, Jobim consegue chegar a uma superfície brilhante na qual o nosso corpo finalmente invade aquele espaço. Nesse processo de espelhamento, nos vemos habitando aquela casa. O tamanho antropomórfico das telas e o fato de estarem muito próximas ao chão dialogam com a ideia desses espaços convocarem uma presença, de quererem ser preenchidos.

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Arte em circulação

volta ao topo


ARTE EM CIRCULAÇÃO
Nem uma gaivota...

MARISA FLÓRIDO CESAR

Ana Vitória Mussi - Bang, Oi Futuro, Rio de Janeiro, RJ - 22/05/2012 a 15/07/2012

A legenda alerta: estamos na suspensão do “ainda não” que antecede o estopim da arma, o clique da câmera fotográfica, a deflagração do trágico acontecimento: a guerra. Um segundo tão asfixiante que parece se estender ad aeternum.

Guerra, fotografia, cinema, televisão – muitos já disseram o quanto estão indissociáveis. Há uma estreita e longa relação entre as imagens técnicas e os conflitos bélicos. Se cenas da Primeira e da Segunda Guerra Mundial nos chegavam pelas películas cinematográficas, logo as imagens de guerra, do Vietnã à do Golfo, seriam transmitidas via satélite, pela televisão. É por essa janela em nossas casas que assistimos às guerras viscerais desta cidade, às invasões nas favelas, ao som ensurdecedor da artilharia, a população acuada e muda. Nenhum pássaro cruza, nenhum cão ladra. Estamos aqui e não lá, talvez pensemos aliviados, ainda que este “lá” esteja em imediata proximidade, ainda que os estrondos das armas que ouvimos bem aqui à nossa volta se confundam com aqueles emitidos ao vivo pela tevê. A mediação e o brilho dos holofotes midiáticos cegam e anestesiam a dor desse desamparo.

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Arte em circulação

volta ao topo    volta ao tema


ARTE EM CIRCULAÇÃO
BANG, 2012 - Instalação fotográfica de Ana Vitória Mussi

KATIA MACIEL

Ana Vitória Mussi - Bang, Oi Futuro, Rio de Janeiro, RJ - 22/05/2012 a 15/07/2012

O bandido atira contra a câmera que o captura e nós, espectadores, desde 1903, com O Grande roubo de trem 1, somos alvos do bang bang do cinema.

Em Histoire (s) du cinéma, Jean-Luc Godard repete, na forma de texto gráfico visual e na voz off, Histoire avec un s, História com s. Vemos, então, as histórias do cinema nas batalhas e guerras do século XX. O cineasta resume a história do cinema americano como a girl and a gun. A girl and a gun, Godard repete ao longo do filme. A fórmula de Hollywood decomposta na montagem do autor que, para frente e para trás, movimenta a moviola e seu ruído. Montagem, assemblage, colagem, mistura não apenas do cinema e sua história, mas de seus continentes, europeu e americano, em cruzamentos, disputas, intrigas: a história do cinema como gênero cinematográfico. O cinema, seus heróis e covardes, suas divas e vítimas. Histoire avec un s.

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Arte em circulação

volta ao topo    volta ao tema


COMO ATIÇAR A BRASA
No Rio, Ernesto Neto celebra sua obra com festa em ateliê

Matéria de Silas Martí originalmente publicada na Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo em 3 de julho de 2012.

Ernesto Neto - Não tenha Medo do seu Corpo, Galeria e Galpão Fortes Vilaça, São Paulo, SP - 10/07/2012 a 18/08/2012

De camisa fúcsia, calça alaranjada e microfone na mão, Ernesto Neto sobe numa cadeira no meio de seu ateliê.

"Aí, rapaziada, eu preciso que vocês me ajudem a carregar essas pedras moles", diz o artista, falando de suas esculturas de crochê e bolinhas de plástico. "Vamos levar as pedras lá para cima."

Era o momento de desmontar a maior parte da exposição, cedendo lugar à festa que celebraria sua obra.

Depois que a "alta casta, de salto agulha", nas palavras da sua galerista, Marcia Fortes, havia visto as peças montadas, a ordem era apagar a luz e ligar a música.

Então um enxame de artistas, galeristas, críticos e colunistas sociais lotou o ateliê de Neto na zona portuária do Rio, concentrando boa parte do PIB da arte nacional em dois galpões contíguos cheio de instalações.

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa

volta ao topo    volta ao tema


Os e-nformes são publicados duas vezes por semana: às segundas e quintas-feiras.

Complete o cadastro gratuito para receber a edição simplificada ou escolha a associação paga para receber a edição integral dessa página, publicar um perfil na seção Comunidade e ter acesso ao histórico de onze anos de e-nformes. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios para usuários e organismos.

Siga o Canal no Twitter e Facebook!

envio de conteúdo_    cadastre-se_    contato_    sobre o canal_