home | Magazines | Publicações participantes | Participação do canal | Os 3 temas | Patrocinadores
apresentação 3 temas histórico
Ao longo de seus mais de 50 anos de existência, a documenta se transformou na maior e mais importante exposição de arte contemporânea do circuito internacional. Realizada em Kassel (Alemanha) a cada cinco anos, a mostra é um espaço de convergência dos discursos e práticas artísticas, apresentando um amplo painel crítico das tendências em curso.

Para aprofundar o debate em torno de sua 12a. edição, o diretor artístico Roger Buergel convocou mais de noventa publicações impressas e eletrônicas de todo o mundo em torno do documenta 12 magazines. O projeto se apóia sobre os três temas que pautam a mostra de 2007 e abre espaço para que artistas, críticos e teóricos se lancem a um exercício de reflexão sobre como grandes questões da atualidade se repercutem em diferentes contextos sócio-culturais.

O Canal Contemporâneo integra este conjunto de publicações e se vale da diversidade de sua comunidade para compor seu mosaico participativo. Além disso, procura estabelecer com os demais associados do projeto um crescente diálogo, a fim de consolidar esta rede colaborativa ao mesmo tempo em que se afirma como um meio vivo para o pensamento da arte contemporânea brasileira.
 
Nesta seção, você entra em contato com a correspondência oficial do documenta 12 magazines às publicações convidadas e conhece os princípios que regulam o projeto.